BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Jundiaí - Linha 7 (Rubi)
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Estação Jundiaí - Linha 7 (Rubi)
Originalmente postado por em 18/12/2007
A estação é a mesma desde sua inauguração, em 16 de Fevereiro de 1867, ou seja, tem 140 anos de uso. Ainda mantém a arquitetura inglesa que, apesar da falta de cuidados, ainda está em "bom estado".
Fica no bairro de Vila Arens, na cidade de Jundiaí, um pouco afastada do centro.
Possui uma plataforma lateral e uma plataforma central. É o ponto final da Extensão Jundiaí, que faz parte da Linha 7 da CPTM.
01 - Fachada
02 -
03 -
04 -
05 - Saguão
06 - Bilheterias e o único acesso
07 - Plataforma cheia, o trem tinha acabado de chegar de Francisco Morato
08 - Plataformas agora vazias
09 -
10 - Plataforma central
11 -
12 -
13 -
14 - De dentro do trem
15 - Visão geral da plataforma central
16 - Trem chegando para Francisco Morato
17 - Trem 1700 na plataforma
18 - Vista da passarela
19 - Do tempo dos trens expressos....
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Com a introdução do Expresso Turístico, trocaram a identidade visual das placas. Acrescentaram também informações em inglês, como na Estação Portuguesa-Tietê.
As placas não foram trocadas. Na verdade, foram "readesivadas", tal como fizeram na Estação Calmon Viana. Agora, Jundiaí é a primeira estação da Linha 7 - Rubi com identidade visual adequada ao "metrô de superfície". O totem, do lado de fora da estação, já carrega o novo logotipo vermelho da CPTM.
Infelizmente, estava sem cãmera e não pude fotografar. Ficou parecido com isso:
Nada do friso branco acima do nome da estação, como é padrão. =\
As placas não foram trocadas. Na verdade, foram "readesivadas", tal como fizeram na Estação Calmon Viana. Agora, Jundiaí é a primeira estação da Linha 7 - Rubi com identidade visual adequada ao "metrô de superfície". O totem, do lado de fora da estação, já carrega o novo logotipo vermelho da CPTM.
Infelizmente, estava sem cãmera e não pude fotografar. Ficou parecido com isso:
Nada do friso branco acima do nome da estação, como é padrão. =\
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Acho que foi por causa disso mesmo. Mas acho que eles poderiam ter aproveitado a oportunidade para colocar placas arredondadas, como aquelas presentes na Estação da Luz. Na conversão da Linha C - Celeste para Linha 9 - Esmeralda, fizeram isso.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Gosto muito dessa estação e com o terminal de ônibus do lado ficou muito bom.
Pergunta: continuando após a estação Jundiaí, é possível chegar mais próximo ao centro dessa cidade?
Por fim o futuro TAV poderia explorar melhor essa região com estações em Rio Claro, Americana, Limeira, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Jundiaí e seguir para São Paulo.
Pergunta: continuando após a estação Jundiaí, é possível chegar mais próximo ao centro dessa cidade?
Por fim o futuro TAV poderia explorar melhor essa região com estações em Rio Claro, Americana, Limeira, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Jundiaí e seguir para São Paulo.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
O Terminal Vila Arens deixa alguns terminais de cidades da RMSP chupando o dedo. Aparenta possuir uma boa estrutura e integração. Só acho que poderiam integrar de alguma forma com a CPTM, como ocorre com os ônibus de Barueri na Linha B.
Cogitam transformar Jundiaí e algumas das cidades em seu entorno em uma região metropolitana futuramente. Seria interessante a implementação de um terminal com linhas intermunicipais de ônibus para atender diretamente a municípios como Itupeva e Cabreúva, por exemplo.
Este site lista as duas ramificações que seguem após Jundiaí, com as respectivas estações. Da Companhia Paulista e da Ituana:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jundiai.htm
Vendo as fotos as fotos, tenho impressão que não, mas como conheço pouco de Jundiaí, a análise de alguém mais viajado seria desejável.
Cogitam transformar Jundiaí e algumas das cidades em seu entorno em uma região metropolitana futuramente. Seria interessante a implementação de um terminal com linhas intermunicipais de ônibus para atender diretamente a municípios como Itupeva e Cabreúva, por exemplo.
Este site lista as duas ramificações que seguem após Jundiaí, com as respectivas estações. Da Companhia Paulista e da Ituana:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jundiai.htm
Vendo as fotos as fotos, tenho impressão que não, mas como conheço pouco de Jundiaí, a análise de alguém mais viajado seria desejável.
Concordo.409 escreveu:Por fim o futuro TAV poderia explorar melhor essa região com estações em Rio Claro, Americana, Limeira, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Jundiaí e seguir para São Paulo.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Segundo sei (não sei se é verídico), Jundiaí optou por não fazer parte da RMSP quando de sua criação, e acho que isso a prejudica em muitos pontos: a CPTM a serve por "tradição", e por ser relativamente intenso o movimento entre Fco. Morato e Jundiaí, não por obrigação; não é integrada pela EMTU também por este motivo, e acaba tendo uma realidade distorcida: é bem próxima da capital (mais próxima que Salesópolis, que faz parte da RMSP, e está a mais de 80 km de SP), mas não tem transporte integrado com a RMSP. Isso atrapalha bastante. Mas é uma cidade bem desenvolvida, com ótima qualidade de vida (o que mais tem é condomínio fechado, com ex-moradores da capital, mas que continuam trabalhando aqui). Quanto a estação não ser no centro, isto não atrapalha muito não. Seria mais ou menos como a Luz aqui em SP, que também não é beeem no centro, mas é bem perto, a mesma coisa.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Nas duas vezes que eu andei na extensão operacional, ambas no fim de semana, notei movimento intenso. Obviamente, nada comparável ao Expresso Leste, por exemplo, mas suficiente para o trem sair de Jundiaí com quase todos os assentos ocupados e até alguns usuários em pé após parar em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
Em relação a unificar o trecho, diz-se que isso não ocorre também em virtude dos desgate que as composições teriam em atravessar os 61 km entre Luz e Jundiaí durante todo o dia, além da extensão não necessitar de um headway tão baixo quanto o trecho principal. Felizmente, o primeiro e o último trem do dia fazem o percurso inteiro.
O funcionamento da extensão operacional é bastante otimizado. Apesar de possuir poucos trens (da última vez que estive lá, eram três TUE Série 1700), estes circulam a uma velocidade bastante alta e atendem bem aos intervalos determinados. Para um trecho alcunhado como "extensão", por exemplo, a eficiência é surpreendente.
Interessante é que, desta vez, o trem não avançou a Estação Jundiaí para reverter o comando. Alguém sabe se ocorreu alguma alteração por lá nesse sentido?
O bairro de Vila Arens parecia relativamente pacato. De ônibus, em quanto tempo, aproximadamente, seria possível atingir o centro da cidade?
Em relação a unificar o trecho, diz-se que isso não ocorre também em virtude dos desgate que as composições teriam em atravessar os 61 km entre Luz e Jundiaí durante todo o dia, além da extensão não necessitar de um headway tão baixo quanto o trecho principal. Felizmente, o primeiro e o último trem do dia fazem o percurso inteiro.
O funcionamento da extensão operacional é bastante otimizado. Apesar de possuir poucos trens (da última vez que estive lá, eram três TUE Série 1700), estes circulam a uma velocidade bastante alta e atendem bem aos intervalos determinados. Para um trecho alcunhado como "extensão", por exemplo, a eficiência é surpreendente.
Interessante é que, desta vez, o trem não avançou a Estação Jundiaí para reverter o comando. Alguém sabe se ocorreu alguma alteração por lá nesse sentido?
O bairro de Vila Arens parecia relativamente pacato. De ônibus, em quanto tempo, aproximadamente, seria possível atingir o centro da cidade?
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
Já me perdi lá 2 vezes!Francis escreveu:Não precisa de ônibus, a pé se vai em 15 minutos.Vidal escreveu:O bairro de Vila Arens parecia relativamente pacato. De ônibus, em quanto tempo, aproximadamente, seria possível atingir o centro da cidade?
Uma procurava o museu ferroviário e pedi a hora de visitação. :brv:
outra foi procurando o centro e nem sei onde fui, sei que andei pra caramba.
Com coragem, "peguei meu violão", minha coragem e fui procurar o centro e achei!
Rodrigo Lopes
Realmente...lipe_andreense escreveu:hahahaha, depois que a cptm descobriu os adesivos... Placa nova pra quê ?
Até am Autódromo foi aplicado um adesivo sobre a placa redonda azul, ao inves de fazer uma placa nova da cor esmeralda
Olha essa esta estação necessita logo de uma restauração (não reforma, por que é tombado pelo patrimônio histórico)
Tenho medo, na outra plataforma aquele assoalho do teto, qualquer hora cai na cabeça de alguém, engraçado que quando o Expresso Lazer rodou pela primeira vez, colocaram uns panos brancos para esconder o podre...
Sonho em ver novas placas, equipamentos modernos nessa estação, quem sabe quando e se forem construídas as novas estações Campo Limpo Paulista, Vársea e Botujuru...
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
A CPTM já havia descoberto adesivo em TAT EL. Colocaram do lado oposto às da CBTU.lipe_andreense escreveu:hahahaha, depois que a cptm descobriu os adesivos... Placa nova pra quê ?
Até am Autódromo foi aplicado um adesivo sobre a placa redonda azul, ao inves de fazer uma placa nova da cor esmeralda
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Já está tudo pronto para a chegada do Expresso Lazer.
o "museu" que havia, foi "desativado", tendo suas peças afastadas a um canto e essa sala, hoje está com uma placa:
Onibus Expresso Turístico/ Bus Express....
Como toda estação, está tudo em Bi-língue inclusive Luz e em Jundiaí, contrasta muito com a conservação da estação.
o "museu" que havia, foi "desativado", tendo suas peças afastadas a um canto e essa sala, hoje está com uma placa:
Onibus Expresso Turístico/ Bus Express....
Como toda estação, está tudo em Bi-língue inclusive Luz e em Jundiaí, contrasta muito com a conservação da estação.
Rodrigo Lopes
Re: Estação Jundiaí - Linha 7 (Rubi)
Foto tirada em 2006
Re: Estação Jundiaí - Linha 7 (Rubi)
Relógio da Estação
Re: Estação Jundiaí - Linha 7 (Rubi)
Estação já com as placas Rubi
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Jundiaí: estive lá!
Estive lá no último sábado.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes