Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Fev 2009, 01:21

Imagem

Amigos, observando este antigo mapa da EF Rio do Ouro tive uma imensa curiosidade de saber se as estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica ainda estão de pé.

Sei que após esse trecho da EF Rio do Ouro ter sido incorporado à EFCB, algumas demolições possam ter ocorrido. Sei também que grande trecho da L2 do metrô foi construida por cima do leito da EF Rio do Ouro e que várias estações originais foram demolidas dando lugar a estações metroviárias.

Sei ainda que não basta eu caminhar de Francisco Sá seguindo pelos trilhos porque acabarei dando de cara com a estação São Cristóvão da Supervia, uma vez que a ligação dos ramais deva ter ocorrido com a absorção da EF Rio do Ouro pela EFCB.

Sei também que se ainda existem trechos com trilhos da EF Rio do Ouro, provavelmente encontram-se em baixo de asfalto.

Enfim... Alguém tem alguma informação sobre essas três estações ? Seriam moradias, teriam sido demolidas ? O Estações Ferroviárias nem fala delas.

OFF: Ah... Foi desse mapa que eu tirei a idéia de percorrer o ramal de Jaceruba a pé ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Fev 2009, 02:52

nos Estações Ferroviárias não tinha nada.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 06 Fev 2009, 13:52

Das estações infelizmente não tenho informações mas, vendo este mapa me lembrei que jative nas mãos um mapa que mostrava uma ligaçãodealgum ponto em Caxias passando por Japeri e terminando logo depois. Alguem tem ou sabe onde encontrá-lo?

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 16 Nov 2009, 22:31

O que eu achei sobre isso foi um artigo no Wikipedia falando sobre a E.F Rio d'Ouro citanmdo alguns ramais, cujo o ramal que compreendia Praia Pequena começava no Caju perto de uma adutora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de ... o_d%27Ouro
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 16 Nov 2009, 23:35

Imagem

Achei isso num livro, vasculhando na internet. O nome do livro é "A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória". Vou ver se acho esse livro vendendo.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 17 Nov 2009, 08:01

^^ Esse livro é ótimo
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 01 Dez 2009, 21:47

O Renan ja me deu uma dica de como encontrar o livro em parte no google, mas quem quiser o livro completo, no Centro Cultural Banco do Brasil tem o exemplar.

o CCBB fica na rua 1º Março, 66 , esquina com a Avenida Presidente Vargas, a biblioteca fica no quinto andar.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 02 Dez 2009, 08:31

Guilherme Pinho escreveu:O Renan ja me deu uma dica de como encontrar o livro em parte no google, mas quem quiser o livro completo, no Centro Cultural Banco do Brasil tem o exemplar.

o CCBB fica na rua 1º Março, 66 , esquina com a Avenida Presidente Vargas, a biblioteca fica no quinto andar.
Boa, vou lá ver isso.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jun 2010, 16:07

Aguardem que em breve o site "Estações Ferroviárias" vai estar atualizado com todas as estações da linha tronco original da EF Rio do Ouro. Eu e o amigo pesquisador Julio C.Silva andamos do Caju até Tomás Coelho procurando por qualquer vestígio da linha e estações. Já enviei o material para o Ralph Menucc, do site, e ele deve postar em breve as atualizações.
Além das estações citadas acima, havia outras, nesta ordem:

Caju (inicial)
Rua Bella
Benfica
Alegria
Praia Pequena
Venda Grande
Liberdade
Inhauma
Engenho da Rainha
Engenho do Matto
Tomás Coelho
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jun 2010, 16:09

Convido todos do fórum a conhecer um dos últimos vestígios da linha original da Rio do Ouro: trilhos na Av.Suburbana, em uma pracinha após a curva depois do Jacarezinho, sentido Cascadura. Estamos com um projeto de prestarmos uma homenagem à ferrovia no local, com um encontro e colocação de uma placa comemorativa. Quando estiver a data definida, aviso aqui !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 06 Jun 2010, 19:38

DadoDJ escreveu:Convido todos do fórum a conhecer um dos últimos vestígios da linha original da Rio do Ouro: trilhos na Av.Suburbana, em uma pracinha após a curva depois do Jacarezinho, sentido Cascadura. Estamos com um projeto de prestarmos uma homenagem à ferrovia no local, com um encontro e colocação de uma placa comemorativa. Quando estiver a data definida, aviso aqui !

Será muito legal nos manter informados, você poderia postar os eventos no sub-forum de "EVENTOS, ENCONTROS E PASSEIOS" daqui do forum. :beer:

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 07 Jun 2010, 20:56

Eu passo ali com frequencia e não percebi isso. É antes ou depois daquele viaduto ferroviário?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jun 2010, 23:59

Veja abaixo na imagem de satélite, onde fica o local, assinalado com as setas vermelhas (imagem by Dado DJ):
Imagem

Na foto abaixo, os Trilhos, Julio C. Silva e eu, contemplando o abandono ... (imagem by Dado DJ)
Imagem

Trilhos na Av.Suburbana, sentido Benfica (imagem by Julio C. Silva):
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jun 2010, 00:02

Ah sei onde é. Na pracinha nova. Nunca percebi...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jun 2010, 00:03

Nina, foi você que colaborou com o site "Estações Ferroviárias", na estação Vicente de Carvalho ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jun 2010, 00:06

Sim, fui. Tem algumas colaborações minhas no site.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jun 2010, 00:49

Logo vi !
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?

Por falar em imagem, uma das fotos que postei acima saiu pequena ... eu hein ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jun 2010, 21:41

DadoDJ escreveu:Logo vi !
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?
Um trabalho sobre Vila Kosmos que eu achei na internet. Eu tenho esse trabalho no meu antigo pc, depois te envio.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jun 2010, 17:34

Oi pessoal,

Depois de um tempo afastado, estou voltando a dar os meus pitacos.
A estação Vicente de Carvalho "se parece" com a do Tinguá porquê simplesmente é a mesma. Aquela não é a Estação de Vicente de Carvalho.
Podem ver no site estações ferroviárias que a foto da pseuda estação de Vicente de Carvalho é a mesma que está no acervo do site em relação à estação Tinguá. Outras fotos de Tinguá existem também, mas dá para perceber pelo ângulo.
Já escrevi para o Ralph para excluir aquela foto, mas acho que ele não deu bola e está pagando um mico por isso.
A verdadeira estação aparece em uma foto em preto e branco com a plataforma já abandonada e tomada pelo mato.
Esse site que a colega aqui viu na net, eu também vi, mas a foto foi postada errada lá.
Até Belford Roxo, os trens de subúrbio da Rio D'ouro eram trens com maior circulação e com maior fluxo de transporte e portanto, suas estações atendidas tinham plataformas mais compridas e mais semelhantes às atuais em comparação às micro estações que mal cabiam 2 vagões como por exemplo dos ramais de Xerém e Jaceruba que PROVAVELMENTE eram servidos por composições diferentes das que iam até B.Roxo, mas isso é uma tarefa para Ronan & CIA descobrirem nas suas andanças ferroviárias (rs).
Podem verificar nas fotos que suas estações a partir de Belford Roxo com esta exclusa eram muito acanhadas.
Como dedico a minha pesquisa mais às estações da cidade do rio, posso dizer que tenho fotos da Rio D'ouro de quase todas as estações.
Ainda não consegui Inhaúma e Acari, mas tenho quase certeza que vi esta última em um livro que pesquisei, pois era uma estação em construção e Acari era a caçula das estações da Rio D'ouro.
Algumas fotos eu peguei do site do Ralph, mas algumas foram pesquisas próprias como Maria da Graça e Engenho da Rainha.
Herédia de Sá não tenho também, mas o Ralph a considera da linha auxiliar e particularmente discordo, pois a sua plataforma já era depois que o ramal da antiga Arará se junta ao da auxiliar e antiga Rio D'ouro.
Sobre Maria da Graça, inclusive a foto que mandei está lá com o meu nome citado.

Quero parabenizar a vocês pela coragem de ir "à caça" das antigas estações, especialmente às da linha auxiliar, uma vez que nos dia de hoje levar uma máquina e sair batendo fotos perto de comunidades pode trazer problemas.
Não tenho escrito ultimamente, mas tenho acompanhado a postagem de fotos.

Abraços.

Nina escreveu:
DadoDJ escreveu:Logo vi !
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?
Um trabalho sobre Vila Kosmos que eu achei na internet. Eu tenho esse trabalho no meu antigo pc, depois te envio.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jun 2010, 20:33

Adenilson, é com você mesmo que eu quero falar !

:P

Cara, esta estação de Maria da Graça é uma incógnita (ou será que não ?) ... o que acontece: o Julio C.Silva, um amigo pesquisador que também está aqui no fórum e no Orkut, notou que havia uma construção em Maria da Graça que lembra muito o desenho da estação Maria da Graça que consta no site do Ralph. Pois bem, ele me telefonou na época e fomos ao local averiguar, e realmente a construção que se encontra lá, apesar de muito modificada, tem a estrutura igual ao do desenho que consta na mesma página (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm). Esta construção est´[a no exato local que aparece no mapa exposto no site do Ralph, aparece em alguns Guias de Ruas antigos que tenho, e aparece até hoje (pasmem !) no mapa que se encontra na estação do Metrô da Maria da Graça e arredores. O que acontece é o seguinte: na mesma época que enviamos material para o site, o Ralph me respondeu por e-mail dizendo que outra pessoa (no caso, você) enviou uma foto antiga, com a estação Maria da Graça totalmente diferente, uma plataforma com cobertura. Não estou tirando o crédito da sua descoberta, longe disso, mas sabe que até hoje eu não entendi o esquema das estações naquele lugar. Você teria uma idéia ? Eu já pensei no seguinte: que a foto que eu e Julio tiramos seria da estação Maria da Graça da Linha Auxiliar, e a foto que você coletou no site do G.Ermakhof seria da linha da Rio do Ouro. Mas na foto que você enviou aparece a linha em bitola mista ! Então me confundiu mais ainda ! ! !
você teria alguma luz para o assunto ?
E outra coisa: fico feliz que você se dedica à pesquisa da EF Rio do Ouro ... sou apaixonado por esta ferrovia. Será que podemos trocar informações ? Tenho algumas (muitas) suspeitas aqui, mas que ainda não obtive resposta ...
Outra coisa: achei muito legal que você faz parte do fórum também ! Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante