[Noticia] Trens do Metrô Param por 45 Minutos

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

[Noticia] Trens do Metrô Param por 45 Minutos

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 20 Jun 2008, 12:32

Composição apresentou problema técnico e precisou ser removida.
Estações ficaram cheias de passageiros; muitos desistiram de esperar.

Os trens do metrô da linha 1 ficaram parados por 45 minutos no final da tarde desta quinta-feira (19) por causa de um problema técnico em uma das composições. Segundo a assessoria da empresa, um dos trens apresentou o problema quando saía da estação de Largo do Machado, na Zona Sul do Rio.

O trem seguiu em velocidade reduzida até a estação da Carioca, no Centro do Rio, onde não conseguiu continuar viagem. A composição foi levada para manutenção.

De acordo com a assessoria da empresa, a interrupção do serviço aconteceu entre 18h30 até 19h15. Testemunhas contam que as estações ficaram cheias e muitos passageiros desistiram de esperar.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... NUTOS.html
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Jun 2008, 13:11

Final de tarde... Um dos horários de maior moviemento.

Imagina como devia estar a Carioca e Uruguaiana !

O que acontece quando uma composição apresenta problemas ? Vem um carro de socorro e a reboca ? Pra onde ? Direto pro pátio de manutenção na Central ou dá pra reparar alguma coisa em algum rabixo ? (da Carioca acredito que o de Botafogo seja o mais próximo)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 20 Jun 2008, 21:05

Acho que funcionários do Metrô tentam fazer "um provisório" para o Trem poder ir sozinho para a próxima estação ou ser recolhido na Central, ouvi dizer que rebocar um Trem com os passageiros dentro é proibido pois representaria perigo aos passageiros.
E essa de reparar o Trem em algum rabicho, acho que fazem isso no caso desse Trem, já que ele teria que ser consertado rápido para voltar a trafegar e auxiliar o sistema provisoriamente e sai de operação antes das outras, tipo é recolhida as 10:30pm ou 11:00pm para passar por revisão.
Acho que esses "rabichos" são chamados de ZM (Zonas de Manobra), pelo menos foi o que ouvi um OT dizendo um dia desses.
Existe vias auxiliares que servem como estacionamento para Trens de estratégia (extras) ou que sofreram pequenas avarias e para que sejam consertados rapidamente.

As estações da Linha 1-Laranja que tem estas vias auxiliares que são chamadas de ZM são: Saens Peña (após a estação no rabicho tijuca), nas vias de acesso ao Centro de Manutenção na parte norte da estação Central, entre Glória e Catete, após a estação Botafogo (no sentido Zona Sul).
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 10:30

[D.S.R] David SR escreveu:Acho que funcionários do Metrô tentam fazer "um provisório" para o Trem poder ir sozinho para a próxima estação ou ser recolhido na Central, ouvi dizer que rebocar um Trem com os passageiros dentro é proibido pois representaria perigo aos passageiros.
Estranho...

Não tem nada de mais rebocar um trem com passageiros. O máximo que pode acontecer é o engate ser somente mecânico, mas seria muita falta de cabeça (para não dizer outra coisa) engatar um trem e não fazer as ligações elétricas e pneumáticas...


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 21 Jun 2008, 11:19

Eu acredito que representa perigo porque quase todas as vezes que o Trem avaria aqui a primeira coisa a desligar são as unidades de ar condicionado e as vezes as luzes, os passageiros ficam acionando a emergência do Trem, e nas vezes que rebocaram o Trem até a próxima estação (só ocorreu na Linha 2 uma vez) foi outro Trem que o puxou, acho que em trechos subterrâneos isso não ocorre, só se ocorreu no dia que um Trem parou no túnel entre São Cristóvão e Estácio, uns dizem que outro Trem rebocou, outros falam que ele foi consertado na via e foi conduzido até Estácio ou São Cristóvão.

O real motivo do perigo eu não sei, mas que é um procedimento incomum é, existem instruções para evacuação na via, mas isso nunca ocorre, não sei porque mas se evita ao máximo que evacuem o Trem.

Fiquei sabendo com a minha mãe que as luzes do Trem apagaram e as unidades de ar condicionado pararam de funcionar, pessoas passaram mal e que não foram 45 minutos e sim uma hora, para demorar tanto tempo assim devem ter consertado o Trem para ele fazer uma última vigem até a Saens Peña e depois ser recolhido ao CM.

Eu pensei em uma coisa agora, as estações e túneis tem em certos pontos tomadas de energia que serviriam para manter o Trem funcionando, também teriam a opção de usar outro Trem para pontear energia para ele enquanto o reboca. :roll:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 12:19

O procedimento no metrô paulista é engatar um trem no outro, e rebocá-lo até a estação anterior ou seguinte. Na CPTM, acho que o procedimento é o mesmo, mas com uma locomotiva a diesel. Aliás, quando houve confusão nas linhas 11 e 12 entre Brás e Tatuaope, foi a insistência em resolver o problema no local que acabou provocando aquela confusão. Se a CPTM tivesse optado por rebocar o trem com uma loco a diesel, que estava de prontidão nas Oficinas de Roosevelt/Brás, até Brás, tenho certeza que os problemas subseqüentes nas duas linhas seriam, no mínimo, bastante minimizados.

Em janeiro, um trem do metrô "travou" ao partir de Paraíso. E não seguiram o procedimento de utilizar um trem para rebocar outro. O detalhe é que há um Terminal de Manobra a menos de 1,5 km, no qual o trem poderia ficar até o final da operação comercial. Nesse caso, também houve falha da operadora.

Por isso eu achei estranho. O jeito mais simples de resolver esses problemas é evacuar o trem, e levá-lo para uma área que não atrapalhe a operação do sistema. E o jeito mais simples é utilizar um veículo destinado para esses socorros (geralmente locomotivas a diesel), ou utilizar um trem, preferencialmente da mesma série, para engatar e empurrar/puxar até esses locais.

Sobre o ar-condicionado, por isso que eu disse "O máximo que pode acontecer é o engate ser somente mecânico, mas seria muita falta de cabeça (para não dizer outra coisa) engatar um trem e não fazer as ligações elétricas e pneumáticas...".
Teoricamente, se as ligações elétricas entre os trens forem devidamente feitas, o ar-condicionado, mesmo com o funcionamento prejudicado, funcionará. E tem outro fator fundamental: a rapidez da operação de resgate. Se o trem for evacuado em poucos minutos, então o ar-condicionado desligado não vira problema. Leram o que escrevi acima sobre a paralisação das linhas 11 e 12? Se a operação de socorro fosse feita com a locomotiva de prontidão no Brás, em, no máximo, 10 minutos, o problema seria resolvido. O trem avariado ficaria na plataforma 5, quase sempre sem uso (usada para soltar trens de estratégia no pico da tarde), ou na plataforma 8, que é usada somente por trens que não prestam serviço, e não atrapalharia as linhas.[/i]


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 21 Jun 2008, 18:57

muito estranho mesmo, o procedimento aqui em BH é igual ao de São Paulo (um trem rebocando o outro)!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante