[SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

[SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

Mensagem não lida por oni-link » 13 Ago 2009, 16:32

Minha primeira contribuição! hehe

Espero que curtam...

Passando de trem entre as estações Água Branca e Barra Funda, onde hoje só existem ruínas, um dia já existiu uma fábrica das Indústrias Matarazzo, que tiveram um papel de destaque no século XX. Fora isso, forçando um pouco a vista nos muros que ainda estão de pé, dá para ver uma pequena placa retangular amarela, semi-apagada e coberta de plantas, com os dizeres "ESTAÇÃO MATARAZZO". Conversei com meu avô, que usou os trens na época da SPR, e ele disse que nunca ouviu falar dessa estação... No site Estações Ferroviárias ela aparece, mas pelo visto só era usada esporadicamente, para embarque/desembarque de funcionários e carga.

Fotos e descrição (fonte: site Estações Ferroviárias):

Imagem

Imagem

Imagem
(Trilhos da linha 7-Rubi à esquerda [olhando sentido Barra Funda] e da linha 8-Diamante [que passa atrás do que restou dos prédios] à direita, olhando no sentido Júlio Prestes.)

"A estação de Matarazzo era uma parada dentro da fábrica da I. R. F. Matarazzo, onde passava a linha da SPR e depois da Santos-Jundiaí. Servia para embarque e desembarque de cargas, e também para, em determinadas circunstâncias, embarque de trabalhadores daquela indústria. Com a demolição da fábrica nos anos 80, as paredes da área de embarque e desembarque ainda permaneceram de pé, num trecho em que os trens metropolitanos passam como se fosse dentro de uma região bombardeada por caças, como restos de uma guerra que nunca ocorreu. Até meados do anos passado uma locomotiva ficou estacionada, abandonada, naquele ponto."

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história das Indústrias Matarazzo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAs ... _Matarazzo

Curiosidade: Na linha 12 da CPTM há uma estação Comendador Ermelino, no bairro Ermelino Matarazzo. Ermelino foi o terceiro filho do conde Francesco Matarazzo.

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: [SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

Mensagem não lida por Felipe02 » 13 Ago 2009, 18:04

Muito interessante, parabéns!

Só uma curiosidade... A empresa que existe hoje ao lado da estação de Ermelino na L12 é ainda da família Matarazzo? Pois existe uma fabrica la que deixa um cheiro horrível pelo bairro. Quando o trem passa fica parecendo que alguém solto um pum! hehe

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

Re: [SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

Mensagem não lida por oni-link » 13 Ago 2009, 18:43

Essa eu não sei responder!

Sei que a fábrica que eu postei foi tombada, mas o terreno do antigo Shopping Center Matarazzo, que virou Bourbon, esse pertencia à família Matarazzo.

Inclusive já ouvi falar que continua pertencendo, e é alugado à cia. Záffari, que construiu o novo shopping (Bourbon Pompéia). Mas disso não dou certeza. tnk

Avatar do usuário

Felipe02
USUÁRIO JR
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: [SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

Mensagem não lida por Felipe02 » 13 Ago 2009, 18:54

A ok então!


Souzadfs2000
USUÁRIO JR
Mensagens: 156
Registrado em: 11 Nov 2009, 15:04
Localização: Carapicuiba - SP

Re: [SPR/EFSJ] Estação Matarazzo

Mensagem não lida por Souzadfs2000 » 18 Jun 2010, 22:57

Boa noite pessoal.

Vi por várias vezes em meados dos anos 90, do Fepasão, esta loco da foto, no meio das ruínas das Industrias Matarazzo. Se não me engano, era pintada de azul, mas estava bem enferrujada. Vai saber a quantos anos foi abandonada ali. :TW:

[]s
Carapicuiba<>Osasco
Osasco<>Cid. Jardim

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante