Linha mista na Rio D´Ouro

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Linha mista na Rio D´Ouro

Mensagem não lida por Tche » 19 Ago 2011, 17:53

Eu havia questionado a foto em que um ônibus estava cruzando a passagem de nível da Pavuna em que as duas linhas eram mistas, apesar de a junção com a Linha Auxiliar esteja mais adiante, no fundo da foto à esquerda. A resposta que me foi dada quanto ao início da linha mista não foi convincente e resolvi investigar, descobrindo que a junção com a Auxiliar não começava no centro da Pavuna, e sim bem antes, entre Acary e Pavuna, na Estrada do Rio do Pau, como poderei comprovar. De posse de uma foto descoberta por mim, foto esta "tirada" ao nível do chão, ao lado da cabine da Pavuna, olhando em direção de Acary, mostra a linha mista vindo de uma grande reta até perder de vista, ao passo que a linha Auxiliar em seu trajeto atual aparece à direita da foto, bem junto à cabine. O que me fez concluir que TODO AQUELE TRECHO DO METRÔ na AV. Automóvel Clube e que possui desvios de manobras eram parte da linha mista que se iniciava à partir da Linha Auxiliar, que tomava aquele leito desde a estrada do Rio do Pau, e não como é atualmente. Onde existe a passagem de nível em Costa Barros é que a linha Auxiliar entrava pela Estrada do Rio do Pau até a A. Clube. Acrescente-se ainda que a pista de veículos da Automovel Clube que atualmente vem da Pavuna até Costa Barros era parte integrante da linha mista, pois o táfego de veículos era feito em mão e contra-mão pela Automóvel Clube desde um ponto após Acary. Atualmente quem vem de carro da Pavuna em direção a Acary, após a estação do Metrô, toma uma imensa linha reta com pouco mais de 1 KM até chegar ao sinal luminoso com a Estrada do Rio do Pau. Pois bem, aquele trecho era parte da linha mista. Tal foto poderei enviar, mas não sei como.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha mista na Rio D´Ouro

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Ago 2011, 21:46

Tche, desculpe não comentar sua mensagem anteriormente, mas é que eu não havia entendido ... você quis dizer que a EFRdO possuía linha mista em que ponto ? Até onde eu sei, apenas onde funcionava a "Linha Circular da Pavuna" era onde tinha linha mista ... mas pelo que eu entendi, a linha mista ía até Acary, é isso ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante