BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Locobreque em pleno funcionamento em Paranapiacaba
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Locobreque em pleno funcionamento em Paranapiacaba
Este vídeo achei por acaso no YouTube...
Trata-se de um trecho de um filme nacional, produzido nos anos 70 (1978), chamado Doramundo, drigido por João Batista de Andrade, no qual mostra a mudança provocada na rotina e no comportamento dos habitantes de uma pequena cidade ferroviária do interior de São Paulo (no caso, filmaram Paranapiacaba ) por uma sucessão de mortes estranhas. A Companhia que explora a estrada de ferro resolve intervir temendo a repercussão jornalística dos acontecimentos.
No vídeo, logo no começo, mostra um locobrque em funcionamento, mostrando os detalhes por baixo dele e a linda paisagem de Paranapiacaba e da Serra do Mar... imperdível!!!
http://br.youtube.com/watch?v=3Z-NzHR9HKY
Ah, para vocês, uma imagem tirada do mesmo vídeo... espero que curtam:
Boa viagem...
Trata-se de um trecho de um filme nacional, produzido nos anos 70 (1978), chamado Doramundo, drigido por João Batista de Andrade, no qual mostra a mudança provocada na rotina e no comportamento dos habitantes de uma pequena cidade ferroviária do interior de São Paulo (no caso, filmaram Paranapiacaba ) por uma sucessão de mortes estranhas. A Companhia que explora a estrada de ferro resolve intervir temendo a repercussão jornalística dos acontecimentos.
No vídeo, logo no começo, mostra um locobrque em funcionamento, mostrando os detalhes por baixo dele e a linda paisagem de Paranapiacaba e da Serra do Mar... imperdível!!!
http://br.youtube.com/watch?v=3Z-NzHR9HKY
Ah, para vocês, uma imagem tirada do mesmo vídeo... espero que curtam:
Boa viagem...
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
Evandro, eu posso postar algumas fotos do sistema funicular.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Só estava aguardando liberação do CCO.Evandro escreveu:Manda bala!!!landrail escreveu:Evandro, eu posso postar algumas fotos do sistema funicular.
01-Sistema funicular, reparem a cremalheira lá em baixo.
02-
03-
04-
Acervo: Denis Castro
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- Novato
- Mensagens: 21
- Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Contato:
É, na verdade o trecho entre o 4º e o 5º Patamar, está abandonado há uns 19 ou 20 anos mesmo, mas o trecho após o 4º Patamar da Serra Nova está abandonado há mais tempo, e mais sucateado.Tiago Costa escreveu:Nossa, essas fotos são demais! Pena que o sistema está abandonado. O clima da Serra do Mar faz com que o sistema pareça que está abandonado há mais de 50 anos, quando na verdade, fazem apenas 19 anos (é isso?). Triste .
É aí que a "brilhante" MRS quer construir a tal correia transportadora de Minério, ou seja, querem atropelar a História Paulista com uma correia. E nem adianta falar em tombamento pelo Condephaat, eles não deixarão que destruam, mas deixarão que o tempo destrua.
Veja só o potencial turístico do trecho, seria perfeito colocá-lo em condições novamente, mas, exigiria uma verdadeira fortuna.
Que pena que não tem maism que pena mesmo!
Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.
Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada!
Pena que não tem mais!
Hoje é possível ver como está o trecho nesses vídeos aqui:
http://br.youtube.com/watch?v=wR65V_gt6eg
http://br.youtube.com/watch?v=KLKp3ALDung
http://br.youtube.com/watch?v=lo2EQIcwe34
http://br.youtube.com/watch?v=a7-waCMCBoc
http://br.youtube.com/watch?v=mUeRkmjL0m8
http://br.youtube.com/watch?v=AA6O5oTokBc
http://br.youtube.com/watch?v=P09CETv-U24
http://br.youtube.com/watch?v=zd3S610c5_E
http://br.youtube.com/watch?v=fqwC0EO99OU
http://br.youtube.com/watch?v=8RvUOOOrC_c
http://br.youtube.com/watch?v=69elX_K7DfU
http://br.youtube.com/watch?v=IfXaXf-gRRQ
http://br.youtube.com/watch?v=BEyz8mOvJ9A
http://br.youtube.com/watch?v=-m4AX554kew
http://br.youtube.com/watch?v=7RRIFenIRNo
http://br.youtube.com/watch?v=EGd5AFFZMSU
Bônus
http://br.youtube.com/watch?v=CExFM2_-nA0 - Esse já da um "medinho"!
São muitos vídeos, mas vale a pena assistir, eu assisti todos!
Estão na ordem separados por temas...
Se divirtam!
O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.
Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada!
Pena que não tem mais!
Hoje é possível ver como está o trecho nesses vídeos aqui:
http://br.youtube.com/watch?v=wR65V_gt6eg
http://br.youtube.com/watch?v=KLKp3ALDung
http://br.youtube.com/watch?v=lo2EQIcwe34
http://br.youtube.com/watch?v=a7-waCMCBoc
http://br.youtube.com/watch?v=mUeRkmjL0m8
http://br.youtube.com/watch?v=AA6O5oTokBc
http://br.youtube.com/watch?v=P09CETv-U24
http://br.youtube.com/watch?v=zd3S610c5_E
http://br.youtube.com/watch?v=fqwC0EO99OU
http://br.youtube.com/watch?v=8RvUOOOrC_c
http://br.youtube.com/watch?v=69elX_K7DfU
http://br.youtube.com/watch?v=IfXaXf-gRRQ
http://br.youtube.com/watch?v=BEyz8mOvJ9A
http://br.youtube.com/watch?v=-m4AX554kew
http://br.youtube.com/watch?v=7RRIFenIRNo
http://br.youtube.com/watch?v=EGd5AFFZMSU
Bônus
http://br.youtube.com/watch?v=CExFM2_-nA0 - Esse já da um "medinho"!
São muitos vídeos, mas vale a pena assistir, eu assisti todos!
Estão na ordem separados por temas...
Se divirtam!
O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
l fernandes escreveu: Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Vovôl fernandes escreveu:Saibam que eu não tirei nada de nenhum lugar, nunca nem cheguei perto do locobreque, meu avô que foi da EFSJ!metropolitano escreveu:l fernandes escreveu: Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
É, na minha opinião, muito melhor a placa estar com a família do Luiz do que estar jogada num ferro velho.
Muita coisa histórica das nossas ferrovias se perdeu porque não houve pessoas como o avô do Luiz, que guardou uma recordação. Desenhos, relatórios, e muito mais ciosas foram simplesmente abandonados.
-
- Novato
- Mensagens: 21
- Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Contato:
O Primeiro sistema funicular, que chamamos de "Serra Velha", funcionou mais ou menos entre 1867 e 1899, a cremalheira foi construída por cima dele. Esse sistema tinha via singela, e outras peculiaridades (como os Serrabreques, que são os antecessores dos Locobreques, que possuem propulsão própria) que reduziam a sua capacidade de carga. O Governo Imperial exigiu da SPR um plano para aumento da capacidade no trecho de serra (representava um enorme gargalo) e em aderência simples, sem funicular (o sistema era extremamente criticado). Porém a SPR depois de estudar vários traçados, chegou a conclusão final de que instalar um sistema funicular novo, com algumas inovações e com via dupla, seria a melhor solução - aprovada pelo Governo Imperial, a "Serra Nova" foi inaugurada em 1900 se não me engano, ela foi construída logo acima do antigo traçado, e com rampas a 8%, ao contrário da Serra Velha que tinha rampas de 10% e um patamar a menos.Lopes escreveu:Que pena que não tem maism que pena mesmo!
Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.
Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada!
Pena que não tem mais!
O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
A Antiga continuou funcionando como sistema alternativo (os desabamentos na serra eram e são comuns) até os anos 70, quando a RFFSA construiu em seu leito o sistema cremalheira-aderência, já sugerido pela SPR em 1945.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante