A EF Rio do Ouro começava na Estação Francisco Sá e ia até Belford Roxo em um único ramal. De Belford Roxo existia o entroncamento entre dois ramais: o de Xerém e o de Jaceruba. Hoje em dia algumas estações originais da Rio do Ouro integram o Ramal de Belford Roxo da Supervia, enquanto outras foram demolidas pela construção da Linha 2 do Metrô Rio, que segue em trechos o trajeto original da EF Rio do Ouro.
Há alguns meses Guilherme e eu percorremos o trecho Belford Roxo x Cava do Ramal de Jaceruba da EF Rio do Ouro - foi uma caminhada de aproximadamente 18 quilômetros até que resolvemos pegar um ônibus e voltar, exaustos. Quem quiser ver esta primeira parte do Ramal de Jaceruba deve ver os seguintes threads: Estrada de Ferro Rio do Ouro - Trecho de Estações Demolidas: Areia Branca x Figueira e Estação Cava.
Desta forma ficou faltando descobrir o que teria acontecido com as estações mais distantes, na outra metade do Ramal de Jaceruba, localizadas no coração do Tinguá, no interior de Nova Iguaçu. Fomos lá ontem e descobrimos.
Foi um encontro excepcional. Fomos eu, Guilherme e Vinicius a pé pelo restante do Ramal de Jaceruba, no coração do Tinguá, percorrendo nada menos do que 25 quilômetros a pé de Vila de Cava até a ponta de linha Jaceruba em terrenos difíceis, estrada de terra e sol na cabeça.
Nos encontramos às 6:00 na Central do Brasil e de lá fomos de ônibus até Vila de Cava. Foi bom ter mais uma vez visto a Estação Cava, com sua arquitetura peculiar.
De lá seguimos até Cachoeira, onde existiu a primeira parada além de Cava. Com informações inexatas, acabamos passando do ponto até que encontramos o Senhor Bira, que nos mostrou com exatidão onde era a pequena parada e encontramos seus vestígios.
Uma curiosidade é que neste momento, enquanto estávamos fotografando os vestígios da Parada Cachoeira, um senhor passou de bicicleta perguntando se estávamos fotografando muitas estações. Eu de imediato não o reconheci, mas era um senhor que havia nos ajudado no encontro passado, meses atrás, caminhando conosco de Miguel Couto até Figueira, indicando onde se encontrava a Estação Figueira (demolida). Incrível coincidência.
Não restou muito da Parada Cachoeira. Na realidade ela não deveria ser nada além de uma plataforma. Vasculhando o local onde o Senhor Bira nos indicou, encontramos escombros de concreto e terra socada, além de entradas no mato que provavelmente delimitavam a pequena plataforma. Ela está parcialmente demolida, parcialmente enterrada na lama.
Foto 1: Entornos da pequena parada
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140908.jpg)
Foto 2: O visual é de tirar o fôlego. Esta é a Reserva do Tinguá, densa floresta de Mata Atlântica em Nova Iguaçu
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140909.jpg)
Foto 3: Estrada de terra, a maior parte do trajeto foi assim
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140910.jpg)
Foto 4:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140911.jpg)
Foto 5: A parada, enconberta pelo mato e lama, parcialmente destruida
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140912.jpg)
Foto 6: Pedras. Este local onde o Senhor Bira nos indicou era o único no trecho que possuia pedras, provavelmente escombros da plataforma
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140913.jpg)
Foto 7: Gerais
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140914.jpg)
Foto 8:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140915.jpg)
Foto 9:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140916.jpg)
Foto 10: Pisando na plataforma encoberta é fácil perceber como ela é dura, de terra socada. Os entornos estavam parcialmente moles. Estou dizendo isso porque caixas de alvenaria com terra socada eram uma forma antiga (e barata) de construir plataformas ferroviárias
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140917.jpg)
Foto 11: Mais pedras
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140918.jpg)
Foto 12:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140919.jpg)
Foto 13:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140920.jpg)
Foto 14: Mais uma vez, os entornos
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/CACHOEIRA/tn_P4140921.jpg)
Foto 15: Sentido Cava
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/2-76.jpg)
Foto 16: Local da antiga parada
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/4-54.jpg)
Foto 17: Encontramos muitas pedras no local, possíveis escombros da antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/5-47.jpg)
Foto 18:
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/3-63.jpg)
Foto 19: Foto tirada em cima do que restou da antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/6-42.jpg)
Foto 20: Encontramos no chão da estrada uma estrutura de concreto enterrada, que acreditamos ser parte da base da antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/8-39.jpg)
Foto 21:
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/9-32.jpg)
Foto 22: Mais uma geral do local
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/7-40.jpg)
Foto 23: Sentido Estação Adrianópolis
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/1-97.jpg)
Foto 24: Reserva do Tinguá
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00901.jpg)
Foto 25:
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00899.jpg)
Foto 26: Sentido Cava
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00905.jpg)
Foto 27: Local da plataforma, sentido Jaceruba
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00906.jpg)
Foto 28:
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00907.jpg)
Foto 29:
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00908.jpg)
Foto 30: Local da plataforma, sentido Cava
![Imagem](http://i260.photobucket.com/albums/ii2/gapp_rj/22-05-2010/DSC00909.jpg)
Seguimos até a próxima estação do trecho, Estação Adrianópolis.
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius e Guilherme Pinho
Fotos: 1-14 por Renan Souza, 15-23 por Marcus Vinicius e 24-30 por Guilherme Pinho, todos em 22/05/2010