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[Notícia] L4 é tema de reunião entre moradores da Barra e ZS
Moderador: Guilherme Pinho
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[Notícia] L4 é tema de reunião entre moradores da Barra e ZS
28/10/2008 - 14h40
A construção da Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul da Cidade, ganha cada vez mais força na sociedade carioca. Mais de 30 representantes de diferentes associações comunitárias da Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio, participaram de uma reunião na noite da última segunda-feira (28/10) para discutir detalhes do projeto. O encontro teve a participação do secretário de Transportes, Julio Lopes e do presidente do consórcio Rio Barra, Julio Oliveira.
O projeto prevê que a nova linha do metrô terá 16,3 quilômetros de extensão. O custo previsto é de R$ 2 bilhões para a construção do trecho e a compra de 86 novos carros. De acordo com licitação feita em 1998, o consórcio Rio Barra é responsável por 55% dos investimentos e o governo do estado pelos 45% restantes.
Segundo Ney Suassuna, o presidente da Acibarra (Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca) e líder do governo no Senado, as associações precisam caminhar juntas com os órgãos federais. O presidente da Acibarra acredita que toda a cidade será beneficiada com a construção da Linha 4 e que sem ela a Barra da Tijuca irá ficar imobilizada.
- Temos consciência de que precisamos estar lado a lado do poder público para ajudar no que for preciso. Estivemos em Brasília na semana passada e o relator do orçamento, o senador Delcídio Amaral, prometeu nos ajudar no que pudesse e nós vamos continuar cobrando. O secretário Julio Lopes tem demonstrado um enorme interesse nesta questão e nos acompanhou nas reuniões na capital federal. Temos o apoio do governador Sérgio Cabral, do novo prefeito Eduardo Paes, mas precisamos chamar a atenção dos governantes em Brasília. Pedimos a todos os 46 parlamentares para apresentarem o projeto na emenda – comentou Ney Suassuna.
Para Julio Lopes, a eleição de Eduardo Paes para prefeito do Rio de Janeiro dará ainda mais força para que a Linha 4 do metrô saia o mais rapidamente. O secretário afirmou que reuniões como estas são importantes para lembra que a sociedade está presente para cobrar soluções para melhorias do Estado.
- O governador Sérgio Cabral está muito empenhado em viabilizar as linhas 3 e 4 do metrô e estas são duas grandes prioridades. Tenho certeza que o novo prefeito será um aliado importante nesta luta. Estas reuniões contribuem muito para que nós possamos cobrar da bancada de deputados em Brasília e que eles priorizem a construção das linhas na janela do orçamento do governo. O ministro das Cidades também reconhece a sua importância e isso mostra que há uma conjunção de homens públicos para resolver esta questão. Estamos com os nossos melhores engenheiros empenhados em escolher o melhor traçado, juntamente com a concessionária Rio Barra – afirmou o secretário de Transportes.
Participaram da reunião representantes da das associações Fambarra, Ouvidoria da Barra, Lagoa Viva, Amalga, Amagavea, Amigos do Jardim Oceânico e associação de Moradores do Recreio.
Fonte: SETRANS/RJ
A construção da Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul da Cidade, ganha cada vez mais força na sociedade carioca. Mais de 30 representantes de diferentes associações comunitárias da Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio, participaram de uma reunião na noite da última segunda-feira (28/10) para discutir detalhes do projeto. O encontro teve a participação do secretário de Transportes, Julio Lopes e do presidente do consórcio Rio Barra, Julio Oliveira.
O projeto prevê que a nova linha do metrô terá 16,3 quilômetros de extensão. O custo previsto é de R$ 2 bilhões para a construção do trecho e a compra de 86 novos carros. De acordo com licitação feita em 1998, o consórcio Rio Barra é responsável por 55% dos investimentos e o governo do estado pelos 45% restantes.
Segundo Ney Suassuna, o presidente da Acibarra (Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca) e líder do governo no Senado, as associações precisam caminhar juntas com os órgãos federais. O presidente da Acibarra acredita que toda a cidade será beneficiada com a construção da Linha 4 e que sem ela a Barra da Tijuca irá ficar imobilizada.
- Temos consciência de que precisamos estar lado a lado do poder público para ajudar no que for preciso. Estivemos em Brasília na semana passada e o relator do orçamento, o senador Delcídio Amaral, prometeu nos ajudar no que pudesse e nós vamos continuar cobrando. O secretário Julio Lopes tem demonstrado um enorme interesse nesta questão e nos acompanhou nas reuniões na capital federal. Temos o apoio do governador Sérgio Cabral, do novo prefeito Eduardo Paes, mas precisamos chamar a atenção dos governantes em Brasília. Pedimos a todos os 46 parlamentares para apresentarem o projeto na emenda – comentou Ney Suassuna.
Para Julio Lopes, a eleição de Eduardo Paes para prefeito do Rio de Janeiro dará ainda mais força para que a Linha 4 do metrô saia o mais rapidamente. O secretário afirmou que reuniões como estas são importantes para lembra que a sociedade está presente para cobrar soluções para melhorias do Estado.
- O governador Sérgio Cabral está muito empenhado em viabilizar as linhas 3 e 4 do metrô e estas são duas grandes prioridades. Tenho certeza que o novo prefeito será um aliado importante nesta luta. Estas reuniões contribuem muito para que nós possamos cobrar da bancada de deputados em Brasília e que eles priorizem a construção das linhas na janela do orçamento do governo. O ministro das Cidades também reconhece a sua importância e isso mostra que há uma conjunção de homens públicos para resolver esta questão. Estamos com os nossos melhores engenheiros empenhados em escolher o melhor traçado, juntamente com a concessionária Rio Barra – afirmou o secretário de Transportes.
Participaram da reunião representantes da das associações Fambarra, Ouvidoria da Barra, Lagoa Viva, Amalga, Amagavea, Amigos do Jardim Oceânico e associação de Moradores do Recreio.
Fonte: SETRANS/RJ
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Não exatamente cara... Porque pra mim a L1A não mata o projeto original da L2, até porque a L3 impulsionará a expansão da L2 para facilitar a integração com as barcas. Mas ao mesmo tempo ela é meio tapa buraco... Sei lá, eu não tenho uma opinião bem definida sobre a L1A.
Mas é empolgante pensar em ter tantas linhas sendo construidas
Mas é empolgante pensar em ter tantas linhas sendo construidas
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Era isso que eu ia falar. Muito pretensão do Metrô Rio chamar essa interligação de uma nova linha. Mas...
Quanto a notícia, boa iniciativa. Eu só espero que com o Paes a Linha 4 finalmente saia do papel. Eu só queria que os governos escolhessem o traçado até a Carioca, mas isso eu já acho muito difícil.
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Pelo que eu vejo até agora, a indefinição do traçado, que vai gerar um gargalo na Linha 1 de qualquer jeito pois a Linha 1 não atingiu sua racionalidade no transporte dos passageiros, e issa racionalidade só será alcançada com a realização do fechamento do anel, essa Linha 1A vai atrasar o desenvolvimento da Linha PRINCIPAL do Metrô, que foi feita para absorver a demanda de todas as futuras Linhas, o intervalo de projeto que era de 90 segundos nunca será atingido e isso impossibilitará que a Linha 1 se integre as Linhas 2, 3 e 4 ao mesmo tempo, no máximo ela conseguiria absorver a Linha 3, do jeito que vai ficar nem pensar na Linha 4 chegar a qualquer ponto dela nos próximos 20 anos...
O Metrô está tratando a "Linha" 1A como extensão da Linha 2 até Botafogo, mas num diz que essa Linha terá apenas 3 km pois só contamos o número de vias novas que serão feitas entre São cristóvão e Central, eu até gosto de sistema de ramais, são largamente utilizados em diversos Metrôs do mndo, mas aqui no Rio não foi planejado, na minha visão, tudo que vai contra o projeto original não merece ir a frente...
Preferiria mil vezes que juntassem a grana da Linha 4 e da Linha 3 para duas coisas somente, expandir a L2 até a Carioca e concluir o anel da L1.
Mas de qualquer forma é um fato inédito mesmo, 3 projetos sendo executados simultaneamente, só num digo que é a primeira vez que constroem duas Linhas ao mesmo tempo porque as Linhas 1 e 2 foram feitas juntas.
O Metrô está tratando a "Linha" 1A como extensão da Linha 2 até Botafogo, mas num diz que essa Linha terá apenas 3 km pois só contamos o número de vias novas que serão feitas entre São cristóvão e Central, eu até gosto de sistema de ramais, são largamente utilizados em diversos Metrôs do mndo, mas aqui no Rio não foi planejado, na minha visão, tudo que vai contra o projeto original não merece ir a frente...
Preferiria mil vezes que juntassem a grana da Linha 4 e da Linha 3 para duas coisas somente, expandir a L2 até a Carioca e concluir o anel da L1.
Mas de qualquer forma é um fato inédito mesmo, 3 projetos sendo executados simultaneamente, só num digo que é a primeira vez que constroem duas Linhas ao mesmo tempo porque as Linhas 1 e 2 foram feitas juntas.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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