Mauricio Lima
O escritório paulistano JBMC Arquitetura e Urbanismo foi contratado pelo Metrô Rio para transformar um túnel abandonado em uma estação de metrô. A empresa ficou responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico da futura estação Uruguai, que deverá ficar pronta até 2014, como continuação da Linha 1 do metrô do Rio de Janeiro.
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O túnel, conhecido como "Rabicho da Tijuca", foi projetado inicialmente para ser um estacionamento de automóveis. Com vãos livres pequenos e muito pilares, toda a carga estrutural era dividida em duas linhas contínuas de apoios. Por ser um espaço estreito e pela necessidade de facilitar a acessibilidade e a movimentação de passageiros na plataforma, os arquitetos buscaram uma forma de maximizar a força dos pilares, de modo que houvesse apenas uma linha contínua de apoios. Para isso, relata o arquiteto Caio D'Alfonso, do escritório JBMC, "foram pensados pilares de aço em forma de árvore, que transmitem a carga estrutural das quatro hastes para o eixo central dos pilares". Na parte superior, serão colocados pilares de concreto, cobertos por uma capa de aço.
Todo o projeto prevê a colocação de painéis de aço para ocultar a estrutura existente, além de painéis artísticos ao longo da plataforma. No chão, serão instalados pisos de diferentes cores tanto na plataforma quanto na parte superior da estação.
Como exigência da empresa Metrô Rio, as catracas foram substituídas por barreiras de vidro. Além disso, o acesso aos trens só será feito quando as portas de vidro das plataformas se abrirem.
A estação conta com cinco acessos, sendo um principal, com estrutura mista de metal e de concreto, e outros quatro com estrutura metálica. Elevadores e catracas especiais para portadores de necessidades especiais, além de grandes vãos livres na parte superior, garantem a acessibilidade do local.
Segundo D'Alfonso, as obras devem ser iniciadas ainda em 2011.
Confira mais imagens do projeto:
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