Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:45

Tópico original por Lipe_Andreense
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Estação Agente Cícero

A estação de Agente Cícero foi inaugurada em 1951, e fechada nos anos 70. Ela era chamada de estação Penha da Variante pelos usuários, e parece que essa designação era para diferenciá-la da estação da Penha, do ramal da Penha, situada não muito longe da de Agente Cícero, visto que elas parecem ter coexistido por algum tempo. Atualmente, dela, sobrou o prédio no alto do barranco por onde se entrava para as plataformas. Estas não existem mais: apenas se pode ver os degraus em terra que um dia a sustentaram, quando se viaja pelo trem. (retirado de www.estacoesferroviarias.com.br)

A estação se situava entre Engº Sebastião Gualberto e Engº Trindade(essa também demolida, nem estruturas existem mais)

Só consegui duas fotos tiradas do trem em movimento


Imagem


A construção branca lá em cima, no fim da passarela era o acesso e a bilheteria da estação
Imagem

Eu soube pelo Estações Ferroviárias, mas há pouco tempo consegui identificar a localização. A estação fechou na decada de 70.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jul 2008, 15:50

:shock: Sempre soube que ali já houve uma estação, pois usava sempre a linha F para ir a São Miguel, e via sempre as plataformas quando passava ali. Mas nunca soube que estação era :o ! Acho que deve ser também ali o local da futura estação "Penha" da hoje linha 12 (que provavelmente terá outro nome, já que não podem existir na rede duas estações com o mesmo nome). Interessante! Demoliram no passado para ter de fazer de novo!!! hehehe parece Tucuruvi e Parada Inglesa, onde já houve o famoso trem da Cantareira, demoliram tudo e depois viram que na verdade os trilhos nunca deveriam ter saído dali...e tiveram que fazer o metrô...


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Isaias » 11 Ago 2010, 20:25

segundo comentários e projeções, a CPTM irá ''ressucitar'' essa estação que passará a se chamar Penha e irá fazer integração com uma futura linha do metrô que vai passar por cima do córrego Tiquatira.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Correia431M » 11 Ago 2010, 21:09

Não é nada disso que vocês estão comentando.

Até onde eu estou sabendo a futura estação Penha, não será onde era Agente Cicero, e sim no local onde hoje é a famosa favela do Tiquatira.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Francis » 12 Ago 2010, 09:49

^^ A estação não se chamará Penha, pois esta já existe e não podemos ter duas estações com nomes idênticos, por motivos óbvios.
A estação Ticoatira será no eixo da via paralelo à Gabriela Mistral, entre o viaduto e a rua Mário de Castro, com entrada subterrânea. No espaço de faixa entre a via e a avenida, onde hoje é uma parte da favela, existe o projeto de um terminal de ônibus, integrado ao corredor Celso Garcia da SPTrans - que já não se sabe se sairá ou não, se será corredor ou monotrilho.

Lembrem-se, esse é o projeto funcional. Até realmente acontecer a obra, muita coisa pode mudar.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Lopes » 13 Ago 2010, 18:14

Só uma pequena correção, não é " ticoatira " e sim Tiquatira


:P



EDIT: Meu 1500° Post no TGVBR :Y: :Y: :Y:
Rodrigo Lopes


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Isaias » 13 Ago 2010, 20:26

É um pouco estranho a estação se chamar Tiquatira pois no mapa metropolitano o nome está escrito Penha mas se vocês dizem.E Correia ali não vai ficar meio estranho para ser uma estação?.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Correia431M » 13 Ago 2010, 21:03

Isaias escreveu:É um pouco estranho a estação se chamar Tiquatira pois no mapa metropolitano o nome está escrito Penha mas se vocês dizem.E Correia ali não vai ficar meio estranho para ser uma estação?.
Muito pelo contrário meu caro Isaias. Quanto todo este complexo estiver concluido e operando, até onde estou sabendo, deve haver uma valorização monstro dos imóveis no entorno. Pelo projeto, me parece que este complexo intermodal, terá a estação da Linha 12-Safira, a estação da Linha 15-Branca, no subterrâneo, e mais um terminal de ônibus urbano, além de um mega terminal rodoviário, para facilitar o acesso dos ônibus, que seguem com destino aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e uma boa parte dos estados da Região Nordeste do Brasil.

Por via das duvidas, pediria ao sr. Tiago Costa ou ao sr. Francis, se possivel poder relatar aqui como será este projeto intemodal da Estação Tiquatira, onde acredito que irá se tornar um mega terminal estilo Barra Funda.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Francis » 13 Ago 2010, 21:55

Lopes escreveu:Só uma pequena correção, não é " ticoatira " e sim Tiquatira
Lopes, é Ticoatira mesmo, não há correção. O nome de projeto é esse. Sei que a localidade se escreve Tiquatira. É o mesmo caso de Guaianazes: a grafia da estação é com "z", mas o nome do bairro é Guaianases, com "s". ;)


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Francis » 13 Ago 2010, 22:13

Correia431M escreveu:Pelo projeto, me parece que este complexo intermodal, terá a estação da Linha 12-Safira, a estação da Linha 15-Branca, no subterrâneo, e mais um terminal de ônibus urbano, além de um mega terminal rodoviário, para facilitar o acesso dos ônibus, que seguem com destino aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e uma boa parte dos estados da Região Nordeste do Brasil.

Por via das duvidas, pediria ao sr. Tiago Costa ou ao sr. Francis, se possivel poder relatar aqui como será este projeto intemodal da Estação Tiquatira, onde acredito que irá se tornar um mega terminal estilo Barra Funda.
Todas essas possibilidades existem e são comentadas mesmo Correia, e seria ótimo que virassem realidade. Mas são, por enquanto, só idéias.

O que é realmente projeto, no papel, é a estação Ticoatira das linhas 12 e 15, com um terminal de ônibus integrado na Gabriela Mistral. Este é o Projeto Funcional, já existente e executado pelo Metrô. Ainda falta este funcional virar básico e depois executivo - e com certeza algo muda até lá - até porque esse funcional é da extensão da linha 2-Verde, que mudaram de nome por razões contratuais para 15-Branca.

De parte da prefeitura de São Paulo, o que existe no papel é funcional do corredor Celso Garcia, que teria um terminal do lado oposto, onde também seria o terminal rodoviário. Nesse projeto, haveriam algumas boas intervenções viárias, com a criação de uma nova avenida, implantação de viaduto; já que não há viário existente hoje daquele lado - só há o clube, o Extra e a favela. Mas como já foi veiculado pela imprensa, nem a própria prefeitura sabe se vai fazer corredor ou monotrilho, então, fica difícil esperar muita coisa.

Quanto ao terminal rodoviário, nunca vi e não sei se já existe projeto, sei que há a intenção apenas. ;)


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Lopes » 13 Ago 2010, 22:22

Francis escreveu:
Lopes escreveu:Só uma pequena correção, não é " ticoatira " e sim Tiquatira
Lopes, é Ticoatira mesmo, não há correção. O nome de projeto é esse. Sei que a localidade se escreve Tiquatira. É o mesmo caso de Guaianazes: a grafia da estação é com "z", mas o nome do bairro é Guaianases, com "s". ;)
Ih rapaz, me ferrei.


Me deixou mais confuso, mas tudo bem, vai ter gente que não vai gostar do nome do projeto :P


Agradeço a sua correção da minha correção :lol:
Rodrigo Lopes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Estação Agente Cícero (EFCB-SP)

Mensagem não lida por Francis » 14 Ago 2010, 23:02

Lopes escreveu:Me deixou mais confuso, mas tudo bem, vai ter gente que não vai gostar do nome do projeto
Eu também não gosto do nome, e sempre chamei aquela avenida de Tiquatira :lol:
Mas o nome é de outro jeito, fazer o quê? <_< :lol:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 0 visitante