Do site Estações Ferroviárias:
A estação de Pedreira foi aberta em 1875. "Construída no km 11 do ramal e terras do Capitão José Pedro de Godoy Moreira, que as cedeu gratuitamente" (*RM-26/7/1874). Desta estação deveria sair o ramal de Areia Branca, que seguiria para o bairro do mesmo nome no então município de Amparo, isto em 1891. O ramal nunca foi construído. Foi fechada em 3/1/1967, junto com o trecho
Jaguariúna-Amparo (*RM-1967). O prédio hoje funciona como um museu. "Meu tio era o chefe da estação, e morava bem perto dela. Quando íamos a Pedreira, ficávamos esperando o trem para a volta na casa dele; ele então recebia a mensagem no telégrafo, e dizia: "corram para a estação, porque o trem já saiu da outra!" E a gente corria com as coisas para lá" (Teresa Maia, agosto de 1999). Pintado de azul e desfigurado, mas bem conservado, está junto ao centro da cidade, ao lado da rua de comércio principal. Serve como posto policial e centro de artesanato.
Pedreira em 1910 (por A. C. Belviso)
A estação em 1998, pintada de azul (por Ralph Menucci)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/pedreira.htm
Pedreira foi a primeira estação do extinto ramal de Amparo da Cia. Mogiana (partindo de Jaguariúna). Fica no município de Pedreira-SP, também à margem da estrada Jaguariúna-Amparo. Hoje serve como loja de artesanato e posto de informações turísticas.
1. O prédio em 24/01/2011, já repintado com as cores originais
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
[Cia. Mogiana] Estação Pedreira
História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.
Moderador: Caco
Responder
Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico
Primeira mensagem não lida • 1 mensagem
• Página 1 de 1
Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”
Ir para
- TGVBR
- Assuntos Gerais
- ↳ ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS
- ↳ GALERIA DE IMAGENS
- ↳ FERROVIAS - MUNDO
- ↳ LINK´S E SITES DO SEGMENTO
- A Ferrovia no Brasil
- ↳ TRANSPORTE - PASSAGEIROS
- ↳ TRILHOS - OUTROS MODAIS
- ↳ TRANSPORTE - CARGA
- ↳ Carga News
- Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ NOSTALGIA SOBRE TRILHOS
- ↳ ESTAÇÕES DESATIVADAS
- ↳ FERROVIAS & COMPANHIAS
- ↳ MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO
- Aspectos Técnicos da Ferrovia
- ↳ SEÇÃO TÉCNICA
- ↳ SEÇÃO TÉCNICA - BIBLIOTECA
- ↳ OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA
- ↳ PROFISSÕES
- Sistemas de Metrô
- ↳ METRÔ - BELO HORIZONTE (MG)
- ↳ MetrôBH News
- ↳ METRÔ - BRASÍLIA (DF)
- ↳ METRÔ - PORTO ALEGRE (RS)
- ↳ METRÔ - RECIFE (PE)
- ↳ METRÔ - RIO DE JANEIRO (RJ)
- ↳ Notícias do Metrô Rio
- ↳ METRÔ - SALVADOR (BA)
- ↳ METRÔ - SÃO PAULO (SP)
- ↳ METRÔ - OUTROS ESTADOS
- Sistemas de Trem Metropolitano
- ↳ CPTM - SP
- ↳ News CPTM
- ↳ SUPERVIA - RJ
- ↳ Notícias da Supervia
- ↳ CENTRAL LOGÍSTICA - RJ
- ↳ TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS
- Trens de Passageiro de Média e Alta Velocidades
- ↳ TGVs PELO MUNDO
- ↳ TGV / EUROPA
- ↳ SHINKANSEN / KTX & ÁSIA
- ↳ ACELA / ZEFIRO & AMÉRICAS
- ↳ PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ
- VLTs, Monotrilhos e afins
- ↳ EMTU - VLT da Baixada Santista - SP
- ↳ CMSP - Monotrilho - SP
- Ferromodelismo & Simuladores
- ↳ FERROMODELISMO
- ↳ SIMULADORES DE TREM
- ↳ OPENTTD
- ↳ OpenTTD Brasil
- ↳ CAFÉ DA ESTAÇÃO
- ↳ Aniversários
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante