[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 17:05

André Vasconcellos escreveu:^^ Isso significa q a cada km caso interesasse a alguém poderia pedir para descer do trem??
Nao Andre , mesmo as paradas sem plataforma, eram consideradas oficiais pela EFCB, a excessao da parada Km49 nao oficial, so se parava se alguem solicitasse.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 17:33

Adenilson escreveu:Nando.
Estou aproveitando o espaço para perguntas adicionais ao Sr. Ranulfo.

Em relação às perguntas anteriores, eu não entendi direito. Os trens iam de ré de Belford Roxo para Xerém e Jaceruba?
Havia troca de trens em Belford Roxo?
Quando você discrimina estações em alvenaria e plataforma com cobertura. Que tipo fundamental de diferenciação entre ambas você está se referindo?
você chama de alvenaria, algo como um casario, como por exemplo são (eram) as estações Rio D'ouro e Jaceruba?
Quando você se refere à cobertura, como elas eram? Com telha em 2 águas ou de concreto e alvenaria também?

Reforço também as perguntas sobre Maria da Graça, São Bernardino, Barreiras, Engenho do Mato e Herédia de Sá feitas respectivamente pelo Dado e Nina.

As minhas perguntas adicionais referem-se à arquitetura das estações.

1- Herédia de Sá tinha cobertura de concreto, em 2 águas ou não tinha cobertura?
2- Os prédios da estação de Maria da Graça eram realmente os apontados aqui no fórum e no site do Ralph?
3- Mesmo com o Sr. Ranulfo só se lembrando de coisas a partir da década de 1950, ele testemunhou restos da finada parada Cezário Machado ao lado da Rua Miguel Ângelo ou a mesma já havia sido totalmente demolida?
4- Como eram detalhadamente as estações de Inhaúma, Engenho da Rainha, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Collégio, Coelho Neto e Acari?...Engenho da Rainha, Irajá e Collégio são as únicas com fotos dos prédios. Vicente de Carvalho só tem foto da plataforma.
A minha pergunta refere-se ao tipo de cobertura, existência ou não de dísticos, cor de pintura e o tipo de bilheteria.
5- Qual era o comprimento e largura aproximada de cada plataforma. O tamanho das estações era semelhante?
6- Havia alguma estação no trecho que a linha singela se transformava em dupla para ponto de espera?
7- Aquela foto de Colégio no site do Ralph mostra um belo prédio recém inaugurado nos anos 30. Aquele prédio foi o definitivo até os dias finais da Rio D'ouro?
8- Qual a última estação da Rio D'ouro no trecho a ser demolida?

Boa sorte na entrevista e verifica com o nosso colaborador se ele tem fotos da Rio D'ouro e/ou estações, mesmo que não tivessem sido a intenção da foto?

Boa tarde Adenilson, sr Ranulfo e fera em relaçao ao ramal de Xerem, mas no periodo de 1958 a 1969 ele ia ate Francisco Sa via eletrico, ou seja via linha Auxiliar, o trecho de Del Castilho na Pavuna ja estava definhando.
Na sua oitava pergunta Adenilson, primeiro predio no ramal de Xerem a ser demolido foi o da estaçao de Xerem em 1971 hoje e um centro cultural, no meados dos anos 70 o km 43 foi demolido passa um rodovia sobre o mesmo, o ultimo foi Belfort Roxo para dar lugar a um novo em 1978.
Heredia Sa funde minha cuca, sr Ranulfo a vee como sendo da Auxiliar, mas eu tenho quase certeza que foi da Rio d'Oouro em algum periodo.
Maria da graça e outra incognita, eu acredito que seja mais o Dado e o Sr Ranulfo nao.
Cezario Machado nao perguntamos.(existiu essa parada? onde era? entre que estaçoes da Rio d'Ouro ficava Adenilson?
Das estaçoes so aquelas fotos mesmo, mas vicente tem a foto de uma ruina no site do Ralph, que era igual a de Iraja e Engenho da Rainha, caixinha de sapato, eu me lembro do que sobrou de Vicente, eu brincava no leito que sobrou da Rio d'Ouro, nos idos de 78 e 79 com meus tres quatro anos de idade.
O senso comum e que um pouco ante do Engenho da Rainha parou a duplicaçao e so voltava a ser dulpicado na Pavuna, mas nada impede q tivesse um desvio, permitindo q composiçoes se cruzassem nesse trecho, Dado falou de uma batida de frente na Automovel Clube, sera que alguem nao respeitou a sinalizaçao de um desvio? Aquele filme que o Dado viu o assalto ao trem pagador, sera que foi ali? as duas linha na verdade era a via singela e seu desvio?
A estaçao de Colegio sobreviveu ate o fim dos anos setenta , e era aquele mesmo predio, a estaçao do metro do Colegio e um pouco deslocada em relaçao a da Rio d'Ouro, queria saber o q e hoje em dia?
Editado pela última vez por NANDORJ em 11 Out 2010, 20:30, em um total de 3 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 20:20

So para encerrar minhas colocaçoes, tenhos duas colocaçoes a fazer, que sao do sr Ranulfo.
Primeiro tantas paradas se explicam, pois a medida que o ramal de Xerem que data de 1890, foi se tornando fundamental para o transporte de pessoas e cargas, nesse ambiente rural, as estaçoes iniciais Belfort Roxo, Km 43 (fazenda Penha Caixao, sera que chegou a ter esse nome?) e Xerem, deixaram de ser suficientes, pois a medida que as fazendas foram sendo desmembradas e em parte loteadas, pessoas foram ocupando as proximidades das faixas de dominio da ferrovia, coisa nao diferente de hoje em dia vide metro e trem :P , foram sendo solicitadas paradas a EF Rio d'Ouro e depois a EFCB, em periodos historicos distintos, a tamanha variedade de paradas, com ou sem plataforma(concreto ou simples aterro), com ou sem cobertura, dependia do esforço da comunidade que a servia, tipo se quisessem um parada com plataforma coberta era o povao que construia, pelo menos assim eu acho, senao seria um padrao.
Segundo se quisermos conhecer a Rio d'Ouro ttotalmente tera de ser agora, como sr Ranulfo disse testemunhos oculares sao raros, a maioria morreu ou esta gaga , nas palavras dele, isso em pessoas que pegaram a fase final da Rio d'Ouro e seus ultimos ramais da Baixada, a pergunta que nao quer calar: Sera que encontraremos poessoas com 90 anos para cima, lucidas e que tenham presenciado o ramal da Penha, a variante antiga do Caju ate Engenho do Mato, Ramal Ana Nery e Democraticos?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 21:44

Eu passei rapidamente pela Central do Brasil e tive o prazer de conhecer o Nando e o sr. Ranulfo. Confesso que fiquei surpreso e satisfeito com muitas informações, mas reticente em relação a outras, como por exemplo, o fato dele dizer que Aurora não existiu, apenas Nova Aurora. Ou seja, para mim uma estação que eu sempre soube que existiu (e existiu mesmo, tenho certeza !) não existiu, e outra que nunca havia ouvido falar existiu ! De qualquer forma, sr.Ranulfo está isento de responsabilidade neste caso pois Aurora deve ter existido em uma época muito remota, fora do período de vida dele.
Outra coisa que ficou mal explicado ... Maria da Graça ! Ele não soube explicar com detalhes a existência de uma ou duas estações (Linha Auxiliar e EFRdO), e ainda afirmou que o prédio que tirei foto no local não teve nada a ver com ferrovias ... pode até ser, mas acho que não ficou bem explicado.
Em compensação, inúmeras e importantes informações foram dadas por ele (as informações sobre as locomotivas e paradas existentes na época me espantaram, pela riqueza de detalhes !), e gravei (nem eu acreditei) 46 minutos em vídeo da nossa conversa ! ! ! Vou editar e fazer uma série de alguns capítulos para postar no Youtube depois, só não sei quando ... foi uma pena eu não ficar mais tempo, mas no final das contas foi muito produtivo. Espero encontra-lo em outras oportunidades.

Nando, como você deve ter pego muitas informações com ele antes e depois de eu estar presente, quero fazer algumas perguntas. Vamos lá:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 21:46

Faltou um detalhe, entre Vila de Cava e Tingua nao existia outras estaçoes, so paradas(Sao Bernadino, Iguaçu e Barreira), isso ate a erradicaçao do ramal em 1964.
Editado pela última vez por NANDORJ em 11 Out 2010, 22:52, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 21:49

Manda as perguntas Dado.


Se alguem quiser tirar duvidas com sr Ranulfo, me liguem, eu darei o numero e o email dele, mas quero ter a noçao de quem vai ligar para ele, quem ligar tem de ser no sapatinho e levar em consideraçao que e um idoso e foge um cadinho do assunto as vezes ok. ;)
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 22:14

(continuação)
Perguntas ao Nando:
1-Qual é ou qual foi a profissão do sr.Ranulfo ?
2-Porque ele se interessou tanto pela EFRdO ?
3-Ele chegou a trabalhar em algo ferroviário ?
4-Quantos anos ele tem (estimo 60, pois ele falou que serviu ao exército em 1968)
5-Ele mora em Xerém ? Se não, em qual período ele residiu lá ?
6-Porque ele é tão solícito em relação a ferrovia ? Gente, eu fiquei maravilhado com a sua disponibilidade em nos tornar pública toda a sua história e seu conhecimento, foi um achado do Nando uma pessoa com o grau de informação como o sr.Ranulfo.
7-Afinal, a parada Ponte do Iguaçu ficava antes ou depois da ponte do Iguaçu (física) ? Pelos meus cálculos ela ficava antes, mas ele disse alguma coisa sobre isso ?
8-No lugar onde ficava estação Xerém hoje é um centro comunitário, mas o prédio foi demolido e contruído no local o centro, ou o centro comunitário ocupou o prédio da estação ?
9-Em relação a Belford Roxo, vou tentar reproduzir o desenho feito pelo sr.Ranulfo no Google Earth.

Depois continuo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 22:14

DadoDJ escreveu:Eu passei rapidamente pela Central do Brasil e tive o prazer de conhecer o Nando e o sr. Ranulfo. Confesso que fiquei surpreso e satisfeito com muitas informações, mas reticente em relação a outras, como por exemplo, o fato dele dizer que Aurora não existiu, apenas Nova Aurora. Ou seja, para mim uma estação que eu sempre soube que existiu (e existiu mesmo, tenho certeza !) não existiu, e outra que nunca havia ouvido falar existiu ! De qualquer forma, sr.Ranulfo está isento de responsabilidade neste caso pois Aurora deve ter existido em uma época muito remota, fora do período de vida dele.
Outra coisa que ficou mal explicado ... Maria da Graça ! Ele não soube explicar com detalhes a existência de uma ou duas estações (Linha Auxiliar e EFRdO), e ainda afirmou que o prédio que tirei foto no local não teve nada a ver com ferrovias ... pode até ser, mas acho que não ficou bem explicado.
Em compensação, inúmeras e importantes informações foram dadas por ele (as informações sobre as locomotivas e paradas existentes na época me espantaram, pela riqueza de detalhes !), e gravei (nem eu acreditei) 46 minutos em vídeo da nossa conversa ! ! ! Vou editar e fazer uma série de alguns capítulos para postar no Youtube depois, só não sei quando ... foi uma pena eu não ficar mais tempo, mas no final das contas foi muito produtivo. Espero encontra-lo em outras oportunidades.

Nando, como você deve ter pego muitas informações com ele antes e depois de eu estar presente, quero fazer algumas perguntas. Vamos lá:
Dado sera que a estaçao Aurora e Nova Aurora nao e a mesma? Parece ser razoavel, com a excessao de Piam um pouco antes do Rio Saiao e Aurora ou Nova Aurora um pouco depois do rio Saiao. Acredito que e um nome que evoluiu com o tempo.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 22:22

1-Qual é ou qual foi a profissão do sr.Ranulfo ?
Trabalha com sonorizaçao.
2-Porque ele se interessou tanto pela EFRdO ?
Nascido em Xerem, quando criança via as marias fumaças passaram, era algo do dia a dia, pessoas que conviveram com trens tao intimamente sao saudosistas
3-Ele chegou a trabalhar em algo ferroviário ?
Nunca foi ferroviario
4-Quantos anos ele tem (estimo 60, pois ele falou que serviu ao exército em 1968)
61 anos
5-Ele mora em Xerém ? Se não, em qual período ele residiu lá ?
Atualmente nao, esqueci de perguntar onde ele mora, mas sei que morou alguns anos em Belfort Roxo também
6-Porque ele é tão solícito em relação a ferrovia ? Gente, eu fiquei maravilhado com a sua disponibilidade em nos tornar pública toda a sua história e seu conhecimento, foi um achado do Nando uma pessoa com o grau de informação como o sr.Ranulfo.
Acredito Dado que ele quer deixar um legado, contar a todo mundo sobre a Rio d'Ouro, e nunca teve essa oportunidade, ele tem um desejo enorme de que muitas das suas lembranças, fossem desenhadas ou feitas em maquete, se o Latouff fosse de facil trato poderia ser ele e um cartunista muito bom.
7-Afinal, a parada Ponte do Iguaçu ficava antes ou depois da ponte do Iguaçu (física) ? Pelos meus cálculos ela ficava antes, mas ele disse alguma coisa sobre isso ?
Dado parece nao ter existido uma parada da ponte Iguaçu pois essa ponte era no km 39, entre a parada Km 38(a populaçao da area nao media quilometragem, devia constar em placas da EFCB, no decorrer do leito) e a parada Barao de Amapa no KM 40. A nao ser que fosse ela(parada ponte do Iguaçu a parada Km 38, mas nao acredito, pois ele nao a citou, ou nao existia no periodo de 1958 a 1969, mas que eu duvido muito, pois paradas nao foram suprimidas e sim acrescentadas devido o adensamento populacional crescente ate a supressao do ramal de Xerem em 1969.
8-No lugar onde ficava estação Xerém hoje é um centro comunitário, mas o prédio foi demolido e contruído no local o centro, ou o centro comunitário ocupou o prédio da estação ?
O predio foi demolido, e no seu lugar erguido um centro comunitario.
9-Em relação a Belford Roxo, vou tentar reproduzir o desenho feito pelo sr.Ranulfo no Google Earth.
Show de bola Dado
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 23:26

NANDORJ escreveu: Dado sera que a estaçao Aurora e Nova Aurora nao e a mesma? Parece ser razoavel, com a excessao de Piam um pouco antes do Rio Saiao e Aurora ou Nova Aurora um pouco depois do rio Saiao. Acredito que e um nome que evoluiu com o tempo.
Sinto muito, mas a minha resposta a esta possibilidade é um sonoro NÃO !
mrgr
Sabe o que é ... são evidências demais falando sobre esta parada Aurora: Relatórios ministeriais da época (décadas de 1900,1910 e 1920), o livro do Max Vasconcellos "Vias Brasileiras de comunicação", o Guia Geral das Estradas de Ferro (IBGE), de 1960, o mapa detalhadíssimo intitulado "Carta Corographica do Estado do Rio de Janeiro, mandada elaborar pela Commissao da Carta Geral do Estado (1920-1922)",que aponta apenas as estações/paradas Belford Roxo, Aurora, Baby, Ponte do Iguaçu, km43, João Pinto e Xerém (no ramal de xerém) nesta época, a quilometragem apontada tanto por este mapa quanto pelo Guia do IBGE (Aurora ficaria mais ou menos 900m após Belford Roxo), então ... não é possível, existiu ! Mas não consegui provas mais contundentes do que apenas documentos ... e chamo a atenção para a quilometragem apontada por pelo menos dois documentos: 900m após Belford Roxo. Nova Aurora é muito mais pra frente, inclusive eu já cheguei a desconfiar de um local neste bairro (Nova Aurora) que pudesse ter abrigado uma estação, mas não havia ouvido falar sobre ela ... até hoje ! Só conhecia Aurora mesmo ...

E eu volto a afirmar: Aurora existiu ... Nova Aurora deve ter sido criada depois, no bairro homônimo.
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 23:39

Só pra complementar meu pensamento (e minha certeza ! Humildemente, claro ...), transcrevo abaixo minhas anotações feitas quando li em 2009 na Biblioteca Nacional o livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos (1947):

Aurora (km 28,632): Após a parada, cruza o Rio Saião (no km 29,700, por uma ponte de 5,40m), depois cruza o Rio Botas (ponte de 10m, km 30,000) e após cruzar 6 pontilhões chega ao Rio Babi (km 33,000), onde o transpõe por uma ponte de 4m.

Este depoimento foi dado pelo próprio Max vasconcellos, mas acredito que tenha sido uma viagem de trem feita por ele em um ano anterior a 1947, já que existem edições deste livro desde 1936, até onde eu sei. Mas pode ser que as informações sejam deste ano também ... o que eu sei é que Aurora existiu e ponto final ! rsrsrsrsrsrsrsrs E Nova Aurora sao outros 500 ... com certeza foi uma estação mais contemporânea, mais recente ...

Obs.: segundo o livro, Belford Roxo ficava no km 27,699 sendo assim, a distância entre Belford Roxo e Aurora era de apenas 933 metros. Impossível ser Nova Aurora !
<O>
Editado pela última vez por DadoDJ em 11 Out 2010, 23:42, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 23:40

DadoDJ escreveu:
NANDORJ escreveu: Dado sera que a estaçao Aurora e Nova Aurora nao e a mesma? Parece ser razoavel, com a excessao de Piam um pouco antes do Rio Saiao e Aurora ou Nova Aurora um pouco depois do rio Saiao. Acredito que e um nome que evoluiu com o tempo.
Sinto muito, mas a minha resposta a esta possibilidade é um sonoro NÃO !
mrgr
Sabe o que é ... são evidências demais falando sobre esta parada Aurora: Relatórios ministeriais da época (décadas de 1900,1910 e 1920), o livro do Max Vasconcellos "Vias Brasileiras de comunicação", o Guia Geral das Estradas de Ferro (IBGE), de 1960, o mapa detalhadíssimo intitulado "Carta Corographica do Estado do Rio de Janeiro, mandada elaborar pela Commissao da Carta Geral do Estado (1920-1922)",que aponta apenas as estações/paradas Belford Roxo, Aurora, Baby, Ponte do Iguaçu, km43, João Pinto e Xerém (no ramal de xerém) nesta época, a quilometragem apontada tanto por este mapa quanto pelo Guia do IBGE (Aurora ficaria mais ou menos 900m após Belford Roxo), então ... não é possível, existiu ! Mas não consegui provas mais contundentes do que apenas documentos ... e chamo a atenção para a quilometragem apontada por pelo menos dois documentos: 900m após Belford Roxo. Nova Aurora é muito mais pra frente, inclusive eu já cheguei a desconfiar de um local neste bairro (Nova Aurora) que pudesse ter abrigado uma estação, mas não havia ouvido falar sobre ela ... até hoje ! Só conhecia Aurora mesmo ...

E eu volto a afirmar: Aurora existiu ... Nova Aurora deve ter sido criada depois, no bairro homônimo.
okk
Entendi Dado, Aurora existiu mesmo, mas o fato dela ser apenas 900 metros apos Belfort Roxo, deve ter sido determinante, para a desativaçao dessa parada, devido a proximidade. Pode ser q o nome da parada apos Piam, Nova Aurora veio para substituir a antiga parada Aurora. vou adicionar na listagem do sr RANULFO ok.
Dado mais uma coisa teria como você ja atualizar o esquema das estaçoes e paradas da Rio d'Ouro?
E Heredia Sa era da Rio d'Ouro ou nao?Acredito que seja, pois ficava no leito compartilhado e ai que você acha?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 23:45

Herédia de Sá pertencia a Linha Auxiliar, segundo o livro do Max Vasconcellos.

Nando, dê uma olhada na minha mensagem anterior ... complementei com algumas informações e, nesse meio tempo, você fez um comentário ... veja aí e diga o que acha.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 23:46

Aliás, estou começando a acreditar que PIAM fosse AURORA ...
ptz
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 23:57

DadoDJ escreveu:Aliás, estou começando a acreditar que PIAM fosse AURORA ...
ptz
Hum faz sentido Dado ficava logo apos Belfort Roxo, e a mais proxima, e nao foi erradicada como e o esperado, pode ser um nome do populaxo que pegou. pode ser uai :P
Começo a achar que a Parada Ponte do Iguaçu que vocês tanto falam, ou era parada Km 38 ou a parada Barao de Amapa no km 40, basta sabermos se tal parada era antes ou depois da dita Ponte do Iguaçu que ficava na altura do Km 39. (a parada da ponte do Iguaçu pode ter sido rebatizada quem sabe?)
você tem a resposta Dado?
Editado pela última vez por NANDORJ em 12 Out 2010, 00:14, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 00:13

Esquema de linhas em Belford Roxo (poderia ter ficado melhor ... mas tô morrendo de sono ... o0 ):

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 00:17

DadoDJ escreveu:Esquema de linhas em Belford Roxo (poderia ter ficado melhor ... mas tô morrendo de sono ... o0 ):

Imagem


Ficou show de bola Dado, PARABENS.

Mas olhando o esquema feito pelo sr Ranulfo, desconfio apenas, que as oficinas, posto de abastecimento e a vila operaria nao ocupasse uma area tao pequena, no esquema parece que as oficinas iam quase ate o ramal circular ocupando melhor essa faixa de dominio, e que o acesso as oficinas seria nessa rua larga, que sai da linha que vai para o Tingua e Jaceruba, você filmou o esquema, analise melhor as ruas entre o ramal circular, o ramal de Xerem e o de Jaceruba/Tingua, vera uma rua num angulo de 45 graus em relaçao ao leito que vai para cava, bate melhor com o esquema dele.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 00:55

Pra fechar a noite ... o que ele disse que era essa construção ao lado da ponte ferroviária mesmo ?
Imagem
Esta ponte foi fotografada pelo forista Julio Cesar, e a imagem acima eu fiz a partir do Google Street View.
E pra completar, outra foto feita no Google Street View abaixo, no caso, da ponte ferroviária no bairro Capivari, em Duque de Caxias (ramal de xerém):
Imagem
Detalhe na foto: a adutora do lado esquerdo da ponte !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 10:06

Nando, no site "Estações Ferroviárias", já aparecem várias informações sobre a EFRdO, citadas pelo sr.Ranulfo ... como estas informações chegaram lá ? Foi ele que enviou ?

A propósito, hoje comecei a editar o vídeo da entrevista com ele ... vai ficar maneira !

;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 12 Out 2010, 11:07

Dado edita ai que quero ver essa entrevista, pois eu consegui sair cedo do trabalho e fui na Central procurar vocês, mas nao achei. E tbm deixei o papel com o telefone do NandoRJ em casa portanto nem pude ligar. Fiquei até umas 13hrs na Central e depois fui para casa (meu namorado veio me buscar)
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante