IORE: Heavy Hauling the Scandinavian way

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

IORE: Heavy Hauling the Scandinavian way

Mensagem não lida por Racia » 16 Nov 2009, 21:35

Para complementar um pouco o que se vem escrevendo sobre heavy haul...

O que significa IORE? Trata-se de um diminutivo de Iron Ore e, ao mesmo tempo, é uma referência ao burro de Winnie the Pooh de Walt Disney (Ior em sueco).

Mas naquilo que nos interessa, IORE é a designação de uma série de locomotivas electricas fabricadas entre 2000 e 2004 pela Bombardier em Kassel na Alemanha, especialmente para a companhia LKAB que explora e transporta minério desde as minas de Kiruna, Suecia até aos portos maritimos de Narvik na Noruega e Lulea na Suecia. Uma parte importante do percurso situa-se ao norte do circulo polar artico.
Imagem

Apesar das caracteristicas de uma linha Heavy Haul como as dos USA, Brasil, Australia ou Africa do Sul, a realidade é que por ela circulam todo o tipo de comboios incluindo pasageiros regionais e de longa distância. Comboios nocturnos conectam Narvik directamente com Estocolmo.

Este video de 1993 mostra a grande variedade de material na estação de Narvik:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RvSBhXD7grU&co ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RvSBhXD7grU&co ... edded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>[/youtube]

As locomotivas Iore operam normalmente em 2 unidades em dupla tracção automática e, nessa configuração, estão admitidas a rebocar composições de até 9.500 t a 60 km/h. As composições vazias circulam a 80 km/h.
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/O45tYbn12Qk&co ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/O45tYbn12Qk&co ... edded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>[/youtube]

As caracteristicas tecnicas das locomotivas fazem delas as mais poderosas do mundo. Não na potência em si mas no gigantesco esforço de tracção no arranque que é de cerca de 122366 kg. Como comparação, uma locomotiva diesel clássica de 3000 HPs com um peso aderente de 120 t tem um esforço de tracção no arranque de cerca de 40000 kg.

Mais alguns dados tecnicos:
configuração Co-Co, peso maximo por eixo de 30 t, potência de 2 x 5.4 MW e velocidade máxima de 80 km/h.
Imagem
Imagem

Abraços
rp

Voltar para “FERROVIAS - MUNDO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante