a serie 1400 muito conhecida por fazer intercidades do douro,porto-regua-porto e regionais e interregionais,a maioria agora esta afecta a CP-carga,algumas ja foram para a argentina e outras para o novo operador de mercadorias privado takargo-rail.
tripla de 1400 com mercadorias
http://www.youtube.com/watch?v=yQh94kIZP70
1400 do operador privado takargo rail.
http://www.youtube.com/watch?v=SE10QY_HLpA
Características técnicas
Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame
Ano de Entrada ao Serviço: 1967/69
Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 101401 a 1467
Nº de Unidades Construídas: 67
Velocidade Máxima: 105 km/h
Comprimento (entre tampões de choque): 12,720 m
Motores de Tracção (fabricante): English Electric
Potência (rodas): 970 cv
Bitola de Via: 1668 mm
Disposição dos Rodados: Bo' Bo'
Transmissão (fabricante): English Electric
Freio (fabricante): Westinghouse Brake and Signal
Tipo da locomotiva (construtor): LD 844 C
Diâmetro da rodas (novas): 950 mm
Número de cabinas de condução: 1 (Comando esquerda-direita)
Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"
Areeiros (número): 8
Sistema de homem morto: Davies & Metcalf
Comando em unidades múltiplas: Até 3 - acoplav. ás 1800
Lubrificadores de verdugos (fabricante): Lubrovia
Registrador de velocidade (fabricante): Hasler
Esforço de tracção:
* No arranque: 16 100 kg
* No reg. cont.: 14 200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 19 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 2400 Kg
Pesos (vazio) (T):
* Motor diesel: 12,09
* Gerador principal: 4,76
* Motor de tracção: 2,04
* Bogies completos: 2 x 11,2
Pesos (aprivisionamentos) (T):
* Combustível: 1,876
* Óleo do diesel: 0,380
* Água de refrigeração: 0,470
* Areia: 0,660
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 3,568
Pesos (total) (T):
* Peso em Tara: 60,80
* Peso em ordem de marcha: 64,40
* Peso aderente: 64,40
Motor diesel de tracção:
* Quantidade: 1
* Tipo: 8 CSVT
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: 8 v
* Diâmetro e curso: 254,0 x 304,8 mm
* Cilindrada total: 123,5 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 1370 cv
* Velocidade nominal: 650 rpm
* Potência de utilização: 1330 cv
Transmissão de movimento:
* Tipo: 1 - Gerador CO EE 819; 4 motores de tracção EE 548
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 72:15
Equipamento de aquecimento eléctrico:
* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram
1401-4: demolida no Barreiro após empeno do fiche
1402-2: encostada em Barreiro-A após descarrilamento em Alegria a 9 de Janeiro de 2003
1403-0: demolida após colisão com a 1420 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1404-8: encostada no GOB (para peças)
1405-5: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1406-3: encostada em Contumil após acidente em Ferradosa a 22 de Janeiro de 2005 (para peças)
1407-1: demolida após descarrilamento para o Rio Douro em Ermida a 11 de Dezembro de 2000
1408-9: afecta à CP-Carga
1409-7: vendida à Argentina (entregue à TBA)
1410-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1411-3: afecta à CP-Carga
1412-1: afecta à CP-Carga
1413-9: afecta à CP-Regional (utilizada no comboio histórico do Douro)
1414-7: encostada em Contumil (de reserva)
1415-4: afecta à CP-Carga
1416-2: encostada no GOB (para peças)
1417-0: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1418-8: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1419-6: encostada em Contumil (para peças)
1420-4: demolida após colisão com a 1403 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979
1421-2: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)
1422-0: afecta à CP-Regional
1423-8: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1424-6: afecta à CP-Carga
1425-3: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1426-1: em reparações para embarcar para a Argentina
1427-9: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1428-7: afecta à CP-Carga
1429-5: afecta à CP-Carga
1430-3: demolida após descarrilamento para o Rio Tejo entre Barca da Amieira e Rodão em Novembro de 1989
1431-1: afecta à CP-Carga
1432-9: em reparações para embarcar para a Argentina
1433-7: demolida após colisão com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Novembro de 1973
1434-5: encostada no GOB (para peças)
1435-2: afecta à CP-Carga
1436-0: em reparações para embarcar para a Argentina
1437-8: afecta à CP-Carga
1438-6: em reparações para embarcar para a Argentina
1439-4: demolida após colisão com a 1961 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
1440-2: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)
1441-0: encostada na Figueira da Foz
1442-8: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1443-6: demolida após colisão com a 1433 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Outubro de 1973
1444-4: afecta à CP-Carga
1445-1: vendida à Takargo
1446-9: afecta à CP-Carga
1447-7: afecta à CP-Carga
1448-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)
1449-3: vendida à Takargo
1450-1: afecta à CP-Carga
1451-9: encostada na Figueira da Foz
1452-7: encostada em Contumil após acidente na Senhora das Dores a 12 de Novembro de 2004 (para peças)
1453-5: encostada em Contumil (para peças)
1454-3: encostada no Poceirão
1455-0: afecta à CP-Regional
1456-8: afecta à CP-Carga
1457-6: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia
1458-4: demolida após embate com a 1909
1459-2: encostada no GOB (para peças)
1460-0: encostada no GOB, sem bogies (para peças)
1461-8: afecta à CP-Carga
1462-6: afecta à CP-Carga
1463-4: afecta à CP-Carga
1464-2: vendida à Somafel
1465-9: afecta à CP-Carga
1466-7: afecta à CP-Carga
1467-5: vendida à Argentina (entregue à TBA)