De Osasco a Grajaú, esta linha possui 31,8 km de extensão e 18 estações:
Osasco
Presidente Altino
Ceasa
Villa-Lobos - Jaguaré
Cidade Universitária
Pinheiros
Hebraica-Rebouças
Cidade Jardim
Vila Olímpia
Berrini
Morumbi
Granja Julieta
Santo Amaro
Socorro
Jurubatuba
Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú
Vídeo da extensão da linha:
Agradecimentos ao Tiago pelo ótimo vídeo.
Re: Linha 9/C
Enviado: 01 Jul 2008, 17:47
por Francis
Lopes escreveu:
Existe ou já existiu algum projeto de alguma extensão a mais nessa linha?
Já ouvi falar que parece que ela poderia ser extendida (Nos tempos de #Fepasa) até Carapicuíba ou outra localidade?
Se houver documentação, imagens...
por favor, post!
Pelo menos, de minha parte há muito interesse!
Sim, existia o projeto de levá-la direto ao centro, ou seja, ao invés de seguir para oeste depois de Ceasa, seguiria para leste, sentido Barra Funda. Não tenho documentação aqui, mas é fácil pesquisar, vamos ver se achamos algo. Abraço.
Hgp, não entendí a numeração ao lado das estações, pois tentei estabelecer algum tipo de correlação a elas, mas realmente não cheguei a uma conclusão.
O que seria? abs.
Enviado: 06 Ago 2008, 11:51
por Landrail
^^Embarques, somente embarques!!!!
Enviado: 15 Set 2008, 13:24
por Lipe Andreense
AGV escreveu:Então, o que é melhor na sua opinião?
Áreas de manancial devem ser protegidas, não é para crescer em nenhum ponto. São areas onde a natureza deve (ou deveria) ser mantida para conservação das fontes de água potável.
Você disse que o trem ajudaria na questão ambiental. Como ??? Com menos emissão de gases ?
Penso assim: uma pessoa procura lugar pra morar em São Paulo, e como todo mundo, precisa de transporte para ir trabalhar. Ela não vai morar em um lugar onde a viagem até o seu trabalho demorará mais de 2, 3 horas. Aí descobre que tem trem em Parelheiros, e com isso chega no trabalho em 1:30h. E os terrenos em Parelheiros são baratos, logo, vai morar lá, principalmente se forem de baixa renda.
E isso vai demandar serviços públicos, ruas, escolas, e mesmo em lugares de baixa renda há aumento de frota de carros.
A política para preservar áreas ambientais é limitar o desenvolvimento dessas áreas, sim.
Veja o exemplo da Ilha do Bororé: existe um espaço cortado por um dos braços da represa, com pouco mais de 500m. Porque não fazem uma ponte para transpor ????
Para limitar o acesso e preservar a area, por isso só tem a balsa.
Enviado: 15 Set 2008, 13:36
por AGV
Lipe, isto só acontece, pois no Brasil existe uma mentalidade de se administrar as coisas por inércia, entre outras questões, que já vêm de séculos.
Mas basicamente, uma das questões é esta: Aquele que já não faz quase nada, vai querer resolver uma questão apenas na "canetada", e isto se perguntando "por quê" foram lhe "importunar".
Assim, resolve o "problema" da forma como disse e volta as suas "atividades" de costume.
Se aqui fosse um país sério, pelo exemplo que você deu, daria para ter tranquilamente a tal ponte no Bororé, ter o trem, que é um transporte mais que decente e merecido para a região, e ainda sim, a área não iria aumentar, só contar com um transporte digno, e até uma forma de receber turistas para a região.
Isto se chama vontade política.
Não adianta consertar um erro, com outro, mas isto diz respeito a assuntos muito maiores e muito mais complexos dos tratados neste fórum.
A destruição dos trens e ferrovias é somente uma ínfima parcela, a ponta do iceberg de como as coisas no Brasil são.
Enviado: 15 Set 2008, 21:10
por ArqPaulo
Relato:
hoje, depois de 10 meses, voltei a usar a linha 9, da ultima vez ainda era linha C.
so' tive boas impressoes, infelizmente a imprensa, que detonou a linha em março, nao volta la pra mostrar.
primeiro, cheguei em cidade universitaria, pela porte orca as 8....boa impressao foi a placa de obras na cid universitaria, para melhoria de acessibilidade, e pela foto (ruim de celular, mal da pra ver, mas) parece qe ate a cobertura sera trocada, estação entrando nos padroes de otima qualidade....
o trem que veio tinha 6 carros, uma otima...pude entrar e havia espaço
a velocidade aumentou bem.
na volta, pude pegar um dos trens novos, com o adesivo de "1° trem novo".....muito bom!
contei os intervalos e foram de manha 4 minutos e as 11 uns 6....
parabens a linha 9, com as reformas de mais algumas estações, e mais alguns trens novos que estao pra chegar, tenho certeza de que quando a linha 4 chegar em pinheiros, ela estara prontinha pra atender a demanda, que de certo aumentara, ainda mais por usuarios acostumados a metro, nem sentirao diferença
imagem do celular...ruim, mas dava pra ver uma nova estrutura de aço azul sendo instalada, a plataforma de embarque foi toda para um lado do mezanino, o outro ta em obra....reparem nos traços azuis...sao as novas estruturas.....padrao das novas estações
Neste sábado [04/04], as estações Cidade Universitária, Pinheiros e Ceasa da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], completam 28 anos. Inauguradas em 1981 e construídas pela Fepasa, na época em que a CPTM ainda não existia, as três hoje integram a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], uma das mais modernas da empresa, atualmente, com movimento médio de 219 mil passageiros diários.
Semelhantes na forma arquitetônica, de concreto pré-moldado, cada uma tem suas particularidades, marcando a história da cidade.
Pinheiros
Com quase 7 mil usuários por dia, a estação fica em local privilegiado, com comércio diversificado, empresas, shopping, clubes, grandes mercados e grande área residencial. À noite, a região fica movimentada pelos bares, restaurantes e casas noturnas ali instalados. Foi construída para substituir a antiga estação de mesmo nome, a 300 metros de distância.
Cidade Universitária
Recebendo cerca de 10 mil usuários por dia, a estação foi assim nomeada por ficar próxima ao campus da Universidade São Paulo [USP]. Atualmente, dá acesso à Ponte ORCA, serviço de ônibus gratuito de integração da EMTU, que faz o percurso de ida e volta entre essa estação da CPTM e a de Vila Madalena, Linha 2 - Verde do Metrô.
Ceasa
No início, era chamada de Universidade. Construída pela Fepasa em 1979, a estação só foi inaugurada oficialmente em 1981. Recebeu esse nome porque fica junto às instalações do Ceasa, na marginal do rio Pinheiros. A estação conta também com um pátio de cargas. Por dia, circulam aproximadamente 3,9 mil usuários.
As antigas estações da Linha 9-Esmeralda estão sendo adaptadas à acessibilidade. No momento, as estações Cidade Universitária e Ceasa passam por obras. As unidades Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro já concluíram a reforma e estão de acordo com as novas normas de acessibilidade. Foram feitas intervenções para atender às pessoas com deficiência visual, como mapa, piso e rota táteis, novos corrimãos, guarda-corpos e readequação dos banheiros.
Re: Linha 9/C
Enviado: 05 Abr 2009, 08:16
por HGP
A linha 9 é um causo sério, hahahhahaha - uma relação de amor e ódio por muitos ferrofans, . Em um ano com a integração com a linha 4 haverá uma nova mudança no perfil da linha, aguardem....
Re: Linha 9/C
Enviado: 06 Abr 2009, 18:33
por ArqPaulo
Estou muito preocupado com o que acontecerá na linha 9 após a chegada da linha 4...óbvio que será bom pelo lado da integração, expansão etc etc...
Foram feitas reformas importantes, novas estações, novos trens, trens com 6 carros...mas não sei, todas estações com plataformas centrais podem gerar serios problemas de embarque e desembarque....alem da velocidade que ainda nao ta a ideal...
Além disso, essas reformas na Cidade Universitária e Ceasa estao a passos de lesma.
e na 1° pagina, tem o texto abaixo:
Ao todo, já foram adquiridos 60 trens para a CPTM e 47 para o Metrô, distribuídos da seguinte forma:
* CPTM: 12 para a Linha 9-Esmeralda (já em operação); 20 para a Linha 7-Rubi; 20 para a Linha 10-Turquesa; e mais 8 para a Linha 9-Esmeralda.
* Metrô: 16 trens para a Linha 2-Verde; 10 para a Linha 3-Vermelha; 7 para a Linha 1-Azul; e 14 para a 1ª fase da Linha 4-Amarela.
Achava que alinha 9 teria 12 trens novos, (ja entregues) mas ai diz que virão mais outros 8, será que no tal comercial recente do trem novo do metro, quando diziam que entregariam mais 6 trens novos para a cptm, seriam os da linha 9?
Re: Linha 9/C
Enviado: 21 Abr 2009, 09:48
por Will .
mmm...acho que não, para a linha 9 serão mais 8
e essa propaganda ta errada, serão 20 pra linha 12 e não pra linha 10
Re: Linha 9/C
Enviado: 22 Abr 2009, 00:51
por Tiago Costa
Aliás, os trens para a Linha 9 acabaram de ser encomendados para a CAF (mas eles podem ser fabricados junto com os outros 40 trens já encomendados pela CAF, tornando-se uma única encomenda de 48 trens), e a previsão é que eles comecem a chegar apenas no segundo semestre de 2010. Portanto, esses 6 trens para a CPTM, que não foram chamados de novos (mas sempre aquele jogo de palavras que de tanto falarem em trem novo na propaganda, fazem o telespectador pensar que virão 6 trens novos para a CPTM), deverão ser mais trens reformados que estão para chegar. Já quanto aos trens novos para a Linha 10, acho que foi erro de digitação (reproduzido em vários locais, por copiar e colar ), e que eles se referiam à Linha 12, ehehe.