BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Estação de integração entre as linhas 1 e 2.
É uma estação subterrânea, com duas plataformas laterais (uma para a linha 2 e uma para a linha 1) e uma central (para ambas as linhas).
Na linha 1 as plataformas são sobrepostas. É meio confuso andar nela
A parte da linha 1 foi inaugurada em 1975, com a operação plena da linha. A parte da linha 2 foi inaugurada em 1991, com a abertura da linha. Permaneceu como estação terminal da linha 2 até o ano seguinte, quando se inauguraram as estações Ana Rosa e Clínicas.
1 - Plataforma destino Jabaquara
2 -
3 -
4 -
5 - Plataforma destino Vila Madalena
6 -
7 -
8 - Destino Tucuruvi
9 -
10 -
11 - Aqui seria o ramal Moema, reparem nas linhas da plataforma de embarque
12 -
13 - Plataforma destino Alto do Ipiranga
14 -
15 -
16 -
17 -
18 -
19 -
20 -
21 -
22 - Mezanino
23 - Bloqueios
24 -
25 -
26 - Trem destino Vila Madalena
27 -
28 -
29 -
Fotos de cruisespeed
Complementando o ótimo trabalho do lipe, minhas fotos da estação Paraíso. A estação é bem confusa mesmo, na hora de sair me perdi até encontrar a saída certa
1.Praça
2.Arredores, olhando sentido Jabaquara
3.Olhando sentido Tucuruvi
4.Catedral Ortodoxa
5.Praça novamente
6.Entrada praça
7.
8.Avenida 23 de maio, ao lado da estação sentido centro
9."O paraíso/ fez em Portugal a febre de navegar/ fez o índio migrar do litoral para o poente/ fez o imigrante largar da Europa e do Oriente
Quimera a que não se pode renunciar/ o paraíso acaso será?"
10.Mezanino visto da entrada da praça
11.
12.Corredor
13.
14.
15.Entrada Viaduto Santa Generosa
16.Paraíso
17.Avenida 23 de maio, olhando sentido sul a partir do viaduto Santa Generosa. À esquerda fica a estação Paraíso, ao fundo o Obelisco do Ibirapuera.
18.Saída Catedral Ortodoxa
19.Visão parcial da plataforma sentido Tucuruvi a partir do Mezanino
20.Outra, aqui é possível a plataforma sentido Tucuruvi com uma composição parada e abaixo a plataforma sentido Jabaquara
21.Corredor da saída Catedral Ortodoxa
22.
23.Saída Catedral Ortodoxa
24.
25.Raios de Sol
26.Corredor sentido contrário
27.
28.Plataformas sentido Tucuruvi e Jabaquara
29.
30.
31.
32.
33.Bilheterias
34.
35.Outra saída próxima a Catedral Ortodoxa
36.
37.
38.
39.
40.
41.Corredor de acesso a partir dessa saída
42.Mapa dos arredores
43.Bloqueios
44.Escadas
45."Janela" de onde tirei a foto 19
46.Plataforma sentido Tucuruvi a partir da plataforma sentido Jabaquara
47.
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 07 Nov 2008, 01:22, em um total de 3 vezes.
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- Novato
- Mensagens: 19
- Registrado em: 16 Jun 2008, 13:54
- Localização: São Paulo
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
repito o que já disse, as cores, mesmo num padrão antigo, não estão mentindo, estão ??? A linha não é verde ??? As placas não estão verdes ???Lopes escreveu:E as placas da Linha 2 pelo menos nessa estação?
Pq tem várias estações nela no padrão antigo.
Qual o problema tão horrivel assim da comunicação visual que demanda tanto investimento ?Pra mim acho que o Metrô deveria investir em comunicação visual.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Agora PSO Linha 2 teve sua comuinicação trocada. As placas, agora, estão num único tom de verde, igual à das estações inauguradas a partir de 1998.
E o ícone para informações, ao invés de "?", é um "i".
E o ícone para informações, ao invés de "?", é um "i".
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
LIPE: Belo trabalho e as fotos ficaram otimas, só faltou as fotos da plataforma desativada, (mais para registro) do ramal de Moema, o resto, são detalhes.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha
E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
Budd + L2 =
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:
Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.
Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.
Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Acho que seria alternado pois as vias do Ramal Moema partem das vias principais da Linha 1.Vidal escreveu:Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:
Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.
Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Exatamente, existiriam dois loops: Jabaquara-Santana (o que foi feito) e Moema-Santana (ficou apenas nos planos). As estações do Ramal Moema teriam plataformas menores, onde os Budds operariam com menos de 6 carros (eles podem operar com 2, 4 ou 6 carros).
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Tiago Costa escreveu:Exatamente, existiriam dois loops: Jabaquara-Santana (o que foi feito) e Moema-Santana (ficou apenas nos planos). As estações do Ramal Moema teriam plataformas menores, onde os Budds operariam com menos de 6 carros (eles podem operar com 2, 4 ou 6 carros).
Fico imaginando um Buddzinho de 2 carros chegando na estação Moema, nos dias de hoje ... Eu acho que esse ramal sofreria um up-grade rapidamente para ser a linha 5 durante os anos 90...
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Ravelli escreveu:Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha
E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
Completanto o que o Vidal postou, Ravelli: o Ramal Moema sairia do mesmo nível da plataforma sentido Tucuruvi da estação Paraíso. Se você reparar no chão, vai ver que há uma marcação de "beirada de plataforma" (onde o piso muda de emborrachado pra granito) no meio da plataforma. Aquela parte emborrachada entre as pedras de granito são um tampão sobre o que seria a via do ramal Moema.Vidal escreveu:Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:
Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.
Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Além disso, perto da "cabeça" do trem, no sentido Tucuruvi há uma área murada que "come" parte da plataforma. Quando o trem sai da estação, se você olhar para a esquerda, verá uma área com trilhos, onde a via se junta logo à frente. Ali seria a "emenda" desse ramal com a L1.
E como o Tiago e o HGP falaram, a ideia original desse ramal era operar com trens menores (2 ou 4 carros). Também já ouvi falar que no começo, como não se sabia do comportamento da demanda, foi idealizado operar com menos carros nas composições no vale na L1. Por isso, todos os carros do metrô têm cabine pra operação e são engatados "de costas" um para o outro.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Durante muito tempo aquela plataforma foi usada como estacionamento dos veiculos de manutenção da via permanente, e o acesso a esta via era feito pelo amv X07.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Isso, Jorge! Ainda é usada como estacionamento às vezes. Por esses dias, vi um Trackmobile lá... E sempre dá pra ver compressor de ar lá, também.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Haha, o Vicente trabalha na Brigadeiro, desce na São Joaquim, chega pela Luz, mas sempre vistoria o Ramal Moema!
Brincdeira Vicente!
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Sem problemas, cara...
Você sabe, daqui de São Bernardo, mesmo sem trilhos aqui, dá pra escolher o corredor EMTU até Santo André (pra ir via L10) ou até o Jabaquara (pra ir via L1).
Você sabe, daqui de São Bernardo, mesmo sem trilhos aqui, dá pra escolher o corredor EMTU até Santo André (pra ir via L10) ou até o Jabaquara (pra ir via L1).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
A é, verdade.
É que agora moro longe do corredor. Então pego o busão pra Saúde, ou São Caetano. Tinha esquecido da opção Jabaquara.
É que agora moro longe do corredor. Então pego o busão pra Saúde, ou São Caetano. Tinha esquecido da opção Jabaquara.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Po legal pacas descobrir essas coisas, to olhando pra estação Paraíso com outros olhos hahaha...quero tirar umas fotos do q restou desse não existente ramal Moema. O legal é que ele realmente foi levado a sério para fazerem essas coisas na estação né?? O que será q aconteceu para desistirem?Vicente A.O.Junior escreveu:Completanto o que o Vidal postou, Ravelli: o Ramal Moema sairia do mesmo nível da plataforma sentido Tucuruvi da estação Paraíso. Se você reparar no chão, vai ver que há uma marcação de "beirada de plataforma" (onde o piso muda de emborrachado pra granito) no meio da plataforma. Aquela parte emborrachada entre as pedras de granito são um tampão sobre o que seria a via do ramal Moema.Ravelli escreveu:Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha
E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
Além disso, perto da "cabeça" do trem, no sentido Tucuruvi há uma área murada que "come" parte da plataforma. Quando o trem sai da estação, se você olhar para a esquerda, verá uma área com trilhos, onde a via se junta logo à frente. Ali seria a "emenda" desse ramal com a L1.
E como o Tiago e o HGP falaram, a ideia original desse ramal era operar com trens menores (2 ou 4 carros). Também já ouvi falar que no começo, como não se sabia do comportamento da demanda, foi idealizado operar com menos carros nas composições no vale na L1. Por isso, todos os carros do metrô têm cabine pra operação e são engatados "de costas" um para o outro.
Abraço.
Budd + L2 =
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2
Aí, Ravelli, realmente não sei se foi falta de verbas, ou mudança de decisão política.
Ah, e a título de informação/ curiosidade: a estação Pedro II também tem uma plataforma "fantasma" subterrânea e a República tinha uma (que está sendo refeita pra L4).
Ah, e a título de informação/ curiosidade: a estação Pedro II também tem uma plataforma "fantasma" subterrânea e a República tinha uma (que está sendo refeita pra L4).
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes