[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jul 2010, 12:01

Ainda sobre Engenho do Matto ... encontrei um mapa de projeto de construção da Av.Merity (que não foi implementada) nas proximidades de Engenho do Matto ... a linha da Rio do Ouro passava em frente a uma construção, que pela localização bate com a localização da casa amarela ... mais tarde vou postar este mapa aqui. O negócio é que atrás da suposta casa amarela, no mapa, tem um desenho de uma outra construção, retangular, que poderia ser de fato a estação, mas só se ela servisse ao antigo ramal vindo da R.João Ribeiro.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jul 2010, 17:39

Ai ai ... lembram-se quando eu falei que quanto mais se mexia no passado, mais intrigante ficava ? Pois é ... descobri que no Largo de Benfica, onde hoje é uma praça ficava um mercado ... e que a Parada Alegria da EF Rio do Ouro pode ter se chamado ... PARADA BENFICA !
Mais tarde eu explico ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jul 2010, 21:15

Nos arquivos da SMU da prefeitura, encontrei este projeto, de uma Avenida Merity, uma via expressa que seria construída paralela ao traçado da "atual" Av.Automóvel Clube. Como dito no projeto, seria "uma avenida ligando o Largo de Benfica ao Rio Merity, atravessando o Bosque de Manguinhos" (?!?!?!?!?!). Reparem no detalhe: nas proximidades de Engenho do Matto, a planta do projeto mostra a linha da EFRO passando próximo (em frente) a uma construção, que talvez seja a atual casa amarela que se encontra no local:
Imagem
Detalhe do trecho:
Imagem
Obs.: curioso esse projeto de um bosque em Manguinhos ... imagina passear no "bosque" hoje ... mesmo com UPPs e PAC não sobraria Chapeuzinho Vermelho vivo que resistisse aos "Lobos Maus" do "bosque".
=o
E abaixo, o que falei sobre Benfica. Vejam:
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Ago 2010, 01:00

Curiosidade: a imagem abaixo, já postada antes e agora ampliada, mostra algo normalmente atípico em se tratando de EFRO ... um entroncamento ferroviário, com algumas linhas e uma espécie de pátio de manobras. Normalmente a linha se mantinha singela em boa parte da sua extensão, com triângulos de reversão ou pátios em suas estações terminais ou de ponta. Mas a imagem abaixo mostra um entroncamento próximo a estação de Inhaúma (erroneamente assinalada como Engenho da Rainha), com a linha se bifurcando junto a plataforma, uma linha saindo a direita, outra também vindo da direita pela R.Padre Januário e outra linha saindo à esquerda, em direção às oficinas do Engenho de Dentro e a Monhangaba, que seria o entroncamento (Chave Zieze) com a Linha Auxiliar. Acompanhem:
Imagem
A planta é de 23-02-1905 ou 23-02-1915, não consegui decifrar o ano exato ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Ago 2010, 10:17

Detalhe ! Agora que eu reparei ... há uma linha saindo antes da estação de Inhaúma, na planta acima ... esta sim é a linha para Engenho de Dentro ... então o que seriam as outras linhas, e a que sai pela R.Álvaro de Miranda ? Seriam linhas de bonde ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 01 Ago 2010, 11:09

Eu to boiando um pouco com esse assunto da EFRO aqui no Rio, mas eu tenho passado bastante pela Surbubana e região perto da rua Fernão Cardim e rua Ibiraci, e a disposição das ruas ali sugere bastante que havia ali mais uma ligação das oficinas com a L.A e EFRO, tem até trilho fincado na calçada por la.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Ago 2010, 15:30

Adenilson, realmente existiu a linha de ônibus Castelo-Engenho do Mato. Segundo os membros do fórum "Ônibus em debate" (http://onibusemdebate.fotopages.com/?entry=1931342 a linha era de número 294 (originalmente Castelo-Engenho da Rainha), foi operada pelas empresas Germinal de Souza e Inhaúmense, e depois foi transferida para a Viação Uruguai, que a operou nas décadas de 1970/1980.

Foto OFF da Empresa Germinal de Souza, posteriormente Inhaumense (Créditos: www.ciadeonibus.com)
Imagem

Desconheço, até o momento, se a linha foi operada pela CTC
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Ago 2010, 00:09

Dado,
Sobre o ônibus realmente eu estava no limite da memória. Eu deveria ser tão novo, que não sei se era sonho ou realidade, então acertei 50%. A linha existia, mas não era da CTC.
Talvez eu tivesse confundido com um CTC que era Boca do Mato, sei lá.

Voltando ao mapa, eu cheguei agora de viagem e não tive muito tempo para analisa-lo.
A resolução dele está muito baixa, pois tentei amplia-lo.
1ª pergunta. Reportando-me ao mapa, ainda estou imaginando que a estação seja essa costrução mais robusta, só que para a esquerda, onde existe erradamente o nome Engenho da Rainha, tem uma construção menor. Qual seria a estação de Inhaúma?
você tem uma resolução melhor desse mapa ou o link do mesmo?
Não consigo ler nada, mas quem desenhou o mapa não foi muito feliz.
Parece que a linha férrea tem uma linha contínua e o tracejado parece ser um alinhamento (futuro) do calçamento ainda em projeto e não a linha férrea.
As linhas de topografia também confundem.
De qualquer maneira, acho que tinha sim uma linha interligando Inhaúma à Auxiliar pela José dos Reis ou próximo.
Esse mapa é de 1930? Se não qual o ano?
Vou ligar para a minha tia e ver se ela tem o gua rex de 1969. Lá tinha sim alguns ramais interligando ferrovias diferentes, mas não me lembro por exemplo de Monhongaba.
Por isso achei estranho o Pablo com a idade que tem, lembrar.
Vou correr atrás de mais informações.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Ago 2010, 08:50

Sim , Adenilson ! Segue abaixo o link para download da planta em alta resolução:

http://www.4shared.com/photo/N84Mp75U/P ... o_Cam.html

Em caso de dúvidas para download pelo 4shared, me avise que explico como baixar.
Eu costumo usar o Picasa para armazenar as fotos e mapas, mas me parece que ele diminui muito o tamanho do arquivo para exibição ...
A planta é de 23-02-1905 ou 23-02-1915, não consegui decifrar o ano exato ...
Veja aí a imagem e me diga o que acha ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Ago 2010, 10:12

Detalhe !
Nesta planta de alinhamento da R.Henrique Scheid, há uma estação na Av.Suburbana. Só que ela se chama ... José dos Reis !
Imagem

Zoom:

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 02 Ago 2010, 11:07

Gente os mapas da SMU fazendo sucesso aqui hehe Essa estação seria Rio D'Ouro?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Ago 2010, 13:43

Exato, Nina !
Esta estação fazia parte da primeira linha da EFRDO, quando ela tinha o percurso entre Benfica e Engenho do Matto direto pela Av.Suburbana. Só não consegui ainda colocar em ordem cronológica a desativação de alguns trechos e utilização de outros ... mais tarde, vou tentar montar este quebra-cabeças ...
Quero agradecer a você pela dica do site da SMU ... valiosa fonte de informações !
Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Ago 2010, 22:30

Dado e pessoal,
Eu consegui ampliar o mapa de Inhaúma e continuo achando que a estação é toda aquela construção com plataforma em formato trapezoidal.

Coloquei abaixo duas fotos de 1928. Uma do tal mercado Benfica que você falou e a mesma, pelo ângulo, foi tirada aproximadamente do que é hoje o corpo de bombeiros. Eu vejo trilhos de bonde, mas acho que o ramal da "suburbana" já tinha sido erradicado.
Outra foto é do largo de Pilares. Acho que pelo ângulo, a esquina da esquerda fica onde atualmente está o Habibs, a direita, a Suburbana, sentido Cascadura e ao fundo, a Suburbana sentido Cachambi. Vejam a Igreja de Pilares ao fundo.
Reparem como não há mais sinal do tal ramal.
Na minha opinião, acho que não dá para imaginar uma linha férrea junto à pavimentação das ruas, seria incompatível, então imagino que para ter sucesso nessa busca, teremos que buscar uma época na qual estas vias ainda não tinham sido pavimentadas.
Qual a opinião de vocês?

Imagem

Imagem


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Ago 2010, 22:36

Pablo,
Te dou um grande apoio se você conseguir isso.
Teremos acesso à várias informações como as estações que existiam nessa época e o comprimento e arquitetura (mesmo em 2 D) das estações já demolidas.
Tomara que dê para ampliar.
Boa sorte na busca!!!

Pablo ITT escreveu:Gente me lembrei agora, no Instituto Pereira Passos da Prefeitura no Estácio (acho que é 10° andar) tinha os mapas aerofotogramétricos do Rio desde 1955/57. Eles forneciam tanto cópias, pagas, quanto consulta gratuíta. Só não sei se ainda mantem estes arquivos antigos, pois estamos na era digital. De repente semana que vem passo lá, se alguém quiser acompanhar me avise. Só abre a partir das 11:00 h. Levar documento de identidade.

<O>

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Ago 2010, 23:39

Na foto do largo de Pilares,ao fundo perto da Igreja eu acho q vi um bondinho pequeno,posso estar enganado...

Na foto do mercado Benfica,o que seria a direita da foto?Lá no cantinho direito tem uma construção um poquinho estranha,em forma de torre ou algo do tipo...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 03 Ago 2010, 00:57

OFF: Já vi site dizendo ser lenda a história da Parada Gambá. Muitos atribuindo coincidentemente a existência do Colégio das Irmãs, N.S. da Piedade, fundando em 1914 no Encantado (bairro antes) dando o nome ao bairro(?). É um lugar que devo(emos) vasculhar a sua história (nem por ser morador dele), mas a região tem um histórico importante e desconhecido.

Sobre o IPP eu já estive lá, mas em outro endereço, na Rua Gago Coutinho, no Largo do Machado. A princípio para comprar um livro e receber um mapa de brinde :P .E sobre a RDO... depois de um tempo o Fotolog Zona Norte volta a ser atualizado, com uma série de imagens da ferrovia. http://fotolog.terra.com.br/znorte
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Ago 2010, 08:50

Grande Adenilson !
Sabe que bateu uma emoção quando vi a foto do mercado em Benfica ... diferente demais do que é hoje, um campinho mal cuidado para prática de futebol. E fiquei curioso mesmo em relação àquela construção ao fundo, o que seria ?
Naquelas plantas que vi no acervo da SMU, a projetada Av.Merity, que ligaria Benfica ao Rio Merity passando pelo Bosque (?!) de Manguinhos passaria atrás do largo e deste mercado da foto ... porque será que não foi a frente a construção desta avenida ?
Em relação ao Fotolog da Zona Norte, nosso amigo Adenilson está lá participando e investigando sobre a EF Rio do Ouro ! O pessoal lá é fera ! As informações passadas são bem interessantes !
<O>
Agora o curioso das fotos é o fato de não haver trilhos na região, já em 1928 ... na foto de Pilares tudo bem, já que desde 1898, segundo nossas estimativas, a EF Rio do Ouro já passava por Inhaúma, mas e no trecho de Benfica ? Tudo bem que já utilizaria o leito da Linha Auxiliar compartilhado, mas porque que os trilhos foram retirados neste trecho e naquela pracinha em Maria da Graça ainda estão lá ? Ou será que foram apenas soterrados, como os trilhos de bonde em boa parte da cidade ?
E em relação a Inhaúma, Adenilson, o que me diz sobre o que parece ser várias linhas nas proximidades ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Ago 2010, 14:11

Ainda falando sobre Benfica, tenho algums novidades ... a primeira diz respeito a uma parada/estação no cruzamento do antigo leito da EF Rio do Ouro com a EF Leopoldina Linha do Norte. A parada Bemfica, como eu especulava antes, fazia parte apenas do sistema da EF Leopoldina, e estava abandonada já no começo do século, segundo uma planta da SMU que vi ontem. Deduzi que ela fazia parte apenas do sistema da EF Leopoldina pela posição em que foi construída e mostrada na planta.
A segunda novidade é que segundo outra planta da SMU, a EF Rio do Ouro seguia pela Av.Suburbana no meio da via, entre o Largo de Benfica e o viaduto de Benfica. O problema é que vi estas plantas ontem de madrugada ... e cadê que eu me lembro qual planta era hoje ?
Ainda estou tentando lembrar e localizar ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Ago 2010, 14:16

Outra coisa !
Segundo uma planta do DER, a Av.Automóvel Clube se tornaria a AUTO ESTRADA RIO DO OURO ! Isso na década de 1970 ... agora o estranho é que novamente neste projeto aparece a estação Inhaúma com o nome de Engenho da Rainha !
:O
Mas sobre a ferrovia só o que aparece é "Antigo leito da Rio do Ouro" ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Ago 2010, 15:33

Consegui encontrar as plantas ...

"Projeto de melhoramento da Estrada de Bemfica" (???)

Visto em 16-05-1911
Aprovado em 17-05-1911

Observem o destaque no círculo vermelho:
Imagem

E a região em destaque, ampliada:
Imagem

Em 1911 a Parada Bemfica já estava abandonada ... mais uma para entrar pra história como das mais antigas a serem extintas !
:(
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante