Projeto do TAV é objeto de audiência pública em Brasília

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Projeto do TAV é objeto de audiência pública em Brasília

Mensagem não lida por AGV » 05 Jun 2008, 18:22

Empresários japoneses apresentam estudo do TAV no Rio
renanfsouza escreveu:Projeto do TAV é objeto de audiência pública em Brasília

30/04/2008 - 17h01

O secretário de Transportes, Julio Lopes apresentou nesta quarta-feira (30/4), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas. Convocada pela comissão, a Audiência Pública discutiu os principais pontos do projeto, como traçado, estações intermediarias, recursos disponíveis e prazo de execução.

Para Julio Lopes, o TAV vai transformar as duas cidades em uma megalópole, transpor a geografia e superar uma barreira essencialmente física.

- Fazer o Trem de Alta Velocidade é uma questão essencialmente de gestão política, de boa articulação entre os governos do Rio, de São Paulo e o governo federal. Não é um problema de tecnologia ou de falta de dinheiro – afirmou Julio Lopes em sua apresentação, para um plenário lotado de deputados e especialistas em transportes públicos.

Julio Lopes adiantou que, no próximo dia 15 de maio, uma comitiva de empresários e governantes do Japão virá ao Brasil para apresentar uma proposta para construção do TAV Rio-São Paulo.

O secretário apresentou também os dados da pesquisa encomendada ao Ibope pela Secretaria de Transportes que, em dezembro do ano passado, constatou que nada menos que 86% das pessoas trocariam outros meios de transportes pela segurança, rapidez e conforto do TAV.

Dos cariocas entrevistados, 44% nunca foram a São Paulo, embora demonstrassem na pesquisa vontade de conhecer o estado vizinho. Do lado de São Paulo, 68% dos pesquisados, nunca visitaram mas gostariam de conhecer o Rio. Para o secretário, só mesmo uma crise de mobilidade pode explicar porque cidadãos que vivem tão próximos nunca tenham visitado o estado próximo.

Sobre a segurança do trem, um dos itens destacados na pesquisa, Julio Lopes explicou que o Trem de Alta Velocidade existe no Japão há mais de 50 anos e que nunca houve um caso de acidentes com vítimas.

O presidente da Valec, José Francisco Neves, destacou em sua explanação que o trabalho do secretário Julio Lopes para viabilizar a implantação do TAV deu uma nova dinâmica ao trabalho, que já desperta o interesse de empresas de vários países.

O presidente da Valec disse que ninguém acreditava no projeto do trem-bala, mas que agora parece despertar muito mais interesse do que no início, quando foram elaborados os primeiros estudos. Para ele, a partir da definição de que o governo federal não tem dinheiro para tocar o projeto, é preciso recorrer à iniciativa privada para executar um empreendimento que ele considera "absolutamente fundamental" para integrar as duas cidades, e contribuir para uma significativa expansão das atividades econômicas e de turismo.

- Com o TAV, você vai poder sair de São Paulo, tomar um banho (de mar) em Copacabana, e voltar, brincou o presidente da Valec.

---

Fonte: SETRANS/RJ

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes