[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 03 Ago 2010, 16:01

DadoDJ escreveu:Consegui encontrar as plantas ...

"Projeto de melhoramento da Estrada de Bemfica" (???)

Visto em 16-05-1911
Aprovado em 17-05-1911

Observem o destaque no círculo vermelho:

E a região em destaque, ampliada:

Em 1911 a Parada Bemfica já estava abandonada ... mais uma para entrar pra história como das mais antigas a serem extintas !
:(
Caraca, Dado.
Qual é o sarcófago que onde voce encontra estas raridades?
Estou louco para descobrir, adoro mapas antigos.
:rl:

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Ago 2010, 18:44

Endereço do Sarcófago:
:D
http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... ncipal.asp

Digite o nome do logradouro. Abaixo vai aparecer o resultado, caso exista ou tenha existido algum projeto de alinhamento ou urbanização desta via.
Clique na rua encontrada e no botão [Projetos de alinhamentos]. Vai abrir uma nova tela com todos os projetos. Nem todos permitem visualização dos arquivos ...
=o
Mas dá pra encontrar muuuuuuuuita coisa !
Dica dada pela Nina, que mais uma vez agradeço ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Ago 2010, 19:27

Dado, Pablo, André e pessoal,
Vamos lá, por partes.
Sobre Benfica, a minha idéia foi mostrar as datas. No outro tópico (Rua Bella e Praia Pequena), o Dado mostrou um mapa de 1907 que tinha duas variantes da Rio D'ouro coexistindo e outro amarelado de 1928 com a João Ribeiro ainda se chamando "Estrada Nova da Pavuna" . Agora postei este de 1928 (Portal Augusto Malta) onde não existiam mais.
O Portal Augusto Malta mostra a "Estrada Nova da Pavuna" em 1929, se não me angano, já como João Ribeiro. Então a mudança de nome deve ter acontecido por aí.
Eu não reparei muito na construção no mapa atrás do mercado de Benfica, pois pelos mapas antigos, a ferrovia não passava por ali e sim no primeiro plano e por isso não prestei muito atenção.
Ao fundo agora existe uma grande favela.
Dado, por falar em mapas, garimpei algo e concluí algo que vai dar pano para manga.
você se lembra de um mapa de 1928, esse amarelado, que você postou sobre o qual me referi acima?
Repare na curva da Rio D'ouro. Era bem mais fechada que a linha 2 do metrô.
Digo isso, pois a ferrovia praticamente margeia o final da atual Silva Vale (Não sei o nome na época) quando ela termina junto à Estrada da Pavuna. Hoje existe um terreno baldio ali.
A estação de Engenho do Mato era bem ali, ou seja, bate onde é hoje o ponto onde você e eu suspeitamos sobre a estação. Dê uma checada no mapa e me diga se você entendeu o que quis dizer.

Vou ter que pegar algumas palavras chaves e voltar ao Museu da Imagem e do Som para ver se garimpo alguma coisa. Vou ter que coletar dados entre 1905 e 1928.
Acho que se tiver sorte, encontrarei algo sobre o "ramal da Suburbana" e do "Cajú".

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Ago 2010, 00:31

Exatamente, Adenilson !
A sua suspeita combina com a minha ... também acho que ali seria o local da antiga estação ...
Ao lado do viaduto têm umas instalações da CEDAE ... se a estação não foi a casa amarela, deve ter sido aproveitada ou demolida pela CEDAE. Será que a estação ainda está lá ? Se não, poderia haver ruínas ou fundações da estação no terreno baldio, quem sabe ?
O chato é que naquele local, só de colete a prova de balas e dentro do caveirão pra pesquisar alguma coisa ...
brb
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Ago 2010, 08:23

Dado, uma coisa importante que esqueci de mencionar com você, meio off do que vocês estão falando...

Quando eu, Guilherme e Vinicius estávamos caminhando no trecho Cachoeira x Adrianópolis, conversando com os moradores pra saber se Adrianópolis ainda estava longe, fomos informados que no bairro de Jardim Cachoeira, existiu uma estação, mas que servia apenas ao pessoal da CEDAE, provavelmente uma parada provisória. Hoje existe uma casa exatamente em cima do local da parada mas quando estávamos fotografando o morador saiu puto de dentro da casa perguntando porque estávamos fotografando a casa dele. Eu apaguei as minhas fotos na frente do cara mas o Vinicius e o Guilherme provavelmente ainda tem alguma coisa.

Você sabe algo a respeito Dado, sobre uma parada provisória de serviço entre Cachoeira e Adrianópolis?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Ago 2010, 10:59

Caramba, Renan ... que situação !
:O
Olha, sobre essa parada eu não tinha conhecimento não ... se o Guilherme ou Vinicius tiverem imagens, maravilha ! Poderemos conhecer mais uma das paradas misteriosas da EF Rio do Ouro !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 04 Ago 2010, 12:30

Vou editar e posta-las pra vocês ^^

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Ago 2010, 14:37

Lendo sobre este incidente na caminhada de vocês, me lembrei de um caso semelhante que aconteceu comigo e uma galera de uma comunidade do Orkut sobre trens. No dia 7 de setembro de 2009, marcamos um "encontro nos trilhos": reunimos a galera e fomos a Guapimirim de trem. Nosso objetivo era subir o antigo leito da EF Teresópolis até esta cidade, a partir de Guapimirim. Tudo ía muito bem até o local onde ficava a parada/estação Barreiras, onde descobrimos que não era possível seguir em frente pois hoje é uma propriedade particular, e não encontramos ninguém que nos pudesse dar uma informação ou autorização para entrar e seguir em frente. Optamos por seguir por uma estrada com o objetivo de seguir subindo pela Rio-Teresópolis e em algum ponto, tentar encontrar novamente o antigo leito.
No meio do caminho, eis que nos surge por entre a mata uma vista espetacular, cinematográfica, da serra e da Baixada Fluminense ao fundo. Paramos para tirar várias fotos. Logo abaixo da estrada, em uma casa de alto padrão, uma barang ... quer dizer, uma mulher se preparava para dar um mergulho na piscina da casa, quando se espantou conosco, que estávamos a uns 50 metros de distância, e pulou na água pra se esconder (não sei porque, pois nem bonita era, não precisou nem usar o zoom da câmera para ver isso). Seguimos em frente ...quando chegamos na estrada, um carro com 3 sujeitos (bêbados) parou ao nosso lado, os sujeitos desceram e nos interrogaram sobre nossas fotos, porque que tava tirando foto daquela mulher, da casa etc etc quase deu confusão, mas todos nós mostramos as fotos feitas pelas nossas câmeras para mostrar que não tínhamos feito nada de errado, só fotos da paisagem. Um deles nos pediu desculpas, e disse que a mulher "perturbou o juízo deles" para irem atrás de nós etc etc ... graças a Deus deu tudo certo e não tivemos maiores problemas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Ago 2010, 16:25

^^ É... Eu já tive muitos problemas como esse.

Na verdade esse ai do cara em Jardim Cachoeira foi o mais light. O cara saiu de casa meio puto, eu perguntei se ele queria que eu apagasse, ele disse que sim, eu apaguei na frente dele e fomos embora. Normal...

Mas já passei por cada perrengue........... Hehehehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 04 Ago 2010, 18:55

DadoDJ escreveu:Lendo sobre este incidente na caminhada de vocês, me lembrei de um caso semelhante que aconteceu comigo e uma galera de uma comunidade do Orkut sobre trens. No dia 7 de setembro de 2009, marcamos um "encontro nos trilhos": reunimos a galera e fomos a Guapimirim de trem. Nosso objetivo era subir o antigo leito da EF Teresópolis até esta cidade, a partir de Guapimirim. Tudo ía muito bem até o local onde ficava a parada/estação Barreiras, onde descobrimos que não era possível seguir em frente pois hoje é uma propriedade particular, e não encontramos ninguém que nos pudesse dar uma informação ou autorização para entrar e seguir em frente. Optamos por seguir por uma estrada com o objetivo de seguir subindo pela Rio-Teresópolis e em algum ponto, tentar encontrar novamente o antigo leito.
No meio do caminho, eis que nos surge por entre a mata uma vista espetacular, cinematográfica, da serra e da Baixada Fluminense ao fundo. Paramos para tirar várias fotos. Logo abaixo da estrada, em uma casa de alto padrão, uma barang ... quer dizer, uma mulher se preparava para dar um mergulho na piscina da casa, quando se espantou conosco, que estávamos a uns 50 metros de distância, e pulou na água pra se esconder (não sei porque, pois nem bonita era, não precisou nem usar o zoom da câmera para ver isso). Seguimos em frente ...quando chegamos na estrada, um carro com 3 sujeitos (bêbados) parou ao nosso lado, os sujeitos desceram e nos interrogaram sobre nossas fotos, porque que tava tirando foto daquela mulher, da casa etc etc quase deu confusão, mas todos nós mostramos as fotos feitas pelas nossas câmeras para mostrar que não tínhamos feito nada de errado, só fotos da paisagem. Um deles nos pediu desculpas, e disse que a mulher "perturbou o juízo deles" para irem atrás de nós etc etc ... graças a Deus deu tudo certo e não tivemos maiores problemas ...
Em se tratando da Estrada de Ferro Teresópolis, tenho cá minhas dúvidas sobre propriedade particular onde era leito ferroviário, com aquela paisagem toda dá para desconfiar de invasão de sem terra. :WK: tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Ago 2010, 20:59

Até que se prove o contrário, as propriedades que ocuparam o antigo leito (após a parada Barreiras) SÃO INVASÕES !
Além de invadir o leito, invadiram uma área de proteção ambiental, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Obs.: eu disse até que se prove o contrário ... pode ser que seja legalizado, né ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 07 Ago 2010, 14:00, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 04 Ago 2010, 21:50

É pessoal o site da SMU foi um achado. Agradeço ao moço da Secretaria de Transportes que me indicou. Nao saberia que serviria tanto aqui na nossa investigação sobre a EF Rio D'Ouro.

Desculpa tá off na investigação mas dia 10 eu terei a minha rendençao (apresentação do trabalho final de graduação, após esse dia poderei me considerar uma arquiteta formada hehe)
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Ago 2010, 23:17

Quando você falava em graduação, eu sempre desconfiei que fosse em arquitetura ou engenharia civil ou até história.
Normalmente as mulheres que se interessam por esses assuntos são do ramo.
Não conseguiria imaginar você se graduando em nutrição.
Boa sorte na profissão.
Nina escreveu:É pessoal o site da SMU foi um achado. Agradeço ao moço da Secretaria de Transportes que me indicou. Nao saberia que serviria tanto aqui na nossa investigação sobre a EF Rio D'Ouro.

Desculpa tá off na investigação mas dia 10 eu terei a minha rendençao (apresentação do trabalho final de graduação, após esse dia poderei me considerar uma arquiteta formada hehe)

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 04 Ago 2010, 23:29

Adenilson escreveu:Quando você falava em graduação, eu sempre desconfiei que fosse em arquitetura ou engenharia civil ou até história.
Normalmente as mulheres que se interessam por esses assuntos são do ramo.
Não conseguiria imaginar você se graduando em nutrição.
Boa sorte na profissão.
Muito obrigada! Proxima faculdade será de História mais ainda vou dar um tempo antes de fazer. Se eu tivesse tempo faria um trabalho sobre a evolução das cidades com a chegada da linha do trem (como era antes, com o trem e depois que o trem foi embora) ou participaria do concurso de monografia da CBTU sobre transporte de passageiros... Mais ai é outra história...

Em breve voltarei para as investigações :Y:
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Ago 2010, 23:34

Dado e pessoal,
Sempre que posso dou uma garimpada no que já postamos. você (Dado) postou um quadro de horários da Rio D'ouro de 1897 que entre várias estações tinha uma Parada Botafogo entre Liberdade e Engenho do Mato.
Pelos nossos cálculos a Melhoramentos estava sendo, ou para ser construída, assim como o ramal definitivo da Rio D'ouro com a estação Inhaúma.
Essa parada Botafogo que tinha no quadro ficava no ramal da João Ribeiro ou Automóvel Clube? Repare que a praça que você pensou que ficava Inhaúma na época que você postou tinha o nome Botafogo, mas não sei se em 1897, essa praça poderia dar nome a alguma estação, pois não sei se o ramal estava construído.
Lembre-se que Inhaúma foi inaugurada em 1898. Data muito colada, não?

Fica a pergunta, por quê esse nome Botafogo?
Abaixo vou postar uma foto da pavimentação de uma Rua chamada Botafogo. Onde ficaria?
Pela posição do maciço do Sumaré ao fundo, é na Zona Norte.
Só que a foto é de 1938, onde essa parada não deveria mais existir mais.
Estou postando só para constar.

Imagem

Outra coisa, encontrei uma foto no site da SMU, no qual a verdadeira Estação de Inhaúma, nomeada erradamente de Engenho da Rainha no mapa que você postou, estava denominada como uma parada de telégrafos. Que maluquice!!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Ago 2010, 23:43

ONDE FICA?
Pessoal, uma curiosidade.
Peguei uma foto de 1960 de um site de ônibus, que mostra a linha BONSUCESSO X CAXIAS e uma ferrovia margeando.
O site informa que a rua é na Penha, mas mesmo em 1960, acho que a Leopoldina já tinha muros separando a linha férrea da rua e era uma região bem mais desenvolvida que aparece na foto.
O ângulo está muito rasante e poderia estar escondendo algum trilho, mas acho que só tem uma linha.
Seria essa linha da Rio D'ouro?
Acharia esquisito um ônibus Bonsucesso X Caxias, seguir paralelo à Leopoldina, competindo diretamente com o trem.
Por tudo isso, acho que pode ser a Rio D'ouro.
Alguém se arriscaria a dizer onde pela posição dos morros atrás.
Talvez o Pablo possa dizer por onde esse ônibus passava.
Agora o maior trunfo: Atrás, bem atrás, tem uma estação de trem.
Qual será?

Imagem

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 04 Ago 2010, 23:53

A unica Rua Botafogo que eu achei foi em uma favela em Costa Barros chamada Fazenda Botafogo e lá também tem a Estrada de Botafogo
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Ago 2010, 23:59

Adenilson escreveu:ONDE FICA?
Pessoal, uma curiosidade.
Peguei uma foto de 1960 de um site de ônibus, que mostra a linha BONSUCESSO X CAXIAS e uma ferrovia margeando.
O site informa que a rua é na Penha, mas mesmo em 1960, acho que a Leopoldina já tinha muros separando a linha férrea da rua e era uma região bem mais desenvolvida que aparece na foto.
O ângulo está muito rasante e poderia estar escondendo algum trilho, mas acho que só tem uma linha.
Seria essa linha da Rio D'ouro?
Acharia esquisito um ônibus Bonsucesso X Caxias, seguir paralelo à Leopoldina, competindo diretamente com o trem.
Por tudo isso, acho que pode ser a Rio D'ouro.
Alguém se arriscaria a dizer onde pela posição dos morros atrás.
Talvez o Pablo possa dizer por onde esse ônibus passava.
Agora o maior trunfo: Atrás, bem atrás, tem uma estação de trem.
Qual será?

Imagem
1-Qual é(ou era)a empresa de ônibus que operava essa linha?
2-Se essa linha existe qual o trajeto atual?Se existiu qual era o trajeto na época?

Conseguindo as respostas para essas perguntas junte as informações que tem da Rio D'Ouro... ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 05 Ago 2010, 00:07

Bonsucesso x Caxias da empresa Reginas virou Caxias x Inhauma da empresa Fabios
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 05 Ago 2010, 00:16

Parada provisória Cachoeira:

Riacho que passa pelo local:
Imagem

Curiosamente, foi por causa dessa casa que descobrimos essa parada, pois suspeitamos que era uma estação, mas os moradores nos disseram que a casa nunca foi uma estação, porem, eles confirmaram que havia uma parada provisória no mesmo local, do outro lado da estrada.
Imagem

Mais uma da casa:
Imagem

A estrada, a parada ficava do lado direito:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nos informaram que essa pedra fazia parte da parada, ela fica dentro de uma residencia, a mesma cuja o morador criou caso com a gente.
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante