Governo esticará Linha 1 até a Barra

Moderador: Guilherme Pinho

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Governo esticará Linha 1 até a Barra

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 24 Dez 2009, 01:57

22/12/2009 - Extra online

Da Praça General Osório, em Ipanema, a próxima parada da Linha 1 será no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A confirmação foi dada ontem pelo secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner. Na prática, a medida sepulta o projeto original da Linha 4, que previa ligar Botafogo à Barra, e estica a Linha 1 à Zona Oeste.

A medida se tornou possível graças à mudança de controle acionário do consórcio Rio Barra, detentor dos direitos de construção e exploração da Linha 4 — licitada desde 1998. Com a saída da TTrans, operadora do metrô de Milão, e da construtora Constran, entram as empreiteiras Odebrecht, Carioca, Cowan e Servix, que se juntam à Queiroz Galvão.

Nessa equação, faltaria um operador, que será o consórcio Metrô Rio, que explora as linhas 1 e 2. Perguntado sobre quando seria inaugurada a futura estação da Praça Nossa Senhora da Paz, prevista como próxima extensão da Linha 1, o chefe da Casa Civil foi direto ao ponto:

— A próxima parada da Linha 1 será na Barra. Vamos construir de lá até a Nossa Senhora da Paz e a operação será do Metrô Rio.

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... 7&pagina=1
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Governo esticará Linha 1 até a Barra

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 24 Dez 2009, 23:11

Observação básica: é muito chão! Ou melhor, muito trilho... Não é novidade a informação, é só um comentário, mas isso descaracteriza a função de qualquer "metropolitano" no mundo. Pelo menos da Gal. Osório até Jardim Ocêanico sem nenhuma estação intermediária, tenho quase certeza que jogará pelo ralo todo "investimento" dessa extensão Pavuna-Botafogo que já é polêmica. Assim voltaríamos ter dois sistemas sobrecarregados, pois saindo da Barra o destino final certamente não será Zona Sul e sim o Centro no pico... Como isso vai levar um bom tempo, vamos ver até lá, já prevendo que até a inauguração deste trechos as composições chinesas já não darão mais conta...
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Governo esticará Linha 1 até a Barra

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 26 Dez 2009, 10:47

Bom a estação intermediária será Nossa Senhora da Paz,e depois seguir direto até a Barra,uma manobra que na minha opinião já servirá para não lotar mais o Metrô com a construção das estações intermediárias.Na minha opinião,a ida até o Jardim Oceânico já serve para não levar o Metrô até onde eu considero a Barra meeesmo,que seria o Terminal Alvorada,ali sim o Metrô iria saturar a Linha 1,com ou sem estação intermediária,e também vai servir para que a Integração Barra Expresso não seja extinta,mesmo operando num trecho digamos curto.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Governo esticará Linha 1 até a Barra

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 27 Dez 2009, 01:38

O Jardim Ocêanico é onde a Barra naturalmente desenvolveu e onde teria certeza do uso por parte dos moradores já que ali tudo é mais acessível à pé que na área do plano piloto. Acho que para o Metrô sempre será mais vantajoso ter uma integração lá, mesmo ainda que sendo local devido o espaçamento entre um condomínio/shopping e outro ser grande, a menos que quando inaugurarem o Alvorada queiram voltar com a integração "automóvel-metrô", aproveitando o espaço do Detran onde teria certeza que haveria sucesso, mas limitaria a um grupo de pessoas já que o ideal seria nem sair com o carro da garagem.
Até onde sei o conceito de metrô é de transporte de massa de média distância ou média capacidade, feitos para regiões com alta densidade urbana tendo necessidade de estações próximas uma das outras. Então percorrer longos trecho sem renovação de passageiros vai descaracterizar também pelo lado econômico da operação, similar ao IPK, sendo que nesse caso deve-se olhar mais para o que se encontra na superfície. O que salva é que Ipanema e Jardim Ocêanico do ponto de vista sócio-economico tem semelhanças, o problema é que como teoria e prática não se encontram o difícil será juntar isso ao restante da malha, mas nesse traçado, outra estação necessária seria a da Gávea se seguisse pelo outro lado da Lagoa, porém a associação de moradores do Leblon já criou barreiras sociais... e a linha 1 na concepção original parava justamente em Ipanema.
Abraços,
Bruno

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante