Primas, Traxx e Eurorunner

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Racia » 31 Mar 2010, 08:08

Afinal o que é isso de Primas, Traxx e Eurorunner? De que estamos falando? De questões familiares? De produtos de limpeza ou de desenho animados versão europeia?

veremos...

Agradecem-se os comentários e participações


Abraços
rp

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 31 Mar 2010, 10:34

racia escreveu:Afinal o que é isso de Primas, Traxx e Eurorunner? De que estamos falando? De questões familiares? De produtos de limpeza ou de desenho animados versão europeia?

veremos...

Agradecem-se os comentários e participações


Abraços
rp
^^ Racia, vou responder 1/3 da sua pergunta.
PRIMA é a linha de locomotivas da Alstom, fabricadas na França na unidade de Belfort. Todos os produtos da Alstom são baseados em plataformas, a saber:

=> VLT's: Citadis
=> Metrôs: Metropolis (única plataforma em aço inoxidável)
=> Trens Suburbanos: X'Trapolis
=> Trens Regionais: Coradia
=> Trens Pendulares: Pendolino (essa plataforma surgiu quando a Alstom adquiriu 51% das açoes da Fiat Ferroviária);
=> Trens de Alta Velocidade: TGV (trens com tração concentrada nas locomotivas) e AGV (trens com tração distribuída).
=> Locomotivas: Prima (locomotivas para transporte de cargas e passageiros) - elétricas ou diesel-elétricas.

Espero ter colaborado de alguma forma. okk
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Racia » 31 Mar 2010, 11:38

Boa participação Erik, obrigado

vamos aguardar por mais algumas antes de falarmos um pouco do que é isso de "plataformas" e como se aplicam no meio ferroviário...

Abraços
rp

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por AGV » 31 Mar 2010, 20:17

racia escreveu:Boa participação Erik, obrigado

vamos aguardar por mais algumas antes de falarmos um pouco do que é isso de "plataformas" e como se aplicam no meio ferroviário...

Abraços
rp
O pá, está a tomar garrafas e garrafas de vindo do Porto aí do outro lado do Atlântico?

:WK:


























Brincadeira caro patrício, mas creio que não entendemos o que quis dizer. okk


Como assim?

Abs!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 31 Mar 2010, 20:55

Plataformas=Caixa,tipo de modelo do trem
aguardar por mais algumas [mensagens]

eu acho q é isso AGV rs
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!



Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Racia » 01 Mai 2010, 20:46

Adivinha: Quem construiu o quê?

Três diesel. Todas Bo-Bo, todas com menos de 90 T de peso, todas com potencia à volta dos 2000 Kw.

1.
Imagem

2.
Imagem

3.
Imagem


E três eléctricas. Como as diesel, todas são Bo-Bo, todas pesam entre 80 e 90 T e, neste caso, todas têm uma potência de cerca de 6000 Kw.

4.
Imagem

5.
Imagem

6.
Imagem

Até já

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por PrpPedro » 01 Mai 2010, 21:03

Eu chutaria Alstom para a maioria... Algo que todas as elétricas devem ter é Equipamento Elétrico Brown Boveri, mas isso eu não confirmo não.

Racia, gostaria que fizesse, se possível, um post tratando da questão dos engates, pois na europa ainda é predominante o uso do Engate Inglês, embora o AAR seja considerado o mais seguro. Tem algum motivo técnico ou é pura e simples questão de tradição? Obrigado!

Att.,
Pedro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 01 Mai 2010, 21:08

Maioria,se não todas.Mas acho q as tres últimas podem ser Bombardier.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por PrpPedro » 01 Mai 2010, 21:21

Desenhos são meio diferentes...
Bombardier:
Imagem
Alstom:
Imagem

Creio que...
1 - Alstom
2, 3 - Bombardier
4 - Alstom
5, 6 - Bombardier

(A 5 tá muito quadrada para ser Alstom, mas eu posso estar falando besteira).


Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Racia » 02 Mai 2010, 19:15

prppedro escreveu:Eu chutaria Alstom para a maioria... Algo que todas as elétricas devem ter é Equipamento Elétrico Brown Boveri, mas isso eu não confirmo não.

Racia, gostaria que fizesse, se possível, um post tratando da questão dos engates, pois na europa ainda é predominante o uso do Engate Inglês, embora o AAR seja considerado o mais seguro. Tem algum motivo técnico ou é pura e simples questão de tradição? Obrigado!

Att.,
Pedro.
Caro prppedro,

A divisão ferroviaria da Brown Boveri não existe desde 1988, quando junto com a ASEA sueca formaram o consorcio ABB que em 1990 se junta à Henschel formando a ABB Henschel AG. Subsequentemente, em 1996, é integrada na ADTranz do grupo Daimler Benz que em 2002 é comprada pela Bombardier. Portanto o know-how Brown-Boveri (ou BBC) estará presente nas produções da Bombardier Transportation, nomeadamente na plataforma Traxx. Nas outras não...

sobre os engates:

esse é um assunto muito interessante. Desde há muitos anos que de ambos os lados do Atlântico se equaciona a possibilidade de substituir o tipo de engate. Tanto o norte-americano AAR (antigamente denominado de Janney do nome do seu inventor) como o europeu, têm vantagens e desvantagens, algumas das quais são comuns aos dois. Nenhum deles desacopla ou desengata de forma automática, e tambem nenhum garante as interconnecções electricas e pneumáticas, pelo que é sempre necessária a intervenção humana. De resto enquanto que o americano engata automaticamente e permite uma tonelagem muitissimo superior (cerca de 32.000 T vs 3.000 T), o europeu tem a vantagem de absorver e amortecer melhor os choques e movimentos entre os veiculos, e funcionar bem como fusível mecânico pois, ao partir, impede o arrastamento o que já demonstrou ser importante em algumas situações de acidente.

Em ambos os casos os custos envolvidos na substituição são de tal ordem que têm impedido que tal aconteça.

Deixo-lhe o link para um artigo da wikipedia (em ingles) que considero estar bastante completo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Coupling_( ... at_britain

Abraços
rp


Autor do tópico
Racia
USUÁRIO JR
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Racia » 03 Mai 2010, 18:06

Completando o post anterior: o facto do engate tradicional UIC estar limitado a 3000 T não impede a ferrovias europeias de explorar comboios acima desse limite. Para o efeito utiliza-se material equipado com outros tipos de engate, incluindo o AAR.

Dois exemplos de locomotivas portuguesas da CP que podem ser equipadas com qualquer dos tipos de engate de acordo com o tipo de tráfego a que estão assignadas.

Em Maio de 2001 a diesel 1913 estava equipada com o engate Atlas:
Imagem

Mas em 2006 já tinha batentes e engate UIC:
Imagem

O mesmo se passa com as electricas da serie 5600. Originalmente as locomotivas 5621 a 5630 estavam equipadas com engate Atlas e afectas aos comboios de carvão que ligam o porto Atlântico de Sines à central termoeléctrica do Pego. A foto é da 5628 em Abril de 2006:
Imagem

Em Março de 2008, a 5630 apesar de ainda afecta ao sector Cargas, já estava equipada com o engate UIC (e hoje já está no sector de passageiros e anda a circular a 200 km/h à cabeça dos InterCidades entre Lisboa e o Porto):
Imagem

Situações como esta acontecem na generalidade dos países da União Europeia.

Desde há algumas décadas que a UIC trabalha no desenvolvimento de um engate totalmente automático e que, além de orgão de tracção e tamponamento, garanta também de forma automática as funções de acoplamento electrico e pneumático. Esse engate existe, chama-se Unicoupler ou Eurocoupler e é compatível com o engate SA3 utilizado nas redes dos países que constituiam a União Soviética. Todo o material construido para as redes europeias nas ultimas duas ou três épocas está preparado para o receber.

Tal ainda não aconteceu pelo motivo que indiquei no primeiro post: $$$$$$

Abraços
rp

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Mai 2010, 07:30

Até onde eu sei, os nomes citados são as famílias (ou plataformas) de locomotivas dos três principais fabricantes de material ferroviário da atualidade:

Prima => Alstom
Traxx => Bombardier
Eurorunner => Siemens

Plataformas são famílias de materiais ferroviários (no caso da Alstom, TODAS as locomotivas novas pertencenm a plataforma PRIMA). Toda plataforma pode sofrer variações de acordo com necessidades específicas de cada cliente; entretanto, todos os produtos da mesma plataforma possuem suas características principais idênticas. É como uma assinatura padrão. ;)

Acho que agora conseguimos elucidar o assunto em questão! vv
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Correia431M » 04 Mai 2010, 14:28

Racia, esse assunto dos tipos de engate, é bem interessante.

Aliás, embasado nisso eu pergunto (a quem aqui me puder esclarecer):

Qual tipo de engate é utilizado nas nossas locomotivas tanto aqui no Brasil, como em todo o continente americano?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por PrpPedro » 04 Mai 2010, 15:01

Rodrigo Leste 4 escreveu:Racia, esse assunto dos tipos de engate, é bem interessante.

Aliás, embasado nisso eu pergunto (a quem aqui me puder esclarecer):

Qual tipo de engate é utilizado nas nossas locomotivas tanto aqui no Brasil, como em todo o continente americano?
Engate AAR...


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Landrail » 04 Mai 2010, 15:09

Nós também temos locomotoras bombardier:

Bombardier/EMAQ/CAF, modelo MX-620, pertence a FCA(Ferovia Centro -Atlantica), circula em pelo menos 4 estados (MG,SP,RJ,GO) porém é mais comum entre MG e RJ na "rota do calcáreo"
Imagem

A mesma locomotora com o novo padrão de pintura da FCA:
Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Correia431M » 04 Mai 2010, 15:27

Sobre os engates AAR, achei um artigo bem interessante no Wikipedia, falando sobre o assunto:

http://translate.google.com.br/translat ... _(railway)

Em uma das fotos que tem nesse artigo, vi uma espécie de engate, que me pareceu ser identico ao engate do TUE série 2000 fase I.

Segue a imagem abaixo:
Imagem

Aliás os engates AAR, me lembram muito aqueles trens de desenho animado, onde para desengatar, o personagem puxa um pino, semelhante a um parafuso de trilho.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Primas, Traxx e Eurorunner

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 04 Mai 2010, 16:03

Rodrigo Leste 4 escreveu:Sobre os engates AAR, achei um artigo bem interessante no Wikipedia, falando sobre o assunto:

http://translate.google.com.br/translat ... _(railway)

Em uma das fotos que tem nesse artigo, vi uma espécie de engate, que me pareceu ser identico ao engate do TUE série 2000 fase I.

Segue a imagem abaixo:
Imagem

Aliás os engates AAR, me lembram muito aqueles trens de desenho animado, onde para desengatar, o personagem puxa um pino, semelhante a um parafuso de trilho.
^^ Rodrigo, o engate onde se puxa um pino é o engate de pino e manilha, oriundo da europa e muito utilizado no Brasil no início de nossas ferrovias. Só nos anos 50 que os engates automáticos padrão AAR (vulgo "cabeça de porco") começaram a ser implantados em nossas ferrovias.

O engate da foto é um engate automático com cabeça de engate tipo Scharfenberg, onde no mesmo possui as conexões mecânicas (o engate propriamente dito), conexões elétricas (porçào elétrica localizada acima da cabeça no engte da foto) e as conexões pneumáticas.

Os Metrôs de São Paulo e Brasília usam o mesmo tipo de engate, onde a diferença principal é a cabeça do engate: nestes sistemas, utiliza-se o engate tipo N2.

Já o Metr6o do Rio de Janeiro utiliza um tipo de engate específico fabricado pela empresa americana Ohio Brass.

Dentro do grupo dos engates tipo AAR, podemos encontrar variaçòes do mesmo: basta verificar a frota da CPTM. Enquanto os trens da Série 4400 utilizam os engates AAR tipo "E", os trens das Séries 1100, 1400e 1600 utilizam os engates AAR tipo "H", enquanto que os trens das Séries 5000, 5500 Fase I e 5500 Fase II utilizam o engate AAR tipo "E" Controled Slack (folga controlada).

Já os TUE's da Série 1700 utilizam os engates automáticos com cabeça BSI.

Hoje, na SuperVIA, os engates utilizados são os AAR com cabeça tipo "H" (vide TUE Série 500, TUE Coreano Série 2005 e reforma dos TUE's da Séries 700, 900, 8000 & 9000). Os Série 400 utilizam engates AAR tipo "E".

Demetrô (Belo Horizonte), MetroRec (Recife) e Trensurb (Porto Alegre) utilizam engates automáticos com cabeça tipo BSI.

Ufa... Acho que consegui explicar um pouco sobre os diversos tipos de engates usados no Brasil.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS - MUNDO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante