Página 1 de 1

[Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 15 Dez 2010, 22:24
por Vinicius
Nome: Itambi
Inauguração: 1866
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada e servindo em parte como moradia

A estação Itambi, antiga Vila Nova, fica a poucos quilometros da Parada Amaral e logo após o cruzamento da rodovia Mage-Manilha (BR-493). A estação, inaugurada em 1866, serviu como estação inicial da Linha do Cantagalo até a construção da extensão para Niterói e foi construída no local devido a existência de um porto mais próximo e com melhores condições do que o que havia em Porto das Caixas. De todos as estações e paradas que conhecemos, essa é a que tem mais aparência de construção antiga. Infelizmente, está completamente abandonada e em ruínas, servindo em parte como moradia. No local, existe também uma caixa d'água de ferro e um desvio.

Localização via Google Earth

Imagem

Fotos

1. A caixa d'água e a estação ao fundo

Imagem

2. Ano da construção da caixa d'água

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5. Muito mato ao redor da estação e sobre a via

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11. Por dentro da estação

Imagem

12.

Imagem

13.

Imagem

14.

Imagem

15. Detalhe

Imagem

16.

Imagem

17. A caixa d'água de outro ângulo

Imagem

18. Antiga bilheteria

Imagem

19.

Imagem

20.

Imagem

Após explorarmos o local, fomos em direção a um bar que vendia caranguejo, onde paramos para descansar e esperar pela chegada do Cleiton, que nos encontrou no local. Mais ou menos uma hora depois, partimos para o nosso próximo destino: Estação Guaxindiba.

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambí

Enviado: 18 Dez 2010, 20:30
por DadoDJ
Após passarmos pela Parada Amaral, seguimos a estação Itambi. Elas ficam relativamente próximas uma da outra, em relação ao que andamos neste dia, claro ... ;)

Após cruzarmos uma passagem de nível, seguimos pela estradinha de terra que dá acesso ao abandonado bairro de Itambi. No caminho, vimos essa ponte, em péssimo estado de conservação:
Imagem

Chegando à estação, vemos a caixa d'água de abastecimento das vaporosas:
Imagem

A estação, em péssimo estado:
Imagem

O bairro de Itambi está literalmente abandonado, com ruas de terra batida, muita lama e buracos cheios d'água. Mas as casas nos chamaram a atenção: são em sua maioria de arquitetura antiga, provavelmente teria alguma relação com a ferrovia e o relativo progresso e colonização que surgiu na região. A casa abaixo, por exemplo, é de 1933 (a estação é de 1866):
Imagem

Curiosamente, após eu fazer a foto acima, paramos um pouco próximo a entrada da estação de Itambi. Ela parece ser o prédio original, de 1866, mas parte do prédio ruiu, e o restante foi improvisado com um "puxadinho", onde reside uma família. E de repente duas mulheres desta família saíram da casa perguntando quem nós éramos, o que estávamos fazendo, se éramos da prefeitura ... após explicarmos e ela reclamar pensando que nós fôssemos tomar alguma providência em relação ao estado do bairro, ela nos convidou a entrar para foografar a estação de outro ângulo ! Muito gentil !
Imagem
O dístico caiu, segundo uma das moradoras
Imagem
Uma placa de patrimônio da RFFSA, coberta de tinta.

Estação Itambi, vista da rua (de outro ângulo):
Imagem

Após as fotos, fomos para um pequeno restaurante, que tinha como ingrediente princpal dos pratos, Caranguejo ! Decidimos apenas nos hidratar e comer alguns biscoitos. Neste momento o Cleiton Pierruccini, pesquisador ferroviário e colaborador do site "Estações Ferroviárias do Brasil", me telefonou (eu havia falado com ele em Porto das Caixas, por telefone, para saber a localização do antigo túnel) e disse que estava vindo ao nosso encontro. Aguardamos e depois seguimos todos juntos, de ônibus (Guaxindiba é a próxima estação, e segundo o Cleiton, nada de interessante existe no caminho, além de ser perigoso e distante: 6kms). Demorou muito o ônibus, mas seguimos em frente ... nesta hora é que deu muito mais saudades da época que o trem circulava ...

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 07 Jan 2011, 13:15
por Vinicius
Primeiro post atualizado com as minhas fotos.

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 12 Jan 2011, 21:33
por Guilherme Pinho
Mais fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 12 Jan 2011, 23:32
por DadoDJ
Boas fotos, Guilherme !

app

Me digam uma coisa: vocês comentaram que próximo à estação de Itambi havia um desvio ... em qual local está este desvio, pois eu não vi quando caminhamos pelo lugar ...

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 23 Jan 2011, 17:05
por Guilherme Pinho
^^
Obrigado Dado


Agora que percebi nas fotos, são 2 pontilhões antes da estação, o que significa que ja haviam 2 vias antes de chegar na estação

Re: [Ramal de Itaboraí] Itambi

Enviado: 06 Fev 2011, 16:10
por Guilherme Pinho
foto dos pontilhões

Imagem