[VLT de Campinas] Estação Aurélia

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[VLT de Campinas] Estação Aurélia

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Out 2008, 10:27

Nome: Aurélia

Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 1
Uso Atual: Moradia

A Estação Aurélia foi inaugurada em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas. O sistema utilizava o leito da Estrada de Ferro Sorocabana.

A viagem inaugural, apenas entre as estações Barão de Itapura e Aurélia, foi feita em 29/11/1990 em uma composição de dois carros emprestados do sistema de VLTs do Rio de Janeiro [1] (antigo pré-metrô da Linha 2 carioca). O então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, e demais autoridades políticas estiveram nesta primeira viagem do VLT de Campinas.

Foto 1: A Estação Aurélia se localiza abaixo do nível da rua, no fundo desta ribanceira. Por isso muitas pessoas, inclusive moradores do bairro, não sabiam me informar aonde ela se localizava
Imagem

Foto 2: Descendo, essa é a plataforma mais de perto
Imagem

Foto 3: Frontal
Imagem

Foto 4: A via é singela em toda a linha do VLT, mas em Aurélia não existem bypasses como em outras estações do sistema. Aparentemente os trens em ambos os sentidos paravam do mesmo lado da plataforma. Nota-se que a dormentação e os trilhos ainda encontram-se em bom estado
Imagem

Foto 5: A estação, já sem cobertura
Imagem

Foto 6: No final da plataforma existe uma casa. Preferi não me aproximar muito porque havia um cachorro grande de guarda. Então só fui até metade da plataforma
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Rampa da estação, com os trilhos de bitola larga (1.60 metros)
Imagem

Foto 9: Catenárias. A estrutura em toda a extensão está em bom estado, mas o cabeamento aparentemente foi furtado
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:29, em um total de 12 vezes.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 18 Out 2008, 15:14

PUTA QUE PARIU!!! TRABALHO ARQUEOLÓGICO DE PRIMEIRA!!!!!caramba, OBRIGADO RENAN!!!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Out 2008, 21:22

Renan, muito obrigado por essas fotos. E olha que eu nem sabia que você estava em Campinas, muito menos que iria se aventurar nas estações abandonadas do antigo VLT. Eu sempre tive grande curiosidade de saber como elas se encontravam atualmente. Parabéns pela iniciativa.

Quanto a estação, apesar do abandono, eu pensava que estaria em pior estado de conservação.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 24 Dez 2008, 02:57

Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!

(Desculpe a palavra)
Rodrigo Lopes


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 04:36

Foi nessa estação (que fica ao lado da casa do meu finado Tio Moacir, Pontepretano, morador do Jardim Aurélia) que eu embarquei na minha primeira e única viagem de VLT. Na época, os Campineiros (sempre orgulhosos) comentavam sobre o "Metrô de Campinas".

Um ralo de dinheiro público, uma obra feita pelo Quércia, entregue incompleta, e que foi usada para eleger o Fleury.

Triste fim para uma obra que ao menos, foi executada com o máximo de esmero.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mar 2009, 15:15

Editei esse thread com o formato dos do metrô do Rio. Aceito sugestões quanto à formatação, preferencialmente antes de eu editar os outros do VLT de Campinas ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Mar 2009, 17:00

Então faça um só tópico com todas as estações documentadas do VLT, com indícies...

É bem melhor para achar! ;)
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mar 2009, 17:07

Esse já é o papel do Estações Desativadas ;)

Eu me referia ao formato do texto e tal... Estou meio que tentando fazer um "programa qualidade total" nos meus threads hehehe... Tipo, querendo fazer deles verdadeiros artigos, com referências e informações importantes e apenas com fotos representativas e boas. Já fiz isso em quase todos do Metrô Rio. Aos poucos vou fazendo do VLT de Campinas, Supervia e CENTRAL também ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Mar 2009, 17:43

se quiser ajuda, me disponho ao cargo de cordenador... :lol: ;)
Rodrigo Lopes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 02 Mar 2009, 17:45

Pessoal, em uma foto vocês falam que a via era singela.
Pois bem, pode ser que as estações tinham parada dos dois lados, mas por que essa tem 2 plataformas (pelo menos tem a faixa amarela)?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Mar 2009, 18:31

via singela?


Não me lembro se havia no VLT de Campinas...

Se houvesse, as estações serveriam como By pass...

Alguém pode responder melhor...
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mar 2009, 19:40

Bem... Essas informações sobre a estação foram baseadas no que eu vi quando estive em Campinas em outubro de 2008. Nessa estação especificamente só existiam trilhos de um lado da estação.

E só vi vias singelas no meu percurso em toda a extensão do VLT, mas com bypasses nas estações.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 07 Mai 2010, 07:28

Lopes escreveu:Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!

(Desculpe a palavra)
^^ Lopes, até onde eu sei, os trens do VLT de Campinas (são so mesmos do Pré-metrô do Rio de Janeiro, que havia congelado o contrato com o consórcio Cobrasma/BN e então os repassou à FEPASA) ficaram durante algum tempo nas oficinas de Jundiaí. Mas devido ao alto índice de vandalismo que os mesmos estavam começando a sofrer, a FEPASA decidiu mandá-los para as oficinas de Rio Claro, guardando-os em um galpão coberto (pelo menos isso, pois em Jundiaí eles ficavam ao céu aberto).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re:

Mensagem não lida por Isaias » 25 Mai 2010, 20:42

Lopes escreveu:Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!

(Desculpe a palavra)
Pelo que sei estiveram em jundiaí e rio claro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante