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PT: a série 2550

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Autor do tópico
Racia
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PT: a série 2550

Mensagem não lida por Racia » 22 Nov 2009, 22:03

Deixo aqui algumas fotos antes de começar a falar sobre sobre esta série de locomotivas electricas construídas pela Sorefame entre 1963 e 64. Como curiosidades temos que:
1) foram as primeiras locomotivas electricas do mundo com caixa em aço inoxidável;
2) ainda na década de 60, a 2570 visitou o Brasil onde participou numa feira em São Paulo (agradece-se fotos do evento).

Hoje estão todas retiradas do serviço.

A 2551 nos seus primeiros "girar de rodas", na estação de Campolide em Lisboa:
Imagem

A 2561 em 1974 na estação de Porto Campanhã ainda nas cores originais. Nessa altura eram usadas nos serviços mais rápidos e prestigiados da CP:
Imagem

Esta fotografia de Carlos Simão mostra uma 2550 não identificada estacionada na estação de Pampilhosa. O esquema de cores é o intermédio que vigorou entre finais dos anos 70 e finais de 90.
Imagem

Com o aproximar do fim do século, a série perde todos os serviços de passageiros. É-lhes colocado equipamento para tracção multipla automática, pantógrafos de meia-tesoura substituem os romboidais originais e é aplicado um novo esquema de pintura. Nesta configuração circulam exclusivamente no tráfego de mercadorias até ao início de 2009, altura em que é dada a ordem de “encostar”. Sabe-se que a 2551 está atribuída ao Museu Nacional Ferroviário. As restantes serão provavelmente “cortadas”... as fotos são do Pedro Sabino e do Ruben Lopes.
Imagem
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Abraços
rp


Autor do tópico
Racia
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Re: PT: a série 2550

Mensagem não lida por Racia » 23 Nov 2009, 20:04

Para completar a thread sobre as 2550, aqui vai um conjunto de dados mais tecnicos.

Configuração:
Bo-Bo

Construtores:
Partes mecânicas: (50 Hz Groupment) Sorefame/Henschel
Equipamento tracção electrica: Alsthom/Siemens/Jeumont-Schneider
Transmissão: Alsthom
Freios: Jordain-Monneret
Sistema de Homem Morto: Oerlikon
Registrador de velocidade: Hasler

Dimensões:
Altura (com o pantógrafo recolhido): 4450 mm
Largura: 3003 mm
Comprimento entre topes: 15380 mm
Comprimento entre centros dos bogies: 7500 mm
Comprimento dos bogies: 3200 mm
Diametro das rodas (novas): 1300 mm

Performance:
Velocidade Maxima: 120 km/h
Esforço de tracção máximo no arranque: 18900 kg com facto de adesão: (u) 0.27
Esforço de tracção unihorário: 13100 kg a 58 km/h
Esforço de tracção no regime contínuo: 12150 kg a 60 km/h
Esforço de tracção à velocidade maxima: 4500 kg
Potencia nominal nas rodas: 2790 HP (2053 kW)

Pesos:
Tara: 68.1 T
Peso em ordem de marcha: 70.52 T
Peso aderente: 70.52 T
Peso máximo por eixo: 17.63 T
Transformador: 7.8 T
Motores de tracção: 4 x 3.2 T
Bogies completos: 2 x 16 T

Equipamento de Tracção Electrica:
Transformador: Alsthom, 4365 kVA (25 kV)
Reostato: Brown-Boveri, 32 pontos
Rectificador de Silicio (construtor): Jeumont-Schneider
Rectificador de Silicio (configuração): Diodos em push-pull
Rectificador de Silicio (Currente Máxima de Arranque): 3000 A

Transmissão:
Motores de tracção (construtor): Alsthom
Motores de tracção (tipo): TAO-645 A1
Motores de tracção (potência unihoraria): 4 x 557 kW
Motores de tracção (regime continuo): 4 x 529 kW
Motores de tracção (outras caracteristicas): totalmente suspendidos com ventilação forçada
Relação: 78:21

Restará talvez dizer que estas locomotivas sempre tiveram um grande número de seguidores entre os entusiastas portugueses e não só, estando normalmente presentes nas revistas internacionais. Carinhosamente, ao longo do tempo foram sendo alcunhadas de, “caixas de seringas”, “bailarinas”, “curto-circuitos” e “avozinhas”.

Eram tambem conhecidas pelos vigorosos movimentos laterais da caixa quando em circulação em velocidade, talvez fruto de um centro de gravidade algo elevado e de uma caixa autoportante bastante leve para o conjunto.
A verdade é que essas características nunca as impediram de serem durante muitos anos as titulares de todas as circulações mais rápidas na rede da CP. Recordo-me bem de algumas marcha memoráveis com o Sud-Express ou os Rápidos entre Lisboa e o Porto.

Deixam saudades. Esperemos que rápidamente a 2551 esteja disponivel para circulações especiais.

Num dia de nevoeiro, nos anos 70, a 2554 com o Sud Express (Lisboa – Paris) aguarda o sinal de partida da linha 5 da estação de Lisboa Sta. Apolónia. Já a mudança se aproximava rápidamente. Na linha 4 uma das primeiras 2600 que viriam a assumir o papel de destaque que anteriormente fora exclusivo das 2550.
Imagem

A 2560+2568 com um comboio especial de estusiastas ingleses do PTG (Portuguese Traction Group). Este foi provavelmente o ultimo comboio de passageiros que a serie rebocou.
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WktmAenWkz8&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/WktmAenWkz8&hl=en_US&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/youtube]

Abraços
rp

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