Página 1 de 2

[Notícia]Metrô-DF abre licitação para compra de novos trens

Enviado: 03 Dez 2008, 10:30
por André Vasconcellos
A notícia é meio antiga,mas não estava postada aqui,pelo q eu vi...

Metrô-DF abre licitação para compra de trens

11/11/2008

A Companhia do Metropolitano do DF deu início ao processo de licitação para compra de 12 novos trens. O aviso foi publicado no Diário Oficial do DF e em jornal de grande circulação, nas edições de hoje.

Os envelopes contendo a documentação das empresas interessadas em participar da concorrência serão abertos no dia 12 de dezembro. A mesma concorrência prevê a modernização da frota atual. A previsão é que o contrato seja assinado em janeiro de 2009 e a entrega dos primeiros trens deve ocorrer em abril de 2010.

A ampliação da frota tem o objetivo de melhorar o atendimento ao público atual, de 150 mil usuários/dia, aproximadamente, além de permitir a integração metrô-ônibus, quando o Metrô deverá atender cerca de 300 mil pessoas/dia.

Expansão da linha

A ampliação da frota deverá garantir a oferta do serviço aos futuros usuários das estações previstas no projeto de expansão da linha atual. O DODF também trouxe hoje publicação que torna pública a abertura do processo de pré-qualificação de empresas interessadas em ampliar a linha do Metrô-DF na Samambaia, Ceilândia, além do início do trecho Asa Norte.

A concorrência inclui a elaboração do projeto executivo de engenharia, obras civis, fornecimento e montagem dos sistemas de energia, sinalização, controle e telecomunicações da expansão. Estão previstas duas estações na Samambaia, o que levará a linha 3,2 km adiante, chegando ao Setor Urbano Leste, onde deverá haver um centro de compras associado ao metrô.

A Asa Norte terá sua primeira estação até 2010. Totalmente subterrânea, a estação ficará na altura da Galeria do Trabalhador, com uma passagem sob o Eixo Rodoviário, ligando o Setor Hoteleiro Norte ao Setor Comercial Norte. Com isso, garantirá uma travessia segura aos pedestres, em um ponto de grande movimento do centro da capital federal. Na Ceilândia, o novo trecho ficará ao longo do Setor O.

As obras começarão em fevereiro de 2009 na Samambaia e na Asa Norte, com previsão de entrega para 2010.

Outras informações: Metrô-DF: 3353-7237.

http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=1

Enviado: 03 Dez 2008, 12:49
por Landrail
Curioso, outro dia eu estava assistindo uma entrevista do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda* e ele mostrou um bom conhecimento sobre metrôs, disse ele:
"O problema é que o sistema de terceiro trilho é mais caro que o sitema de catenária que são aqueles cabos que ficam em cima do trem, suspenso por postes, cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife tem sitemas por catenéria, a linha 5 do metrô de São Paulo usa catenária e a linha 4 que está em construção também vai ter sitema de cateária "(...)" o sistema de catenária rígida é um novo conceito que vai baratear e viabilisar vários projetos."

Sobre a compra de trens ele afirma:

"O problema é que entre licitação de compra dos trens até entrega dos trens leva-se de 15 a 20 meses, pois depende da demanda da fábrica que além de produzir os trens para o Brasil, ela fabrica para outros países, sem contar que as peças muitas vezes são fabricadas em outros países e montadas na única fábrica de trens hoje no Brasil que fica n antiga fabrica da MAFERSA em São Paulo." o0 o0 :beer: [/b]

Enviado: 03 Dez 2008, 13:02
por Tiago Costa
Nossa, realmente ele falou o que eu jamais vi um governador falar :O! Queria que o Serra soubesse desses detalhes, ehehehe :D. Bom saber que ele conhece esses detalhes, porque isso ajuda um pouco a tomar decisões acertadas, em consonância com os técnicos. Só um detalhe: até há poucos anos atrás, somente a Alstom poderia fazer as montagens de trens no Brasil. Hoje, já existem outras empresas que fazem isso, como a IESA e a T'Trans.

Enviado: 03 Dez 2008, 14:36
por Landrail
Tiago Costa escreveu:Só um detalhe: até há poucos anos atrás, somente a Alstom poderia fazer as montagens de trens no Brasil. Hoje, já existem outras empresas que fazem isso, como a IESA e a T'Trans.
Pois é Tiago, antigamente tinhamos várias empresas que fabricavam trens( década de 70, 80) como Santa Matilde ( hoje T´trans
) (Três Rios e Cons. Lafaiete) A Cobrasma, a MAFERSA(São Paulo e Contagem),GE (Contagem)....etc...
Hoje, tirando as fabricas da Cobrasma(SP) e MAFERSA(MG)que foram pro beleleu todas as demais continuam funcionando nos mesmos locais apenas com outros nomes.
Eu acho que existe uma grande diferença entre modernização (reforma)
e fabricação. :(
Um exemplo recente que podemos levar em Considerção é a fabricação de Locomotivas de grande porte, GE fez um rebuliço com fabrica de Contagem dizendo que todas as locomotivas de grande porte poderiam ser fabricadas no Brasil sem necessidade de importação, excelente,passados dois meses da entrega da locomotiva a MRS anuncia a compra de 60 locomotivas AC importadas da GE norte-americana. wll
Enquanto isso seguimos aqui em Contagem transformando Dash-7 em dash-9 para a ALL,MRS e EFVM (ou seja, transformando água em Vinho) wll
no Brasil é mais fácil "dá um tapa" numa locomotiva usada e deixa-lá aparentemente nova do que fabrica-las aqui.

Enviado: 03 Dez 2008, 14:43
por Tiago Costa
A IESA, se não me engano, pode fabricar carros reboques. A T'Trans tem uma parceria com a Bombardier Transportation, se não me engano, e com isso ela pode fabricar TUEs completos. Mas quando mencionei montagem, quis dizer que as peças poderiam vir importadas, sendo feita apenas a montagem dos componentes. A Alstom, além de poder montar trens, também pode fabricá-los integralmente.

Enviado: 03 Dez 2008, 15:39
por HGP
Acho que a ALSTOM leva... <_<

O Metrô DF tem tudo para nos surpreender ainda mais e ter mais destaque no cenário nacional. Boa notícia para o DF

Enviado: 03 Dez 2008, 15:42
por Tiago Costa
Eu acho que se for concorrência internacional ela perde para a Rotem ou para a CAF, porque ambas estão com preços bem mais agressivos que a Alstom.

Enviado: 03 Dez 2008, 15:45
por Landrail
Claro, na GE é assim, a GE transportation manda as peças para GEVISA que montam as locos, os BUDD´s da linha 1 do metrô-SP só foram montados aqui no Brasil (tanto, que no pátio da MAFERSA tem um TUE enferrujando até hoje aqui em Contagem) falo por Contagem por que aqui é o meu quintal e conheço muito bem.
Claro que as outras empresas tem capacidade, mas e aí, fora a ALSTOM você viu alguma empresa fabricando trens aqui ultimanente :(

Enviado: 03 Dez 2008, 15:50
por Tiago Costa
A IESA vai montar ao menos 38 dos 40 trens de 8 carros da CAF comprados para a CPTM, e os trens terão um índice de nacionalização razoável, pelos planos da CAF.

Enviado: 03 Dez 2008, 15:54
por HGP
Tiago Costa escreveu:Eu acho que se for concorrência internacional ela perde para a Rotem ou para a CAF, porque ambas estão com preços bem mais agressivos que a Alstom.
Será Tiago? a frota atual é da Alstom, assim nao duvido que pinte maracutaia como essa tal empresa anda metida como em SP.... Mas enfim, é bom trocar de vez em quando, concordo contigo que seria melhor outras empresas entrando e evitando possíveis monopólios

Enviado: 03 Dez 2008, 15:56
por Landrail
Que bom, onde fica a IESA.
PS:estou sem interrogação!!! :rl:

Enviado: 03 Dez 2008, 15:59
por Tiago Costa
Ela tem algumas fábricas, mas ela vai construir uma planta em Hortolândia, só para montar os trens, acho que em terreno da Amsted-Maxion.

Enviado: 03 Dez 2008, 16:05
por Landrail
Legal, se a MAXION entrar na brincadeira vai ficar melhor ainda!!! <O>

Enviado: 03 Dez 2008, 16:12
por HGP
Tiago, nesse tópico você rompeu a marca de 1000 posts, parabéns!!! <O>

Enviado: 03 Dez 2008, 16:17
por Tiago Costa
Nossa, é mesmo :D! Valeu, eheheeheh <O> <O> <O>!

Enviado: 03 Dez 2008, 21:36
por André Vasconcellos
landrail escreveu:Claro, na GE é assim, a GE transportation manda as peças para GEVISA que montam as locos, os BUDD´s da linha 1 do metrô-SP só foram montados aqui no Brasil (tanto, que no pátio da MAFERSA tem um TUE enferrujando até hoje aqui em Contagem) falo por Contagem por que aqui é o meu quintal e conheço muito bem.
Claro que as outras empresas tem capacidade, mas e aí, fora a ALSTOM você viu alguma empresa fabricando trens aqui ultimanente :(
A prórpia GEVISA modernizou e reformou as Alco RS3 na época da Flumitrens,1996.É,realmente a IESA fez um belo trabalho na modernização dos Série 900 e a Alstom fez e deve ter feito(até pq chegou mais um pra nós,pra minha felicidade :lol:)um bom trabalho de reforma geral nos Série 700...
Mas as empresas brasileiras se montarem algo nos trens no máximo deve ser o interior,de fora virão os carros e aqui no Brasil fazem o interior e alguns ajustes e testes finais... :rl:

Enviado: 16 Jan 2009, 13:48
por Landrail
DF autoriza licitação para compra de trens

15/01/2009


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e o secretário de Transportes Alberto Fraga, irão colocar em operação hoje (quinta-feira,15/01), às 11h30, o novo trem do Metrô-DF que estava paralisado desde agosto de 2001 e agora volta a prestar serviço para os usuários do sistema.


A comitiva embarcará na estação Praça do Relógio em direção à estação Ceilândia Centro onde ocorrerá o evento. Na ocasião, o governador irá assinar o Ato que autoriza o prosseguimento do processo licitatório para a compra dos 12 novos trens do Metrô-DF.


Na mesma solenidade, o governador irá inaugurar a nova frota de viaturas do Corpo de Segurança do Metrô-DF. Ao todo, 8 carros prestarão serviços de apoio ao sistema.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=

Enviado: 06 Fev 2009, 13:21
por Erick_UT440R
HGPFILHO escreveu:Acho que a ALSTOM leva... <_<
Está praticamente ganho... Parece que só a Alstom entregou propostas para essa licitação.

Enviado: 06 Fev 2009, 13:28
por Tiago Costa
Nossa, só ela :O? O preço máximo não agradou os concorrentes?

Enviado: 06 Fev 2009, 13:52
por Erick_UT440R
Não sei ao certo Tiago... :(

A única coisa que eu sei é que, na hora da entrega da proposta, os demais concorrentes não apareceram, e só a Alstom entregou.

:X: