A estação de Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de Capivary e era na época a primeira parada no trecho Jundiaí-Campinas, aberto na mesma data. O Almanak da Provincia de São Paulo para 1873 indicava o sr. Jesuino de Oliveira Mendes como chefe de estação e telegraphista da estação. No final dos anos 1870 já tinha o nome atual, provavelmente para não ser confundida com a estação da Ituana, na cidade do mesmo nome. Em 1890, o prédio original foi demolido para dar lugar a um maior, que também pudesse abrigar a plataforma da E. F. Itatibense, estabelecida nesse ano e que se dirigia à cidade de Itatiba, tendo sido construída com a anuência da Companhia Paulista, que chegou a ser a dona da concessão do ramal. O prédio que atualmente está lá hoje foi inaugurado em 1915, não se sabendo se é a ampliação do antigo edifício ou se um totalmente novo, e o motivo da nova mudança foi a duplicação da linha entre Jundiaí e Campinas. Com a entrega da eletrificação desse mesmo trecho em 1921, foi construída, muito próxima à estação, a subestação de Francisco de Monlevade, área muito bonita hoje tombada pelo patrimônio histórico. Na retirada da eletrificação em 1999, a subestação foi desativada e ameaçada de depredação pelos vândalos de plantão, como aliás ocorreu em praticamente todas as subestações desativadas das antigas Paulista e Sorocabana. Antes disso, em 1953, a E. F. Itatibense, historicamente deficitária, foi desativada, fechada e seus trilhos, retirados. Desativada para passageiros no final dos anos 1970, a estação de Louveira está em estado razoável de conservação, servindo de sede para a Guarda Municipal.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/louveira.htm
A concessão do trecho hoje é da ALL, usado pela MRS, que paga pelo direito de passagem até Pederneiras (obrigado ao Nanah pela informação).
Chegada em Louveira
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01044.jpg)
Passagem de nível
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01189.jpg)
A estação
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01050.jpg)
Uma das vias já foi até asfaltada
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01051.jpg)
Trilhos sentido capital
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01052.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01053.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01054.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01056.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01058.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01059.jpg)
Cabine de manobras
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01091.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01089.jpg)
Vista da cabine
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01080.jpg)
Chaves no interior da cabine
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01065.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01066.jpg)
"CCO", nesses buracos ficavam as luzes que representavam os sinais
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01067.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01068.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01069.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01070.jpg)
Antiga sala técnica
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01083.jpg)
Via sentido interior vista da cabine
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01085.jpg)
Parte de baixo da cabine
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01092.jpg)
Via que ainda é usada pela MRS
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01094.jpg)
Via inativa
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01095.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01096.jpg)
Pátio desativado
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01103.jpg)
Dentro da "casinha"
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01101.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01102.jpg)
Mais uma "casinha"
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01105.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01107.jpg)
Sinal
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01109.jpg)
Entrada da 1ª subestação ferroviária do Brasil
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01112.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01113.jpg)
Casa da subestação
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01116.jpg)
Prédio da subestação, trancado. Disseram que os maquinários estão bem-conservados aí dentro
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01117.jpg)
Ano de construção da S/E
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01157.jpg)
Placa na entrada do prédio
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01120.jpg)
Parte de trás
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01122.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01123.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01125.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01127.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01129.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01130.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01132.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01133.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01134.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01137.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01139.jpg)
Homenagem a Francisco de Monlevade
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01143.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01146.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01147.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01149.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01152.jpg)
Voltando à estação
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01159.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01163.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01165.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01166.jpg)
Símbolo da Cia. Paulista nos vidros
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01168.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01169.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01171.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01172.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01173.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01174.jpg)
Bilheteria?
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01175.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01176.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01178.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01179.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01188.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01181.jpg)
Mirantes
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01182.jpg)
Estação vista do mirante
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Louveira-Subestacao/DSC01187.jpg)