Esquentou de vez, Adenilson !
Lembra-se do trecho que citei do "Vias Brasileiras de Comunicação", do Max Vasconcellos ? Pelo o que ele diz, realmente Engenho da Rainha foi criada para subustituir Engenho do Matto. Engenho do Matto se ligava com uma variante que ía até Tomás Coelho, na Linha Auxiliar. Conferindo os mapas onde Engenho do Matto aparece, nota-se que a estação ficava na curva, exatamente onde a suposta variante se encontrava com a linha original (ou ao contrário). Vejam o trecho do livro novamente abaixo:
Engenho da Rainha (km 11,033): no km 11,226 passa pela extinta estação Engenho do Matto, onde se ligava com a Linha Auxiliar por uma variante até a estação Tomás Coelho, que fica a 2km. Esta variante foi construída para suprimir o trecho de 4kms entre Engenho do Matto e Liberdade, da Rio d'Ouro, que corre paralelo a Linha Auxiliar
Então, você está correto na afirmação: Engenho da Rainha e Engenho do Matto nunca existiram ao mesmo tempo ...
Curiosamente há uma casa atualmente, nas proximidades de onde ficava Engenho do Matto, datada de 1890 ! ! ! Já havia ouvido rumores de que ali tenha sido uma oficina ferroviária, mas fui lá com o Julio e perguntamos aos senhores moradores, muito simpáticos por sinal. Eles contaram muitos detalhes sobre a ferrovia, sobre a linha do metrô, sobre a dificuldade das locomotivas em vencer o relevo local ... mas o prédio nunca foi ferroviário. Gravei alguma coisa em vídeo, mas o áudio ficou baixo ! Tenho que editar tudo isso pra postar aqui !
Em relação ao mapa do site do Ralph, só vi a linha da Rio do Ouro lá depois que já imaginava a possibilidade. E isso serviu para confirmar a suspeita também ! Impressionante como alguns detalhes passam despercebidos, e mais tarde o vemos como se eles tivessem aparecido por mágica !
Galera ... lá no Orkut acabei de saber que ainda existem trilhos da Rio do Ouro (ramal de Xerém) no bairro Capivari, em Duque de Caxias ... impressionante, mas a cada dia que passa a Rio do Ouro me reserva uma surpresa ...
Depois eu comento sobre esta nova notícia, e continuo com a hipótese da Rio do Ouro e Av.Suburbana ... tô caindo de sono ...
Amanahã cedo tem trabalho ...