Após ser feito o guarnecimento de lastro, é necessário organizá-lo,formando assim a correta geometria da via e a correta socaria da mesma.
Como funciona?
Após passar o vagão hopper carregado de lastro, pedra britada, e despeja quilos de brita em cima da via.
Vem a reguladora de lastro, para espalhar de forma uniforme o lastro sobre a via. E assim deixar a via em sua geometria correta. Formando com seus arados laterais os ombros da via e espalhando sobre os dormentes o lastro para
ser socado, caso haja lastro no interior da via, um arado central espalha para que esse lastro não fique acima do dormente, teoricamente.
Os arados são movimentados por atuadores hidraulicos, comandados no interior das cabinas. Possui uma força incrivel, capaz de carregar um bonde-de-Impedancia.
MRS Logística coloca em operação a desguarnecedora de ombro de lastro, equipamento único no Brasil, usado para manutenção da malha ferroviária. A empresa investiu R$ 11 milhões na compra da máquina, de origem americana. A função dela é limpar o lastro onde se apoiam os trilhos, garantindo assim a drenagem das águas da chuva. Isto porque, com o passar do tempo, é comum que os “finos” (pó, minério e carvão) acumulem-se, comprometendo a drenagem. A desguarnecedora interrompe o ciclo vicioso da ferrovia, melhora a produtividade dos trabalhos e assegura mais confiabilidade à sua malha. O equipamento pesa 182,7 toneladas, mede 75 metros e será usado ao longo de toda a malha ferroviária sob sua responsabilidade.
Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos!
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação!
Vicente A.O.Junior escreveu:Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos!
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação!
por nada vivente!
agora se tratando de RA, é o mesmo modelo, mas não sei se quer dizer ao mesmo veiculo. pois se não me engano a CPTM possui 2 desses carros, iguais.
Gustavodc escreveu:Sobre a maquininha da MRS, a ALL poderia ter uma também. E também poderia utilizar brita como lastro e não escória...
O caso de usar brita ou escória depende do lugar....
é mais em proximidades de siderurgicas. mas para mim é bom que eles usem a escória como lastro, pois se não fosse usado poderia ser mais um agente destruidor da natureza....é melhor destruir o solo de uma faixa ferroviaria do que destruir uma floresta.
mas pelo que eu saiba, a desguarnecedora tbm pode ser usada em lastro de escória.
Caramba, procurei esse tópico igual louco para fazer um trabalho para o CEFET, e ele estava aqui .
Acho que esse tópico deveria ser movido para outro local.
Gustavodc escreveu:Mas isso não influencia na segurança da VP?
Sempre fico sabendo de mais descarrilamentos da malha da ALL do que da MRS, por exemplo.
Isso vai depender do techo, existem trechos que não justifica colocar lastro, aliás existem trechos tanto da ALL quanto FCA que são utilizados trilhos TR35 que circulam no máximo G-12.
Pra você ter idéia a EFVM utiliza na linha tronco TR-68 e pequenos ramais como o da Ypiranga em Governador Valadares o TR-35 onde só ocorre manobra com G-12,nem em sonho as Dash-9 circulam por lá.
prometo ao pessoal que postarei mais de outros maquinarios, mas digo uma coisa: será apenas maquinarios mecanicos, maquinarios de manutenção em eletricidade eu não sei muito.
Normal, Marcio! Pra gente que é da área de mecânica, o "eletriquês" muitas vezes é difícil de entender!
Com o tempo, as coisas da elétrica ficam mais clara, e a gente aprende o idioma do "país vizinho".
Flagrantes da manutenção
-truques do metrô indo do PAT pra algum lugar (PIT (Páteo Itaquera)? EPB (Estacionamento/Pátio Belém)?. Eram Cobrasma, e seguiam pela Ricardo Jafet
Uma U-20 da CPTM em Santo André, ao anoitecer
E um auto de linha em SCT
Vi uma picape terra-via do metrô, mas não deu tempo de fotografar. Estava perto da estação São Joaquim.
Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.
Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?
racia escreveu:Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.
Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?