Empresas japonesas mostram interesse no projeto do TAV

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Empresas japonesas mostram interesse no projeto do TAV

Mensagem não lida por AGV » 05 Jun 2008, 18:17

renanfsouza escreveu:14/03/2008 - 18h31

A comitiva chefiada pelo governador Sérgio Cabral, que está no Japão em busca de investimentos para o Estado do Rio de Janeiro, viajou, ontem (13/3), de Tóquio a Nagoya no trem de alta velocidade japonês Shinkansen. O secretário de Transportes, Julio Lopes, ficou impressionado com o interesse das empresas japonesas, representadas pelo Keidanren (associação das empresas locais), em implantar o trem-bala Rio-SãoPaulo.
- As empresas e o governo japonês desejam muito construir o trem de alta velocidade que fará a ligação Rio-São Paulo. O Japão foi o primeiro país do mundo a desenvolver essa tecnologia, em 1960, e é impressionante como já era desenvolvida há 40 anos. Vou me empenhar muito para que o trem-bala saia do papel o mais rápido possível, pois é muito importante para os dois estados e trará conforto, segurança, pontualidade e mobilidade para a população - garantiu o secretário.

Julio Lopes destacou também a visita feita nesta quinta-feira (13/3) à empresa Mitsui - maior fabricante de trens do mundo e que teve no ano passado um faturamento de US$ 200 bilhões.

- A comitiva presidida pelo governador foi a primeira da América Latina a ser recebida pela presidência da Mistui, o que mostra a importância do nosso estado e a interação de negócios entre o Rio de Janeiro e o Japão - analisou o secretário.

O governador Sérgio Cabral acredita que o seu governo recuperou a credibilidade do mercado e afirmou que a Mitsui recebeu, em apenas um ano, o pagamento referente a dez trens encomendados para a SuperVia há sete anos, e que não tinham sido pagos pelos governos passados.

- Eu e meus secretários estamos aprendendo mais sobre trens. Este é um país que soube investir em transporte ferroviário há mais de 40 anos e, quem sabe, poderemos vir até a encomendar o trem-bala dos japoneses - disse o governador, que anunciou a compra de novos carros para o metrô e os trens urbanos.

O governador explicou que, para o metrô, serão comprados 120 novos carros nos próximos dois anos. O sistema de trens urbanos receberá, pelo menos, 400 carros novos.

- Certamente, no âmbito dos governos estaduais, é a maior encomenda do Brasil. E essa é uma ótima notícia para a população - frisou Sergio Cabral.

No próximo domingo (16/3), a comitiva viajará para Seul, na Coréia, onde se reunirá com grupos de empresários locais.

Fonte: SENTRANS/RJ

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante