CENTRAL Logística passará para a Supervia?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

CENTRAL Logística passará para a Supervia?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jun 2008, 04:36

HGPFILHO

Afinal, alguem sabe se o ramal que a Central Logistica opera vai mesmo para a Supervia?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Jun 2008, 04:47

renanfsouza

Nunca mais ouvi essa história.

Mas tomara que aconteça mesmo...
HGPFILHO escreveu:Puxa, bom ver você renan, fazia tempo que você nao andava por aqui.

Para quem nao conhece, um pouquinho de informação:

O Sistema de Trens operado pela COMPANHIA ESTADUAL DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA – CENTRAL é composto pela linha tronco Barão de Mauá – Vitória (sub-trecho Saracuruna/Magé/Km 58, com 25,10 Km de extensão de trecho) e pelos Ramais de Guapimirim (Magé – Guapimirim com 17,30 Km de extensão de trecho ) e de Niterói (Visconde de Itaboraí - Niterói com 32,80 Km de extensão de trecho ), em bitola de 1,00 m, não eletrificado, operados com locomotivas diesel-elétricas tracionando carros de passageiros, atendendo aos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim e Duque de Caxias e transportando em média 2000 passageiros/dia útil.

A Concessionária Ferrovia Centro Atlântica - FCA utiliza o sub-trecho Saracuruna/Magé/Km 58 da CENTRAL para a circulação de seus trens de cargas perigosas (álcool, óleo diesel e gasolina), além de carga geral.

Imagem
HGPFILHO

Ao ser apresentado à empresa, o Caro Leitor deve ter percebido que a CENTRAL tem origem nos primórdios da ferrovia no Brasil. Ela é de fato remanescente de um longo processo de construções de ferrovias, estatização e fusão de empresas, erradicações de linhas e, por fim, cisão e privatização.

Houve, portanto, ciclos de expansão e retração e de estatização e privatização, que se iniciaram em 1854 com a inauguração da 1 a Ferrovia do Brasil, ligando as estações de Guia de Pacobaíba, no Porto de Mauá, e Fragoso, Raiz da Serra, ambas no Município de Mauá, Rio de Janeiro.

Em 1855, foi decretada a construção da Estrada de Ferro D PedroII, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1858, ligando a Estação da Corte (atual D PedroII) à Estação de Queimados, RJ.

Deposta a monarquia, a Estrada de Ferro D PedroII passou a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil, que, após incorporar pequenas ferrovias privadas e parte da EF Leopoldina, foi também incorporada pela Rede Ferroviária Federal- RFFSA, em 1957, juntamente com outras dezessete estradas de ferro de todo o Brasil.

Em 1984, houve cisão da RFFSA, que transferiu a gestão dos serviços de trens urbanos de passageiros para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos- CBTU. Uma década depois, em 22 de Dezembro de 1994, foi criada a FLUMITRENS e os serviços urbanos de passageiros foram estadualizados. Em 1998, a maior parte desses serviços foi entregue à gestão privada e a FLUMITRENS absorveu missões e atividades de estado.

Em Maio de 2001 , foi criada a CENTRAL , Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, pela cisão empresarial da FLUMITRENS, ora em liquidação, da qual absorveu as funções de Transporte ferroviário, ficando também por decisão posterior como responsável pelo Sistema de Bondes de Santa Teresa.

renanfsouza

Excelente relato !

Então, nos dias de hoje, a CENTRAL Logística opera os ramais de Guapi e Itaboraí.

O ramal de Itaboraí será transformado em linha 3 do metrô, ao menos até São Gonçalo num primeiro momento.

E a Supervia demonstra interesse de assumir o ramal de Guapi.

E quando essas duas coisas ficarem prontas, finalmente a famigerada CENTRAL operará apenas os bondes turísticos de Santa Tereza =D =D =D =D =D =D =D =D

HGPFILHO

Devo pensar : Coitados dos Bondes.... ou estou enganado? vocês que são cariocas o que acham???

renanfsouza

Ah...

Os bondes são turísticos... Acho que eles são lucrativos o suficiente e por isso o serviço é bom. Por mim a CENTRAL poderia continuar operando eles sem problemas.

Mas para operar meio de transporte de milhares de pessoas............. Privatização já ! A CENTRAL já mostrou a sua incompetência.

HGPFILHO

Em Sampa algumas companhias também deveriam morrer....

fabio_arruda

ainda esta operando o ramal de itaborai???? alguem tem os horarios dos trens ai????

renanfsouza

Não existe horário nos trens da CENTRAL. Pelo que eu sei só existe uma locomotiva que faz o trajeto de ida e volta, e é um trem fantasma.

fabio_arruda

entao não transporta nunguem se não se pode confiar na regualridade dos trens ????!!!!!!!!! é uma empresa fantasma???!!!!

Elias

A CENTRAL dificilmente cumpre a grade horária. O corredor de Magé/Guapimirim, por exemplo, é recorde em atrasos e suspensões! Quem for viajar pela malha da CENTRAL, seja lá para onde for, tem de saber retornar para casa de ônibus. Os ramais adiministados pelo governo do estado não são regulares ou confiáveis. Um abraço a todos...

renanfsouza

Essa sexta eu pretendo conhecer o ramal mas irei a pé.

Elias

Pode até tentar, mais você vai se cansar demais. Eu aconselho você a colocar a "viação canela" no plano B. Você pode embarcar no horário das 08:34 e, em caso de problemas, utilizar o 2º plano. O trem que parte das 08h34min da Estação Saracuruna retorna no fim da tarde, partindo às 16h. da Estação Guapimirim chegando às 17h20min em Saracuruna. Eu gostaria de conhecer melhor esse corredor, para isso irei disponibilizar um dia inteiro para percorre-lo. Talvez irei na semana que vem. Valeu Renan

renanfsouza

^^ Pois é... Mas já aconteceu um imprevisto e o passeio terá que ser adiado. Mas mesmo assim os meus planos eram ir no ramal de Itaboraí.

Ei Elias ! Leve a sua câmera pra nos mostrar as estações

HGPFILHO

Do jeito que vocês comentam, pressinto que no futuro teremos que enviar o subforum inteiro CENTRAL LOGÍSTICA para o NOSTALGIA, ao menos a parte de trens, pois parece que só os Bondes estão funcionando bem... Já os trens...

Elias

No momento eu estou sem câmera, mas eu pretendo arranjar uma emprestada só para a ocasião. Já percorri o trecho uma vez e garanto: Voces vão se assustar com as fotos das estações e pontos de parada. Já viu a parada Nova Marília? Basta apenas uma foto para retatar esse ponto de parada. Por-que será? Ah voce deve saber! Valeu Renan

Elias

HGPFILHO, isso realmente será necessário. Os corredores de trens urbanos adiministrados pela CENTRAL, infelizmente funcionam muito mal. E o pior é que a cada dia piora! Tudo porque a CENTRAL é um orgão de adiministração "indireta" do governo do estado. O estado do Rio de Janeiro nunca zelou pelo transporte ferroviário (a maior prova disso era a FLUMITRENS). O governo está "cagando e andando" para as ferrovias (pelo menos aqui no RJ). Quanto ao mover, se quiser começar a faze-lo, sinta-se a vontade. Um abraço...

HGPFILHO

o JEITO É PASSAR TUDO LOGO PARA A SUPERVIA!!!!

Elias

Eu espero que isso ocorra logo. Se não fosse aquele processo judicial da petrobrás... Talvez, até o ano que vem isso aconteça. As finanças da SUPERVIA que se cuidem, pois será preciso muito dinheiro para restaurar a via permanente, as estações e os pontos de parada que estão em situação deplorável...

[D.S.R] David SR

Sem falar que teria que a SuperVia teria que modificar a Bitola para o padrão brasileiro de forma a minimizar os custos com a manutenção do material rodante, pois os Trens que vão até Saracuruna poderiam prosseguir pelas vias do trecho.

A eletrificação seria um bom investimento também, mas acho que deveria ser feito pelo Governo Estadual, e novos Trens também.

Elias

A troca da bitola e a eletrificação ficam em segundo plano na hora da cisão. O ramal de Vila Inhomirim não é operado com TUE`s, mas não deixa de ter boas condições, diginidade e segurança. Nesta terça-feira, 13 de maio, visitarei o corredor de Magé/Guapimirim inteiro. Quem quiser me acompanhar, por favor entre em contato!
[D.S.R] David SR escreveu:Algumas fotos que eu tirei no dia 14 de maio do modelo usado no ramal de Guapimirin.

Metropolitan Vickens Série 100, fabricação inglesa, 1937:
Originalme foi concebido para operar em bitola 1,60. Foi adaptado a bitola Métrica.

Estacionado no pátio ao lado da estação/parada Guapimirin
Imagem

Visão do S-100 ao lado da estação Guapimirin
Imagem

Rodeiro, semelhante ao do Metropolitan Vickens S-200 (Atual Cobrasma S-1000)
Imagem

2 rodeiros sem eixos, ao fundo outro S-100 estacionado, este esta abrigado e reformado.
Imagem

S-100 reformado com a nova pintura da CENTRAL
Imagem

Imagem

Imagem
renanfsouza

BELEZA DAVID !!!!

Esse S100 ainda roda ??? É o mesmo modelo do Carmem Miranda parado na Leopoldina, ou estou enganado ??

Parabéns David !!! Inauguradas as fotos da CENTRAL Logística

[D.S.R] David SR

É sim Renan, o famoso Carmem Miranda, só que em melhor estado.
Eu não sei se ser rebocado por locomotivas Diesel-Elétricas é considerado operar, pois o TUE que acabou virando um TUD só é rebocado.
Digamos que ele ainda presta serviço como lotação, as estações tem entrada gratuita pois o leito não é delimitado por muros e é via singela.

Hoje um TUD do ramal colediu com uma carreta quando seguia para Guapimirin, a carreta foi removida do local e o Trem seguiu viagem.
Na quarta feira (dia 14 de maio) o ramal estava sem previsão de funcionamento.
Também estive na estação Magé, devo criar um tópico para a estação?

Guilherme Pinho

tem ou tinha uma s 400 reformada la na estação Barão de Mauá com essa pintura, alguem confirma?

essa s 100 reformada ja esta circulando no ramal de Guapimirim?
To por fora do funcionamento desse ramal

[D.S.R] David SR

Ainda esta lá sim Guilherme, quase que fincado no chão, não se moveu nem um centímetro.

Pelo aspécto das rodas ele não roda regularmente, usam o S-100 com pintura antiga ainda.

Elias

Aquela composição foi reformada para circular no trecho entre as Estações terminais de JAPERI e Barra do Pirai, o barrinha (bitola de 1,60m). Porem encontra-se lá em Barão de Mauá por pura má vontade dos nossos governantes e pelo interesse financeiro da MRS Logística. A composição reformada no pátio da estação Guapimirim, é o mesmo trem que circulava em Campos, tendo sido apenas reparado. Passará a circular dentro de duas semanas no ramal, segundo informações dos funcionários

LANDRAIL

duvido que o barrinha volte a circular, o tráfego na MRS está saturado em todas as linhas e ramais da MRS em minas, rio e sào paulo!!!!
[D.S.R] David SR escreveu:Uma das melhores fotos da CENTRAL que eu tirei até hoje.

Logotipo da CENTRAL na lataria de uma grua ferroviária estacionada ao sul da estação Magé.
Imagem
HGPFILHO

Puta merda, David, que raridade e preciosidades suas fotos caras, como te disse no msn você foi um herói, as primeiras fotos da Central Logistica no TGVBR. Assombram, mas eu esperava coisa mais medonha ainda do jeito que vocês falam....
Minha sugestão, crie um topico como os que estão sendo feitos a la Supervia ou ao menos, um topico de fotos da Cia.
Desde já meus parabens pela tua garra e empenho!!!

renanfsouza

Cria ai um thread da estação Magé cara !!

Aliás... Sou a favor de criar de Guapi também

Evandro

Belas fotos!!!

Mais velho que esses trens reformados, só os de Buenos Aires...

Guilherme Pinho

tenho notícias!!

Meu tio foi me visitar hoje e contou que quando estava viajando de Vila Inhomirim à Saracuruna, veio de trem reformado, provavelmente da serie 100 reformada da foto. Apesar do atraso de 24 minutos, o ramal parece estar funcionando com regularidade.

Meu tio mora em Petrópolis e soh gastou 4 reais de passagem , 2 de transporte rodoviário até Raiz da Serra e 2 de Trem até Engenho de Dentro
Isso mostra como o tranporte ferroviário é vantajoso

Elias

O corredor de Vila Inhomirim (Raiz da Serra) é operado pela SuperVia. Nesse trecho há melhorias nos trens. A iniciativa privada é outra coisa...

renanfsouza

^^

Com certeza.

Guilherme Pinho

Eu fiz confusão , Pelo menos posso confirmar que meu irmão trabalhou na reforma da composição que circula nesse ramal, acho que outra série 100, espero não errar de novo

Elias

Em berve criarei um thread da Estação Terminal de Guapimirim. Já tenho as fotos desde o dia 13 de maio, porem a minha internet discada não ajuda muito. Preciso passar primero para o «http://photobucket.com/» para depois postá-las aqui. Se souberem de um caminho mais rápido, ajudem-me.

[D.S.R] David SR

Eu uso o "OrkutBucket", eu inventei um jeito de usar o Orkut para hospedar fotos, eu acho que é rápido, pelo menos pra mim, eu também tenho Net discada.

lipe_andreense

Mas em locais que bloqueiam o Orkut (faculdades/empresas) as fotos não abrem

Vinicius

A vantagem do Photobucket é que você pode hospedar várias fotos de uma vez. Com isso você ganha tempo. É o que eu recomendo.

[D.S.R] David SR

As minhas fotos ficam bloqueadas? Eu uso um código que a foto abre fora do orkut.

Elias

Eu também uso o Photobucket mas a demora para adicionar imagens é grande deviso a lenta conexão com a net. Meu discador é da Oi

lipe_andreense

[D.S.R] David SR escreveu:
As minhas fotos ficam bloqueadas? Eu uso um código que a foto abre fora do orkut.
Sim, isso é muito fácil, só copiar o endereço da imagem.
Mas quando o orkut é bloqueado, tudo o que está em seu servidor também é bloqueado

[D.S.R] David SR

Bom saber, então eu irei pouco a pouco transferindo as fotos para o PhotoBucket, obrigado por me avisar Lipe, eu pensava que ver as imagens sem estar logado no orkut já era garantia de ve-las em qualquer lugar.

lipe_andreense

[D.S.R] David SR escreveu:
Bom saber, então eu irei pouco a pouco transferindo as fotos para o PhotoBucket, obrigado por me avisar Lipe, eu pensava que ver as imagens sem estar logado no orkut já era garantia de ve-las em qualquer lugar.
é possível passar as imagens do orkut para o photobucket copiando o link da imagem(do orkut) e selecionando WEB URL na hora de fazer upload no Photobucket

É muito mais rápido que copiar a imagem do PC para o photobucket, pois eu acredito que dessa formao processo é feito sem depender da sua conexão, é um processo remoto

[D.S.R] David SR

Obrigado pela dica Lipe.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes