[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 1


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 1

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Abr 2009, 13:16

Nome: 1

Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.

Este sábado (25/04/2009) eu fui ao Morro Santa Marta fotografar o sistema de plano inclinado da comunidade, inaugurado ano passado pelo Governo do Estado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer o sistema de planos inclinados da favela, e me senti seguro para ir após as notícias de que realmente a pacificação promovida pela Polícia Militar através da instalação da UPP tinham sido eficazes.

Fotografei com detalhes cada uma das cinco estações que compõe este interessante sistema sobre trilhos. Quem quiser acompanhar na ordem que eu segui pelas estações deverá ver os threads na seguinte sequencia: Estação 1, Estação 3, Estação 5, Estação 4 e Estação 2.

Antes de subir o morro, fui ao 2º Batalhão de Polícia Militar, que fica nas proximidades da favela. Lá fui informado por um tenente que o morro estava seguro. Mesmo assim encontrei uma viatura estacionada em um dos acessos da favela e me informei novamente: os policiais da viatura me disseram o mesmo, que não havia perigo.

Vale ressaltar que de fato não me senti ameaçado em nenhum momento dentro da favela. Todas as pessoas que pedi informações foram bastante gentis comigo.

O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de cordas e roldanas. O sistema conta com duas vias na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele já está lá. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho. O acesso ao sistema é gratuito.

O sistema possui 340 metros [1] e o percurso total (Estação 1 x Estação 5) é completado em 10 minutos.

Então eu subi o morro, perguntando onde se localizava a primeira estação do plano inclinado (os moradores o chamam de "bonde") e foi fácil encontrá-la.

Foto 1: Placa do plano inclinado
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: A pequena Estação 1. Todas as estações deste sistema são parecidas
Imagem

Foto 4: Todas as estações contam com rampas de acesso
Imagem

Foto 5: Frontal
Imagem

Foto 6: A via é singela. Notem que são dois trilhos - pelo de cima, mais largo, corre o plano inclinado e pelo de baixo corre o contrapeso que move o sistema
Imagem

Foto 7: Placa de inauguração
Imagem

Foto 8: Este portão é aberto pelo condutor quando o carro chega à estação para que seja feito o embarque e desembarque
Imagem

Foto 9: O contrapeso na Estação 1. Isso significa que o carro estava na Estação 3
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Azulejos brancos fazem o acabamento da Estação 1
Imagem

Foto 12: Passageiros aguardam para embarcar
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: As rampas de acesso à Estação 1, por outro ângulo
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18: O plano inclinado se aproximando
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21: Eu embarquei e a Estação 1 foi ficando para trás
Imagem

Foto 22:
Imagem

Subi direto para a Estação 3.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009

Referências Bibliográficas

[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 1

Mensagem não lida por Inconfidente » 01 Mai 2009, 18:08

Parece bem prático. Quantas pessoas cabem dentro?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 1

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mai 2009, 13:00

^^

25 pessoas (1875kg)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante