Página 1 de 15
Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 10 Jun 2008, 22:56
por Tiago Costa
Os trens da série 4400 já sofreram várias reformas, sendo a mais recente ocorrida entre 2006 e 2008 (PQMR II da CPTM). Rodam nas linhas 11 e 12 da CPTM. Como foram comprados pela EFCB, também possuem similares no Rio de Janeiro (série 400).
Ficha Técnica:
Formação básica do TUE
Características
Formação TUE: RC+M+RC1
Fabricante: FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação: 1965
Origem: EUA
Ano Operação: 1981
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: Linha 11 e Linha 12
Composição Linha 11: 6 Carros
Composição Linha 12: 6 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,910 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,400 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,400 m
Altura Boleto ao Piso: 1,254 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento M: 22,000 m
Comprimento R/RC: 22,000 m
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 12.400 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,55 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,65m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 0,85 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 74+200
Lotação RC/RC1: 66+201
Lotação TUE: 808
Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução
Fotos
Reforma mais recente
Exterior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
Interior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
Reforma anterior (PQMR I)
Exterior
1 -
Enviado: 10 Jun 2008, 23:01
por Tiago Costa
Pessoal, postem mais fotos, para eu colocar no primeiro post
!
Fotos necessárias
-Reforma atual (PQMR II):
=>Interior
=>Cabine
-Reforma anterior (PQMR I):
=>Interior
=>Cabine
-Primeira reforma:
=>Exterior
=>Interior
=>Cabine
E fotos das partes já representadas também são bem vindas!
Enviado: 11 Jun 2008, 13:25
por L Fernandes
Valeu Tiago!
Enviado: 11 Jun 2008, 13:40
por L Fernandes
editado
Enviado: 12 Jun 2008, 02:38
por Sergio Silva
Bom, aproveitando o tópico e o fato de ter ido a Calmon Viana ver os trens que faziam a escala das linhas E e F, vou postar aqui a lista do estado das unidades:
Antes que eu esqueça: a frota dessa série é de 32 unidades, porém a numeração vai até 35, logo, três das unidades listadas provavelmente não existem
Código: Selecionar todos
Unidade Estado Obs.:
4401 Reformado: T'Trans Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4402 Paradeiro Desc.
4403 Reformado: T'Trans Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4404 Reformado: Siemens Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4405 Reformado (PQMR I)
4406 Paradeiro Desc.
4407 Reformado (PQMR I)
4408 Não reformado
4409 Paradeiro Desc.
4410 Paradeiro Desc.
4411 Reformado: Siemens Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
4412 Reformado: Siemens Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4413 Reformado: Siemens Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4414 Reformado: T'Trans Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4415 Reformado: T'Trans Adesivado como o "19º trem reformado"
4416 Paradeiro Desc.
4417 Reformado: T'Trans Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4418 Reformado: T'Trans Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4419 Paradeiro Desc.
4420 Reformado: T'Trans Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4421 Reformado: T'Trans Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4422 Reformado: T'Trans Adesivado como o "19º trem reformado"
4423 Reformado: T'Trans Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4424 Reformado: Siemens Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4425 Reformado (PQMR I)
4426 Reformado: Siemens Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4427 Reformado: Siemens Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4428 Reformado: Siemens Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4429 Reformado: Siemens Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4430 Reformado: Siemens Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4431 Reformado: Siemens Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4432 Paradeiro Desc.
4433 Paradeiro Desc.
4434 Paradeiro Desc.
4435 Reformado: Siemens Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
Enviado: 12 Jun 2008, 12:07
por Lipe Andreense
O Caco disse ter visto um 4400 na estação de Mogi, um trem reformado, porém sem o adesivo de entrega ainda, e ele não conseguiu ver o número da unidade. Era apenas uma unidade (3 carros) e estava com o letreiro "testes". Talvez seja um desses que estão com paradeiro desconhecido.
Enviado: 12 Jun 2008, 12:40
por Sergio Silva
Vi o 4414 em Engenheiro São Paulo. Pode ser ele, com alguma outra unidade.
Enviado: 12 Jun 2008, 15:27
por R E N F E
O 4406 foi para reforma em Fevereiro desse ano. Deve estar pra chegar ou deve ser algum desses trens que está em testes.
Abraços
Enviado: 12 Jun 2008, 19:44
por [D.S.R] David SR
Muito bonito esse Trem, só uma correção Tiago:
Aqui no Rio existem outras unidades que estão em uso desde 1967 (Ano de fabricação) embora tenham tido a máscara frontal trocada não tiveram o número de sua Série alterados, permanecem como S-400, somente os Série 8000 e 9000 tiveram o acréscimo de 1 zero após passar por remodelagem total que incluiu a substituição das máscaras.
Os 400 só são denominados por fases, o original é o Fase 1, os que foram reformados na década de 80 Fase 2, os que foram reformados em 2000, a parte mecânica/elétrica e alguns ajustes no salão Fase 3.
No mais o número da Série existem no Rio é 400.
Enviado: 12 Jun 2008, 20:22
por Tiago Costa
Obrigado pela correção, David! É que tem alguns X00 e X000 que me confundo, ehehehe. Aliás, você tem a listagem das séries dos trens que rodam aqui e que também rodam aí no Rio? E quantos TUEs de cada são?
Luiz, passei suas fotos para o primeiro post! Teve algumas que eu tirei, ok?
Enviado: 12 Jun 2008, 20:47
por [D.S.R] David SR
Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
Enviado: 12 Jun 2008, 21:01
por L Fernandes
Tiago Costa escreveu:Obrigado pela correção, David! É que tem alguns X00 e X000 que me confundo, ehehehe. Aliás, você tem a listagem das séries dos trens que rodam aqui e que também rodam aí no Rio? E quantos TUEs de cada são?
Luiz, passei suas fotos para o primeiro post! Teve algumas que eu tirei, ok?
Beleza Tiago!
Enviado: 13 Jun 2008, 01:32
por Sergio Silva
[D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
David, esses dados são da revista ferroviária??
Só algumas obervações: contei 22 unidades ativas (19 recentes, dos quais 18 já adesivados, 2 mais antigos, e 1 não-reformado) da série 4400. São 21 as unidades reformadas, e uma com a pintura "Hollyood" ou "Paulistinha". E tem outra(s) unidade(s), sumida(s), que ainda mantém a primeira máscara frontal. Esses sumidos provavelmente estão em reforma, já que agora o foco é a banda B da linha E
Da série 1700, contei 16 unidade no trecho principal da linha A (Luz-Francisco Morato). Quatro estão encostados nos pátios de Luz e Lapa, provavelmente esperando a reforma. Três rodam na extensão, mas não sei quais. E outros 2 estão sumidos, mas provavelmente voltarão a rodar até o final do ano.
Enviado: 13 Jun 2008, 15:16
por Tiago Costa
[D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
Valeu pela informação, David! Na verdade, queria saber quais as séries do Rio e quantos TUEs de cada série daí que existiam. Os daqui eu já conhecia, pelos dados da Revista Ferroviária. Mas valeu pela informação!
Enviado: 14 Jun 2008, 00:42
por Will .
o 4400 ...gosto deles
deve ser a serie com que eu mais me identifico... acho que por causa do costume,
os reformados então...ficaram lindos , pena que ali ele tava tão sujo...
aguardo ansiosamente os proximos reformados ...
Enviado: 14 Jun 2008, 17:55
por HGP
Esse topico tá muito bom. Eu sugiro que o caco post o topico dele de novo de material rodante e vamos colocando esses topicos dos trens como links, para fazer um guia fixo do material rodante CPTM.. o que acham?
Enviado: 15 Jun 2008, 00:18
por Lipe Andreense
HGPFILHO escreveu:Esse topico tá muito bom. Eu sugiro que o caco post o topico dele de novo de material rodante e vamos colocando esses topicos dos trens como links, para fazer um guia fixo do material rodante CPTM.. o que acham?
Podemos adicionar ao indice de estações da CPTM
Enviado: 16 Jun 2008, 01:40
por Caco
O que que eu faço?
Crio um novo tópico com o material rodante?
Enviado: 16 Jun 2008, 01:55
por Lipe Andreense
cacobianchi escreveu:O que que eu faço?
Crio um novo tópico com o material rodante?
Faça o que achar melhor, deixo a decisão com você :roll:
Mas no caso seria apenas um tópico-indice, igual o das estações, já que todas as informações sobre os trens estão dentro de seus respectivos tópicos
Enviado: 16 Jun 2008, 07:13
por HGP
cacobianchi escreveu:O que que eu faço?
Crio um novo tópico com o material rodante?
Talvez você podia manter a base do seu tópico e os trens que já tivessem um tópico específico, poderia se usar alguma foto como link para isso, como já fazemos com as estações. O seu tópico seria um indice geral e quem quiser mais detalhes ou comentar, clica em cima do thumbnail e vai embora....
Isto é apenas uma idéia. Analisem e vejam se é viável e legal fazer isso.