Página 1 de 2

Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 05 Jun 2008, 21:32
por Lipe Andreense
ImagemImagemImagem
Imagem
ImagemImagemImagem

Estação de integração entre as linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda, localizada no centro da cidade de Osasco, Zona Oeste da Região Metropolitana.

Imagem

Possui duas plataformas e três vias, a via central é da linha 9 e as laterias da linha 8.
Recentemente recebeu uma grande reforma, com instalação de escadas rolantes, elevadores e outras modernizações.



1 - Destino Itapevi
Imagem

2 -
Imagem

3 -
Imagem

4 - Plataforma destino Jurubatuba/Júlio Prestes
Imagem

5 -
Imagem

6 -
Imagem

7 - Escadas para o mezanino
Imagem

8 -
Imagem

9 - Destino Júlio Prestes
Imagem

10 - Plataforma destino Jurubatuba/Itapevi
Imagem

11 - Trem sem serviço manobrando na via da linha 9
Imagem

12 - Movimento na plataforma destino Júlio Prestes/Jurubatuba
Imagem

13 -
Imagem

14 - Agora do lado de fora, passarela sobre a avenida em frente a estação.
Imagem

15 - Único acesso da estação
Imagem

16 -
Imagem

17 - Tótem da estação
Imagem

18 - Escadas rolantes somente aqui.
Imagem

19 -
Imagem

20 - Bilheteria e bloqueios
Imagem

21 - Mezanino
Imagem

22-
Imagem

23-
Imagem

24-
Imagem

Enviado: 10 Jul 2008, 14:10
por Tiago Costa
Uma foto do novo totem da estação:

Imagem

Mas não vi se na parte de trás dele está escrito "Linha 8 - Diamante". Alguém viu?

Enviado: 28 Nov 2008, 21:48
por GospelRafa
mais um estudo, agora um projeto para a ampliação da estação Osasco

1-
Imagem

2-
Imagem

3-
Imagem

4-
Imagem

Enviado: 29 Nov 2008, 00:14
por Francis
gospelrafa escreveu:mais um estudo, agora um projeto para a ampliação da estação Osasco

1-
Imagem

2-
Imagem

3-
Imagem

4-
Imagem
Até que enfim :lol: Já tinha visto uma entrevista com o Emídio (prefeito) citando sobre ceder a Rua Erasmo Braga/André Rovai para a CPTM, para a ampliação, então agora está concretizado...Até porque seria inviável operar um headway de 4' na linha 9 com apenas uma via. E fazer o acesso norte da estação é muito fácil!!

Enviado: 29 Nov 2008, 00:22
por Lipe Andreense
^^

Sim, durante as últimas obras a estação já foi modificada para a construção do acesso norte, a linha de bloqueios foi dividida em duas criando um corredor.


Com mais uma via a operação da linha 9 vai ficar muito melhor, só queria saber se vai ser o esquema de alternar, ou se os trens farão manobra depois de Osasco. (já pensando beeeem o futuro :lol: )

Enviado: 29 Nov 2008, 09:29
por Thiago Dias
Muito legal seu estudo, gospelrafa!
Sempre me perguntei porque a CPTM não mexe nessa estação pra fazer algo semelhante ao que o Metrô tem em Barra Funda, uma plataforma para desembarque e outra para embarque divide o fluxo, melhora a circulação dos trens. Aquele AMV que tem antes da estação é um gargalo nessa linha, o tempo que se perde nele atrapalha muito no horário de pico... Se algum trem travar nesse trecho?
De manhã eu descia em Osasco, mas era loucura, todo mundo entrando, só algumas pessoas saindo, daí eu comecei a descer em Altino e pegar o 5000 pra evitar a multidão.
Com essa plataforma lateral, duas vias pra linha 9 e o acesso norte, vai ficar bom pra quem vem de ônibus pela André Rovai, e pra quem usa a rodoviária, pois a passagem atual é um túnel mal iluminado e sem escadas rolantes ou algo que ajude portadores de deficiência.

Se vão fazer mais uma via para a manobra depois da estação, vai ser meio complicado, a prefeitura está duplicando a Rua da Estação, que fica do lado sul , e na André Rovai passam muitas linhas de ônibus. Pela projeção, a rodoviária seria remanejada dali onde está hoje, pois não há espaço para mais nada ali, a não ser realizando uma grande intervenção.
Se houver vontade política, é possível realizar um grande projeto, integrando um terminal de ônibus coberto no lado sul, apenas para ônibus urbanos, e outro do lado norte para os ônibus de média-longa distância, seria algo como a Barra Funda é hoje.

Mudando um pouco o assunto, o Bradesco colocou três caixas eletrônicos na área não-paga da estação, desde quarta-feira estão funcionando.
Será que estão fazendo isso em mais lugares?

Enviado: 29 Nov 2008, 22:35
por Francis
lipe_andreense escreveu:^^

Sim, durante as últimas obras a estação já foi modificada para a construção do acesso norte, a linha de bloqueios foi dividida em duas criando um corredor.


Com mais uma via a operação da linha 9 vai ficar muito melhor, só queria saber se vai ser o esquema de alternar, ou se os trens farão manobra depois de Osasco. (já pensando beeeem o futuro :lol: )
O ideal seria fazer como em JAB, TUC e Itaquera, com os AMV antes da plataforma, assim dá-se mais opções ao usuário, diminui-se o tempo de manobra e elimina-se o gargalo antes de Osasco.

Enviado: 29 Nov 2008, 23:29
por Lopes
Francis escreveu:
lipe_andreense escreveu:^^

Sim, durante as últimas obras a estação já foi modificada para a construção do acesso norte, a linha de bloqueios foi dividida em duas criando um corredor.


Com mais uma via a operação da linha 9 vai ficar muito melhor, só queria saber se vai ser o esquema de alternar, ou se os trens farão manobra depois de Osasco. (já pensando beeeem o futuro :lol: )
O ideal seria fazer como em JAB, TUC e Itaquera, com os AMV antes da plataforma, assim dá-se mais opções ao usuário, diminui-se o tempo de manobra e elimina-se o gargalo antes de Osasco.
Esse gargalo a que vocês se referem seria o trecho de "via singela" da Linha 9?
Na minha opinião, acho que o sistema do trem ir efetuar o carrosel depois da estação boa, na minha opinião é de que podem até ter mais trens na linha,permitindo sempre um número maior de trens. Ainda até poderiam utilizar a estação Comandante Sampaio como Estacionamento... (O que na verdade, já vi 3000 em Quitaúna (só passando vazio) e 2100 em Gen. Miguel Costa(Estacionado)).

Enviado: 30 Nov 2008, 00:35
por Lipe Andreense
^^
São trens que estavam seguindo para o Estacionamento de Carapicuíba provavelmente.

Enviado: 30 Nov 2008, 00:54
por Sergio Silva
Normal, os trens das linhas 8 e 9 usam o pátio de Carapicuíba.

E pelo que eu conheço dos AMVs da região de Osasco, é só fazer a "via 0" entre Presidente Altino e Comandante Sampaio. No final do pico da tarde, alguns trens da linha 9 usam a plataforma 1 (linha 8 sentido Itapevi) para realizar o desembarque. De lá, seguem para Carapicuíba, ou fazem reversão em Comandante Sampaio, e voltam para entrar no pátio de Presidente Altino pela via 2 da linha 8 (sentido Júlio Prestes)

Enviado: 09 Mar 2009, 15:52
por Haiser
1 - Letreiro Desconfigurado
Imagem


2 - Cargueiro da ALL passando na via central em direção à Itapevi....
Imagem


3 -
Imagem

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 19 Mar 2009, 22:29
por Lipe Andreense
Opa, não tinha visto esse post novo, boas fotos Haiser !

Esse painel de Osasco tá assim desde novembro, hehehehe



E um cargueiro na via do metrô de suprefície ??? Oh my god !
Normalmente eles sempre mandam nas vias da linha 8

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 20 Mar 2009, 12:32
por Eduardo GJF
lipe_andreense escreveu:Opa, não tinha visto esse post novo, boas fotos Haiser !

Esse painel de Osasco tá assim desde novembro, hehehehe



E um cargueiro na via do metrô de suprefície ??? Oh my god !
Normalmente eles sempre mandam nas vias da linha 8
Se não me engano, é a via central que tem bitola mista... esse cargueiro deve ser de bitola métrica

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 20 Mar 2009, 13:58
por Tiago Costa
Na verdade, as outras vias nesse trecho têm bitola mista também. Vai ter tinha um Fepasão pra passar por ali, e eles preferiram mandar pra via central :D.

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 20 Mar 2009, 14:39
por Haiser
Tiago Costa escreveu:Na verdade, as outras vias nesse trecho têm bitola mista também. Vai ter tinha um Fepasão pra passar por ali, e eles preferiram mandar pra via central :D.
É , provavelmente :DD . Estava aguardando o Fepasão sentido Julio Prestes , demorou muito tempo pra chegar porque era dia de manuntenção na Linha.

Re:

Enviado: 20 Mar 2009, 16:11
por Ramos
haiser escreveu:1 - Letreiro Desconfigurado
Imagem
Já devem fazer uns 3 meses que esse PMV contnua desconfigurado. nnoo

Re: Re:

Enviado: 20 Mar 2009, 20:43
por visitante
Ramos escreveu:Já devem fazer uns 3 meses que esse PMV contnua desconfigurado. nnoo
Bem mais tempo Ramos... Bem mais tempo....

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 13 Out 2010, 19:35
por Correia431M
Semana passada estive em Osasco, e vi que o muro que separa a via sentido Itapevi, da rua no lado norte da estação foi derrubado dando lugar a tapumes.

Parece que as obras em Osasco já estão a pleno vapor.

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 13 Out 2010, 20:27
por Souzadfs2000
Boa noite pessoal.

Espero que em Osasco, a CPTM adote o mesmo procedimento que o Metrô utiliza em Barra Funda. Uma plataforma para desembarque e outra para embarque, assim acaba aquele transtorno em Pres. Altino, onde quem vem da L9, mal consegue desembarcar na plataforma 2, onde os usuários que vem da L8, querem entrar no trem da L9, desesperados pra pegar lugar para sentar, negativando a viagem. :ph34r:
Se mudar a operação, vai acabar com a vez dos desesperados por lugar pra sentar no trem, em Altino, pois o usuários terão que desembarcar em Osasco, obrigatoriamente. okk

[]s

Re: Estação Osasco - Linhas 8 e 9

Enviado: 14 Out 2010, 12:24
por antares
Ontem estava a noite na estação observando as obras de construção da plataforma nova e tenho algumas fotos...

A resolução não é das melhores, mas mais tarde coloco a disposição do pessoal.

Já estou fazendo os uploads.