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Primas, Traxx e Eurorunner
Primas, Traxx e Eurorunner
Afinal o que é isso de Primas, Traxx e Eurorunner? De que estamos falando? De questões familiares? De produtos de limpeza ou de desenho animados versão europeia?
veremos...
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Racia, vou responder 1/3 da sua pergunta.racia escreveu:Afinal o que é isso de Primas, Traxx e Eurorunner? De que estamos falando? De questões familiares? De produtos de limpeza ou de desenho animados versão europeia?
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PRIMA é a linha de locomotivas da Alstom, fabricadas na França na unidade de Belfort. Todos os produtos da Alstom são baseados em plataformas, a saber:
=> VLT's: Citadis
=> Metrôs: Metropolis (única plataforma em aço inoxidável)
=> Trens Suburbanos: X'Trapolis
=> Trens Regionais: Coradia
=> Trens Pendulares: Pendolino (essa plataforma surgiu quando a Alstom adquiriu 51% das açoes da Fiat Ferroviária);
=> Trens de Alta Velocidade: TGV (trens com tração concentrada nas locomotivas) e AGV (trens com tração distribuída).
=> Locomotivas: Prima (locomotivas para transporte de cargas e passageiros) - elétricas ou diesel-elétricas.
Espero ter colaborado de alguma forma.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Boa participação Erik, obrigado
vamos aguardar por mais algumas antes de falarmos um pouco do que é isso de "plataformas" e como se aplicam no meio ferroviário...
Abraços
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vamos aguardar por mais algumas antes de falarmos um pouco do que é isso de "plataformas" e como se aplicam no meio ferroviário...
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
O pá, está a tomar garrafas e garrafas de vindo do Porto aí do outro lado do Atlântico?racia escreveu:Boa participação Erik, obrigado
vamos aguardar por mais algumas antes de falarmos um pouco do que é isso de "plataformas" e como se aplicam no meio ferroviário...
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Brincadeira caro patrício, mas creio que não entendemos o que quis dizer.
Como assim?
Abs!
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Plataformas=Caixa,tipo de modelo do trem
aguardar por mais algumas [mensagens]
eu acho q é isso AGV rs
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Plataforma não seria tecnologia?
Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Adivinha: Quem construiu o quê?
Três diesel. Todas Bo-Bo, todas com menos de 90 T de peso, todas com potencia à volta dos 2000 Kw.
1.
2.
3.
E três eléctricas. Como as diesel, todas são Bo-Bo, todas pesam entre 80 e 90 T e, neste caso, todas têm uma potência de cerca de 6000 Kw.
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Até já
Três diesel. Todas Bo-Bo, todas com menos de 90 T de peso, todas com potencia à volta dos 2000 Kw.
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E três eléctricas. Como as diesel, todas são Bo-Bo, todas pesam entre 80 e 90 T e, neste caso, todas têm uma potência de cerca de 6000 Kw.
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Eu chutaria Alstom para a maioria... Algo que todas as elétricas devem ter é Equipamento Elétrico Brown Boveri, mas isso eu não confirmo não.
Racia, gostaria que fizesse, se possível, um post tratando da questão dos engates, pois na europa ainda é predominante o uso do Engate Inglês, embora o AAR seja considerado o mais seguro. Tem algum motivo técnico ou é pura e simples questão de tradição? Obrigado!
Att.,
Pedro.
Racia, gostaria que fizesse, se possível, um post tratando da questão dos engates, pois na europa ainda é predominante o uso do Engate Inglês, embora o AAR seja considerado o mais seguro. Tem algum motivo técnico ou é pura e simples questão de tradição? Obrigado!
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Maioria,se não todas.Mas acho q as tres últimas podem ser Bombardier.
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Desenhos são meio diferentes...
Bombardier:
Alstom:
Creio que...
1 - Alstom
2, 3 - Bombardier
4 - Alstom
5, 6 - Bombardier
(A 5 tá muito quadrada para ser Alstom, mas eu posso estar falando besteira).
Bombardier:
Alstom:
Creio que...
1 - Alstom
2, 3 - Bombardier
4 - Alstom
5, 6 - Bombardier
(A 5 tá muito quadrada para ser Alstom, mas eu posso estar falando besteira).
Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Caro prppedro,prppedro escreveu:Eu chutaria Alstom para a maioria... Algo que todas as elétricas devem ter é Equipamento Elétrico Brown Boveri, mas isso eu não confirmo não.
Racia, gostaria que fizesse, se possível, um post tratando da questão dos engates, pois na europa ainda é predominante o uso do Engate Inglês, embora o AAR seja considerado o mais seguro. Tem algum motivo técnico ou é pura e simples questão de tradição? Obrigado!
Att.,
Pedro.
A divisão ferroviaria da Brown Boveri não existe desde 1988, quando junto com a ASEA sueca formaram o consorcio ABB que em 1990 se junta à Henschel formando a ABB Henschel AG. Subsequentemente, em 1996, é integrada na ADTranz do grupo Daimler Benz que em 2002 é comprada pela Bombardier. Portanto o know-how Brown-Boveri (ou BBC) estará presente nas produções da Bombardier Transportation, nomeadamente na plataforma Traxx. Nas outras não...
sobre os engates:
esse é um assunto muito interessante. Desde há muitos anos que de ambos os lados do Atlântico se equaciona a possibilidade de substituir o tipo de engate. Tanto o norte-americano AAR (antigamente denominado de Janney do nome do seu inventor) como o europeu, têm vantagens e desvantagens, algumas das quais são comuns aos dois. Nenhum deles desacopla ou desengata de forma automática, e tambem nenhum garante as interconnecções electricas e pneumáticas, pelo que é sempre necessária a intervenção humana. De resto enquanto que o americano engata automaticamente e permite uma tonelagem muitissimo superior (cerca de 32.000 T vs 3.000 T), o europeu tem a vantagem de absorver e amortecer melhor os choques e movimentos entre os veiculos, e funcionar bem como fusível mecânico pois, ao partir, impede o arrastamento o que já demonstrou ser importante em algumas situações de acidente.
Em ambos os casos os custos envolvidos na substituição são de tal ordem que têm impedido que tal aconteça.
Deixo-lhe o link para um artigo da wikipedia (em ingles) que considero estar bastante completo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Coupling_( ... at_britain
Abraços
rp
Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Completando o post anterior: o facto do engate tradicional UIC estar limitado a 3000 T não impede a ferrovias europeias de explorar comboios acima desse limite. Para o efeito utiliza-se material equipado com outros tipos de engate, incluindo o AAR.
Dois exemplos de locomotivas portuguesas da CP que podem ser equipadas com qualquer dos tipos de engate de acordo com o tipo de tráfego a que estão assignadas.
Em Maio de 2001 a diesel 1913 estava equipada com o engate Atlas:
Mas em 2006 já tinha batentes e engate UIC:
O mesmo se passa com as electricas da serie 5600. Originalmente as locomotivas 5621 a 5630 estavam equipadas com engate Atlas e afectas aos comboios de carvão que ligam o porto Atlântico de Sines à central termoeléctrica do Pego. A foto é da 5628 em Abril de 2006:
Em Março de 2008, a 5630 apesar de ainda afecta ao sector Cargas, já estava equipada com o engate UIC (e hoje já está no sector de passageiros e anda a circular a 200 km/h à cabeça dos InterCidades entre Lisboa e o Porto):
Situações como esta acontecem na generalidade dos países da União Europeia.
Desde há algumas décadas que a UIC trabalha no desenvolvimento de um engate totalmente automático e que, além de orgão de tracção e tamponamento, garanta também de forma automática as funções de acoplamento electrico e pneumático. Esse engate existe, chama-se Unicoupler ou Eurocoupler e é compatível com o engate SA3 utilizado nas redes dos países que constituiam a União Soviética. Todo o material construido para as redes europeias nas ultimas duas ou três épocas está preparado para o receber.
Tal ainda não aconteceu pelo motivo que indiquei no primeiro post: $$$$$$
Abraços
rp
Dois exemplos de locomotivas portuguesas da CP que podem ser equipadas com qualquer dos tipos de engate de acordo com o tipo de tráfego a que estão assignadas.
Em Maio de 2001 a diesel 1913 estava equipada com o engate Atlas:
Mas em 2006 já tinha batentes e engate UIC:
O mesmo se passa com as electricas da serie 5600. Originalmente as locomotivas 5621 a 5630 estavam equipadas com engate Atlas e afectas aos comboios de carvão que ligam o porto Atlântico de Sines à central termoeléctrica do Pego. A foto é da 5628 em Abril de 2006:
Em Março de 2008, a 5630 apesar de ainda afecta ao sector Cargas, já estava equipada com o engate UIC (e hoje já está no sector de passageiros e anda a circular a 200 km/h à cabeça dos InterCidades entre Lisboa e o Porto):
Situações como esta acontecem na generalidade dos países da União Europeia.
Desde há algumas décadas que a UIC trabalha no desenvolvimento de um engate totalmente automático e que, além de orgão de tracção e tamponamento, garanta também de forma automática as funções de acoplamento electrico e pneumático. Esse engate existe, chama-se Unicoupler ou Eurocoupler e é compatível com o engate SA3 utilizado nas redes dos países que constituiam a União Soviética. Todo o material construido para as redes europeias nas ultimas duas ou três épocas está preparado para o receber.
Tal ainda não aconteceu pelo motivo que indiquei no primeiro post: $$$$$$
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Até onde eu sei, os nomes citados são as famílias (ou plataformas) de locomotivas dos três principais fabricantes de material ferroviário da atualidade:
Prima => Alstom
Traxx => Bombardier
Eurorunner => Siemens
Plataformas são famílias de materiais ferroviários (no caso da Alstom, TODAS as locomotivas novas pertencenm a plataforma PRIMA). Toda plataforma pode sofrer variações de acordo com necessidades específicas de cada cliente; entretanto, todos os produtos da mesma plataforma possuem suas características principais idênticas. É como uma assinatura padrão.
Acho que agora conseguimos elucidar o assunto em questão!
Prima => Alstom
Traxx => Bombardier
Eurorunner => Siemens
Plataformas são famílias de materiais ferroviários (no caso da Alstom, TODAS as locomotivas novas pertencenm a plataforma PRIMA). Toda plataforma pode sofrer variações de acordo com necessidades específicas de cada cliente; entretanto, todos os produtos da mesma plataforma possuem suas características principais idênticas. É como uma assinatura padrão.
Acho que agora conseguimos elucidar o assunto em questão!
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Racia, esse assunto dos tipos de engate, é bem interessante.
Aliás, embasado nisso eu pergunto (a quem aqui me puder esclarecer):
Qual tipo de engate é utilizado nas nossas locomotivas tanto aqui no Brasil, como em todo o continente americano?
Aliás, embasado nisso eu pergunto (a quem aqui me puder esclarecer):
Qual tipo de engate é utilizado nas nossas locomotivas tanto aqui no Brasil, como em todo o continente americano?
***Dom Moreira 1178***
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Engate AAR...Rodrigo Leste 4 escreveu:Racia, esse assunto dos tipos de engate, é bem interessante.
Aliás, embasado nisso eu pergunto (a quem aqui me puder esclarecer):
Qual tipo de engate é utilizado nas nossas locomotivas tanto aqui no Brasil, como em todo o continente americano?
Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Nós também temos locomotoras bombardier:
Bombardier/EMAQ/CAF, modelo MX-620, pertence a FCA(Ferovia Centro -Atlantica), circula em pelo menos 4 estados (MG,SP,RJ,GO) porém é mais comum entre MG e RJ na "rota do calcáreo"
A mesma locomotora com o novo padrão de pintura da FCA:
Bombardier/EMAQ/CAF, modelo MX-620, pertence a FCA(Ferovia Centro -Atlantica), circula em pelo menos 4 estados (MG,SP,RJ,GO) porém é mais comum entre MG e RJ na "rota do calcáreo"
A mesma locomotora com o novo padrão de pintura da FCA:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Sobre os engates AAR, achei um artigo bem interessante no Wikipedia, falando sobre o assunto:
http://translate.google.com.br/translat ... _(railway)
Em uma das fotos que tem nesse artigo, vi uma espécie de engate, que me pareceu ser identico ao engate do TUE série 2000 fase I.
Segue a imagem abaixo:
Aliás os engates AAR, me lembram muito aqueles trens de desenho animado, onde para desengatar, o personagem puxa um pino, semelhante a um parafuso de trilho.
http://translate.google.com.br/translat ... _(railway)
Em uma das fotos que tem nesse artigo, vi uma espécie de engate, que me pareceu ser identico ao engate do TUE série 2000 fase I.
Segue a imagem abaixo:
Aliás os engates AAR, me lembram muito aqueles trens de desenho animado, onde para desengatar, o personagem puxa um pino, semelhante a um parafuso de trilho.
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Re: Primas, Traxx e Eurorunner
Rodrigo, o engate onde se puxa um pino é o engate de pino e manilha, oriundo da europa e muito utilizado no Brasil no início de nossas ferrovias. Só nos anos 50 que os engates automáticos padrão AAR (vulgo "cabeça de porco") começaram a ser implantados em nossas ferrovias.Rodrigo Leste 4 escreveu:Sobre os engates AAR, achei um artigo bem interessante no Wikipedia, falando sobre o assunto:
http://translate.google.com.br/translat ... _(railway)
Em uma das fotos que tem nesse artigo, vi uma espécie de engate, que me pareceu ser identico ao engate do TUE série 2000 fase I.
Segue a imagem abaixo:
Aliás os engates AAR, me lembram muito aqueles trens de desenho animado, onde para desengatar, o personagem puxa um pino, semelhante a um parafuso de trilho.
O engate da foto é um engate automático com cabeça de engate tipo Scharfenberg, onde no mesmo possui as conexões mecânicas (o engate propriamente dito), conexões elétricas (porçào elétrica localizada acima da cabeça no engte da foto) e as conexões pneumáticas.
Os Metrôs de São Paulo e Brasília usam o mesmo tipo de engate, onde a diferença principal é a cabeça do engate: nestes sistemas, utiliza-se o engate tipo N2.
Já o Metr6o do Rio de Janeiro utiliza um tipo de engate específico fabricado pela empresa americana Ohio Brass.
Dentro do grupo dos engates tipo AAR, podemos encontrar variaçòes do mesmo: basta verificar a frota da CPTM. Enquanto os trens da Série 4400 utilizam os engates AAR tipo "E", os trens das Séries 1100, 1400e 1600 utilizam os engates AAR tipo "H", enquanto que os trens das Séries 5000, 5500 Fase I e 5500 Fase II utilizam o engate AAR tipo "E" Controled Slack (folga controlada).
Já os TUE's da Série 1700 utilizam os engates automáticos com cabeça BSI.
Hoje, na SuperVIA, os engates utilizados são os AAR com cabeça tipo "H" (vide TUE Série 500, TUE Coreano Série 2005 e reforma dos TUE's da Séries 700, 900, 8000 & 9000). Os Série 400 utilizam engates AAR tipo "E".
Demetrô (Belo Horizonte), MetroRec (Recife) e Trensurb (Porto Alegre) utilizam engates automáticos com cabeça tipo BSI.
Ufa... Acho que consegui explicar um pouco sobre os diversos tipos de engates usados no Brasil.
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