Tiago Costa escreveu:Pois é, pra mim o Metrô é uma forma de operação de um sistema ferroviário. Vou explicar fazendo contraste com os trens:
-No trem você sabe exatamente em que horário vai sair (mas isso não significa intervalos necessariamente longos, vejam o quadro de horários da Supervia), no metrô você sabe o tempo máximo que vai esperar pelo próximo trem.
-Os trens têm uma velocidade comercial bem maior do que os metrôs, porque o propósito deles é cobrir maiores distâncias em menor tempo, e geralmente eles ligam manchas urbanas distintas, ao contrário dos metrôs, que na grande maioria das vezes servem para atender a uma mesma mancha urbana.
Mais detalhes técnicos:
-A média da distância das estações dos metrôs no mundo é de cerca de 1000-2000 metros. Já a dos trens é geralmente de 4, 5, 10 quilômetros. -São poucas estações por mancha urbana.
-A taxa de aceleração dos metrôs geralmente é de 0,5 m/s² ou mais, pela sua influência direta na velocidade comercial. Já a dos trens geralmente é menor que 0,5 m/s², para maior conforto dos usuários.
-A velocidade máxima dos trens geralmente é de 80 km/h ou mais, para uma maior velocidade comercial. A dos metrôs geralmente é de 80 km/h ou menos, porque ela não costuma ser atingida devido à curta distância das estações.
-O sistema de sinalização dos metrôs permite curtos intervalos, curtos como 60 segundos nos sistemas mais avançados, e de 3-5 minutos na média mundial.
-O tempo de parada das estações costuma durar de 1 a 2 minutos nos trens, e nos metrôs costuma ser de 15 a 30 segundos, sendo que no horário de pico ele pode ser baixo como 5 segundos, se um trem está atrasado em relação ao "carrossel".
Agora, vamos às considerações:
-O Metrô-SP tem todas as características de Metrô que eu listei, com a distância das estações das linhas bem distinta:
-Na Linha 1 a média de distância das estações têm 918 metros, a Linha 2 tem a média de 1070 metros, a Linha 3 tem a média de 1294 metros e a Linha 5 tem a média de 1680 metros, e diminuirá quando a linha for expandida até Chácara Klabin. Já na Linha 2 a distância já foi de 1000 metros, e tende a aumentar, podendo atingir até 1150-1200 metros quando for expandida até o Tatuapé.
-A velocidade comercial dessas linhas é de 32 km/h na Linha 1, 35 km/h na Linha 2, 42 km/h na Linha 3 e 41 km/h na Linha 5. A velocidade máxima dos trens é de 87 km/h nas Linhas 1, 2 e 3 e 68 km/h na Linha 5, devido a limitação das vias (também existente em trechos das outras linhas), e vai aumentar para 80 km/h nos trechos de túneis.
-O intervalo mínimo regular que o sistema dessas linhas permite é de 90 segundos para as Linha 1, 2 e 3. Na Linha 5 eu não sei, mas acredito que seja ainda menor. Em situações de interferência, os trens podem ter até 30 segundos de distância uns dos outros (nos túneis, já que nas estações tem o tempo das portas abrirem, ocorrer o desembarque e embarque dos passageiros e das portas fecharem).
-Na CPTM, a distância das estações nas linhas é de 3247 metros na Linha A (Luz-Francisco Morato), 1857 metros na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), 1733 metros na Linha C, 2861 metros na Linha D, 3387 metros na Linha E (Luz-Estudantes), sendo 4000 metros no Expresso Leste (Luz-Guaianazes) e 2978 metros na "banda B" (Guaianazes-Estudantes), e 4311 metros na Linha F (Brás-Calmon Viana), e vai diminuir para 3880 metros com a inauguração da Estação USP Leste e para 3233 metros quando as estações Jardim Helena e Jardim Romano entrarem em operação.
-A velocidade média comercial é similar à do Metrô, sendo a maior a da Linha A, com 46 km/h na Linha A (Luz-Francisco Morato) e a menor a da Linha B, com 36 km/h (Júlio Prestes-Itapevi).
-Os intervalos dos trens no pico é de 9 minutos na Linha E ("banda B"), 8 minutos nas Linhas A, D, e F, 7 minutos na Linha B e 6 minutos na Linha C e Linha E (Expresso Leste), sendo que praticamente todas as linhas têm sistema de sinalização que permite intervalos de 3 minutos entre os trens, e o trecho das vias entre Barra Funda e Brás permite intervalos de 90 segundos em todas as linhas.
-Os trens da CPTM operam por intervalos, os do Metrô-BH, Trensurb e Metrorec também.
-A distância entre estações da Linha 1 do Metrô-BH é de 1561 metros, e a velocidade comercial é de 38 km/h. O intervalo mínimo entre os trens é de 4 minutos.
-A distância entre estações da Linha 1 do Metrorec (2 ramais) é de 1200 metros, em média, e a velocidade média dos trens é de 40 km/h.
-A distância entre estações da Linha 1 do Trensurb é de 2112 metros e a velocidade média dos trens é de 49 km/h, e a aceleração dos trens é de 0,8 km/s².
Diante disso, pergunta-se: partes da CPTM não opera como Metrô, pelo menos em parte de suas linhas? Os sistemas de Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte não são caracterizados como metrô? Lembrando que os limites que eu coloquei não são rígidos, ou seja, velocidade de 87 km/h do Metrô-SP não o caracteriza como trem. O Trensurb possui características de Metrô e Trem, tendo distância das estações menor em Porto Alegre e maior nas outras cidades.
Considerações finais:
-Existem no mundo Metrôs com diversas formas de alimentação elétrica, sendo terceiro trilho a mais utilizada. Mas também existem muitos Metrôs com catenária, tanto rígida quanto convencional. Algumas linhas são assentadas sobre dormentes, outras sobre bibloco de concreto, alguns biblocos são assentados diretamente sobre o substrato de concreto, e outros sobre massa mola. O Metrô de Roma possui catenária e os trilhos são assentados em dormentes sobre brita, e é quase totalmente subterrânea. Fora que os metrôs de Paris, México e Santiago (e muitos outros) têm linhas com trens de pneus! E não dá pra não chamá-los de Metrô. Então essa é uma discussão longa, e complicada. É com eu falei com o forista Dourado, do SSC: cada um tem uma visão diferente do que é metrô, cada um faça a sua, ehehehe. O problema é que a Linha 1 do Metrô-SP é referência para nós do que é Metrô, porque foi a primeira a ser construída. Mas depois de ver os metrôs da Europa, percebi que metrô é um termo muito mais abrangente. Recomendo a visita aos sites:
http://www.urbanrail.net - metrôs do mundo todo
http://en.wikipedia.org/wiki/Rubber-tyred_metro - metrôs com pneus
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ra ... third_rail - sistemas que utilizam terceiro trilho
http://en.wikipedia.org/wiki/Urban_rail_transit - Definição sobre sistemas de trânsito urbano ferroviários
Contribuam para a discussão, demonstrem suas idéias!