![Okay okk](./images/smilies/xyxthumbs.gif)
Vou dar uma observada no Google Street View assim que puder !
Moderador: Caco
Eu tbm tive a mesma impressaoAndré Vasconcellos escreveu:Na 3ª foto percebo a presença de uma pequenina ponte abaixo do ônibus... Posso estar enganado mas veja os dormentes assentados sob uma estrutura de concreto semelhante a uma construção de transposição de canais e rios.
Onde faz com que o Google Earth fique como Street View. No Maps tem aquele bonequinho amarelo que arrasta pro mapa e onde tiver marcado de azul é pq tem como ver no Street View. Como fazer isso no Google Earth?DadoDJ escreveu:Nina, eu tive algumas dificuldades em usar o Street view no Google Earth, me diga qual o problema que eu talvez possa ajudar. Eu utilizo os dois (Google Earth e Maps Google), sendo que no Google Earth consome-se muito mais memória ...
NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, depois de uma ausência do fórum devido a uma pneumonia e uma crise de sinusite, estou de volta. Já estava preocupado com sua ausência ... saúde pra você !
Acho que posso ajudar vocês em relação a estação de Vicente de Carvalho, morei entre Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho de 1976 há 1980, minhas memórias são bem apuradas a partir de 1978 em diante, tenho fatos bem interessantes para partilhar: (...)
Quinto ainda havia trilhos no lado da estação(na foto do estações ferroviárias ainda e possível ver o trilho), cuja bitola prefiro não mencionar, (...) É o seguinte: semana passada estávamos conversando eu e Nando sobre aquele mapa da SMU com a divisão de linhas em Del Castilho. O que observamos é que a linha seguia a partir de Del Castilho em BITOLA MISTA ! Sim ... entre Del Castilho e Pavuna a bitola da EFRdO era mista,mas não foi sempre assim, tanto que nestas fotos de Vicente de Carvalho a bitola ainda é estreita. Mas confrontando dados passados pelo sr.Ranulfo, pelas plantas da SMU e pelas lembranças do Nando (que tinha certeza quase absoluta devido a pouca idade que tinha na época) que já morou nas proximidades chegamos a seguinte conclusão:
1-Da sua criação até a década de 1960 a EFRdO teve bitola estreita
2-A partir da utilização da EFRdO pela Companhia EF Leopoldina,o tráfego de subúrbio entre Francisco Sá e Belford Roxo foi suspenso.
3-Contribuiu para isso também a eletrificação da Linha Auxiliar e sua posterior mudança de trajeto, levando trens elétricos até Belford Roxo (como é hoje em dia) o até a Pavuna pelo menos. Não fazia sentido assim, ir de Maria-Fumaça de Belford Roxo até Francisco Sá.
3-Neste meio tempo a Leopoldina utilizava o trecho entre Del Castilho e Pavuna para seus trens de carga e trens expressos rumo à Porto Novo do Cunha, já que era muito dispendioso subir a Serra de Petrópolis, inclusive o tráfego na serra foi interrompido em 1967. Por algum motivo que não conseguimos apurar, a linha da EFRdO passou a ser bitola mista, quando a Leopoldina passou a utilizar o trecho.
4-Para confirmar esse lance de bitola mista, basta ver que não faria sentido haver uma bifurcação proxima a Del Castilho saindo em bitola mista em direção a Liberdade/Del Castilho da EFRdO se ela não tivesse alguma finalidade.
5-Após a Leopoldina concluir a ligação São Bento-Ambaí, os trens de subúrbio da EFRdO voltaram a correr pelo trecho, mas já estavam em estado terminal, principamente devido a eletrificação da Linha Auxiliar. Detalhe: Francisco Sá foi eletrificada, exatamente porque já havia trens elétricos correndo na Linha Auxiliar até Belford Roxo (ou até Pavuna, pelo menos ...)
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante