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[Notícia] Primeiros 2100 iniciam revisão e modernização

Enviado: 23 Jun 2008, 11:07
por Tiago Costa
PRIMEIROS TRENS DA SÉRIE 2.100 INICIAM PROCESSO DE REVISÃO E MODERNIZAÇÃO

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Os dois primeiros trens da série 2.100 iniciaram processo de revisão geral no abrigo de Roosevelt, próximo à estação Brás. Eles dão a partida para os trabalhos nas 24 composições, que complementarão a frota de 24 trens reformados nos últimos 5 anos. Em operação desde 1998, atualmente a série 2100 opera nas linhas 9–Esmeralda [Osasco-Grajaú, antiga linha C] e na linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra, antiga linha D].

As revisões são minuciosas checagens, onde o trem é inteiramente desmontado e suas partes são remetidas para áreas específicas – mecânica, elétrica, pneumática, caldeiraria – para análise e, se necessário, substituição de componentes defeituosos ou que não atendam as especificações necessárias estabelecidas pela Companhia. Os trabalhos sã coordenados pelo GOR [Gerência de Manutenção de Material Rodante].

Esta revisão é realizada a cada 960.000km. Nela, as composições irão passar por reforma estrutural completa, incluindo melhorias técnico-operacionais, dentre as quais destacam-se: recuperação da identidade visual do trem, com pinturas interna e externa, com tinta antivandalismo, para impedir ação de pichadores; substituição de todas as janelas, piso e dos bancos que foram vandalizados; modernização e melhoria dos sistemas de frenagem e tração; substituição das chaparias laterais, recuperando assim a parte externa.

Na parte mecânica, os motores de tração e truques serão retirados e enviados para empresas, sempre homologados pela CPTM, especializadas na manutenção desse tipo de equipamento, para revisão e correções que se fizerem necessárias, além da substituição de todas as rodas.

Na parte pneumática, além da modernização do sistema de frenagem, serão instalados um novo compressor de ar e uma nova unidade secadora, que darão efetiva qualidade ao ar que alimenta os sistemas de freio e suspensão, assegurando maior vida útil aos equipamentos e oferecendo mais conforto e segurança ao usuário na hora em que o trem parte ou freia.

Na parte elétrica, as caixarias e fios serão retirados dos trens e passarão por detalhada revisão, incluindo vistoria e testes. Componentes eletrônicos, como relés, disjuntores e cartões, serão revisados e os que não atenderem as especificações serão substituídos. Também haverá troca sistemática das baterias dos trens.

Outra importante mudança foi a inclusão de diversos itens de acessibilidade. As portas do trem, que já contam, de fabricação, com sistema mecânico de travamento, ganharão também um sistema de comunicação por áudio com o maquinista e abertura emergencial de portas. Agora, haverá também avisos sonoro e luminoso de fechamento das portas. O sistema de comunicação sonora emitirá avisos de chegada e partida à estação e também serão instaladas placas em Braille para auxílio a deficientes visuais. Serão adequadas, no interior dos carros, áreas para cadeirantes, devidamente identificadas e adequadas. Outra implementação que merece destaque é a instalação de um display, ou painel luminoso, dentro dos carros, que emitirá anúncios institucionais escritos, reforçando as mensagens sonoras.

Segurança também está incluída na modernização da série 2100: serão instaladas câmeras de vídeovigilância, cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o CCO [Centro de Controle Operacional], às áreas de segurança e ao próprio maquinista, facilitando assim a fiscalização e ações de contenção, quando estas se fizerem necessárias.

Todos os itens de melhorias técnico-operacionais e de acessibilidade também serão implantados nos outros 24 trens que compõem a frota 2100.

Somado às 24 composições já revisadas, serão 48 trens reformados e revisados entregues para operação na Linha 10-Turquesa. Como o prazo de entrega máximo das composições é de 48 meses, até 2011, a frota recuperada e revitalizada deverá estar por completo em circulação. Com isso, o programa de revisão se integra ao Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que intenta transformar mais de 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície.

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4600
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Nossa, essa revisão vai deixar os 2100 novinhos :D! Queria saber quais unidades já foram revisadas.

Enviado: 23 Jun 2008, 11:11
por HGP
Boa noticia. Eles voltam a operar na 9 depois de reformados ou vão ser remanejados para outra linha afinal?

Enviado: 23 Jun 2008, 12:08
por Lipe Andreense
Linha 9 é o %#$$%$# !!! :evil:

Eles não vão "voltar" pra linha 9, pois são da linha 10 de onde eles nunca deveriam ter saído

Enviado: 23 Jun 2008, 12:24
por Lipe Andreense
Já vejo esses trens na Oficina Roosevelt há bastante tempo.
Gostei disso, mas afinal é revisão ou reforma ?

Vão começar a entregar com os adesivos XXº trem reformado ???

porque agora pro governo, trocou uma lâmpada, deu uma mãozinha de tinta e de repente a revisão vira reforma... :roll:



Espero que não desativem o som de abertura das portas, é a peculiaridade da série

O sistema de comunicação sonora emitirá avisos de chegada e partida à estação
Não entendi... São avisos gravados? E o que seriam avisos de partida ?

Serão adequadas, no interior dos carros, áreas para cadeirantes, devidamente identificadas e adequadas.
Uai, isso já existe :shock:

Enviado: 23 Jun 2008, 12:25
por Tiago Costa
É verdade, HGP. Eles vão todos para a Linha 10. Ora essa, lipe, os 2100 não chegaram ao Brasil e foram direto para a Linha 10. Eles circularam por diversas linhas. Alguns deles provavelmente nunca rodaram na Linha 10. Sim, agora o plano é fazer com que todos os 2100 fiquem na Linha 10, mas nem por isso eles são propriedade exclusiva da linha. Eles são da CPTM, que os remaneja conforme a necessidade (nem sempre operacional, muitas vezes política). Agora se você ficou chateado com essa decisão, desconte na ouvidoria CPTM, e não no Horácio, que não tem nada a ver com essa decisão. Se ele se equivocou, ele pode simplesmente ser informado corretamente sobre o que vai acontecer.

Enviado: 23 Jun 2008, 12:26
por Lipe Andreense
Tiago Costa escreveu:Ora essa, lipe, os 2100 não chegaram ao Brasil e foram direto para a Linha 10. Eles circularam por diversas linhas. Alguns deles provavelmente nunca rodaram na Linha 10.
Me referi aos que fora "surrupiados" ultimamente

Enviado: 23 Jun 2008, 13:36
por L Fernandes
Legal, tomara mesmo que modernizem ebem ele, e graças a deus se for reforma mesmo, adoraria vê-los bem novos!

Enviado: 23 Jun 2008, 14:39
por Tiago Costa
A cara deles não vai mudar. Eles só vão voltar à aparência original deles (bem pintadinhos, sem pintura desbotada e descascando com ferrugem). Os itens de acessibilidade vão ser um incremento bem interessante, e eu vi um comentário no Orkut de que o ar condicionado dele vai ficar bem mais forte.

Enviado: 23 Jun 2008, 20:35
por Will .
boa noticia

quanta coisa boa que temos para aguardar ... :D

Enviado: 23 Jun 2008, 21:04
por Lipe Andreense
Tem muitas outras noticias legais, só que ainda não sairam em público...

Enviado: 23 Jun 2008, 21:07
por Tiago Costa
Se for sobre as licitações, acho legal a gente criar um tópico para aquilo, não, lipe? Achei interessantíssimas, e elas estão disponíveis para dar transparência ao governo. Portanto, quanto mais divulgadas, melhor.

Enviado: 23 Jun 2008, 21:10
por Lipe Andreense
Tiago Costa escreveu:Se for sobre as licitações, acho legal a gente criar um tópico para aquilo, não, lipe? Achei interessantíssimas, e elas estão disponíveis para dar transparência ao governo. Portanto, quanto mais divulgadas, melhor.
O problema é transcrever aquilo....
Tem algum lugar que podemos criar pra armazenar os arquivos ?

Enviado: 23 Jun 2008, 21:13
por Tiago Costa
Acho que poderíamos criar uma conta em algum desses armazenadores virtuais, ou quem sabe poderíamos ver se é possível o link direto para os PDFs?

Enviado: 23 Jun 2008, 22:27
por HGP
Eita, quanto misterio, :lol: :lol: :lol: . Pelo visto tem algo muito bom vindo ai..... :P

Bom, os 2100 "roubados" voltam para a D, a 9 fica com todos os 2070??

Enviado: 23 Jun 2008, 22:43
por Lipe Andreense
HGPFILHO escreveu:Bom, os 2100 "roubados" voltam para a D, a 9 fica com todos os 2070??
Sim, além dos 3000, e dos outros 8 trens adicionais encomendados

Enviado: 24 Jun 2008, 01:44
por Lopes
Se a tração desse trem for aumentada, deixando - a semelhante com a de alguns trens (1100;3000;5000) Vai saber, com certeza vai se tornar o melhor trem da CPTM (Excluindo os novos)
Ha duas semanas andei neles, a tração inicial (Torque?) o barulho que fazia era parecida de um 1100 ou 1700, se fechasse os olhos dava até para imaginar que você estava indo para Fco. Morato ao invés de Rio Gde. da Serra...
Bem que podeiram ir para outra linha, tipo, trocar de lugar com os 2000 pq os 2100 tem características mais de expresso do que de metropolitano, assim operando apenas na Expresso ABC e Expresso Leste.
Quem sabe, vendo a velocidade máxima dele, poderia operar no Expresso Bandeirantes, sendo que sua máxima velocidade é de 140Km/h, e a previsão de velocidade desse expresso será de 110Km/h, dá até para encarar!!!

Enviado: 24 Jun 2008, 01:55
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:Se a tração desse trem for aumentada, deixando - a semelhante com a de alguns trens (1100;3000;5000)
Se você estiver se referindo à taxa de motorização, o 2100 tem 1 carro motor para cada 2 carros reboques, assim como o 1100 e o 5000.

Enviado: 24 Jun 2008, 03:42
por R E N F E
Nossa tava + que na hora. 2111, 2135, e 2137 e outros, que estão bem deteriorados, finalmente vão receber a revisão que merecem. Interessante o número de Km que os trens dessa série precisam cumprir pra fazer revisão na CPTM. Na Renfe essa série passa por revisão a cada 500.000Km.

Abraços

Enviado: 24 Jun 2008, 14:08
por Caco
Que ótima notícia. Em alguns deles já era possível ver a corrosão tomando conta da lataria.

Enviado: 24 Jun 2008, 15:09
por Lopes
Será que no fim de semana, haverá pelo menos então, já que têm 3 trens "encostados", alguns 1100 ou 1700 pela linha 10.
Confesso que tenho vontade de andar em um nessa linha!