[Notícia] RJ estuda concessão de bondes


Autor do tópico
Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

[Notícia] RJ estuda concessão de bondes

Mensagem não lida por Gustavodc » 27 Fev 2009, 15:24

O charmoso bairro de Santa Teresa, no centro do Rio, tem seu principal cartão postal ameaçado. Os tradicionais bondinhos, que já transportaram a intelectualidade e boa parte da elite carioca nas décadas de 1930 e 1940, devem ser privatizados. Um estudo com o modelo da concessão será apresentado pela Secretaria de Transportes ainda neste primeiro semestre. Com o preço subsidiado e inúmeros problemas, o governo não vislumbra outra solução.

Nas ladeiras do bairro, a reclamação é de que o bonde não tem hora. “A gente percebe pelo barulho ou pelo balanço dos fios”, afirma Rafael Fernandes, à espera uma das três composições que ainda funcionam como antigamente, movidas a eletricidade. Segundo o estudante, não são os esbarrões com carros e ônibus que atrasam a circulação, mas a própria falta de bondes.

A carência de composições, tombadas pelo patrimônio histórico, é o principal problema, aponta a vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Juçara Braga. Ela lembra que um convênio com o Banco Mundial (Bird) destinou R$ 22 milhões para a restauração de 14 composições há dois anos, mas até hoje apenas três antigos atendem moradores e turistas em duas linhas. A associação obteve uma liminar obrigando a devolução dos bondes em 2008, mas ainda aguarda o fim do prazo da determinação.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, informa que cinco composições deveriam atender o bairro, sendo uma delas “nova em folha” - a mesma que a associação informa não ter se adaptado aos trilhos e ter sido devolvida à oficina. Ele informa que os bondes continuam sendo restaurados e que pelo menos mais uma composição será entregue no primeiro semestre deste ano.

Lopes afirma, no entanto, que o governo não pretende mais manter o sistema de bondes, que incluiu também a conservação dos trilhos, das garagens, oficinas e da rede aérea de eletricidade. A alegação é de que o preço da passagem (R$ 0,60) não é suficiente para cobrir todas as despesas. “O valor está defasado de qualquer realidade de transporte”, afirma.

O secretário defende um modelo de concessão, como o aplicado para outros meios de transportes na cidade, com o objetivo de melhorar o serviço. Neste sentido, prepara um estudo sobre as condições da licitação que vai definir, por exemplo, não só o novo preço da passagem, mas o custo da manutenção do sistema, a necessidade de investimentos do governo e da iniciativa privada.

“Há muito tempo, os transportes do Rio são concessionados. Não há porque manter a operação dos bondes de Santa Teresa”, afirmou. “No modelo de concessão que temos nos trens, nas barcas, no metrô e nos ônibus temos experimentando avanços no atendimento à população e na redução de custos. Há orientação do governo de seguir a mesma política”.


Fonte:http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... Editoria=2


É, vamos privatizar. E a memória que se exploda.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Fev 2009, 15:33

Talvez esse topico renda melhor no subforum da Central Logistica. O que acha Guga?


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 27 Fev 2009, 15:38

Isso que eu ia Falar HGP!

È uma nóticia tão específica e relevante que merece um destaque no subfórum que você citou!


Autor do tópico
Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 27 Fev 2009, 17:43

Já nos acertamos HGP, vamos agora ver o povo comentando.
Valeu pela movida! hehe


Uhr Ban
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:37

Mensagem não lida por Uhr Ban » 28 Fev 2009, 20:10

...não dá vontade de explodir a cabeça desse cara com uma 12?? wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll wll

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante