Mudança de posição da frota - Qual sua opinião?

Moderador: Lipe Andreense


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Lopes
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Mudança de posição da frota - Qual sua opinião?

Mensagem não lida por Lopes » 20 Jun 2008, 18:49

Fala ae pessoal!
Esse tópico é para darmos nossa opinião e utilizar nossa imaginação em relação a posição da frota da CPTM.

Vai aí minha opinião...da frota que deveria rodar em cada linha!

Linha 7 - Rubi (Jundiaí - Fco.Morato - Luz)
Série 1700 (Após reforma tipo 5550)
Série 1600 (Após reforma tipo 5550)

Linha 8 - Diamante (Amador Bueno - Itapevi - Júlio Prestes)
Série 2100 (efetivo da linha 9)
Série 4400

Linha 9 - Esmeralda (Osasco - Grajaú)
Série 2070

Linha 10 - Turquesa
Série 3000
Série 1100 (Após reforma tipo 5550) (poucas composições)

Linha 11 - Coral (Luz - Guaianazes)
Série 2100 (efetivo da linha 10)

Linha 11 - Coral (Guaianazes - Estudantes)
Série 5000 (Após reforma tipo 5550)

Linha 12 - Safira (Brás - Calmon Viana)
Série 5550
Série 1400 (Após reforma tipo 5550)

Linha 13 - Jade
Novas Composições

Linha 14 - Ônix
Novas Composições

Baixas:
Séries 1400 e parte da 1100 e outros que não citei.

Dêem sua opinião!
Rodrigo Lopes

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L Fernandes
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Mensagem não lida por L Fernandes » 20 Jun 2008, 19:04

Na minha opinião:
Linha 7 - séries 1400+1600+1700+1100
Linha 8 - 5000 todos reformados estilo 5550
Linha 9 - séries 3000+novas composições 2070+atuais
Linha 10 - série 2000
Linha 11 - série 2100 efetivo total da frota c/ expansão do padrão EL até Estudantes
Linha 12 - 4400+5500+5550
E faria uma super mega reforma nos 4800 pq eu adoro eles!


R E N F E
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Mensagem não lida por R E N F E » 20 Jun 2008, 19:24

Linha 7 - 1700 até morato e 3 1400 sem reformar na extensão
Linha 8 - 5000 originais até IPV e 4800 de Itapevi a Mayrink
Linha 9 - 5500 de 6 carros (conforme projeto original)
Linha 10 - 1100, 1400 e algum 1400 de RGS até paranapiacaba aos fds e feriados
Linha 11 - UT440R até Guaianases, os 1600 e 1400 restantes até estudantes.
Linha 12 - 4400
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Jun 2008, 23:07

os 2100 na linha B seria completemente inuteis, já que não tem aceleração muito rapid, e as estações nessa linha são bastante proximas. Além de ter conflito de frequencia de sinalização, como acontece na linha C.



Todas as reforma tem que ser ao estilo 5550 mesmo ? :roll:
Eu acho que ficou excelente, mas não acho que TODAS as reformas tenham que ser assim.

A linha 9 tem uma demanda enorme, e não poderia rodar só com a frota de 12 dos 2070


Não vale a pena reformar os 1100, eles já tem 50 anos de uso, e foram reformados há dez anos. O 1700 também foi reformado há dez anos, não vejo necessidade de reforma para ele.
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R E N F E
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Mensagem não lida por R E N F E » 21 Jun 2008, 02:51

Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
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Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Jun 2008, 02:54

R E N F E escreveu:Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
Não foi uma reforma, ele estava encostado por alguma avaria e foi consertado, daí agora tudo pro governo é trem reformado.

Se ele tivesse sido reformado, teria pintura nova, troca de componentes, renovação do interior, e outros que pelo que me disseram não foi feito. Foi só uma volta a circulação, feita por uma empresa terceira à CPTM
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Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 10:09

lipe_andreense escreveu:
R E N F E escreveu:Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
Não foi uma reforma, ele estava encostado por alguma avaria e foi consertado, daí agora tudo pro governo é trem reformado.

Se ele tivesse sido reformado, teria pintura nova, troca de componentes, renovação do interior, e outros que pelo que me disseram não foi feito. Foi só uma volta a circulação, feita por uma empresa terceira à CPTM
Para ser mais preciso, o "17º trem reformado entregue".
Vi ontem ele parado em ILA :x


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 10:18

Considerando a situação atual:
Linha 7
Série 1700 (8 carros) => trecho principal
Série 4400 (9 carros) => trecho principal
Série 1700 (4 carros) => extensão
Série 4400 (3 carros) => extensão

Linha 8
Série 5000 (12 carros) => trecho principal
Série 4800 (3 carros) => extensão

Linha 9
Série 3000 (8 carros)
Série 2070 (8 carros)

Linha 10
Série 2100 (6 carros)

Linha 11
Série 2000 (8 carros) => Expresso Leste
Série 1400 (6 carros) => Banda B
Série 1600 (6 carros) => Banda B

Linha 12
Série 5500 (8 carros)
Série 5550 (8 carros)
Série 1100 (6 carros)
R E N F E escreveu:Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
Como eu disse em outro tópico, o 1100 rodará nos trechos principais até 2010-2012. Depois, será baixado, deslocado para a extensão ou para reserva técnica.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 21 Jun 2008, 16:28

Aliás, em Paris, roda no metrô um trem muuuuito antigo, de vez em quando, quando há necessidade. Se não me engano, nem fechar as portas ele fecha direito. É um trem horrendo, para o que estamos acostumados. Vou ver se acho um vídeo dele.


R E N F E
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Mensagem não lida por R E N F E » 21 Jun 2008, 18:29

lipe_andreense escreveu:
R E N F E escreveu:Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
Não foi uma reforma, ele estava encostado por alguma avaria e foi consertado, daí agora tudo pro governo é trem reformado.

Se ele tivesse sido reformado, teria pintura nova, troca de componentes, renovação do interior, e outros que pelo que me disseram não foi feito. Foi só uma volta a circulação, feita por uma empresa terceira à CPTM

Foi feito sim, tudo nele está com aparência de novo. Vi isso pessoalmente, quando fui ao pátio da Lapa, e quando dei uma volta nele, no começo do mês. Esse trem estava rodando com técnicos da Alstom inclusive, para que eles efetuem alguns reparos caso o trem desse problemas no trecho.
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 18:46

R E N F E escreveu:
lipe_andreense escreveu:
R E N F E escreveu:Apesar dos 50 anos de uso foi entregue recentemente um 1100, o 1108/1112 reformado recentemente. Se fossem aposentar esses trens em um prazo curto/medio não teriam feito a reforma nessa unidade. Acredito que os milzinhos ainda vão rodar bastante...

Abraços
Não foi uma reforma, ele estava encostado por alguma avaria e foi consertado, daí agora tudo pro governo é trem reformado.

Se ele tivesse sido reformado, teria pintura nova, troca de componentes, renovação do interior, e outros que pelo que me disseram não foi feito. Foi só uma volta a circulação, feita por uma empresa terceira à CPTM

Foi feito sim, tudo nele está com aparência de novo. Vi isso pessoalmente, quando fui ao pátio da Lapa, e quando dei uma volta nele, no começo do mês. Esse trem estava rodando com técnicos da Alstom inclusive, para que eles efetuem alguns reparos caso o trem desse problemas no trecho.
Não foi uma reforma, foi uma revisão. A Alstom e o governo dizem que foi reforma...


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Mensagem não lida por Lopes » 21 Jun 2008, 22:12

Será então que ele está com frente azul?
"Novo" interior?
Se alguém conseguir tirar uma foto....
Gosto dessa série, por mim, poderiam re - reformar então, para que rodem pelo menos por mais 10 anos até todas as novas composições ocuparem seu lugar.
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 21 Jun 2008, 22:33

Não, a frente é igual aos dos outros. As únicas mudanças na aparência em relação aos outros Budds é o símbolo da CPTM, com o padrão metropolitano, e o adesivo de "17º trem reformado entregue", colocado na última sexta (20/06). O detalhe é que a composição já está circulando há um mês, no mínimo.


Autor do tópico
Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 01 Jul 2008, 16:21

Agora, estou com novo critério, pq eu li em outro tópico, que se deve levar em conta o serviço de potência continua dos trens (principalmente na linha 7/A).
Então, novamente, envio uma contribuição, baseada na potência, creio agora mais precisa.
-------------------------------------------------------------------------------------
Linha 7/A
Francisco Morato - Luz

Série 1700 (Potência - 2.530 Kw)
Série 4400 (Potência - 1.260 Kw)

Jundiaí - Francisco Morato

Série 2100 (Potência - 1.160 Kw)

Linha 8/B
Itapevi - Julio Prestes

Série 1100 (Potência - 1.224 Kw)
Série 1600 - Pós reforma (Potência - 1.372 Kw)

Amador Bueno - Itapevi

Série 4800 (Potência - 580 Kw)

Linha 9/C
Osasco - Grajaú

Série 2000 - Fase II (Potência - 2.685 Kw)
Série 2000 (Potência - 2.400 Kw)

Linha 10/D
Luz - Rio Grande da Serra

Série 3000 (Potência - 2.992 KW)
Série 5550 (Potência - 1.086 Kw)

Linha 11/E
Luz - Guaianases

Série 2100 (Potência - 1.160 Kw)

Guaianases - Estudantes

Série 5000 (Pós reforma) - (Potência - 828 Kw)

Linha 12/F
Brás - Calmon Viana

Série 5000 (Pós reforma)
--
Os trens remanescentes das séries 5000, 5500 e 1400 (Pós reforma)
ficariam distribuidos em linhas de acordo com sua frota, funcionando apenas nos fins de semana e/ ou trens de apoio.
Veja:
Série 1400 (pós reforma) - Linha 7/A e extensão
Série 5000 (pós reforma) - Linha 11/E; Segundo trecho e Linha 12/F
Série 5500 - Extensão 7/A e Linha 10/D
-------------------------------------------------------------------------------------
Espero que gostem e que até façam o mesmo, deêm seus "pitacos"...
Enfim, a vontade!!!!
:)
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 04 Jul 2008, 01:33

O que acharam?
Rodrigo Lopes


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 04 Jul 2008, 02:04

lipe_andreense escreveu:Não vale a pena reformar os 1100, eles já tem 50 anos de uso, e foram reformados há dez anos. O 1700 também foi reformado há dez anos, não vejo necessidade de reforma para ele.
Alguém sabe quando os 1100 ganharam aquela máscara? Qual era a "frente" deles anteriormente?


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Jul 2008, 02:08

cacobianchi escreveu:Alguém sabe quando os 1100 ganharam aquela máscara? Qual era a "frente" deles anteriormente?
Acho que a máscara atual é da reforma de 1997.
Detalhe que depois dessa reforma, os budds não podem operar com uma unidade sozinha, visto que teria que operar em ré, já que a cabine agora é sáo em uma ponta da unidade


Frente antiga:

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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Jul 2008, 02:14

Achei interessante essa última proposta, Lopes, mas imagino que você analisou só a potência contínua dos trens. Mais importante do que isso é o desempenho dos trens, ou seja, aceleração e frenagem. Quando o desempenho dos trens é diferente, fica um pouco mais complicada a operação deles, pois trens com desempenhos diferentes fazem uma mesma viagem em mais ou menos tempo. Por exemplo, vi que você colocou os "5550" junto com os 3000. Os 3000 têm desempenho bem maior que os "5550", e isso complicaria um pouco a operação (deixando-a parecida com o que é hoje na Linha 9). A Linha 8 tem praticamente a mesma distância média entre estações que a Linha 9, então ela precisaria de trens com grande aceleração e frenagem também (na verdade, trens com grande aceleração e frenagem são ideais para todas as linhas, mas é claro que o impacto do desempenho é inversamente proporcional à média de distância das estações, ou seja, quanto maior a média de distância entre estações, menor precisa ser o desempenho dos trens). Você também analisou quantidade de trens de cada frota disponível hoje?


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 04 Jul 2008, 02:19

^^ valeu, Lipe.

Prefiro a frente antiga.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Jul 2008, 02:23

cacobianchi escreveu:Prefiro a frente antiga.
Os maquinistas não. :lol:
Imagem

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