
O Metrô Rio apresentou esta semana o projeto paisagístico do escritório Burle Marx para o piso da passarela que vai ligar sua nova estação, na Cidade Nova, ao centro administrativo da prefeitura. Sustentada por uma estrutura de aço - que já pode ser vista pelos motoristas que passam pela Avenida Presidente Vargas - a passarela terá cerca de 200 metros de extensão por seis metros de largura e, segundo o escritório de arquitetura responsável pelo projeto, liga a nova estrutura não só à prefeitura e aos pontos de ônibus da área, mas a todo o bairro do Estácio. Assinado pelo escritório JBMC - o mesmo que assinou o desing das estações Cardeal Arco-verde, Siqueira Campos e Cantagalo, em Copacabana - o projeto tem como principal objetivo, segundo o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza Costa, a revitalização do bairro.
De acordo com a descrição do projeto, haverá um corpo principal formado por uma sequência de arcos metálicos estruturais e contará com dois pavimentos, interligados por escadas fixas e rolantes, além de elevadores para portadores de necessidades especiais. Tanto o mezanino quanto a passarela serão suspensas pelos arcos metálicos, o que dispensará a presença de pilares na estrutura. Ainda de acordo com o projeto, a cobertura da estação será metálica, acompanhando as curvas da estrutura. Todo o conjunto será cercado de jardins, contribuindo para a revitalizar a área.
Segundo o Metrô-Rio a expectativa de usuários que passarão pela estação é de, inicialmente, 5 mil passageiros por dia. Após a revitalização da área, a estimativa sobe para cerca de 20 mil passageiros por dia. José Gustavo afirmou na semana passada que a estação vai facilitar a vida dos usuários da Linha 2 que tinham a estação Estácio como destino. A longo prazo, ele diz que a estação pode ainda ter um papel fundamental na ligação entre o Metrô e a Estação da Leopoldina, possível terminal do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo. José Gustavo disse que a nova estação Cidade Nova só deverá ser inaugurada em junho. Ele informou que, apesar de ter a expectativa de ver a obra terminar no fim de março, de acordo com o previsto no cronograma original, há a possibilidade de o trabalho dos operários se estender até o início de abril.
De acordo com o presidente do Metrô Rio, o projeto custou cerca de R$ 45 milhões, e está incluído no conjunto de intervenções previstas para a implantação da Linha 1A, cujo orçamento gira em torno de R$ 1,15 bilhão.
Link: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03 ... 97*694.asp
Ah sim a gracinha só será inaugurada agora em junho tá

