BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] TAV Brasil Link
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
[Notícia] TAV Brasil Link
Não se já podemos comemorar mas saiu na RF este site que nem li todo ainda , mas vejam o mais rápido possível.
http://www.tavbrasil.gov.br/
__________________________________________________________________________
Apresentação
O governo brasileiro está iniciando o processo de licitação para concessão da exploração do serviço de transporte ferroviário de passageiros ligando as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas por um sistema de trens de alta velocidade – TAV.
As informações aqui reunidas apresentam uma visão geral sobre os estudos realizados com vistas à avaliação das condições para a implantação desse empreendimento.
O presente resumo está constituído de uma introdução sobre o conceito básico de sistemas de trens de alta velocidade – TAV, as experiências e projetos futuros de implantação desse meio de transporte no mundo, bem como as iniciativas brasileiras neste campo.
Em seguida apresenta uma síntese da análise realizada para avaliar o comportamento e quantificar a demanda pelo TAV, dos estudos para definir um traçado referencial, das simulações da programação operacional desse sistema de transporte, das estimativas de quantificação dos seus custos de investimento e operacionais.
Por fim, são sintetizados os resultados das análises ambientais e das condições geológico-geotécnicas da região realizadas complementarmente em apoio a esse conjunto de estudos. Estes, por sua vez, subsidiam a análise da modelagem econômico-financeira e de concessão do empreendimento que se encontram em fase de conclusão e, oportunamente, serão divulgadas.
________________________________________________________________________
São ao todo sete página junto com esta apresentação.
http://www.tavbrasil.gov.br/
__________________________________________________________________________
Apresentação
O governo brasileiro está iniciando o processo de licitação para concessão da exploração do serviço de transporte ferroviário de passageiros ligando as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas por um sistema de trens de alta velocidade – TAV.
As informações aqui reunidas apresentam uma visão geral sobre os estudos realizados com vistas à avaliação das condições para a implantação desse empreendimento.
O presente resumo está constituído de uma introdução sobre o conceito básico de sistemas de trens de alta velocidade – TAV, as experiências e projetos futuros de implantação desse meio de transporte no mundo, bem como as iniciativas brasileiras neste campo.
Em seguida apresenta uma síntese da análise realizada para avaliar o comportamento e quantificar a demanda pelo TAV, dos estudos para definir um traçado referencial, das simulações da programação operacional desse sistema de transporte, das estimativas de quantificação dos seus custos de investimento e operacionais.
Por fim, são sintetizados os resultados das análises ambientais e das condições geológico-geotécnicas da região realizadas complementarmente em apoio a esse conjunto de estudos. Estes, por sua vez, subsidiam a análise da modelagem econômico-financeira e de concessão do empreendimento que se encontram em fase de conclusão e, oportunamente, serão divulgadas.
________________________________________________________________________
São ao todo sete página junto com esta apresentação.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: [Notícia] TAV Brasil Link.
êêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê
Vamos ver se eles vão seguir o que eu deduzi que iriam fazer para a estação no Campo de Marte... eu já acertei o chute de que seria subterrânea LOL.
Não entendi direito as linhas verde e amarela nos esquemas
A linha amarela seria o terreno que vão usar par construir a via, que ficaria na linha verde? Ou...
Alguém explica?
Vamos ver se eles vão seguir o que eu deduzi que iriam fazer para a estação no Campo de Marte... eu já acertei o chute de que seria subterrânea LOL.
Não entendi direito as linhas verde e amarela nos esquemas
A linha amarela seria o terreno que vão usar par construir a via, que ficaria na linha verde? Ou...
Alguém explica?
Como engenheiro, grande poeta.
Re: [Notícia] TAV Brasil Link.
Oopaaaa! Vamos acompanhar.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [Notícia] TAV Brasil Link.
Só hoje saiu nos jornais.
________________________________________________________________________
O Globo
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 859403.asp
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 867272.asp
Trem-bala entre Rio e São Paulo vai custar R$ 34 bilhões e terá edital publicado em setembro
Publicada em 17/07/2009 às 16h27m
Eduardo Rodrigues
BRASÍLIA - Estudo feito pela consultoria inglesa Halcrow a pedido do governo estima um custo total de R$ 34,626 bilhões para a construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, 57% acima dos R$ 22 bilhões (US$ 11 bilhões) previstos inicialmente, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O edital de licitação para a construção do trem-bala brasileiro deve ser publicado até meados de setembro, segundo o Ministério dos Transportes.
- A obra civil deve mesmo ficar em cerca de US$ 12 bilhões, perto da estimativa preliminar do PAC. Mas hoje estamos apresentando um orçamento com base em um projeto que leva em conta questões socioambientais - explicou o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
Incluindo embarque, desembarque e check-in, o tempo de viagem entre Rio e a capital paulista será de 93 minutos. Ainda partindo do Rio, são 34 minutos até Volta Redonda/Barra Mansa, 77 até São José dos Campos e 128 até Campinas. Em alguns trechos, haverá duas tarifas: econômica e executiva. Uma passagem Rio-São Paulo capital no horário de pico sairá por R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva. Fora do horário de pico, os preços caem para R$ 150 e R$ 250, respectivamente. Um bilhete para Volta Redonda custará R$ 40,20 (só há classe econômica).
O governo receberá propostas até o fim do ano, mas a escolha do consórcio vencedor só será feita em julho de 2010. Dessa forma, as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e a Campinas só começarão de fato no segundo semestre do ano que vem, apesar de o governo garantir que tudo estará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014.
- Se nós temos em mira a Copa, qualquer planejamento de execução levará em conta a necessidade de muitas frentes de trabalho - disse o secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Oliveira Passos, que garantiu que essa será uma das exigências do edital.
Projeto de lei
No início de junho, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, confirmou que a licitação para a obra seria realizada no segundo semestre.
Segundo Passos, o projeto de lei que cria a estatal que cuidará do trem-bala já está pronto. A empresa será responsável pela licitação e por gerir o processo de contratação e transferência tecnológica das companhias estrangeiras, outra exigência para o sistema.
A síntese do estudo, com os parâmetros referenciais para a construção das linhas e a operação dos trens, está em uma página na internet (http://www.tavbrasil.gov.br) lançada nesta quinta-feira.
_____________________________________________________________________________
JB on line
http://jbonline.terra.com.br/pextra/200 ... 711397.asp
Trem-bala Rio-SP deve ser mais barato e rápido do que avião
Portal Terra
SÃO PAULO - Um estudo da consultoria inglesa Halcrow aponta que o projeto do trem-bala ligando Rio de Janeiro e São Paulo deve custar R$ 34,6 bilhões para ser construído, ante estimativa inicial de R$ 20 bilhões. O levantamento aponta ainda que o trajeto deve ser percorrido em 93 minutos - contra 110 exigidos pelo trajeto de avião (considerando check-in, embarque e desembarque) e custar R$ 200, em horários de pico, e R$ 150, nos demais - menos que os R$ 400 e R$ 180 cobrados na via aérea, respectivamente. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a Halcrow, que fez o estudo a pedido do governo brasileiro, o aumento de custos na execução do projeto deve-se à decisão de fazer 18% do percurso - os trechos urbanos da linha - em túneis. Também haverá um ramal São Paulo-Campinas, que deve ser percorrido em 42 minutos.
O aumento dos custos do projeto teria feito o governo desistir de ter um trem-bala bancado 100% pela iniciativa privada. Segundo o jornal, a contrapartida governamental pode chegar a 50% e incluir a participação de fundos de pensão estatal.
Outra dificuldade seria o prazo de conclusão, pois os técnicos que atuam no projeto disseram à Folha que duvidam que a obra esteja pronta até 2014, para a Copa do Mundo do Brasil.
08:27 - 17/07/2009
--------------------------------------------------------------------------------
________________________________________________________________________
O Globo
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 859403.asp
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 867272.asp
Trem-bala entre Rio e São Paulo vai custar R$ 34 bilhões e terá edital publicado em setembro
Publicada em 17/07/2009 às 16h27m
Eduardo Rodrigues
BRASÍLIA - Estudo feito pela consultoria inglesa Halcrow a pedido do governo estima um custo total de R$ 34,626 bilhões para a construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, 57% acima dos R$ 22 bilhões (US$ 11 bilhões) previstos inicialmente, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O edital de licitação para a construção do trem-bala brasileiro deve ser publicado até meados de setembro, segundo o Ministério dos Transportes.
- A obra civil deve mesmo ficar em cerca de US$ 12 bilhões, perto da estimativa preliminar do PAC. Mas hoje estamos apresentando um orçamento com base em um projeto que leva em conta questões socioambientais - explicou o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
Incluindo embarque, desembarque e check-in, o tempo de viagem entre Rio e a capital paulista será de 93 minutos. Ainda partindo do Rio, são 34 minutos até Volta Redonda/Barra Mansa, 77 até São José dos Campos e 128 até Campinas. Em alguns trechos, haverá duas tarifas: econômica e executiva. Uma passagem Rio-São Paulo capital no horário de pico sairá por R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva. Fora do horário de pico, os preços caem para R$ 150 e R$ 250, respectivamente. Um bilhete para Volta Redonda custará R$ 40,20 (só há classe econômica).
O governo receberá propostas até o fim do ano, mas a escolha do consórcio vencedor só será feita em julho de 2010. Dessa forma, as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e a Campinas só começarão de fato no segundo semestre do ano que vem, apesar de o governo garantir que tudo estará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014.
- Se nós temos em mira a Copa, qualquer planejamento de execução levará em conta a necessidade de muitas frentes de trabalho - disse o secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Oliveira Passos, que garantiu que essa será uma das exigências do edital.
Projeto de lei
No início de junho, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, confirmou que a licitação para a obra seria realizada no segundo semestre.
Segundo Passos, o projeto de lei que cria a estatal que cuidará do trem-bala já está pronto. A empresa será responsável pela licitação e por gerir o processo de contratação e transferência tecnológica das companhias estrangeiras, outra exigência para o sistema.
A síntese do estudo, com os parâmetros referenciais para a construção das linhas e a operação dos trens, está em uma página na internet (http://www.tavbrasil.gov.br) lançada nesta quinta-feira.
_____________________________________________________________________________
JB on line
http://jbonline.terra.com.br/pextra/200 ... 711397.asp
Trem-bala Rio-SP deve ser mais barato e rápido do que avião
Portal Terra
SÃO PAULO - Um estudo da consultoria inglesa Halcrow aponta que o projeto do trem-bala ligando Rio de Janeiro e São Paulo deve custar R$ 34,6 bilhões para ser construído, ante estimativa inicial de R$ 20 bilhões. O levantamento aponta ainda que o trajeto deve ser percorrido em 93 minutos - contra 110 exigidos pelo trajeto de avião (considerando check-in, embarque e desembarque) e custar R$ 200, em horários de pico, e R$ 150, nos demais - menos que os R$ 400 e R$ 180 cobrados na via aérea, respectivamente. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a Halcrow, que fez o estudo a pedido do governo brasileiro, o aumento de custos na execução do projeto deve-se à decisão de fazer 18% do percurso - os trechos urbanos da linha - em túneis. Também haverá um ramal São Paulo-Campinas, que deve ser percorrido em 42 minutos.
O aumento dos custos do projeto teria feito o governo desistir de ter um trem-bala bancado 100% pela iniciativa privada. Segundo o jornal, a contrapartida governamental pode chegar a 50% e incluir a participação de fundos de pensão estatal.
Outra dificuldade seria o prazo de conclusão, pois os técnicos que atuam no projeto disseram à Folha que duvidam que a obra esteja pronta até 2014, para a Copa do Mundo do Brasil.
08:27 - 17/07/2009
--------------------------------------------------------------------------------
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [Notícia] TAV Brasil Link.
Gostei do projeto ao ver o link,e vai sair bem caro mesmo,vai valer a pena.
E acho q o preço poderia ser 150 no pico,até pq lembro-me q há pouco tempo atrás dependendo da empresa aérea se encontrava passagem aérea por 100 reais,e na minha opinião não há fundamento ser tão caro justamente no pico
E outro questionamento:40 reais até Volta Redonda,mas podendo-se pagar muito menos,caso o Barrinha sendo reativado e sendo feita algum tipo de integração com ônibus em Barra do Piraí,uma das cidades vizinhas a Voltaço,mas quem aí vai preferir isto com um trêm-bala fazendo o trecho em 40 minutos???
Um slogan para o TAV Rio-São Paulo: Do Cristo ao MASP em 100 minutos!
E acho q o preço poderia ser 150 no pico,até pq lembro-me q há pouco tempo atrás dependendo da empresa aérea se encontrava passagem aérea por 100 reais,e na minha opinião não há fundamento ser tão caro justamente no pico
E outro questionamento:40 reais até Volta Redonda,mas podendo-se pagar muito menos,caso o Barrinha sendo reativado e sendo feita algum tipo de integração com ônibus em Barra do Piraí,uma das cidades vizinhas a Voltaço,mas quem aí vai preferir isto com um trêm-bala fazendo o trecho em 40 minutos???
Um slogan para o TAV Rio-São Paulo: Do Cristo ao MASP em 100 minutos!
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [Notícia] TAV Brasil Link.
Cara, quantas estações estão pensando em fazer....
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Notícia] TAV Brasil Link
É um site que vale muito a pena acompanhar regularmente! Pode ser uma boa e confiável fonte de notícias, valeu Pablo
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante