BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
As B'B' Jacquemin
As B'B' Jacquemin
As B’B’ “Jacquemin”
Esta é a denominação dada a uma extensa família de locomotivas eléctricas da SNCF de que fazem parte as séries BB9200, BB9300, BB9400, BB9600 e BB9700 todas para 1.5 kV CC, BB16000 e BB16100 para 25 kV AC, e as poli-corrente BB25100, BB25150, BB25200 e BB30000 (esta última serie composta de apenas 2 locomotivas experimentais).
B’B’ e não Bo-Bo já que, apesar de terem 2 bogies de 2 eixos, cada um deles tem apenas um motor. As Jaquemin, bem como muitas gerações de locomotivas francesas, têm bogies mono-motores. Como devem saber as Bo-Bo têm 4...
A BB9201 à saída da fábrica
Os protótipos da serie foram as BB9003 e BB9004, respectivamente a primeira locomotiva do mundo a ser comandada à distância, e a detentora do recorde de velocidade de 331 km/h conseguidos em 1955. Esta última está hoje preservada em estado de marcha, no museu ferroviário de Mulhouse.
A 9004 na vestimenta "record". Hoje está preservada no museu de Mulhouse:
A concepção das partes mecânicas destas locomotivas deveu-se ao engenheiro Andre Jacquemin, que nos anos 50 era o responsável pela divisão de estudos de tracção eléctrica da SNCF.
Foram principalmente as suas inovações no desenho dos bogies motores (mais precisamente e como foi dito acima, mono-motores) e os respectivos sistemas de tracção e suspensão, que ao serem mais tarde adoptadas nas series de produção terminaram por denominar toda a família. Uma justa homenagem ao patriarca.
E iniciamos pelas BB9200. Locomotivas construídas em 92 exemplares entre 1958 e 1964 por Creusot-Loire, Schneider-Jeumont e C.E.M., pesam 83 T, têm cerca de 6000 HPs, velocidade máxima de 160 km/h para a série normal e 200 km/h para a série "Capitole", e neste momento restam poucos exemplares em serviço.
A 9247 no esquema de cores “Multiservices” e um pequeno filme da sua condução:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
São de destacar as 9200 versão “Capitole”. Este comboio rápido de apenas 1ª classe, ligava Paris a Tours, e foi autorizado a circular comercialmente à velocidade máxima de 200 km/h a partir de 1967. As performances eram notáveis. Paris a Limoges, uma distância de 400 quilómetros, eram percorridos em 2h 54m a uma velocidade média de 138 km/h.
Para o conseguir utilizaram-se as 6 locomotivas de uma sub-série das 9200 aptas a essa velocidade. O sucesso deste comboio foi tal que, mesmo com o aumento do número de carruagens e frequência bi-diária (duas circulações em cada sentido todos os dias), era frequentemente desdobrado em 2, 3 e por vezes 4 comboios que circulavam a 3 minutos uns dos outros. As sextas-feiras à tarde na estação de Paris Austerlitz tornaram-se famosas com os diversos “Capitole” estacionados prontos a sair em direcção ao sul de França.
A 9292 no vermelho “Capitole”
Os 40 exemplares da série BB9300 são uma versão um pouco mais recente (1967-69) das 9200.
O rápido “Mistral” rebocado por uma BB9300:
Conduzindo a BB9337 por debaixo dos típicos suportes ogivais da catenária da antiga companhia Midi no Sudoeste de França:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Myb28MvSDCU&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Myb28MvSDCU&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
A série BB9400, uma locomotiva pequena e muito leve (60 T para 2210 kW), alcunhada de "bicicleta" ou “vespa”, nunca foi muito amada. Mas a verdade é que se manteve em serviço até ao ano passado, fazendo aquilo para que foi desenhada: rebocar comboios pelas linhas secundárias electrificadas do centro e sul de França. Deste modelo foram construídos 135 exemplares entre 1959 e 1964.
Em 1974, a 9531 ainda na cor verde de origem e com os embelezadores cromados, lidera uma dupla tracção automática com outra locomotiva da mesma série:
E assim terminamos esta breve história das B’B’ Jaquemin. Falámos essencialmente das versões para o sistema 1.5 kV CC mas deve considerar-se que, como escrevi no início deste artigo, com ligeiras diferenças os mesmos modelos existem (ou existiram...) para o sistema 25 kV AC, bem como as bi-currentes para ambos os sistemas.
Abraços
rp
Esta é a denominação dada a uma extensa família de locomotivas eléctricas da SNCF de que fazem parte as séries BB9200, BB9300, BB9400, BB9600 e BB9700 todas para 1.5 kV CC, BB16000 e BB16100 para 25 kV AC, e as poli-corrente BB25100, BB25150, BB25200 e BB30000 (esta última serie composta de apenas 2 locomotivas experimentais).
B’B’ e não Bo-Bo já que, apesar de terem 2 bogies de 2 eixos, cada um deles tem apenas um motor. As Jaquemin, bem como muitas gerações de locomotivas francesas, têm bogies mono-motores. Como devem saber as Bo-Bo têm 4...
A BB9201 à saída da fábrica
Os protótipos da serie foram as BB9003 e BB9004, respectivamente a primeira locomotiva do mundo a ser comandada à distância, e a detentora do recorde de velocidade de 331 km/h conseguidos em 1955. Esta última está hoje preservada em estado de marcha, no museu ferroviário de Mulhouse.
A 9004 na vestimenta "record". Hoje está preservada no museu de Mulhouse:
A concepção das partes mecânicas destas locomotivas deveu-se ao engenheiro Andre Jacquemin, que nos anos 50 era o responsável pela divisão de estudos de tracção eléctrica da SNCF.
Foram principalmente as suas inovações no desenho dos bogies motores (mais precisamente e como foi dito acima, mono-motores) e os respectivos sistemas de tracção e suspensão, que ao serem mais tarde adoptadas nas series de produção terminaram por denominar toda a família. Uma justa homenagem ao patriarca.
E iniciamos pelas BB9200. Locomotivas construídas em 92 exemplares entre 1958 e 1964 por Creusot-Loire, Schneider-Jeumont e C.E.M., pesam 83 T, têm cerca de 6000 HPs, velocidade máxima de 160 km/h para a série normal e 200 km/h para a série "Capitole", e neste momento restam poucos exemplares em serviço.
A 9247 no esquema de cores “Multiservices” e um pequeno filme da sua condução:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
São de destacar as 9200 versão “Capitole”. Este comboio rápido de apenas 1ª classe, ligava Paris a Tours, e foi autorizado a circular comercialmente à velocidade máxima de 200 km/h a partir de 1967. As performances eram notáveis. Paris a Limoges, uma distância de 400 quilómetros, eram percorridos em 2h 54m a uma velocidade média de 138 km/h.
Para o conseguir utilizaram-se as 6 locomotivas de uma sub-série das 9200 aptas a essa velocidade. O sucesso deste comboio foi tal que, mesmo com o aumento do número de carruagens e frequência bi-diária (duas circulações em cada sentido todos os dias), era frequentemente desdobrado em 2, 3 e por vezes 4 comboios que circulavam a 3 minutos uns dos outros. As sextas-feiras à tarde na estação de Paris Austerlitz tornaram-se famosas com os diversos “Capitole” estacionados prontos a sair em direcção ao sul de França.
A 9292 no vermelho “Capitole”
Os 40 exemplares da série BB9300 são uma versão um pouco mais recente (1967-69) das 9200.
O rápido “Mistral” rebocado por uma BB9300:
Conduzindo a BB9337 por debaixo dos típicos suportes ogivais da catenária da antiga companhia Midi no Sudoeste de França:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Myb28MvSDCU&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Myb28MvSDCU&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
A série BB9400, uma locomotiva pequena e muito leve (60 T para 2210 kW), alcunhada de "bicicleta" ou “vespa”, nunca foi muito amada. Mas a verdade é que se manteve em serviço até ao ano passado, fazendo aquilo para que foi desenhada: rebocar comboios pelas linhas secundárias electrificadas do centro e sul de França. Deste modelo foram construídos 135 exemplares entre 1959 e 1964.
Em 1974, a 9531 ainda na cor verde de origem e com os embelezadores cromados, lidera uma dupla tracção automática com outra locomotiva da mesma série:
E assim terminamos esta breve história das B’B’ Jaquemin. Falámos essencialmente das versões para o sistema 1.5 kV CC mas deve considerar-se que, como escrevi no início deste artigo, com ligeiras diferenças os mesmos modelos existem (ou existiram...) para o sistema 25 kV AC, bem como as bi-currentes para ambos os sistemas.
Abraços
rp
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: As B'B' Jacquemin
Racia o que quer dizer com locomotiva preservada em estado de marcha ??
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: As B'B' Jacquemin
André,
quer dizer que a locomotiva apesar de já não estar dada ao serviço activo, foi guardada mas é alvo das intervenções necessárias para que possa circular pelos seus próprios meios.
Nos museus ferroviários, nem todo o material se encontra em estado de poder circular. Principalmente as locomotivas têm uma manutenção cara. Assim muitas delas estão apenas em exposição estática. Podem ser apreciadas pelo público, estarão até bem mantidas de aspecto geral mas isso não quer dizer que possam ir para a linha e andar.
Entendeste? Sei que o Português falado e escrito de ambos os lados do oceano, é diferente. Por isso nem sempre tenho a certeza de ser claro no que escrevo. Qualquer coisa que não percebam, por favor perguntem. Tenho muito prazer em elucidar e isso ajuda-me a aprender...
4 videos nostálgicos sobre as BB9200 e a sua eminente retirada de serviço. Creio que transmitem uma boa ideia do que é estar à beira da linha em França, com comboios a cruzarem, a ultrapassarem, ...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WHLJkN3lX-4&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/WHLJkN3lX-4&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/7VI7Ju0u16Q&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/7VI7Ju0u16Q&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MSXFgU4PbuY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MSXFgU4PbuY&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/nrrtWoQXuNY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/nrrtWoQXuNY&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>[/youtube]
Abraços
rp
quer dizer que a locomotiva apesar de já não estar dada ao serviço activo, foi guardada mas é alvo das intervenções necessárias para que possa circular pelos seus próprios meios.
Nos museus ferroviários, nem todo o material se encontra em estado de poder circular. Principalmente as locomotivas têm uma manutenção cara. Assim muitas delas estão apenas em exposição estática. Podem ser apreciadas pelo público, estarão até bem mantidas de aspecto geral mas isso não quer dizer que possam ir para a linha e andar.
Entendeste? Sei que o Português falado e escrito de ambos os lados do oceano, é diferente. Por isso nem sempre tenho a certeza de ser claro no que escrevo. Qualquer coisa que não percebam, por favor perguntem. Tenho muito prazer em elucidar e isso ajuda-me a aprender...
4 videos nostálgicos sobre as BB9200 e a sua eminente retirada de serviço. Creio que transmitem uma boa ideia do que é estar à beira da linha em França, com comboios a cruzarem, a ultrapassarem, ...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WHLJkN3lX-4&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/WHLJkN3lX-4&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/7VI7Ju0u16Q&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/7VI7Ju0u16Q&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MSXFgU4PbuY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MSXFgU4PbuY&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/nrrtWoQXuNY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/nrrtWoQXuNY&hl=en_US&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>[/youtube]
Abraços
rp
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: As B'B' Jacquemin
Então qr dizer q de vez em quando ela roda ??
Ah aliás você esclareceu algo sobre a família das locomotivas Siemens ''2000'' em algum canto daqui do TGVBR, ou ainda não ? É q vendo fotos na net dessas locomotivas na Suíça fiquei curioso com relação a elas...
Ah aliás você esclareceu algo sobre a família das locomotivas Siemens ''2000'' em algum canto daqui do TGVBR, ou ainda não ? É q vendo fotos na net dessas locomotivas na Suíça fiquei curioso com relação a elas...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: As B'B' Jacquemin
Isso mesmo, de vez em quando rodam.
Acontece mesmo serem alugadas pelos operadores quando têm necessidade de tracção e não têm disponibilidade no seu parque. Quando isso acontece, todos ganham. Os museus e/ou grupos de preservação porque recebem o dinheiro pelo aluguer das locomotivas e porque é sempre bom que elas andem (o material parado estraga-se), e o operador porque consegue resolver o seu problema de falta de maquina para um determinado serviço.
Ultimamente na Europa, o que tem acontecido é que os museus e associações de preservação se constituem como operadores ie, são certificados como operadores. Isso facilita muito o colocar a rodar material ferroviário preservado.
Já aconteceu empresas de empreiteiros de renovação de via alugarem locomotivas a vapor para assegurarem a tracção dos seus comboios.
Sabes o que é ou já alguma vez ouviste falar de um PLANDAMPF?
E de que siemens 2000 é que falas? podes colocar uma foto ou o link para a thread onde falo disso?
Obrigado
rp
Acontece mesmo serem alugadas pelos operadores quando têm necessidade de tracção e não têm disponibilidade no seu parque. Quando isso acontece, todos ganham. Os museus e/ou grupos de preservação porque recebem o dinheiro pelo aluguer das locomotivas e porque é sempre bom que elas andem (o material parado estraga-se), e o operador porque consegue resolver o seu problema de falta de maquina para um determinado serviço.
Ultimamente na Europa, o que tem acontecido é que os museus e associações de preservação se constituem como operadores ie, são certificados como operadores. Isso facilita muito o colocar a rodar material ferroviário preservado.
Já aconteceu empresas de empreiteiros de renovação de via alugarem locomotivas a vapor para assegurarem a tracção dos seus comboios.
Sabes o que é ou já alguma vez ouviste falar de um PLANDAMPF?
E de que siemens 2000 é que falas? podes colocar uma foto ou o link para a thread onde falo disso?
Obrigado
rp
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: As B'B' Jacquemin
São essas 2000 acima que eu falei...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: As B'B' Jacquemin
André,
essa é uma locomotiva dos SBB-CFF-FFS (Caminhos de Ferro Federais Suiços) da série Re460. Os 119 exemplares entraram ao serviço entre 1991 e 1996 e foram construídas pela SLM, Winterthur e ABB. O desenho é de Pininfarina. São de 4 eixos no formato Bo'Bo', pesam 84 Toneladas, têm 6100 kW (8.180 HP) de potência e 230 km/h de velocidade máxima.
Este desenho foi assumido e integrado na plataforma Traxx da Bombardier quando esta comprou as 2 empresas construtoras.
Locomotivas idênticas prestam serviço na companhia BLS (também na Suiça), na MTR (em Hong Kong), nos VR (Finlândia), NSB (Noruega) e IR na Índia.
Algumas fotos:
SBB-CFF
BLS
MTR
VR
NSB
IR (as máquinas Indianas da classe WAP-5 têm uma aspecto diferente mas são mecânicamente idênticas às congéneres que circulam na Europa e China)
A introdução destas locomotivas na Suiça, foi acompanhada do lançamento do programa Bahn 2000. Um programa de melhoria do transporte ferroviario em todo o país, generalizando os horários cadenciados, aumentando as frequências e melhorando as interconexões entre os diversos serviços. Durante algum tempo as locomotivas chegaram a ter o símbolo 2000 pintado nos frontais daí serem, muitas vezes conhecidas como locomotivas bahn 2000. Hoje todas estão forradas com vinis publicitários.
Espero ter sido esclarecedor
Abraços
rp
essa é uma locomotiva dos SBB-CFF-FFS (Caminhos de Ferro Federais Suiços) da série Re460. Os 119 exemplares entraram ao serviço entre 1991 e 1996 e foram construídas pela SLM, Winterthur e ABB. O desenho é de Pininfarina. São de 4 eixos no formato Bo'Bo', pesam 84 Toneladas, têm 6100 kW (8.180 HP) de potência e 230 km/h de velocidade máxima.
Este desenho foi assumido e integrado na plataforma Traxx da Bombardier quando esta comprou as 2 empresas construtoras.
Locomotivas idênticas prestam serviço na companhia BLS (também na Suiça), na MTR (em Hong Kong), nos VR (Finlândia), NSB (Noruega) e IR na Índia.
Algumas fotos:
SBB-CFF
BLS
MTR
VR
NSB
IR (as máquinas Indianas da classe WAP-5 têm uma aspecto diferente mas são mecânicamente idênticas às congéneres que circulam na Europa e China)
A introdução destas locomotivas na Suiça, foi acompanhada do lançamento do programa Bahn 2000. Um programa de melhoria do transporte ferroviario em todo o país, generalizando os horários cadenciados, aumentando as frequências e melhorando as interconexões entre os diversos serviços. Durante algum tempo as locomotivas chegaram a ter o símbolo 2000 pintado nos frontais daí serem, muitas vezes conhecidas como locomotivas bahn 2000. Hoje todas estão forradas com vinis publicitários.
Espero ter sido esclarecedor
Abraços
rp
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: As B'B' Jacquemin
Pensei q elas fossem mais novatas,do ano 2000 pra ser exato rsrs...
Com um design desses qm poderia ser seus ''concorrentes'' ???
Com um design desses qm poderia ser seus ''concorrentes'' ???
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante