Página 1 de 2

Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 11 Mar 2009, 18:49
por Gustavodc
Vamos discutir assuntos relacionados sobre os veículos do Metrô de São Paulo .
Às fotos:

Fotos pelo senhor Haiser Ferreira!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Daqui a pouco eu acho e posto as minhas!

Imagem

Imagem

Imagem[/u]

Enviado: 11 Mar 2009, 22:56
por Vicente
Chevrolet C60 velho de guerra, motor Perkins Q20B6!!!
Esse caminhão é do fim dos anos 70, início dos 80. Deve ter quase a minha idade! :lol:
Esse leva equipamentos e o pessoal de manutenção de VP, não? (ferramentas, equipamentos, como o cadinho de solda, maçaricos, cilindros de oxigênio, acetileno...)

Ei, que legal que as imagens dos pequenos da CPTM estão rendendo frutos!!! Valeu, Gustavo!

Enviado: 11 Mar 2009, 23:12
por Gustavodc
Eu que agradeço a idéia!

Vicente, pelo menos o que eu vi e andei, era um vagão (sim, vagão, até lembrava uns da RFFSA, hehe) e o TM empurrava o bixo a toda. hehe
Cara, foi a melhor "cabine" que muitos aqui tiveram e jamais vão ter.

CLI - PAT com o vento gelado na cara.

Enviado: 12 Mar 2009, 10:53
por Fabrício Moretti
Vicente A.O.Junior escreveu:Chevrolet C60 velho de guerra, motor Perkins Q20B6!!!
Esse caminhão é do fim dos anos 70, início dos 80. Deve ter quase a minha idade! :lol:
Esse leva equipamentos e o pessoal de manutenção de VP, não? (ferramentas, equipamentos, como o cadinho de solda, maçaricos, cilindros de oxigênio, acetileno...)

Ei, que legal que as imagens dos pequenos da CPTM estão rendendo frutos!!! Valeu, Gustavo!
O mais legal é que todos tem iluminação. E as ferramentas (exceto o maçarico) sãio elétricas. Eles tem uma puta extensão, que é ligada a tomadas no túnel. Isso fornece força para o baú do caminhão, ou ao vagão modificado.

Foi a melhor visita de todas. PS Vento gelado, e na contra mão do túnel!

Enviado: 12 Mar 2009, 16:17
por Ramos
É verdade que nos anos 70, o metrô tinha vagões prancha (mas prancha mesmo, não esses atuais que o metrô utiliza) para o transporte de equipamentos (transformadores,etc) durante as obras de instalação da rede elétrica?

Enviado: 13 Mar 2009, 15:56
por Fabrício Moretti
Olha, eu não duvido. A gente não chegou a ver vagões prancha. Mas as salas de transformadores mais novas (L2, L3), tem portas de ferro para a via. E o transformador ainda fica sobre trilhos, podendo ser facilmente movido para a porta.

Enviado: 13 Mar 2009, 16:53
por Tiago Costa
Acho que eu já vi comentários a respeito disso na comunidade "Metrô-SP - Você Também Anda". E creio que já existiram (ou ainda existem) esses vagões-prancha.

Enviado: 13 Mar 2009, 17:50
por Gustavodc
Vou perguntar pro Fábio...:d

Enviado: 13 Mar 2009, 18:00
por Tiago Costa
Acho que foi ele que comentou em relação a isso. Ele deve ter essas respostas.

Enviado: 13 Mar 2009, 22:00
por [D.S.R] David SR
Fabrício Moretti escreveu:Olha, eu não duvido. A gente não chegou a ver vagões prancha. Mas as salas de transformadores mais novas (L2, L3), tem portas de ferro para a via. E o transformador ainda fica sobre trilhos, podendo ser facilmente movido para a porta.
Sobre os tranformadores, já cheguei a ver isso próximo a Central do Brasil aqui no Rio, e acho que vi um transformador gigante (nem vi, só vi que os trilhos para remoção do mesmo são gigantes, parecem ter 1,60 também) na estação Carioca do metrô do Rio, mas chega de off, só foi um comentário. ;) :beer:

veiculos de manutenção metro de são paulo

Enviado: 15 Mar 2009, 15:35
por Jorge Luis
existiam sim, pranchas e gondolas,algumas com o logotipo da fepasa e eram usados para transportes de materiais pesados e entulhos,e pertenciam a empreiteira, na epoca em que eu estava la existiam apenas 1 caminhão 2 C10 e 2 trakmobil (tm)

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 05 Abr 2009, 00:43
por Landrail
minha contribuição. (agora é sério :P )

Imagem
Créditos: GPAA; Local: Pátio Capão Redondo

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 05 Abr 2009, 01:50
por Lopes
Nos caminhões que também podem rodar em ruas, a partir do momento que ele está nos trilhos, o volante "trava"?

e em que ponto se necessário, ele sai literalmente dos trilhos?

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 06 Abr 2009, 23:44
por Gustavodc
Do Fábio Orbite, da comunidade do Metrô de SP:
nunca ouvi falar deste tipo de vagão . O que existe são vagões prancha , que são aqueles vagões sem lateral ou cobertura , daí o nome .
Abs

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 08 Abr 2009, 09:36
por Fabrício Moretti
Lopes escreveu:Nos caminhões que também podem rodar em ruas, a partir do momento que ele está nos trilhos, o volante "trava"?

e em que ponto se necessário, ele sai literalmente dos trilhos?
No PAT, e provavelmente no PIT (Páteo Itaquera), existem lugares em que os trilhos são encravados na rua. Ao estilo de Bonde! Nesses locais o caminhão esatciona e levanta as rodas. O Trackmobile também faz isso.

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 08 Abr 2009, 19:49
por Lipe Andreense
Fabrício Moretti escreveu:No PAT, e provavelmente no PIT (Páteo Itaquera) - Páteo Itaquera, existem lugares em que os trilhos são encravados na rua. Ao estilo de Bonde! Nesses locais o caminhão esatciona e levanta as rodas. O Trackmobile também faz isso.
Já vi um fazendo isso ao vivo no Patio da Lapa da CPTM

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 09 Abr 2009, 10:10
por Fabrício Moretti
lipe_andreense escreveu:
Fabrício Moretti escreveu:No PAT, e provavelmente no PIT (Páteo Itaquera) - Páteo Itaquera - Páteo Itaquera, existem lugares em que os trilhos são encravados na rua. Ao estilo de Bonde! Nesses locais o caminhão esatciona e levanta as rodas. O Trackmobile também faz isso.
Já vi um fazendo isso ao vivo no Patio da Lapa da CPTM
É sensacional. A galera se assustou vendo a cena lá no PAT.

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 11 Ago 2009, 18:03
por Gustavodc
Pessoal, sei que é de Veículos da manutenção, mas gostaria de deixar uma iamgem da engraxadeira aqui, já que o tópico tem a ver com manutenção, sem a engraxadeira os frisos das rodas e trilhos se desgastariam muito mais.

Esta aqui está a leste de Guilhermina, via 2:
Imagem

A engraxadeira é esse "caixa" branca do lado esquerdo dos trilhos. Ao passar, o trem aciona uma válvula que libera graxa no friso da roda. Há várias histórias dessas "graxinhas" desreguladas que geraram atuações exageradas de decelostatos, código 44 e passagem de 1 ou mais carros da plataforma.

Abraços

______________________________________________________________________________
Editado pela moderação- ajuste da localização da foto, conforme informação do usuário

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 11 Ago 2009, 20:39
por Francis
Quanto aos vagões existentes, são estes. Não sei se são estes a que se referem. À frente, um track mobile.

Imagem

Re: Veículos de Manutenção - Metrô de São Paulo

Enviado: 11 Ago 2009, 21:48
por Fabrício Moretti
Outro dia vi um vagão prancha no EPB (Estacionamento/Pátio Belém). Mas tava sem camera.