![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_ante1.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/linha11.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_prox1.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_esta.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_ante2.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/linha7.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_prox2.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_ante3.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/linha10.png)
![Imagem](http://i482.photobucket.com/albums/rr183/american_lipe2/variados/banners/CPTM/integracao/luz_prox3.png)
A estação da Luz foi inaugurada em 1902, e teve todo o material de construção importado da Europa. Já foi a mais importante estação da cidade, de onde partiam trens para o interior do estado e para o litoral. Hoje serve apenas como estação terminal dos trens metropolitanos da CPTM que correm pelas linhas 7, 10 e 11.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/L7-10-11_luz.png)
O acesso às plataformas atualmente é feito por um saguão subterrâneo que também se integra ao Metrô (linha 1 e futuramente à linha 4.)
1 - Fachada da estação
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz001.jpg)
2 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz002.jpg)
3 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz004.jpg)
4 - Tótem e acesso direto à parte subterrânea.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz003.jpg)
5 - Plataformas vistas do lado norte. Trem série 1100 indo para Francisco Morato
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz006.jpg)
6 - Acesso pela Rua Mauá
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz008.jpg)
7 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz007.jpg)
8 - Acesso pela Avenida Cásper Líbero
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz009.jpg)
9 - Acesso pela Praça da Luz
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz005.jpg)
10 - Entrada do saguão principal
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz010.jpg)
11 - O belíssimo saguão
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz011.jpg)
12 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz012.jpg)
13 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz013.jpg)
14 - Passarela sobre as plataformas
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz014.jpg)
15 - Plataformas vistas da passarela.
À direita: linhas A e D. À esquerda: Linha E e plataforma não utilizada
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz015.jpg)
16 - Do outro lado
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz016.jpg)
17 - Desembarque da linha A
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz017.jpg)
18 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz018.jpg)
19 - Saguão subterrâneo de acesso às plataformas
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz019.jpg)
20 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz020.jpg)
21 - Corredor de acesso ao Metrô. Essa parede à esquerda futuramente dará acesso à Linha 4.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz021.jpg)
22 - Trem da linha A chegando.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz022.jpg)
23 - Plataforma da linha D
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz023.jpg)
24 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz024.jpg)
25 -
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz025.jpg)
26 - Plataforma da linha A, em horário de pico (18:00h)
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz026.jpg)
27 - Plataforma central. À esquerda linha A, à direita Linha E.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/estacoes_integracao/luz/luz027.jpg)