Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 2)

Fotos e imagens de Estações, sistemas, trens, vias, etc.
Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 2)

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:13

lipe_andreense escreveu:Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Parte 2


Continuando a sequencia de fotos:


29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico
Imagem


30 -
Imagem


31 - Início da descida da Serra
Imagem


32 - Detalhe da cremalheira no centro da via
Imagem


33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra
Imagem


34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 - Vagão funerário
Imagem


41 - Locomotiva Luciana, da EFCB
Imagem


42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 -
Imagem


46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38
Imagem


47 -
Imagem


48 -
Imagem


49 - Cabos de tração
Imagem


50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas
Imagem


51 - Agora uma locomotiva subindo
Imagem


52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe
Imagem


53 -
Imagem


54 -
Imagem


55 - Quinta máquina da Serra Nova
Imagem


56 - Quarta máquina da Serra Velha
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:24

cataclism2 escreveu:Muito boa essa tua matéria, hein, Lipe! :o :o
Muito boas mesmo!
Eu ainda não tinha visto direito como é uma cremalheira "de perto"; Agora, eu vi! :lol:

Esse trajeto da Maria-Fumaça, sabes o quão curto é? Algo de 2 ou 3 Km?

Parabéns! Quero ver com mais calma durante o final de semana! :)
HGPFILHO escreveu:Paranapiacaba é um grande tesouro que SP tem de suas ferrovias. Preservá-lo e por que não reativá-lo é preciso. Hora de catalogar as Estações Desativadas de São Paulo e Santo André.
lipe_andreense escreveu:
cataclism2 escreveu:Esse trajeto da Maria-Fumaça, sabes o quão curto é? Algo de 2 ou 3 Km?

Parabéns! Quero ver com mais calma durante o final de semana! :)
Na verdade tem menos de 1km, vai de uma plataforma abandonada da estação até a beira do Museu Ferroviário
will.dh escreveu:boa lipe :o

nunca fui ainda pra Paranapiacaba... devo ir !

esse lugar é uma preciosidade :D ...

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:26

renanfsouza escreveu:Adorei a cremalheira. Muito foda !!! b )

Belo trabalho.
Eduardo escreveu:Que vontade de andar de maria-fumaça... mais uma vez parabéns e obrigado pelas fotos Lipe! :)

will.dh escreveu:boa lipe :o

nunca fui ainda pra Paranapiacaba... devo ir !

esse lugar é uma preciosidade :D ...

Dá pra ir de bicicleta por Quatinga, umas 2 horas, tem coragem? ;)
cacobianchi escreveu:Como eu tinha dito no outro tópico sobre Paranapiacaba, eu fiz o trajeto Paranapiacaba-Santos-Paranapiacaba em um passeio turístico em 1991. Infelizmente não tiramos fotos do passeio, mas... o meu pai filmou boa parte da descida da Serra do Mar, mostrando os gigantescos viadutos das duas antigas linhas desativadas. A fita VHS deve estar guardada em algum lugar lá em casa, provavelmente toda embolorada, mas nada que uma boa limpeza e a digitalização das imagens em DVD não resolva. Prometo em breve postar os vídeos deste maravilhoso passeio que fiz quando tinha apenas 6 anos, cujas as imagens estão guardadas em minha memório como se tivesse feito ontem.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:27

Eduardo escreveu:^^ Nossa, aguardo ansioso por esses vídeos, tomara que o tempo não tenha acabado com suas VHS... eu achei também um vídeo em 4 partes de um programa chamado "Comando da Madrugada" em que o apresentador faz a descida em um trem da MRS. Seguem os links para as 4 partes do vídeo:

1 - http://br.youtube.com/watch?v=TYQ8Cgtm6P4
2 - http://br.youtube.com/watch?v=nDteOIUeQyA
3 - http://br.youtube.com/watch?v=8FuMq_IIY0A
4 - http://br.youtube.com/watch?v=Ouj2AF_uN1Q
lipe_andreense escreveu:Que coincidência, assisti todos esses videos ontem :lol:
LANDRAIL escreveu:paranapiacaba é fenomenal,raridade você encontrar o tempo bom com céu aberto!!!
lembra do tópico da supervia que eu falei sobre o pantógrafo tipo "balão" do TUE hitashi do rio, eu pensava que só locomotivas hitashi no caso essas de paranapiacaba que utilisava pantógrafo tipo " balão"!!!
e a Hitashi possui locomotivas a diesel aí em paranapiacaba elas são utilizadas para fazer manutenção na rede aérea
[D.S.R] David SR escreveu:Impressionante. :shock:
Mas eu ainda não consegui entender o funcionamento das belas e famosas cremalheiras. :?:

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:29

lipe_andreense escreveu:
[D.S.R] David SR escreveu:Impressionante. :shock:
Mas eu ainda não consegui entender o funcionamento das belas e famosas cremalheiras. :?:
A locomotiva possui uma roda (uma 3º roda além dos eixos) dentada que se encaixa nesse trilho do meio e ajuda a descer ou subir

É exatamente igual o trem do Corcovado aí no Rio
Vinicius escreveu:Adorei essa segunda parte. O acervo de Paranapiacaba é incrível. Destaque para o carro imperial e para o sistema de cremalheira. Ótimas fotos Lipe. E com certeza ainda irei conhecer esse lugar.
Vinicius escreveu:Só uma pergunta: qual é a melhor e mais ráoida forma de se chegar a Paranapiacaba indo de São Paulo.
Tiago Costa escreveu:Você vai pela Linha 10 (antiga Linha D). Antigamente, dava para ir de trem diretamente para lá, depois separaram em dois serviços: a linha principal até Rio Grande da Serra e a extensão operacional até Paranapiacaba, depois foram extinguindo os horários de trens que iam até lá, até parar de vez com o serviço. Agora, o jeito é ir até Rio Grande da Serra de trem, e de lá, pegar um ônibus, que não leva mais do que 20 minutos para chegar lá. Acho que quando eu fui, demorou uns 15 minutos só.
renanfsouza escreveu:Não canso de olhar esse thread.

Muito bom mesmo. :o

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:30

lipe_andreense escreveu:Eu já fiz os dois trajetos, de carro e de Trem/ônibus

Depende de onde você sai. Se for da região central, é infinitamente melhor ir de trem.

Mas se for de alguma outra região, como a Zona Sul, acredito que compense mais ir de carro (mas de trem é mais legal :P), pois é um pouco difícil alcançar a linha D (atual linha 12) por transporte público a partir dessa região

Mas se você vier depois de 2010 teremos a linha 2 em Tamanduateí, que facilita muito.


De carro há 2 opções: seguir pela Via Anchieta até o trevo do Riacho Grande, e de lá pegar a Rod. Indio Tibiriçá até Paranapiacaba; a outra opção é cortar pelos centros das cidades, é um caminho mais direto, mas com muito mais transito
Tiago Costa escreveu:Tem razão, fora da região central é mais complicado chegar à Linha D.
lipe_andreense escreveu:Mas se for de alguma outra região, como a Zona Sul, acredito que compense mais ir de carro (mas de trem é mais legal :P), pois é um pouco difícil alcançar a linha D (atual linha 12) por transporte público a partir dessa região
Linha 12 :shock:?

:lol:
lipe_andreense escreveu:Por isso que eu sempre uso letras. Odeio esses números, só vieram pra confundir.



Ah, Vinicius, quando vier não se esqueça de avisar, já que é aqui na minha hometown :lol:

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 17:31

Vinicius escreveu:
Tiago Costa escreveu:Você vai pela Linha 10 (antiga Linha D). Antigamente, dava para ir de trem diretamente para lá, depois separaram em dois serviços: a linha principal até Rio Grande da Serra e a extensão operacional até Paranapiacaba, depois foram extinguindo os horários de trens que iam até lá, até parar de vez com o serviço. Agora, o jeito é ir até Rio Grande da Serra de trem, e de lá, pegar um ônibus, que não leva mais do que 20 minutos para chegar lá. Acho que quando eu fui, demorou uns 15 minutos só.
lipe_andreense escreveu:Eu já fiz os dois trajetos, de carro e de Trem/ônibus

Depende de onde você sai. Se for da região central, é infinitamente melhor ir de trem.

Mas se for de alguma outra região, como a Zona Sul, acredito que compense mais ir de carro (mas de trem é mais legal :P), pois é um pouco difícil alcançar a linha D (atual linha 12) por transporte público a partir dessa região

Mas se você vier depois de 2010 teremos a linha 2 em Tamanduateí, que facilita muito.


De carro há 2 opções: seguir pela Via Anchieta até o trevo do Riacho Grande, e de lá pegar a Rod. Indio Tibiriçá até Paranapiacaba; a outra opção é cortar pelos centros das cidades, é um caminho mais direto, mas com muito mais transito
Tiago e Lipe, muito obrigado pelas dicas. Espero em breve conhecer o local.
lipe_andreense escreveu:Ah, Vinicius, quando vier não se esqueça de avisar, já que é aqui na minha hometown :lol:
Pode deixar. :o

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GALERIA DE IMAGENS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante