[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Out 2010, 14:31

Boa, Adenilson !
okk
Vou dar uma observada no Google Street View assim que puder !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 21 Out 2010, 22:39

Casario verde que o Adenilson falou

Imagem

Casa da CEDAE

Imagem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Out 2010, 23:54

Exatamente Nina!
Você salvou a minha explicação. vv
Qualquer hora vou ter que fazer o download do Google earth aqui em casa!
Eu não estou afirmando categoricamente que o casario verde seja a da foto, mas do lado do mesmo existe outro que parece descaracterizado em relação a arquitetura original.
Na foto de 1943, existem duas casas praticamente do mesmo tamanho lado a lado.
Veja também o detalhe do chanfro que existe na parte frontal do telhado. Igualzinho ao da casa da foto do livro do Hélio, sobre a qual faço referência.
Continuo com a minha opinião que a estação de Inhaúma está depois da curva a esquerda da foto.
Outra coisa que reparei vendo a foto do Google street view, é que parece que houve um discreto aumento do nível da rua em relação à via original.
As casas mais antigas estão com o nível abaixo do da rua.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Out 2010, 00:18

Eu nao passo ali com frequencia, mas eu percebi que sim tem casas abaixo do nivel da rua

Quanto ao Google Earth, o meu nao ta dando para usar o Street View, eu uso o do Google Maps mesmo.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Out 2010, 01:27

Nina, eu tive algumas dificuldades em usar o Street view no Google Earth, me diga qual o problema que eu talvez possa ajudar. Eu utilizo os dois (Google Earth e Maps Google), sendo que no Google Earth consome-se muito mais memória ...

Mudando de assunto, criei umas imagens que explicam graficamente o que o Adenilson falou ... realmente a "casinha" da foto antiga pode ou não ser a estação, pois há uma curva que não aparece na foto com as casas, em relação às que aparecem na foto do Google Street View. Isso se forem as mesmas casas ... pergunto ao Adenilson: você percorreu todo o trecho e estas foram as casas mais parecidas com as da foto antiga que encontrou ? Realmente elas se parecem muito com as da foto antiga, na verdade se parece com uma delas apenas. Mas e se na época as casas neste padrão fossem "lugar comum" ? Vejam as imagens para raciocinarmos melhor ... me parece bem racional o que o Adenilson falou:
Imagem
Nesta primeira imagem, que digitalizei do livro do Hélio Suêvo, vemos que uma das casas (se for no mesmo local) ainda está de pé. Reparem que na foto antiga existiam duas casas bem semelhantes, mas apenas uma ainda está no local. As casas do lado esquerdo estão onde hoje é o leito do metrô.
Imagem
Na imagem acima, baseada em planta da SMU, vemos a posição aproximada das casas antigas, das instalações da CEDAE atualmente, a linha da EFRdO, da estação de Inhaúma (erroneamente assinalada como Engenho da Rainha), próximo à estação há uma estrutura peculiar (que virou favela hoje em dia) e a linha em direção às oficinas do Engenho de Dentro. Vejam que entre as casas antigas e a estação de Inhaúma há realmente uma curva.
Imagem
Acima a mesma imagem da SMU hoje em dia, via satélite ... quanta diferença ... só o que restou foi uma das casas que aparecem na foto antiga ...
Sendo assim, fica quase, mas praticamente certo que a foto antiga não retrata a estação de Inhaúma, ao fundo.
Mas sabe que agora tenho certeza disso mesmo ... estou me lembrando que quando fui no AGCRJ, vi uma foto com o prefeito Pereira Passos na frente da estação de Inhaúma,com moradores locais. Apesar do ângulo estar fechado, dá pra ver que a construção é diferente (mais alta) da retratada na foto antiga que acreditávamos ser a estação ...
ptz
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Out 2010, 10:04

pergunto ao Adenilson: você percorreu todo o trecho e estas foram as casas mais parecidas com as da foto antiga que encontrou ? Realmente elas se parecem muito com as da foto antiga, na verdade se parece com uma delas apenas. Mas e se na época as casas neste padrão fossem "lugar comum" ?
Dado, respondendo à sua indagação, eu não percorri muito ao longo do trecho, pois indo pela contra mão em direção a Engenho da Rainha, a Automóvel Clube tem um aclive, que apareceria na foto antiga.
Outro fato é que o descritivo técnico fornecido para a localização da ferrovia é muito prático, como por exemplo: lado superior de inhaúma-> É uma forma simples de dizer que a foto está virada para a estação de Inhaúma em direção ao final de sua plataforma.
Devido a esse descritivo, associando ao longo trecho reto da foto, concluí que o local era esse.
Eu também raciocionei que essa arquitetura das referidas casas era comum na época e por isso não afirmei categoricamente que seriam as casas da foto antiga.
Outra coisa interessente é que o local atual da CEDAE está quase em fente às casas e a casa da pseudo estação está mais ao fundo que a atual instalação da CEDAE.
Parece que a pseudo estação está onde (vide street view) estão estacionados uma kombi branca ao lado de um fox prata.
Parece que o traçado da ferrovia era com curva mais fechada em comparação ao metrô, ou seja, acompanhava mais fielmente a Automóvel Clube.



Mas sabe que agora tenho certeza disso mesmo ... estou me lembrando que quando fui no AGCRJ, vi uma foto com o prefeito Pereira Passos na frente da estação de Inhaúma,com moradores locais. Apesar do ângulo estar fechado, dá pra ver que a construção é diferente (mais alta) da retratada na foto antiga que acreditávamos ser a estação ...
ptz[/quote]
Essa foto que você fala do Pereira Passos também está disponível no Portal Augusto Malta. Eu analisei a construção, mas achei que fosse uma capela.
Achei a construção desproporcional para um típico prédio de estação, mas segundo relatos parece que a estação de Inhaúma realmente parecia um casarão.
Sobre a derivação do trecho da ferrovia para a Rua José dos Reis, foi dessa foto que eu me lembrei para associar os fatos e por isso comentei junto ao tema de Del Castilho! okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Out 2010, 13:58

Então esta questão de Inhaúma fica esclarecida ... a foto que postei e que está no livro do Hélio Suêvo NÃO é da estação de Inhaúma.

Adenilson, não encontrei a foto no portal do Augusto malta, a foto de inhaúma e Pereira Passos à frente da estação. você poderia posta-la aqui ?

Outra coisa ... mais uma polêmica: depois do Jornal Última Hora publicar em seu arquivo digital fotos da estação de Coelho da Rocha como se fosse Coelho Neto, trago mais algumas imagens que suscintam dúvidas em relação ao local. O site do jornal descreve o local como VICENTE DE CARVALHO. Trata-se de um acidente (desastre, como era mais dito na época) na passagem de nível de Vicente de Carvalho em 25 de setembro de 1954. Vejam e analisem:
Imagem

Imagem

Imagem

Dúvidas que eu tenho em relação às fotos:
1-Pode ser mesmo a estação Vicente de Carvalho ? Sim, pode ser, já que aparece uma construção semelhante à foto que figura no site "Estações Ferroviárias", de um estrutura em ruínas. Observem na primeira foto, dá pra ver melhor. Atrás da plataforma com uma cobertura simples há uma construção mais robusta, que lembra a exposta na foto do site do Ralph.
2-Porque há uma linha dupla, se neste trecho a linha era singela ? Talvez por aquele local ser entroncamento com o ramal da Penha (Maria Angu) e neste trecho poderia haver um pequeno pátio para manobras. Na última foto, inclusive, não parece que há um trilho "saindo" para o lado esquerdo da foto ? Se bem que parece de bonde ... inclusive há questões que eu estava conversando com o Nando por MSN, sobre Vicente de Carvalho e arredores ... mas depois falaremos sobre isso.
3-Em que posição foram tiradas as fotos ? Cadê a Av.Automóvel Clube ?


O que acham ? Será mesmo Vicente de Carvalho ? Depois vou analisar melhor as fotos, estou em hora de almoço e correndo contra o tempo ... analisem e opinem ! Mais tarde estarei por aqui !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Out 2010, 15:09

Adenilson, não encontrei a foto no portal do Augusto malta, a foto de inhaúma e Pereira Passos à frente da estação. você poderia posta-la aqui ?
Dado, me lembra disso. Vou mandar no fim de semana, pois aqui no trabalho não acesso o Photobucket.

Dúvidas que eu tenho em relação às fotos:
1-Pode ser mesmo a estação Vicente de Carvalho ? Sim, pode ser, já que aparece uma construção semelhante à foto que figura no site "Estações Ferroviárias", de um estrutura em ruínas. Observem na primeira foto, dá pra ver melhor. Atrás da plataforma com uma cobertura simples há uma construção mais robusta, que lembra a exposta na foto do site do Ralph.

Dado, pela primeira vez vou ficar em cima do muro. Há aspectos a favor e contra a possibilidade desta ser V.Carvalho.
Eu solicitei para o Ralph retirar uma foto de um casario antigo como sendo V.Carvalho, pois aquela era a estação Tanguá. A Vicente de Carvalho verdadeira foi a que restou no site.
Eu tenho percebido que a frente das estações da Rio D'ouro (tendo dístico ou não) eram voltadas para o centro.
O site do Ralph parece mostrar o fundo da estação (direção Irajá) e se essa for ou fosse V.Carvalho, também, porém com a foto batida no início da plataforma.
Se as premissas acima estiverem corretas, A automóvel Clube passaria neste caso a esquerda e bem no meio do casarão que aparece atrás e que não está alinhado com a ferrovia. Não vejo nada além de mato.
Repare que na foto 2 (tirada da direção contrária), vém uma locomotiva se aproximando da estação.
Outro fato importante é que a passagem de nível que parecia existir em Vicente de Carvalho era colada ao fundo da estação e a bilheteria não poderia aparecer, a não ser que existissem 2 acessos.


2-Porque há uma linha dupla, se neste trecho a linha era singela ? Talvez por aquele local ser entroncamento com o ramal da Penha (Maria Angu) e neste trecho poderia haver um pequeno pátio para manobras. Na última foto, inclusive, não parece que há um trilho "saindo" para o lado esquerdo da foto ?
Pode ser Dado. Inclusive nos mapas que você publicou, aparece um ramal interrompido, mas a linha da esquerda da estação (foto 1) está para receber um trem que aparece na foto 2.
Outra coisa, o lado direito da foto 1 está bem largo, dando a falsa ilusão (acho que é pela escuridão da foto) que existe um 3º trilho.


3-Em que posição foram tiradas as fotos ? Cadê a Av.Automóvel Clube ? Como eu expliquei acima, seguindo uma coerência estaria a esquerda e passando bem no meio do casarão.
No site do Ralph dá para ver que a Automóvel Clube era colada à ferrovia e não havia mais espaço além de uma calçada. O mesmo acontece em Irajá.
Eu não sei como era o fundo dessas estações da Rio D'ouro. Se terminava com a plataforma ou havia um segundo acesso com bilheteria, pois dá para perceber que há um acesso com bilheteria nessa primeira foto após a subida suave dos passageiros pela plataforma com rampa


O que acham ? Será mesmo Vicente de Carvalho ? Depois vou analisar melhor as fotos, estou em hora de almoço e correndo contra o tempo ... analisem e opinem ! Mais tarde estarei por aqui ![/quote]
O Nando foi bem enfático quando narrou a existência de um dístico, o qual não vejo aqui. Acredito que ele pode responder com o pé nas costas.

;) Só para botar lenha na fogueira.
Pelo que sei Inhaúma também tinha passagem de nível e em Engenho da Rainha haviam 2 linhas uma de cada lado. Digo isso pelos mapas que o Dado já postou aqui e por narrativas de pessoas mais velhas sobre a estação de Inhaúma.
Acho que nessa época as linhas da auxiliar já tinham sido alargadas.
Tudo indica que essa seja uma estação da Rio D'ouro, seja lá qual for.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 22 Out 2010, 19:55

^^ Na 3ª foto percebo a presença de uma pequenina ponte abaixo do ônibus... Posso estar enganado mas veja os dormentes assentados sob uma estrutura de concreto semelhante a uma construção de transposição de canais e rios.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Out 2010, 21:39

André Vasconcellos escreveu:^^ Na 3ª foto percebo a presença de uma pequenina ponte abaixo do ônibus... Posso estar enganado mas veja os dormentes assentados sob uma estrutura de concreto semelhante a uma construção de transposição de canais e rios.
Eu tbm tive a mesma impressao
DadoDJ escreveu:Nina, eu tive algumas dificuldades em usar o Street view no Google Earth, me diga qual o problema que eu talvez possa ajudar. Eu utilizo os dois (Google Earth e Maps Google), sendo que no Google Earth consome-se muito mais memória ...
Onde faz com que o Google Earth fique como Street View. No Maps tem aquele bonequinho amarelo que arrasta pro mapa e onde tiver marcado de azul é pq tem como ver no Street View. Como fazer isso no Google Earth?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Out 2010, 22:24

Eu também quebrei a cabeça, mas a resposta é bastante simples ... na barra lateral onde aparecem as opções de informações a exibir nas imagens (por exemplo: Camadas, Panoramio, Locais etc etc) há um ítem chamado "Fotos do local" ou "Fotos da Rua", não me lembro agora e estou fora de casa ... não tem o Google Earth aqui. Habilite esta função e irá aparecer milhares de câmeras fotográficas (ícones) nas imagens de satélite. Basta clicar duas vezes em uma destas câmeras para ver a imagem do local. Tem até animação para mostrar a rua ! Mas deixa o sistema meio pesado ...
Como não estou na frente do programa, não sei se dei as "coordenadas" certas sobre ele ... mas qualquer dúvida me avise !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Out 2010, 23:00

Sobre a Estação de Vicente de Carvalho, olha só o que eu achei na SMU (achei tbm coisa sobre a Estação Colégio - na época se escrevia Collegio)

Imagem

Está escrito "Projecto de abertura de ruas na Estação Vicente de Carvalho" . É de 1928. Como não vinha marcada a E.F. Rio D'Ouro marquei eu mesma (seguindo pela Estrada da Pavuna). Pelo que vi a estação se localizaria proximo a onde é hoje o Largo de Vicente de Carvalho. Se houvesse alguma passagem de nível seria ali? A linha do metro intercepta a Av. Vicente de Carvalho que fica ao lado do Largo.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Out 2010, 23:29

Mais um mapinha da SMU da região de Inhauma/Eng. da Rainha

Imagem

Parece que o bairro de Engenho da Rainha foi planejado. O mais curioso foi esse posto telegrafico entre as estações de Inhauma e Engenho do Matto (se abrir todos os arquivos desse PAA que é o 2271, começa com Inhauma e termina em Engenho do Matto).
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Out 2010, 00:54

Dado,
Segue a foto que você pediu de Inhaúma. O ano é 1919.

Imagem


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Out 2010, 01:03

Dado, Nina e pessoal,

Segundo o mapa que você (Dado) postou da década de 40, a ferrovia ficava a direita da plataforma de V.Carvalho do mesmo lado até pouco tempo funcionou o carrefour.
Parece que na representação acima, a Nina marcou a ferrovia passando junto a Automóvel Clube e parece que a plataforma separava a ferrovia da Automóvel Clube.
No mapa anterior ao da estação de Irajá, você postou um mapa onde a ferrovia "cruza" a Automóvel Clube.
você (Dado) pode confirmar se esse trecho é entre V.Carvalho e Irajá?
Isso justificaria a diferente posição na estação de Irajá, pois em Vicente de Carvalho, de costas para o centro vemos pela ordem [A.CLUBE-PLATAFORMA-FERROVIA] e em Irajá, também de costas para o centro, a ordem é [FERROVIA-PLATAFORMA-A.CLUBE].
Reparem que no mapa da SMU, a linha sai da plataforma de V.Carvalho e se junta um pouco à Automóvel Clube na direção de Irajá.
Respondendo a sua pergunta (Dado), a Praça Vicente de Carvalho é do lado atual da Automóvel Clube, sentido Del Castilho.
A passagem de nível da Rio D'ouro era exatamente na continuidade da Av. Vicente de Carvalho quando esta cruzava a Automóvel Clube.
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Out 2010, 01:36, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 23 Out 2010, 01:21

Adenilson, eu posso ter marcado a EFRO errada....
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Out 2010, 08:49

Adenilson, obrigado por postar a foto !

E respondendo a sua pergunta sobre a planta da SMU que mostra a ferrovia cruzando a Av.Automóvel Clube, o trecho é após Irajá, e não entre Vicente de Carvalho e Irajá.

o0
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 23 Out 2010, 20:34

Boa noite a todos, depois de uma ausência do fórum devido a uma pneumonia e uma crise de sinusite, estou de volta.
Acho que posso ajudar vocês em relação a estação de Vicente de Carvalho, morei entre Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho de 1976 há 1980, minhas memórias são bem apuradas a partir de 1978 em diante, tenho fatos bem interessantes para partilhar:
Primeiro a foto do estações ferroviárias são o reflexo do que eu vi nesse período, uma estação abandonada, depredada pelos moradores do Juramento que retiraram tudo que podiam, já sem plataforma e grades.
Segundo na foto das estações ferroviárias a estrada do lado visível e sentido Thomaz Coelho e a do lado oposto sentido Iraja.
Terceira e para o Adenilson Vicente era uma exceção o dístico era do lado que dava para o Iraja(esquina da Av Vicente de Carvalho com Automóvel Clube) e não o que vinha do Centro. Era pintado na alvenaria em letras negras e garrafais era escrito VIC. DE CARVALHO.
Quarto no trecho de Vicente a Thomaz Coelho a Av Automóvel Clube era em duas mãos.
Quinto ainda havia trilhos no lado da estação(na foto do estações ferroviárias ainda e possível ver o trilho), cuja bitola prefiro não mencionar, mas do lado oposto também havia um leito que e visível na foto das estações ferroviárias mas já sem trilhos, os dormentes a muito cobertos de terra e lama oriundo dos morros do Juramento e o do lado oposto que acredito fazer parte da Serra do Alemão, cujas águas confluíam para Automóvel Clube e se dirigiam para Vicente devido ao declive do terreno.
Sexto a estação se localizava no cruzamento da Av Vicente de Carvalho com Av Automóvel Clube, cruzamento esse que sobreviveu ate a inauguração do pré-metro ate Iraja se não me falha a memória em 1982, sendo que a partir daí o transito para quem ia a Madureira, seguia um pouco a Automóvel Clube onde entrava na Rua do SENAI, e a posteriores com a extensão da linha do metro ate Iraja em 1996, com a construção dos viadutos do metro, vai hoje em dia quase ate a estação de Iraja onde se faz a volta, tendo alguns ônibus indo pela rua do SENAI e outros ate o Largo de Vicente.
Sétimo gostaria que vocês observassem com esmero a foto, a estação antiga não ficava onde e a estação atual do metro, nem mesmo no seu leito, a estação ficava bem próxima ao largo de Vicente, só separada pela aquela estreita faixa da Automóvel Clube, tentem traçar no google um prolongamento da Av Vicente de Carvalho cruzando o atual metro e tangenciando o Largo de Vicente, essa esquina(local exato da estaçao) que vocês encontrarem e provavelmente hoje a calçada ou uma parte dos jardins da estação sentido Thomaz Coelho.
Oitavo na minha época não tinha vestígio nem de uma linha de manobra ou do finado ramal da Penha, só a linha com trilhos e a outra sem (que para mim era apenas um desvio, já que acredito que a Rio d’Ouro nesse trecho sempre foi singela.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 23 Out 2010, 22:20

Grande NAndo, que bom que está recuperado. senti sua falta no msn tbm.

Vamos lá, deixa eu acrescentar uma coisa. A passagem de nível durou um pouco mais que o mencionado por você, pois me lembro do Pré Metro passando por ela. Eu era bem garoto, devia ter uns 5 ou 6 anos. Talvez até 7. A passagem de nível tinha uma parte do piso de madeira, lembra disso? Só acabou quando resolveram (de novo) fazer as obras de expansão do Metrô.

Da estação em sí nada lembro, conforme conversamos, mas minha falecida avó me disse uma vez que ela realmente ficava próxima da passagem de nível, um pouco distante mesmo da atual do Metrô.

Muito do mito das estações do Metrô sendo onde eram as da RO estão caindo por terra.

Abraços
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Out 2010, 22:23

NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, depois de uma ausência do fórum devido a uma pneumonia e uma crise de sinusite, estou de volta. Já estava preocupado com sua ausência ... saúde pra você !
Acho que posso ajudar vocês em relação a estação de Vicente de Carvalho, morei entre Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho de 1976 há 1980, minhas memórias são bem apuradas a partir de 1978 em diante, tenho fatos bem interessantes para partilhar: (...)
Quinto ainda havia trilhos no lado da estação(na foto do estações ferroviárias ainda e possível ver o trilho), cuja bitola prefiro não mencionar, (...) É o seguinte: semana passada estávamos conversando eu e Nando sobre aquele mapa da SMU com a divisão de linhas em Del Castilho. O que observamos é que a linha seguia a partir de Del Castilho em BITOLA MISTA ! Sim ... entre Del Castilho e Pavuna a bitola da EFRdO era mista,mas não foi sempre assim, tanto que nestas fotos de Vicente de Carvalho a bitola ainda é estreita. Mas confrontando dados passados pelo sr.Ranulfo, pelas plantas da SMU e pelas lembranças do Nando (que tinha certeza quase absoluta devido a pouca idade que tinha na época) que já morou nas proximidades chegamos a seguinte conclusão:
1-Da sua criação até a década de 1960 a EFRdO teve bitola estreita
2-A partir da utilização da EFRdO pela Companhia EF Leopoldina,o tráfego de subúrbio entre Francisco Sá e Belford Roxo foi suspenso.
3-Contribuiu para isso também a eletrificação da Linha Auxiliar e sua posterior mudança de trajeto, levando trens elétricos até Belford Roxo (como é hoje em dia) o até a Pavuna pelo menos. Não fazia sentido assim, ir de Maria-Fumaça de Belford Roxo até Francisco Sá.
3-Neste meio tempo a Leopoldina utilizava o trecho entre Del Castilho e Pavuna para seus trens de carga e trens expressos rumo à Porto Novo do Cunha, já que era muito dispendioso subir a Serra de Petrópolis, inclusive o tráfego na serra foi interrompido em 1967. Por algum motivo que não conseguimos apurar, a linha da EFRdO passou a ser bitola mista, quando a Leopoldina passou a utilizar o trecho.
4-Para confirmar esse lance de bitola mista, basta ver que não faria sentido haver uma bifurcação proxima a Del Castilho saindo em bitola mista em direção a Liberdade/Del Castilho da EFRdO se ela não tivesse alguma finalidade.
5-Após a Leopoldina concluir a ligação São Bento-Ambaí, os trens de subúrbio da EFRdO voltaram a correr pelo trecho, mas já estavam em estado terminal, principamente devido a eletrificação da Linha Auxiliar. Detalhe: Francisco Sá foi eletrificada, exatamente porque já havia trens elétricos correndo na Linha Auxiliar até Belford Roxo (ou até Pavuna, pelo menos ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante