Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Moderador: Guilherme Pinho

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André Vasconcellos
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Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 29 Ago 2010, 09:36

Novos trens do metrô terão visual escolhido em votação pela Internet

Beijing e Changchun (China) - A decisão está com o passageiro. A partir do mês que vem, os usuários do metrô poderão votar pela Internet para escolher o interior das novas 114 composições que estão sendo fabricadas pela Changchun Railway Vehicles (CRC), na China. Serão três opções de cor. O design dos trens já está pronto e traz alterações, como a redução do número e a posição dos bancos e também ‘chupetas’ — alças para quem está em pé se segurar.

Imagem
Antes de chegar ao Rio, os novos trens terão que rodar 10 mil km. Os vagões serão de aço inox, como os atuais | Foto: Reprodução

Os novos 19 trens vão direto para os trilhos da Linha 2 (Pavuna-Botafogo) quando começarem a chegar, em outubro do ano que vem. A cada mês serão dois novos. Com a entrada em operação, o intervalo passará dos atuais 6 minutos de espera para 2 minutos, no trecho entre as estações Central e Botafogo. A elaboração do projeto é coordenada pela concessionária MTR, que administra o sistema de Hong Kong, o melhor do mundo, em conjunto com engenheiros e técnicos do Metrô Rio. O investimento é de R$ 320 milhões.

A modificação mais esperada pelos passageiros, no entanto, está num item que não será visto: o ar-condicionado. O novo modelo, fabricado pela empresa australiana Sigma, dará capacidade de refrigeração 33% maior do que a existente hoje. “O novo sistema vai manter a temperatura dentro do vagão em 23 graus mesmo que do lado de fora esteja muito mais quente”, afirma o presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa. A potência do ar será de 214 mil BTUs. É como se houvesse 40 aparelhos de ar condicionado ligados ao mesmo tempo dentro de cada vagão.

25% a menos de bancos

O interior terá mais novidades. Não haverá porta separando cada vagão, que passarão a ser interligados por espécie de sanfona, permitindo que o usuário troque de carro, distribuindo melhor os passageiros pelo espaço. Atualmente, são até 48 assentos por vagão. Os novos terão 36 lugares, 25% a menos. O número de barras para apoio em pé logo na entrada do carro será reduzido. “Assim, o usuário terá que seguir para o interior da composição, desobstruindo o acesso”, explica o diretor de Relações Institucionais, Joubert Flores.

Apesar das modificações, a capacidade de cada trem continuará a mesma: 1.800. O objetivo das alterações é facilitar a circulação interna. Mas é provável que o aperto na viagem também diminua. Atualmente, em horário de pico, o metrô do Rio tem 5,8 pessoas por metro quadrado. O de Londres, na Inglaterra, tem 7. Já o de São Paulo está com 12.

As melhorias continuarão após a chegada dos ‘geladões’ chineses. A frota atual será reformada ou substituída — a decisão ainda não foi tomada. A refrigeração está sendo modernizada e todos os trens ficarão mais frescos em outubro. Essas composições irão para a Linha 1 (Saens Peña-General Osório) quando os novos trens chegarem.

Indústria faz trem até para França e Austrália

A CRC, onde serão construídos e montados os novos trens do metrô do Rio, fica em Changchun, cidade industrial a mais de 700 quilômetros de Beijing. Atualmente, a empresa está fabricando os novos trens para o metrô de Sydney (Austrália) e da capital chinesa.

A companhia chinesa, na verdade, vai fabricar a carroceria e o truck — onde ficam rodas e motor — do metrô. É ela quem faz também os trucks para o trem de alta velocidade (TGV) da França. Outras empresas estão envolvidas no projeto do metrô carioca. O motor, por exemplo, está a cargo da japonesa Melco (Mitsubishi Electric).

Para atender à encomenda do Rio, a CRC está instalando novo trilho especialmente para os testes dos trens. Com capacidade para fabricar 1.500 vagões por ano, a empresa está duplicando seu parque industrial, construindo nova linha de produção maior do que a atual.

Trem sem piloto, privada musical e check-in aéreo

PARIS - Atende 5 milhões de pessoas por dia, com uma das redes mais extensas. A Linha 14, mais nova, circula com piloto automático. É a única com ar-condicionado. O intervalo chega a 1min e 20s.

LONDRES - Tem bom serviço de informação e bloqueia acesso a plataformas e estações quando enche. “O serviço é certo mesmo que leve uns minutos”, explica Joe Santos, chefe de estação.

BEIJING - Em um país onde não há filas, os chineses entram em linha para o metrô. É um dos mais superlotados no mundo. Tem 3.934 vagões em circulação — 29 vezes a quantidade do Rio.

TÓQUIO - Metade da cidade vai de metrô. Por dia, são 6,36 milhões em 21 linhas e nem por isso há sinal de sujeira. Há banheiros em todas as 179 estações e o vaso sanitário até toca música.

HONG KONG - Sistema praticamente perfeito: com ar, pontual, intervalos regulares de 2 minutos, limpo e faz até check-in avançado para viagens aéreas.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 06396.html


Matéria em .pdf: http://odia.terra.com.br/portal/rio/inf ... _metro.pdf

Salvaram o visual dos novos trens do Metrô,o anterior parecia um Spectrum City :lol: :lol:
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Nerilton
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por Nerilton » 29 Ago 2010, 11:26

Legal ver que o Metrô Rio está comprando novos trens. Esses trens chineses são bons e essa foto do trem me parece bastante futurista :D
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


[D.S.R] David SR
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Ago 2010, 17:08

As melhorias continuarão após a chegada dos ‘geladões’ chineses. A frota atual será reformada ou substituída — a decisão ainda não foi tomada. A refrigeração está sendo modernizada e todos os trens ficarão mais frescos em outubro. Essas composições irão para a Linha 1 (Saens Peña-General Osório) quando os novos trens chegarem.

Já tão falando M... uma frota que ainda é atual, ser cogitada para ser descontinuada? :@:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Pablo ITT
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por Pablo ITT » 29 Ago 2010, 23:49

[D.S.R] David SR escreveu:As melhorias continuarão após a chegada dos ‘geladões’ chineses. A frota atual será reformada ou substituída — a decisão ainda não foi tomada. A refrigeração está sendo modernizada e todos os trens ficarão mais frescos em outubro. Essas composições irão para a Linha 1 (Saens Peña-General Osório) quando os novos trens chegarem.

Já tão falando M... uma frota que ainda é atual, ser cogitada para ser descontinuada? :@:
É que estamos nadando em dinheiro, para substituir o que seria apenas uma manutenção/reforma mais caprichada, mas não tem dinheiro para investir na malha.

Aliás, gostaria que o metrô submetesse à opinião pública (usuários comuns e técnicos) não a decoração interna dos carros mas a estrutura da malha e a escolha do traçado das linhas, isto que é de fato relevante eles não fazem.
:brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb: :brrb:
nnoo nnoo nnoo nnoo nnoo nnoo nnoo

Pela criação de uma Sociedade Fluminense de Caminhos de Ferro - SFCF já.

E outro ponto, quando é que teremos trens sendo construídos no Brasil como era no passado?

Me senti agora como nos tempos de estudante..........

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André Vasconcellos
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 30 Ago 2010, 19:15

^^ O termo usado acima é só para agradar o povo besta.

Vocês acham que o metrô vai substituir 182 carros a toa??? Claro que Não.

É pq tem alguns populares que vão e dizem "Tinham que comprar trens novos e tirar todos esses trens velhos de circulação",e isso se aplica a SuperVia principalmente na qual o povo não tem um mínimo de censo quanto a transportes,e acha que trem é que nem ônibus,faz encomenda e fica pronto em no máximo 6 meses,e quando se falou "a frota será reformada ou substituída" o MetrôRio agradou a gregos e troianos.

Gregos que acham que a solução é trocar tudo e troianos no mínimo inteligentes que acham que a frota será reformada.

O Brasil pode sim voltar a MONTAR trens no país.Mas com todo o projeto realizado no exterior,vide Alstom na Lapa e a CAF em Araraquara,o único porém é financeiro:Alstom foi a careira na última licitação dos trens cariocas vide a presença dos asiáticos que dominaram os melhores preços,a CAF idem,enfim os asiáticos são favoritíssimos a ganhar as próximas licitações de trens no Rio(a próxima licitação certa de 60 trens para a SuperVia pois o dinheiro foi liberado,mas creio que deva haver mais uma para o Metrô pegando esse bonde eleitoreiro e ainda mais caso a Linha 4 tenha operação segregada da Linha 1,resumindo não seja mera extensão da Linha 1 até a Barra).Mas uma coisa é fato:CAF e Alstom juntas em um consórcio ou não tem produtos de qualidade maior se comparados aos trens asiáticos.E a qualidade reflete no preço como sempre.

Por isso que acho que deveriam ser feitas licitações por melhor proposta técnica,na qual gente especializada(repito,gente ESPECIALIZADA)avaliaria os melhores requisitos técnicos apresentados por cada empresa ou consórcio participante Dentro de quesitos de avaliação(por exemplo:Caixa e conjunto de truques/rodeiros;Interior e acessórios;Sistemas Elétricos,de tração e frenagem;Custos com manutenção a curto e longo prazo;Preço;Tempo de montagem e entrega dos TUEs após a assinatura de contrato),e daria as melhores notas para esse material,assim quem obtivesse melhor nota média venceria e enfim escolheríamos o melhor para o sistema ferroviário dentro do preço especulado e não sempre o mais barato.

Eu particularmente quero dar o meu voto de confiança em ver qualidade nos trens chineses,e espero que não hajam problemas neles que comprometam a qualidade e a vida destes no sistema metroviário.Liás, na montagem dos novos trens da SuperVia e do Metrô pelo menos estão ouvindo os passageiros,no quesito dos bagageiros nos da SV e das chupetas nos trens do Metrô,aliado ao gangway.

P.S.:Se querem dar mais espaço interno aos trens do Metrô,acho que principalmente não deveria haver bancos em L ,e sim os bancos serem totalmente laterais,assim como muitos trens da SuperVia.
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Pablo ITT
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por Pablo ITT » 31 Ago 2010, 21:57

André Vasconcellos escreveu:^^ O termo usado acima é só para agradar o povo besta.

Vocês acham que o metrô vai substituir 182 carros a toa??? Claro que Não.

É pq tem alguns populares que vão e dizem "Tinham que comprar trens novos e tirar todos esses trens velhos de circulação",e isso se aplica a SuperVia principalmente na qual o povo não tem um mínimo de censo quanto a transportes,e acha que trem é que nem ônibus,faz encomenda e fica pronto em no máximo 6 meses,e quando se falou "a frota será reformada ou substituída" o MetrôRio agradou a gregos e troianos.

Gregos que acham que a solução é trocar tudo e troianos no mínimo inteligentes que acham que a frota será reformada.

O Brasil pode sim voltar a MONTAR trens no país.Mas com todo o projeto realizado no exterior,vide Alstom na Lapa e a CAF em Araraquara,o único porém é financeiro:Alstom foi a careira na última licitação dos trens cariocas vide a presença dos asiáticos que dominaram os melhores preços,a CAF idem,enfim os asiáticos são favoritíssimos a ganhar as próximas licitações de trens no Rio(a próxima licitação certa de 60 trens para a SuperVia pois o dinheiro foi liberado,mas creio que deva haver mais uma para o Metrô pegando esse bonde eleitoreiro e ainda mais caso a Linha 4 tenha operação segregada da Linha 1,resumindo não seja mera extensão da Linha 1 até a Barra).Mas uma coisa é fato:CAF e Alstom juntas em um consórcio ou não tem produtos de qualidade maior se comparados aos trens asiáticos.E a qualidade reflete no preço como sempre.

Por isso que acho que deveriam ser feitas licitações por melhor proposta técnica,na qual gente especializada(repito,gente ESPECIALIZADA)avaliaria os melhores requisitos técnicos apresentados por cada empresa ou consórcio participante Dentro de quesitos de avaliação(por exemplo:Caixa e conjunto de truques/rodeiros;Interior e acessórios;Sistemas Elétricos,de tração e frenagem;Custos com manutenção a curto e longo prazo;Preço;Tempo de montagem e entrega dos TUEs após a assinatura de contrato),e daria as melhores notas para esse material,assim quem obtivesse melhor nota média venceria e enfim escolheríamos o melhor para o sistema ferroviário dentro do preço especulado e não sempre o mais barato.

Eu particularmente quero dar o meu voto de confiança em ver qualidade nos trens chineses,e espero que não hajam problemas neles que comprometam a qualidade e a vida destes no sistema metroviário.Liás, na montagem dos novos trens da SuperVia e do Metrô pelo menos estão ouvindo os passageiros,no quesito dos bagageiros nos da SV e das chupetas nos trens do Metrô,aliado ao gangway.

P.S.:Se querem dar mais espaço interno aos trens do Metrô,acho que principalmente não deveria haver bancos em L ,e sim os bancos serem totalmente laterais,assim como muitos trens da SuperVia.
São os inconvenientes da licitação por menor preço, a qualidade fica em 2º plano, é um ótimo e fértil terreno para a corrupção. O pior de tudo é a falta, ou não inclusão, de gente especializada no contexto, os absurdos beiram o hilário. Uma vez quando trabalhava com licitação de obra, um sujeito deu um preço menor que a concorrência diminuindo a dimensão dos pilares de concreto da estrutura, parece piada mas não é, e o responsável administrativo queria que eu aprovasse tecnicamente a lambança.
:brrb:


Brunoraraujo
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Re: Passageiros poderão escolher o interior dos 114 novos trens

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 02 Set 2010, 21:16

Sinceramente, desculpa nivelar dessa maneira. Vejamos os Mafersa.
Na prática não vejo ninguém reclamar que o metrô tem trens velhos (mesmo com interior original), a conservação e o cuidado é tudo. É só fazer um teste: coloque ao lado da S500 da SV e pergunte qual tem aparência de velho. Depois informe que a diferença de vida é só de alguns anos.

Ao menos o motor é japonês...
Abraços,
Bruno

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