Linha 1A do Metrô: Expansão ou Retrocesso?

Moderador: Guilherme Pinho


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Pablo ITT
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Linha 1A do Metrô: Expansão ou Retrocesso?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 16 Mai 2009, 16:14

Este artigo foi publicado na Revista do CREA -RJ nº 76, na coluna Ponto de Vista, de autoria do Engenheiro Fernando Mac Dowell ( Professor Livre-Docente da Coppe/UFRJ).

Imagem

Se a imagem não abrir aí vai o endereço.

Site do CREA RJ - publicações - revista - revista 2009 - nº 76 - pag 32, 33, 34 e 35

http://www.crea-rj.org.br/

Vejam que não foi nenhum tablóide desqualificado, nem muio menos uma pessoa fora do meio dando palpite. Trata-se da revista publicação bimensal do òrgão maior a nível estadual da nossa engenharia e por um gabaritado técnico no assunto. É interessante saber que a opinião postada por quase todos aqui deste forum e de outros sobre transporte sobre trilhos é praticamente a mesma, só os nossos governantes e o Metrô Rio é que entendem diferente.
Ontem após o seminário da Sesesf vim comentando sobre esta notícia com o Bruno e chegamos à conclusão dos 1º beneficiados com a medida.
Agora com um intervalo bem maior entre os trens osmoradores da Tijuca serão induzidos a optar por outro modal. Ganha um doce quem acertar.

Talvez fosse até bom divulgar esta notícia em outos foruns, todos tem total liberdade.
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Na minha opinião já que começou, acabem mas, tanto o Governo Estadual quanto a Concessionária estariam obrigados a fazer a ligação Estácio/Carioca o quanto antes, caso contrário seriam passíveis de punição e multa, assim como nós simples cidadãos somos obrigados a arcar com as consequências das vezes que erramos mesmo que involuntariamente.

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Ramos
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Re: Linha 1A do Metrô: Expansão ou Retrocesso?

Mensagem não lida por Ramos » 16 Mai 2009, 23:37

O engenheiro Fernando Mac Dowell (ex-diretor de Planejamento e Projetos do metrô Rio e ex Secretário de Transportes do Rio de Janeiro) é apenas o pai do metrô Rio. Não existe ninguém no Rio de Janeiro e no Brasil que conheça mais do que ele o sistema de metrô da cidade do Rio de Janeiro.

Então se ele disse que a linha 1A é um retrocesso não há nada a discutir.

Enquanto isso o atual secretário de transportes do estado do Rio de Janeiro destaca no seu perfil publicado na página da secretaria de transportes do Rio:

Perfil do Secretário


Julio Lopes Julio Luiz Baptista Lopes é carioca, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Escolar e Marketing. É casado com Kitty Monte Alto, com que tem o filho João. É rubro-negro e portelense.

http://www.sectran.rj.gov.br/perfil_secrt.asp

Claro, uma informação de alta relevância, é do interesse público saber para qual time ou escola de samba o referido secretário torce. . .

Além disso lendo o restante do seu perfil, é óbvio que está apenas no cargo por algum conchavo político (infelizmente no RJ não levaram em conta critérios para nomear um secretário de transportes como experiência na área, formação técnica para esse cargo,etc. . .)
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos


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Pablo ITT
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Re: Linha 1A do Metrô: Expansão ou Retrocesso?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 18 Mai 2009, 13:21

Outr Pérola que saiu no Globo dehoje.

http://oglobo.globo.com/rio/transito/ma ... 911502.asp
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Avenida Radial Oeste opera com faixa reversível devido a obras na Linha 1A do metrô

RIO - Os motoristas que trafegam pela Avenida Radial Oeste, na Tijuca, Zona Norte da cidade, devem redobrar a atenção na via devido a obras de construção do viaduto da linha 1A do metrô. Apesar das obras, o tráfego segue sem problemas. Desde domingo, a via opera com duas faixas de tráfego interditadas no sentido Méier. Os motoristas têm a opção de usar uma faixa reversível na Rua Teixeira Soares, paralela à Radial Oeste, das 16h30m às 20h30m. A obra deve durar seis meses.
Apenas carros de passeio podem utilizar a faixa reversível. Veículos de grande porte que trafegam pela Praça da Bandeira devem seguir pela Rua Pará e virar à direita na Rua Teixeira Soares, retornando à Radial Oeste na agulha próxima a estação do Metrô de São Cristóvão. A prefeitura pede que os motoristas evitem a Praça da Bandeira no fim da tarde, quando o fluxo de veículos é mais intenso.
Rotas alternativas:
Os veículos que estiverem na Praça da Bandeira, vindos do Centro com destino à São Cristóvão, Maracanã, Méier e Jacarepaguá, podem seguir pela Rua Ceará, acessar a Quinta da Boa Vista e retornar à Radial Oeste pelo viaduto Oduvaldo Cozzi, após o trecho em obras;

Para aqueles que vierem do Túnel Rebouças com destino aos bairros do Maracanã, Méier e Jacarepaguá, uma opção é seguir até São Cristóvão, contornar o Centro de Tradições Nordestinas, acessar a Quinta da Boa Vista e retornar à Radial Oeste pelo viaduto Oduvaldo Cozzi. Os motoristas que seguem em direção à Tijuca devem optar pela Avenida Paulo de Frontin;
Os carros que vêm do Centro, Estácio e Cidade Nova em direção à Tijuca, devem seguir pela Rua Doutor Satamini.
O viaduto que será construído pela concessionária Metrô Rio terá 1,3 km de extensão e ligará as estações de São Cristóvão e Cidade Nova. A estação Cidade Nova será construída na Avenida Presidente Vargas, em frente à Prefeitura, com conclusão prevista para março de 2010. As obras vão permitir a ligação direta Pavuna-Botafogo, eliminando a baldeação no Estácio.
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As obras vão permitir a ligação direta Pavuna-Botafogo, eliminando a baldeação no Estácio.
Uma mentira contada várias vezes acaba se passando por verdade. Niguém fala da baldeação em Botafogo, que a grande maioria mesmo desce na Carioca, que a estação Central vai ficar impraticável, etc. etc..
Todas estas opções de trajeto são ótimas no papel.
É como se a pessoa tivesse com problema estomacal e aparecesse um doido e falasse para fazer uma ligação direta do esôfago ao intestino sem passar pelo estômago, que resolveria o problema.
O paciente que se lixe, não é assim que eles falam?

:brrb: :brrb: :brv: :brv: nnoo nnoo wll wll

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