[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Enviado: 24 Abr 2010, 14:13
Estação 1
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Eu e Guilherme já visitamos muitas estações juntos. Foi ótimo conhecer mais estas estações com este meu grande amigo.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Placa de inauguração
Foto 2: Rampa de acesso
Foto 3: Placa de inauguração do conjunto de prédios ao lado da Estação 1
Foto 4:
Foto 5: Estação 2, vista da Estação 1
Foto 6: A via, vista da Estação 1
Foto 7: Passageiros aguardam para embarque no plano inclinado
Foto 8: Geral da pequenina estação
Foto 9:
Foto 10: Geral
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Como o sistema estava inoperante naquele momento pegamos um mototaxi que nos deixou na Estação 2.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza e 11-18 por Guilherme Pinho, ambos em 21/04/2010
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Eu e Guilherme já visitamos muitas estações juntos. Foi ótimo conhecer mais estas estações com este meu grande amigo.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Placa de inauguração
Foto 2: Rampa de acesso
Foto 3: Placa de inauguração do conjunto de prédios ao lado da Estação 1
Foto 4:
Foto 5: Estação 2, vista da Estação 1
Foto 6: A via, vista da Estação 1
Foto 7: Passageiros aguardam para embarque no plano inclinado
Foto 8: Geral da pequenina estação
Foto 9:
Foto 10: Geral
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Como o sistema estava inoperante naquele momento pegamos um mototaxi que nos deixou na Estação 2.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza e 11-18 por Guilherme Pinho, ambos em 21/04/2010