Renato Weil/EM/D.A Press - 1/10/09
Malha ferroviária em concessão pode receber o veículo leve sobre trilho entre Betim e Contagem
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o superintendente da Transcon, autarquia de trânsito e transporte do município, Hérmiton Quirino, participam terça-feira de uma reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para apresentar o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para transporte público de Contagem. No encontro, com a presença do presidente da Fiemg, Robson Andrade, serão também discutidas possibilidades de investimentos no projeto e a importância da melhoria da qualidade do transporte coletivo no maior pólo industrial do estado.
Recentemente, Marília Campos e a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), se reuniram com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais, José Roizenbruch, e percorreram um trecho entre os bairros Jardim das Alterosas e Eldorado, nos municípios vizinhos à capital, para avaliar as condições de implantação do modelo de transporte rápido. A percurso de 17,8 quilômetros está atualmente concedido à Ferrovia Centro Atlântica. Se o projeto vingar, poderá beneficiar mais de 1 milhão de habitantes de 13 cidades da região metropolitana diariamente.
Além de agilizar o transporte coletivo, o projeto pode retirar ônibus do Centro da capital. Somente de Contagem, 126 linhas intermunicipais trafegam diariamente pelas vias da Grande BH. A ideia é que os passageiros saíam do Jardim das Alterosas fazendo baldeação no Eldorado e, de lá, seguindo para a capital e cidades da Grande BH. Ou, o caminho inverso para muitos dos funcionários da Fiat e da Refinaria Gabriel Passos (Regap). Um dos principais atrativos do VLT é a economia de recursos. O levantamento técnico feito por Betim e Contagem mostra que a expansão da linha 1 do metrô até Contagem tem custo estimado em R$ 99 milhões/quilômetro, enquanto o Veículo Leve sobre Trilhos necessita de um terço dos recursos, ou seja, R$ 33 milhões/quilômetro.
http://www.uai.com.br/em.html
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Fiemg vai avaliar VLT
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Fiemg vai avaliar VLT
Mis um projeto que vai levar o nada a lugar nenhum!
Grande parte desse trecho ferroviário entre Eldorado e Jardim Alterosa é pouco habitado e nem habitado é, como a parte que passa ao lado do Parque Fernão Dias e vai do Bernardo Monteiro até o Imbiruçú.
Grande parte desse trecho ferroviário entre Eldorado e Jardim Alterosa é pouco habitado e nem habitado é, como a parte que passa ao lado do Parque Fernão Dias e vai do Bernardo Monteiro até o Imbiruçú.
Visite: Construction Family
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante