BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

[EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 01:59

Depois de quase um mês arrastando, finalmente consegui juntar todo o material pra fazer este tópico! :beer:

É meio gigante, então separei por posts conforme os subtemas. Deixei tudo num tópico só pra manter a sequência, mas se os moderadores acharem por bem, mudem os posts pros fóruns mais adequados daqui do TGV!

A Páscoa e o Dia do Trabalho foram separados só por uma semana. Quando vimos isso no fim do ano passado, minha namorada e eu marcamos férias de uma semana justamente aí, e fomos pra conhecer a Região Metropolitana de Vitória. Ela, sabendo que eu adoro trens, pesquisou por conta e achou o Museu da EFVM em Vila Velha, e deu a ideia de irmos lá! :WUB: Claaaaaaaaaaaaaaaro que eu não quis né? ffif

No primeiro dia que tentamos ir não conseguimos, pois tinha uma placa literalmente escondida no meio do mato! Frustrados, voltamos pro hotel, eu peguei o Google Earth e virei do avesso até achar, e no dia seguinte voltamos!

A história da estação não é bem clara, e enquanto haja pesquisadores que afirmam que sua construção foi em 1904, a Companhia Vale do Rio Doce, atual proprietária da Estrada de Ferro, afirma que ela foi construída em 1927, com o nome de "Estação São Carlos", e renomeada para Estação Pedro Nolasco (o nome do engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória-Minas) só em 1935. Imagino que o que ocorreu é que São Carlos/Pedro Nolasco existiu inicialmente como estação provisória, com plataforma de madeira, e a estação sendo basicamente um vagão de carga modificado ao lado dos trilhos, um barracão provisório ou coisa que o valha, já que a Estação consta até hoje como ponto inicial da linha. Quando da retificação da linha-tronco na região de Vitória, logo após a Vale ter assumido a linha, ela foi desativada e permaneceu abandonada. De fato, fora o prédio que hoje serve de museu, há uma "nova" estação Pedro Nolasco, a pouco mais de 1 quilômetro, já no município de Cariacica. É dessa nova estação que parte o trem de passageiros da EFVM. Existe ainda um terceiro prédio, que localizei por acaso procurando a Pedro Nolasco "original", mas ele estava numa área tão degradada que eu, como turista, não tive coragem nem de parar o carro pra bater a foto, e só tenho uma foto com o carro em movimento wll ...

Sem mais delongas, às fotos! :DD

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:05

Logo ao chegar à Estação, vê-se um belo exemplar, perfeitamente preservado, de uma vaporosa Baldwin 2-8-0, vinda diretamente da Filadélfia/EUA em 1945 diretamente para a Vale. Segundo os registros, está em condições operacionais plenas, e o ramal onde ela está estacionada com seu carro e vagão de carga ainda está conectado ao pátio de manobras (embora acredite que ela seja usada muuuuuuuito raramente).

Não sou especialista em vapor, então todas as legendas eu achei pesquisando... se alguma estiver errada, POR FAVOR me corrija! okk

1 - Baldwin nº 185 EFVM vista de frente
Imagem
2 - Baldwin em perspectiva
Imagem
3 - Detalhe chaminé
Imagem
4 - Detalhe areeiro e cúpula de vapor
Imagem
5 - Detalhe rodeiro-guia e verso do limpa-trilhos
Imagem
6 - Detalhe pistão/válvula/roda principal
Imagem
7 - Detalhe truques e bielas
Imagem
8 - Detalhe compressor de ar
Imagem
9 - Detalhe externo do conjunto cinzeiro/grelha/fornalha
Imagem
10 - Detalhe suspensão
Imagem
11 - Detalhe tender visto da cabine da Baldwin
Imagem
12 - Detalhe do tender com o carro de passageiros de 2ª classe ao fundo
Imagem
13 - Placa de fabricação (fora de foco, mas se entrarem no Photobucket eu transcrevi o que li ao vivo)
Imagem
14 - Alavancas de comando
Imagem
15 - Alavancas de comando e válvulas (o aviso para "não mexer" falava em torneiras)
Imagem
16 - Porta da fornalha
Imagem
17 - Detalhe fornalha e válvulas
Imagem
18 - Detalhe manômetro
Imagem
19 - Panorâmica dos controles
Imagem
20 - Chave de boca bem fashion haha! :P
Imagem
21 - Truque do tender
Imagem
22 - Detalhe rodeiro do tender
Imagem
23 - Engate tender-carro
Imagem
24 - Detalhe barra de desengate
Imagem
25 - Cabine do carro de 2ª classe
Imagem
26 - Lavatório do carro de 2ª classe
Imagem
27 - Vaso sanitário do carro de 2ª classe (fora de foco pq tive que enfiar a câmera por uma fresta da prota fechada... e pros curiosos, sim, o banheiro cheirava a... cerumano... rs)
Imagem
28 - Encanamento do vaso
Imagem
29 - Volante acionador do freio do carro de 2ª classe
Imagem
30 - Adaptação para engate entre o carro e o vagão de carga... me pareceu tão frágil...
Imagem
31 - Close na adaptação pro engate... aproveitando... alguém sabe de que país/sistema é o engate da direita?
Imagem
32 - Truque do vagão de carga (não consegui tirar a foto inteira por falta de espaço atrás, e não ia pisar na grama que educadamente uma plaquinha pedia pra poupar de minhas cavalgaduras... rsrsrs)
Imagem
33 - A parte que faltou do truque...
Imagem
34 - Perspectiva do vagão de carga
Imagem
35 - Outra perspectiva do vagão
Imagem
36 - Perspectiva do carro de 2ª classe com o tender e a locomotiva ao fundo
Imagem
37 - Placa explicativa do trolley (o museu como um todo é muito bem sinalizado)
Imagem
38 - O trolley em si!
Imagem
39 - Detalhe da roda raiada do trolley
Imagem
40 - Detalhe do rodeiro
Imagem
41 - Detalhe do "avançado" sistema de freio ABS de um trolley... rsrsrs
Imagem
42 - Placa de fabricação do carro de 2ª classe
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:06

Continuando a série, deixamos o pátio da Baldwin (que fica onde acredito ter sido a antiga plataforma) e entramos no prédio... por ser uma organização temática, agora vem as fotos externas do prédio, mostrando o que vi na entrada e na saída!

43 - Placa de patrimônio da estação
Imagem
44 - Atual entrada da estação (antigo acesso à plataforma)
Imagem
45 - Placa de inauguração da restauração da estação
Imagem
46 - Placa de inauguração do museu
Imagem
47 - Placa comemorativa 100 anos EFVM
Imagem
48 - Não, não achei a clássica placa de estação com ponto quilométrico e altitude... :WK:
49 - Vistas do pátio de manobras
Imagem
50 -
Imagem
51 -
Imagem
52 -
Imagem
53 -
Imagem
54 -
Imagem
55 - G12 largando uns vagões com o que, de longe, parecia lastro pra via permanente... mesmo na foto em alta não consegui identificar com certeza...
Imagem
56 -
Imagem
57 -
Imagem
58 -
Imagem
59 - Vistas de Vitória (porto e centro) e do canal dos portos a partir do segundo andar da estação
Imagem
60 -
Imagem
61 -
Imagem
62 - A varanda do primeiro andar vista do segundo...
Imagem
63 -
Imagem
64 - Vistas da varanda do primeiro andar
Imagem
65 -
Imagem
66 -
Imagem
67 -
Imagem
68 - Vistas do cais da estação
Imagem
69 -
Imagem
70 -
Imagem
71 - Estação vista do cais
Imagem
72 - Fachada frontal
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:09

E agora, o material do acervo do museu! :D

73 - Panorâmica do 1º andar, assim que se sai da escada
Imagem
74 - Instrumento para medição de seções transversais de túneis
Imagem
75 - Teodolitos
Imagem
76 -
Imagem
77 -
Imagem
78 -
Imagem
79 - Altímetro
Imagem
80 - Trena
Imagem
81 - Mira falante ou estádia
Imagem
82 - Nível
Imagem
83 - Foto da foto - carregamento manual de vagões de minério
Imagem
84 - Foto da foto - carregamento mecânico de vagões de minério
Imagem
85 - Foto das fotos - embarque de carga no porto de Vitória
Imagem
86 - Foto da foto - descarga de minério em caminhões no porto de Vitória
Imagem
87 - Foto da foto - trem passando pela 1ª ponte de Vitória (há 3... os trilhos hoje não são mais visíveis, não sei se foram retirados ou recobertos)
Imagem
88 - Da esq. para dir.: nivelador (nivela o leito), bitola (garante a bitola da via) e enxo (tipo uma enxada)
Imagem
89 - Arco de pua ou trado (alarga os buracos nos dormentes)
Imagem
90 - Pregos de fixação de trilho em dormente
Imagem
91 - Grupião (tipo um serrote) de 2 pessoas
Imagem
92 - Grupião de 1 pessoa
Imagem
93 - Tenaz (não a cola, o extrator de pregos! dãaaaaaa nnoo )
Imagem
94 - Chaves de boca
Imagem
95 - Soca (lembra uma picareta... ehehe)
Imagem
96 - Garfo
Imagem
97 - Aparelho de comunicação entre a guarita do guarda-chaves e as estações
Imagem
98 - Caricatura dos engenheiros
Imagem
99 - Placa de inauguração de Controle de Tráfego Centralizado
Imagem
100 - Uma das muitas placas explicativas do museu
Imagem
101 - Foto da foto - Trem com materiais e equipes técnicas indo para mina
Imagem
102 - Foto da foto - Trem de manutenção
Imagem
103 - Foto da foto - Inauguração do novo trecho Vitória-Colatina
Imagem
104 - Foto da foto - Construção da ponte Governador Valadares
Imagem
105 - Foto da foto - Inauguração da ponte de Acesita, sobre o rio Piracicaba
Imagem
106 - Foto da foto - Grupo em auto-de-linha para a inauguração da ponte de Acesita
Imagem
107 - Foto da foto - Construção da variante de Catita
Imagem
108 - Foto da foto - Remoção de rocha no km 109, durante a reconstrução
Imagem
109 - Entrada da sala "Estações"
Imagem
110 - Lanternas de sinalização
Imagem
111 - Lampião
Imagem
112 - Luminária
Imagem
113 - Carrinhos para transporte de volumes
Imagem
114 - Relógios de estação
Imagem
115 -
Imagem
116 - Detalhe da decoração da sala (parecem-me molas de suspensão de truque)
Imagem
117 - Sino de estação
Imagem
118 - Manômetros de locomotiva a vapor
Imagem
119 -
Imagem
120 -
Imagem
121 -
Imagem
122 - Outro detalhe da decoração da sala - alguém sabe o que é isso??
Imagem
123 - Quepe de Agente de Estação
Imagem
124 - Quepe de Auxiliar de Estação
Imagem
125 - Quepe de Foguista
Imagem
126 - Carimbador de bilhetes
Imagem
127 - Bilheteira (em cada escaninho ficavam as passagens pra um destino, agrupadas por destinos... imagina achar um bilhete aí dentro???) :ttn:
Imagem
128 - Molde de selos de chumbo e alicate para lacrar vagões de carga
Imagem
129 - Sinetes para imprimir marca em relevo nos selos de lacre de malotes e envelopes
Imagem
130 - Numerador que servia para fazer a contagem dos telegramas recebidos
Imagem
131 - Telégrafo
Imagem
132 - Bandeiras para sinalização diurna
Imagem
133 - Banco de carro de passageiros (podia ser revertido para quando o carro mudava o sentido de circulação)
Imagem
134 - Foto da foto - Pátio da oficina de vagões, em Tubarão
Imagem
135 - Foto da foto - Oficina de locomotivas
Imagem
136 - Foto da foto - Auto-de-linha
Imagem
137 - Foto da foto - Oficina de Itaciba
Imagem
138 - Foto da foto - Perfuração de trilho para substituição
Imagem
139 - Foto da foto - Preparação do leito da linha
Imagem
140 - Foto da foto - Preparação para troca de dormentes e trilhos
Imagem
141 - Foto da foto - Retirada de dormente
Imagem
142 - Foto da foto - Esmerilamento do trilho para nivelamento de junção
Imagem
143 - Moldes para fabricação de peças em oficina
Imagem
144 -
Imagem
145 -
Imagem
146 -
Imagem
147 -
Imagem
148 -
Imagem
149 - Maquete de reguladora de lastro de marca Robel
Imagem
150 - Maquete de caminhão de linha de marca Plasser
Imagem
151 - Telefone seletivo (as equipes de manutenção usavam pra se comunicar com o centro seletivo solicitando tempo pra fazer a manutenção... e você achando o seu celular um trambolho, hein??)
Imagem
152 - Conjunto de placas e tubo (o tubo era usado pro mapa do vigia, e as placas eram deixadas nos pontos de checagem do ronda pra comprovar que ele tinha feito o seu turno... placas triangulares pra dias ímpares, circulares pra pares, ou o contrário... rs)
Imagem
153 - Placas de sinalização para obras (minhas fotos favoritas hehe)
Imagem
154 -
Imagem
155 - Flexímetro (usado para medição de ângulos externos; usado na fabricação de peças)
Imagem
156 - Régua matisa (usada para medir o desgaste da superfície de contato dos trilhos)
Imagem
157 -
Imagem
158 - Micrômetros (usados para medição de pequenas distâncias; usados na fabricação de peças)
Imagem
159 -
Imagem
160 -
Imagem
161 - Foto da foto - Plataforma da Estação Pedro Nolasco na década de 50
Imagem
162 - Painel interativo, que explica como é o funcionamento logístico da EFVM e da CVRD
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:11

Agora, a impressionante maquete, localizada no segundo andar e confeccionada pela Associação Mineira de Ferromodelismo especialmente para o Museu...

163 - Perspectiva da maquete ao entrar na sala
Imagem
164 - Detalhes da maquete
Imagem
165 -
Imagem
166 -
Imagem
167 -
Imagem
168 -
Imagem
169 -
Imagem
170 -
Imagem
171 -
Imagem
172 -
Imagem
173 -
Imagem
174 -
Imagem
175 -
Imagem
176 -
Imagem
177 -
Imagem
178 -
Imagem
179 -
Imagem
180 -
Imagem
181 -
Imagem
182 -
Imagem
183 -
Imagem
184 -
Imagem
185 -
Imagem
186 -
Imagem
187 -
Imagem
188 -
Imagem
189 -
Imagem
190 -
Imagem
191 -
Imagem
192 -
Imagem
193 -
Imagem
194 -
Imagem
195 -
Imagem
196 -
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:13

Pra terminar, algumas fotos de bônus da lanchonete/restaurante, chamada de Café da Estação... que é formada por um carro restaurante (salão) e um caboose (cozinha)!!! app

Devo mencionar que aqui foi a única má experiência que tivemos na nossa visita... um casal com seu filho estava sentado com seu filho pequeno, muito feliz por estar comendo num "vagão igual um de trem de verdade", quando um garçom aparece, DEPOIS QUE ELES JÁ OCUPARAM A MESA, coloca uma placa com brutalidade na mesa que eles já tinham ocupado e fala simplesmente "essa mesa já está reservada". nnoo Acho que pra não decepcionarem o garoto acabaram mudando de mesa, mas se fosse comigo tinha feito um p*ta barraco ali, sem falar que teria estragado um passeio que em todos os demais aspectos foi ótimo! :brrb:

197 - Caboose usado como cozinha do Café do Museu
Imagem
198 - Carro restaurante usado pelo Café do Museu
Imagem
199 -
Imagem
200 -
Imagem
201 - Detalhe do truque do carro restaurante
Imagem
202 -
Imagem
203 - Interior da cabine do carro restaurante
Imagem
204 - Foto da foto - Uma das muitas fotos que decoram a cabine do carro restaurante (Est. Engº. Louis Ensch)
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 25 Mai 2009, 02:15

Para completar, quem quiser maiores explicações a respeito de alguma foto, pode tentar acessar o álbum no Photobucket: http://photobucket.com/Museu_EFVM. Lá eu coloquei maiores descrições de cada uma (principalmente notas das fichas descritivas), algumas observações pessoais... Também tem mais algumas fotos de placas explicativas, que eu omiti aqui pra não ficar maçante...

Quem quiser alguma das fotos daqui em alta, só falar comigo, tenho algumas em 3M e outras em 7M... E também algumas que não postei no Photobucket pq aparece eu ou a minha namorada, e ainda não li direito a licença do Photobucket pra saber se essas fotos postadas ali num podem "sair do controle", mas posso mandar em PVT pra quem quiser...

Ah sim! Pra quem quiser chegar no museu, a sinalização de rua é falha... então dêem uma conferida no Google Maps/Earth antes... tou postando uma foto aqui pra vocês terem uma noção do local...

Imagem

A entrada na estação/museu é gratuita. Maiores informações como horário de funcionamento e etc podem ser obtidas em http://www.museuvale.com.

Espero que tenham gostado! :D

Abraços a todos!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Mai 2009, 13:28

Meu Deus Biuick ! Que bela contribuição ! :lol:

O acervo do museu é belíssimo, a fachada é incrível ! app app app

Agora estou no trabalho mas depois quando eu tiver mais tempo vou olhar e curtir cada foto...

Por sinal as fotos estão muito bonitas, meus parabéns.

Com essas fotos o Biuick inaugura a sessão de estações desativadas do estado do Espírito Santo app app app app app app

Bem, peço que escolha a sua foto favorita para eu fazer a miniatura e adicionar no Estações Desativadas. Eu sugiro essa, que mostra a fachada da estação:
Imagem

Mais uma vez parabéns e obrigado pelo privilégio de ver essas belas fotos okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Vicente » 25 Mai 2009, 22:01

Sem palavras, cara!
Seu tópico está completaço!
Parabéns! E muito obrigado!
app app app app app
Ah, sim: a foto 122,que não sabia o que era: são as válvulas dos cilindros do motor das locos diesel!
E as molas possivelmente, pelo comprimento, são as molas delas, não sei se são dos truques...

Avatar do usuário

Pranda
MEMBRO PLENO
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Pranda » 25 Mai 2009, 23:42

app app app app app app app

Belas fotos, show de museu, adorei !
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Pablo ITT » 26 Mai 2009, 15:50

app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app

vv okk :Y: mrgr mrgr :D :DD
Quando puder mande mais fotos :lol: :lol:

Muito, muito bom.
Parabéns pelas fotos, pelo empreendorismo, pela paciência, pela dedicação e por voces dois nos dando este colírio para os olhos

Avatar do usuário

Autor do tópico
Biuick
MEMBRO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por Biuick » 27 Mai 2009, 17:58

Opa pessoal!

Obrigado pelos elogios! Foi um verdadeiro prazer tirar as fotos e compartilhar com todos! :beer:

Minha próxima postagem já é coisa mais feijão com arroz, fotos de JAB e do Budd, no Metrô/SP, de alguns ângulos que a maioria deixa passar batido! :P

Mas em julho, nos aguardem!! Iremos pra Campos do Jordão no festival de inverno, e claaaaaro que não vai faltar uma visita à EFCJ!!

Sobre a foto, concordo com você Renan, o esquemão é essa foto aí mesmo!! :D

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por HGP » 31 Mai 2009, 11:05

M A R A V I L H O S O


Buick, obrigado por essa coletânea!!!


E a EFVM ganha mais um substancial reforço. Isso mostra que a idéia do nosso querido Landrail poderá em breve tornar-se real.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por L Fernandes » 01 Jun 2009, 19:11

Muito bom, mas muito mesmo!
Histórico,topico maravilhoso! e essa maquete hein! :DD

Avatar do usuário

olhaotrem!
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16

Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES

Mensagem não lida por olhaotrem! » 18 Jun 2009, 19:40

A Vale está de parabéns por preservar a história de uma das principais ferrovias do Brasil, e uma das poucas que transportam passageiros (muito lindo o prédio da antiga estação Pedro Nolasco, preservado e possui uma funçao igual a "outra ponta" da linha em BH, como museu, no caso belohorizontino, Museu de Artes e Oficios ).

Duas perguntas:

1-Aquele simbolo com um "V" e um "M" entrelaçado dentro de um circulo (pintado no vagão e colocado nos quepes) foi a 1ª logomarca da EFVM?

2-Biuick, por que você ocultou os rostos e os corpos das pessoas nas fotos?
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes